Gestão é a palavra-chave para o sucesso de qualquer negócio.

Independentemente do porte, é importante organizar as contas da sua empresa e fazer o acompanhamento do fluxo de caixa. Nesse sentido, ter um bom controle dos seus recebíveis contribui diretamente para manter as contas em dia.

Gerenciar os seus recebimentos pode parecer uma tarefa simples, mas muitos donos de negócio sentem dificuldades em estimar o quanto de receita está entrando durante o mês, o total de despesas e o lucro que sobra ao final de cada período.

Se você quer saber como ter mais controle sobre o dinheiro do seu negócio, continue a leitura e confira nossas dicas!

O que é a gestão de recebíveis?

A gestão de recebíveis é um dos principais procedimentos de administração financeira empresarial. Por meio desse processo, o gestor entende o quanto de dinheiro deve entrar no curto prazo, permitindo criar um fluxo de caixa adequado para as necessidades do negócio.

Isso significa que um ótimo controle dos recebíveis contribui para otimizar as finanças, evitar dívidas e criar uma boa reserva para qualquer eventualidade. Além disso, conhecer de perto a realidade das suas finanças oferece mais liberdade para realizar investimentos, ampliar as atividades e desenvolver estratégias inovadoras que demandam recursos.

Como fazer a gestão de recebíveis?

Entender como fazer a gestão de recebíveis é uma habilidade muito importante para melhorar os resultados do seu negócio. Pensando nisso, preparamos algumas dicas muito úteis para ajudar nessa tarefa. Confira!

1. Faça um acompanhamento frequente

O primeiro passo para fazer uma boa gestão de recebíveis é ter um bom acompanhamento mensal das finanças da sua empresa. Para tal, é possível contratar ferramentas de qualidade, como um sistema de ERP (sistema integrado de gestão empresarial), ou elaborar a sua própria planilha de controle.

Ao planilhar as suas finanças ou organizar o seu sistema ERP, não se esqueça de utilizar as ferramentas que os seus provedores já disponibilizam para facilitar a gestão financeira do seu negócio. Sabemos que o tempo do empreendedor é escasso, então aproveite ao máximo as soluções que a sua maquininha de cartão já disponibiliza para consulta de valores e acompanhamento de vendas.

Informações como as contas a receber e os pagamentos rotineiros a fornecedores e funcionários também devem ser contemplados. Com isso, será ainda mais fácil mensurar e controlar seus recebíveis ao longo do mês.

2. Identifique inadimplência

Esse é um dos grandes vilões da saúde financeira de qualquer negócio. Para vencê-lo, é fundamental ter ciência sobre o problema e estabelecer rotinas para verificar quais clientes possuem pagamentos atrasados.

Ao mapear esses clientes, indicamos o envio de lembretes na intenção de agilizar o recebimento. Nos dias atuais, existem ferramentas que podem te ajudar com essa tarefa, proporcionando automatização nos envios desses lembretes.

Portanto, vale investir em uma tecnologia que ajude a identificar os pagamentos em atraso e fazer a cobrança dos clientes inadimplentes. Assim, você melhora o controle de recebíveis e torna seu negócio financeiramente mais eficaz.

3. Trabalhe diversas opções de pagamento

Essa alternativa pode ser uma ótima solução para atrair clientes, contornar a inadimplência e garantir saúde financeira para o seu negócio. Por exemplo, ao ter várias alternativas de pagamento, você consegue disponibilizar ao cliente a melhor opção para ele comprar o seu produto ou contratar o seu serviço.

Além disso, vale analisar todas as soluções de pagamento disponíveis no mercado para identificar quais dessas opções trazem mais benefícios para você, e o seu estabelecimento.

Se você trabalha no ramo de alimentos onde a compra de novos ingredientes deve ser feita todo dia de manhã, vale analisar se o Pix na maquininha não é uma boa alternativa de pagamento para oferecer aos seus clientes no caixa. Além deste meio de pagamento ser um dos preferidos entre brasileiros, você recebe o valor da venda em até 10 segundos na sua conta, gerando saldo para pagar seus fornecedores no dia seguinte!

4. Invista na retenção de clientes

Cultivar um bom relacionamento com os seus clientes é uma etapa importante na estratégia de qualquer negócio. O custo de fidelização de clientes tende a ser inferior ao investimento necessário para conquistar novos consumidores.

Portanto, invista em ações que visam melhorar a experiência das pessoas que consomem seus produtos ou serviços. Treinamento de equipe, boas alternativas de pagamento, descontos personalizados de acordo com o perfil do seu cliente e atendimento de qualidade são apenas algumas das características que que podem melhorar a experiência do seu cliente na sua loja e te ajudar a construir um bom pós-venda.

5. Conheça o seu cliente

Investir em recursos tecnológicos é importante para melhorar seu controle de recebíveis e conhecer os padrões de compra dos seus clientes.

Entender quando, como e com que frequência seus clientes realizam compras permite uma visão mais clara e precisa do seu fluxo de recebíveis, o que te possibilita antecipar necessidades financeiras e ajustar a sua estratégia de estoque de acordo com o movimento da sua loja.

Além disso, conhecendo seu negócio no detalhe ajuda a identificar os melhores dias no mês para pagamento de funcionários, fornecedores e contas fixas.

6. Realize um bom planejamento

O planejamento financeiro é fundamental para o sucesso do seu negócio. Por meio dele, você consegue antecipar os problemas, estipular metas e pensar em soluções para vencer os desafios que podem surgir ao longo da jornada empreendedora.

Suponha que, em determinado mês, o nível de inadimplência da sua base de clientes aumente, e você enfrente dificuldades para manter o fluxo de caixa em dia. Ao desenvolver um plano estruturado, você consegue antecipar o problema e já ter em mente quais ações pode tomar para contornar essa situação.

Além disso, o planejamento também serve para delimitar as alternativas de crédito que seu negócio tem e construir uma reserva de emergência para períodos mais difíceis, garantindo que ele se mantenha lucrativo ao longo do tempo.

Como a Stone pode ajudar?

Ao utilizar a maquininha da Stone, você dispõe de diversas informações sobre o seu negócio na palma da mão. Por meio do aplicativo, é possível acompanhar todas as transações no extrato unificado da conta, uma ferramenta exclusiva para que o dono de negócio possa consultar suas vendas do dia de forma rápida e prática.

Além dessa ferramenta, o aplicativo ainda disponibiliza outros dados importantes, como a visibilidade de valores a receber, cobranças pendentes de pagamento, taxas, antecipação, saldo livre na conta e outros recursos para que você possa avaliar a saúde financeira da sua empresa.


Viu como é importante desenvolver um bom controle de recebíveis? Esse tipo de cuidado permite que o seu negócio se torne mais inteligente e ainda mais estratégico ao bater de frente com a concorrência. Por isso, não deixe de acompanhar os principais indicadores do seu negócio e conte com o suporte da Stone para alavancar seus resultados.

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