Quanto mais o seu negócio cresce, menos tempo você tem para se dedicar a ele, certo?

Pois se você se identifica com a frase acima, saiba que não está só. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae confirmou que as horas trabalhadas do empreendedor são, de fato, diretamente proporcionais ao tamanho do seu negócio.

A média de horas dedicadas por donos de negócio às suas microempresas chegava a 9,7 por dia - enquanto proprietários de empresas de pequeno porte registraram 9,9.  

Ainda assim, parece que nunca é o suficiente: 45% dos empreendedores dizem que falta tempo para se dedicar à empresa.

E agora, há alguma saída? É possível empreender com sucesso, aumentar seu faturamento a cada ano e, ainda sim, ter tempo?

Não existe fórmula mágica - mas, abaixo, você encontra 3 estratégias que podem te ajudar a organizar melhor as horas no seu negócio e, quem sabe, da sua vida pessoal.

Aprenda como (e o que) delegar

“O que você faz na empresa? Um pouco de tudo!”. A anedota é verdade para a grande maioria dos empreendedores, afinal, quem começa um negócio atua em todas as frentes desde o início. Com o tempo, no entanto, é preciso conseguir delegar - mas quem disse que é fácil?

Delegar é uma das maiores dificuldades de pessoas em cargos de liderança - quer você tenha um time de dois ou 200 colaboradores. A dica para o sucesso é começar aos poucos.

Por onde começar?

  • Delegue tarefas específicas: revisar um documento, montar uma apresentação, pagar contas. Separe entregas pontuais que estão sob sua responsabilidade e peça ajuda. Revise ou confira o resultado da primeira vez e, assim, comece a criar o hábito (e a confiança mútua) de passar a tarefa para outra pessoa.
  • Delegue entregas completas: garantir que todos os fornecedores estejam pagos; garantir que as encomendas foram entregues no dia; revisar e catalogar as mensagens dos clientes. Aos poucos, entenda quem pode assumir a responsabilidade por necessidades mais complexas, que envolvem múltiplas pequenas tarefas.
  • Delegue responsabilidades amplas: a área de compras da empresa, o atendimento ao cliente como um todo…. Aos poucos, a carga mental de ter que organizar as necessidades de todas as áreas começa a ser dividida.    

Como a Stone te ajuda?
Foi pensando justamente nos empreendedores que precisam delegar sem perder o controle que criamos a Função Equipe na Conta PJ Stone: com ela, você pode conceder diferentes tipos de permissão para seus funcionários dentro da conta da empresa. Cada um com sua senha de acesso - além do perfil Aprovador, para que você ou alguém da sua equipe autorize transferências e pagamentos. Saiba tudo sobre a Função Equipe aqui.

Automatize o que for possível hoje mesmo

Automatização de processos em empresas é uma das grandes alavancas de corte de custos e ganho de eficiência - isto é um fato. No entanto, mesmo que não seja viável implementar um novo sistema ou fluxo para todos os colaboradores, você ainda pode ganhar muito automatizando pequenas tarefas que estão no seu controle direto.

De limpar uma caixa de e-mails que vive cheia a preencher manualmente cadastros que foram colocados em papel, você pode estar perdendo até 2 horas por dia em tarefas de baixo impacto para o negócio.

Incluir um filtro na sua caixa de entrada para marcar como prioritárias algumas mensagens, arquivar automaticamente outras (como notificações redundantes),sair de grupos/ canais ou threads, ou pedir que cadastros sejam preenchidos diretamente em uma planilha digital (e não em papel)... Nada disso vai mudar drasticamente a rotina dos seus times. Mas essas pequenas ações podem liberar tempo precioso para que você se dedique às tarefas mais importantes.  

Como a Stone pode te ajudar? A Conta PJ Stone oferece uma vantagem extra aos donos de negócio: o  Pix em lote, função que permite realizar múltiplas transferências ao mesmo tempo sem precisar preencher os mesmos dados em cada transação. Em um mesmo lote, é possível cadastrar pessoas e pagamentos diferentes para serem efetuados de uma só vez.

Você pode ter um lote chamado “Colaboradores Loja 1” e cadastrar todos os funcionários do seu estabelecimento para pagar o salário. Assim, mensalmente, basta ativar o Pix uma única vez para aquele lote e resolver o pagamento da folha!

3. Valorize a sua presença (ela tem um preço)

A sua presença é essencial para que o negócio dê certo - mas ela não é necessária para que todas as funções aconteçam. Use seu calendário de forma mais intencional: em quais reuniões você precisa estar? Quanto tempo elas de fato precisam durar? Quais conversas você gostaria de marcar - mas não consegue porque prioriza outras atividades?

Além disso, algumas tarefas que consomem tempo de deslocamento podem ser geridas à distância, ou acompanhadas de forma digital com uso de tecnologias simples - desde câmeras, que te ajudam a monitorar estoques e segurança, até aplicativos de gestão e controle financeiro.

Lembre-se: tempo é também um recurso valioso.  

Como a Stone pode te ajudar: Com o relatório de Vendas você pode ter controle total de todas as transações do seu negócio direto no app: vendas, recebíveis, dinheiro em caixa… Isso te ajuda a ter o controle mesmo quando você não estiver no balcão - com a segurança de que pode analisar seu caixa e entender o fluxo onde e quando quiser, 24/7. Saiba mais sobre o relatório de vendas aqui.

Sobre a Conta PJ Stone

Você prefere ter mais tempo ou mais dinheiro? Quando o assunto são negócios, não dá pra escolher entre um ou outro. Pensando nisso, a Stone criou uma Conta PJ repleta de soluções para quem quer os dois.
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