Na era da informação, você já deve ter ouvido falar nos termos API e SDK ao conversar com clientes e parceiros ou até mesmo viu em telejornais com a discussão sobre LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), certo?

Neste artigo, iremos te explicar estas siglas, quais são as suas diferenças e como você pode utilizá-las para ajudar seu negócio a ter uma melhor integração e a crescer.

O que é uma API?

A sigla API significa Interface de Programação de Aplicação e é um conjunto de instruções pré-definidas para comunicação de sistemas web de forma prática, rápida e fácil, com padrões pré-estabelecidos.

Ou seja, as APIs são um tipo de “ponte” que proporcionam a integração entre sistemas, que muitas vezes possuem linguagens totalmente distintas.

Existem vários tipos diferentes como a SOAP, RPC, WebSocket e Rest, mas vamos nos concentrar no formato mais utilizado no mercado que seriam as Rest (Transferência Representacional de Estado), junto a um tipo de dado de construção simples.

Tendo seus métodos principais como GET (para buscar um recurso específico), POST (para criar), PUT (para atualizar) e DELETE (para excluir). É possível fazer uma série de interações com um sistema terceiro, a fim de se comunicar e aumentar de forma significante a quantidade de recursos e funcionalidades que uma aplicação consegue fazer, isso tudo sem se preocupar de como o outro lado se torna responsável por administrar essas funcionalidades.

E uma SDK ?

Uma SDK, ou na tradução literal, Kit de desenvolvimento de Software, é um grupo de ferramentas que auxilia no desenvolvimento de um sistema, que pode conter APIs para tarefas específicas. Normalmente a SDK possui uma linguagem pré-definida, facilitando assim sua utilização, e pode ser utilizada também para construções de aplicativos, fornecendo todo um ecossistema de desenvolvimento, diferente das APIs.
Para exemplificar, imagine uma integração que precisa se comunicar com um sistema bancário, mas para isso, é preciso executar um algoritmo de criptografia, para garantir a autenticidade das informações. Por meio de uma simples função, passando os dados necessários e as chaves solicitadas, seu software vai realizar a criptografia com base na SDK e enviar os dados facilitando muito a vida do desenvolvedor responsável.

Como essas tecnologias podem me ajudar?

Uma IA como o CHAT GPT poderia, por exemplo, te ajudar com as definições e te dar as diferenças de cada contexto, mas nós do Partner Program gostamos muito da interação humana e acreditamos que as pessoas e suas trocas são essenciais para o desenvolvimento do seu negócio.

De modo geral, quase todos os estabelecimentos hoje precisam aceitar outras formas de pagamento além do dinheiro físico, como: cartão de crédito, cartão de débito e PIX. O problema é quando não se tem gestão sincronizada do que foi comprado com o pagamento realizado, ou os erros que um gerenciamento manual disso pode acabar causando. Quer ver um exemplo?

Imagine que seu cliente realize 500 vendas por cartão por dia, isso forçaria o registro de uma pessoa a sincronizar o pagamento com código 500x para ser realizado minimamente a conferência dos valores do caixa. Cada ação desta, consideramos que a pessoa demora 10 segundos para fazer, 10x500 corresponderia a 1 hora e 38 minutos. Esse tempo pode ser a fila de pagamento sendo gerada em seu cliente.

Podemos ter duas abordagens distintas nesse caso para ajudar seu cliente a melhorar sua agilidade operacional, dependendo da estrutura da sua arquitetura de software, oferecendo uma melhor integração com base em uma SDK ou API.

Caso do seu Software usar um APK Android:

Utilizando a SDK Android da Stone seria possível adicionar seu software a uma maquininha android e seu aplicativo começar a gerenciar os pagamentos dos clientes, basicamente operando funções já pré definidas de pagamento.

Toda a complexidade de hardware e integração de pagamento fica por nossa conta, basta chamar o Deeplink passando os dados como parâmetro de pagamento: tipo de pagamento e valor e nós retornamos se o pagamento foi efetuado com sucesso.

Isso tudo se aproveitando do hardware do aparelho, não necessitando de computadores no local para que toda a operação do seu cliente aconteça.

Caso do seu Software ser um sistema Web

Chamando os métodos de criação de pedido de nossas URL da integração Connect 2.0, seria possível ter as transações aparecendo na maquininha de forma que o valor e retorno de dados de pagamento acontecessem diretamente para seu sistema Web. Tudo sendo comunicado entre APIS via rotas de PostBack, onde você configura a sua URL e devem ser retornadas as informações de pagamentos e nós retornamos de uma forma muito semelhante de como você solicitou a criação do pedido na maquininha.

Como começar na prática?

A utilização de uma SDK ou API depende muito do seu objetivo e da integração que pretende realizar. Ambos trazem benefícios para seu ecossistema, a questão observada é qual se encaixa melhor ao seu negócio e momento atual. Por isso temos um time de peso que está pronto para te ajudar a tomar a melhor decisão para construção de sua integração, colocando sempre o cliente como principal beneficiário dessa parceria. Quer saber mais? Fale com a gente e descubra como podemos facilitar seus processos!