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Valor percebido: 6 dicas para surpreender seus clientes!

 Valor percebido: 6 dicas para surpreender seus clientes!

Tempo de leitura: 6 minutos

Você sabe qual é a percepção de valor que os seus clientes têm sobre os seus produtos e serviços? 

A visão que os consumidores têm sobre o seu negócio impacta diretamente na decisão de compra deles. Afinal, se o cliente não enxerga valor nos seus  produtos, dificilmente pagará por eles. 

Por isso, é importante aumentar o valor percebido das suas ofertas, para melhorar os seus resultados de vendas. No post de hoje, vamos trazer algumas dicas para otimizar a percepção de valor que os seus clientes têm. Vem ler!

O que é valor percebido?

Valor percebido é um conceito muito trabalhado pelo grande nome do Marketing, Philip Kotler, em seu livro “Princípios do Marketing”. 

Resumidamente, o valor percebido corresponde ao valor que o cliente atribui ao seu produto, independentemente do preço. Essa visão é moldada por uma série de fatores. Quando o valor percebido é mais baixo do que o preço do produto, o cliente pode se sentir desmotivado a comprá-lo. 

Já quando o valor é superior ao preço, o consumidor sente que tem um grande benefício na mão. Afinal, ele compra algo que, de acordo com a sua percepção, vale mais do que o preço indicado.  

Mas como aumentar o valor percebido do seu produto? É o que vamos ver a seguir!

6 dicas para aumentar o valor percebido dos seus produtos

Confira 6 dicas eficientes para aumentar o valor percebido pelos seus clientes e aplicar no seu negócio imediatamente!

  1. Qualidade do atendimento ao cliente

O seu serviço de atendimento pode ser um grande diferencial para os seus produtos. Se a sua empresa aposta nessa frente, os clientes têm uma experiência única e marcante com a sua marca, o que impacta diretamente na percepção deles. 

Isso contribui para aumentar a satisfação dos consumidores com o seu serviço. Uma vez que eles têm uma boa experiência, podem associar um momento positivo que passaram com a sua empresa aos seus produtos.

Então, aposte em fortalecer o relacionamento com o cliente e se mostre sempre presente e solícito para atender as demandas que ele tem. Com isso, o consumidor não sente que está gastando com um produto, mas investindo em uma experiência.

  1. Overdelivery

A ideia por trás do overdelivery é entregar para o cliente mais do que o prometido. Com isso, você surpreende o seu público com uma experiência memorável.

O overdelivery é um grande diferencial no mercado, já que muitas empresas não chegam a fazer nem o básico bem feito. Então, entregar mais do que o prometido certamente vai destacar o seu negócio aos olhos dos clientes. 

Pense sempre em entregar excelência naquilo que a sua empresa oferece. Isso não significa investir grandes quantias em dinheiro. 

Garantir que todos os clientes sejam atendidos, ter proatividade para resolver problemas e buscar as melhores soluções para as dores do consumidor são práticas que já impactam a percepção que o público tem da sua empresa. 

  1. Brindes e bônus

Para produtos digitais, como cursos online, é interessante oferecer alguns bônus, porque o cliente sabe que está recebendo algo gratuitamente, mas que custaria mais se fosse cobrado.

Uma estratégia é, inclusive, mostrar quanto os bônus custariam se não fossem oferecidos de graça. Assim, o consumidor sabe exatamente o preço do que está recebendo e dá mais valor ao produto comprado.

Outra possibilidade para incrementar o valor dos seus produtos e serviços é criar grupos VIPs ou clubes de vantagem para os clientes. Assim, os consumidores têm acesso a diferentes benefícios com a sua empresa e se sentem mais especiais. 

Em lojas físicas, você pode oferecer amostras ou brindes exclusivos para compras acima de um determinado valor. Mas é importante que esses brindes sejam realmente relevantes para o cliente para que a percepção de valor seja maior. 

  1. Depoimentos

Uma ótima maneira para aumentar o valor percebido é mostrar como outros clientes se beneficiaram com os seus serviços e produtos. Isso mostra que as soluções vendidas funcionam e que outros consumidores podem confiar na sua empresa. 

Assim, o depoimento de clientes aumenta a credibilidade da sua marca, o que, consequentemente, melhora a percepção de valor que outros vão ter dos seus produtos. Afinal, seus produtos e serviços já foram validados por outras pessoas.

  1. Autoridade

A autoridade que a sua empresa tem no mercado ajuda a explicar por que você cobra o que cobra e, com isso, melhora a percepção de valor dos seus produtos. 

Sua empresa já saiu em alguma matéria de jornal, revista ou site? Já ganhou algum prêmio? Quais são os seus clientes? Algum deles já tem um nome estabelecido no mercado? Tudo isso gera autoridade para a sua empresa, porque os consumidores associam a credibilidade de outras marcas ao seu negócio. 

Se você expõe essas informações para o público (como, por exemplo, no seu site), os seus potenciais clientes enxergam mais valor no que você vende. 

Mesmo se a sua empresa estiver começando, você pode elevar a autoridade da sua marca. Avalie o que da sua trajetória é relevante do ponto de vista do cliente. Você pode expor informações sobre a sua formação, por exemplo, ou a sua história no empreendedorismo

  1. Feedback

Para aumentar o valor percebido dos seus produtos, incorpore os feedbacks dos seus clientes nas suas soluções e serviços. 

A ideia é criar um processo de feedback frequente para sempre saber o que os consumidores estão achando do seu negócio. 

Com isso, é possível identificar o que deve ser melhorado nos seus produtos e otimizar a qualidade do que você vende com base nos desejos do público. Consequentemente, isso também impacta de forma positiva a visão dos clientes sobre as suas ofertas.

Além disso, com esse retorno constante, você tem mais elementos para personalizar produtos, serviços e a jornada de compra dos consumidores de acordo com os reais interesses e necessidades deles.

Viu só como é possível aumentar o valor percebido dos seus produtos com dicas simples de implementar?

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