Você sabe qual é o valor percebido que os seus clientes têm acerca dos seus produtos e dos seus serviços? A percepção dos consumidores em relação ao seu negócio impacta diretamente — de modo positivo ou negativo — a decisão de compra deles. Afinal, se o seu público-alvo não enxerga valor no que você oferece, dificilmente pagará por isso.

Nesse sentido, é muito importante compreender como é possível aumentar o valor percebido das suas ofertas para melhorar os seus resultados de vendas. Neste post, vamos trazer algumas dicas para otimizar essa percepção que os seus clientes têm. Continue a leitura!

O que é o valor percebido?

O valor percebido é um conceito muito trabalhado pelo grande nome do Marketing, Philip Kotler, em seu livro “Princípios do Marketing”. Resumidamente, o termo corresponde ao valor que o cliente atribui ao seu produto e/ou ao seu serviço, independentemente do preço.

Essa visão é moldada por uma série de fatores. Quando o valor percebido é mais baixo do que o preço do produto, por exemplo, o seu público-alvo pode se sentir desmotivado a comprá-lo. Já quando o valor é superior ao preço, por outro lado, o consumidor sente que terá um grande benefício ao adquirir o item, afinal, ele comprará algo que, de acordo com a sua percepção, vale mais do que o preço indicado.

De que forma o valor percebido é construído?

São inúmeras as maneiras de transformar a percepção dos seus clientes em potencial quanto à sua marca e ao que ela oferece. No entanto, algumas estratégias são mais efetivas nesse sentido e é justamente acerca delas que trataremos nesta seção.

Marketing

No topo da nossa lista, está o marketing, haja vista que, por meio dele, é criada a ideia de valor percebido nos consumidores. Nesse contexto, a partir de uma identidade de marca bem construída e da promoção de campanhas que esclareçam as vantagens — intangíveis e tangíveis — relativas à compra dos seus produtos e/ou serviços, torna-se viável enfatizar mais as qualidades do que você oferece ao mercado e transmitir uma ideia de que é algo que vale muito.

Qualidade

Posicionar o que você comercializa em um patamar de maior destaque em comparação ao que mais é visto no mesmo mercado se torna menos complexo quando há qualidade nos seus serviços e/ou produtos. Ou seja, por mais que entregar algo que tenha uma performance superior em comparação ao que a concorrência entrega demande investimentos maiores, fazê-lo implicará boas recompensas, especialmente quando o valor percebido ideal for gerado.

Venda de soluções em detrimento de "coisas"

Para compreender melhor esse ponto, reflita: qual será o valor de passar um período de férias em um local paradisíaco para alguém que vem trabalhando sem interrupções há quase dez anos? É possível dizer que não há como colocar um preço nisso, certo?

A razão para tanto é que, nesse caso, não é um produto sendo oferecido ao público em geral, mas, sim, uma solução para cessar dores específicas de alguém.

A partir desse entendimento, como é possível efetivamente aumentar o valor percebido dos seus serviços e/ou produtos? É o que vamos ver a seguir!

Como é possível aumentar o valor percebido daquilo que você oferece ao mercado?

A seguir, confira algumas dicas bastante eficientes para aumentar o valor percebido pelos seus clientes quanto ao que a sua marca oferece ao mercado e coloque-as em prática no seu negócio imediatamente!

Eleve a qualidade do atendimento ao cliente

O seu serviço de atendimento pode ser um grande diferencial para os seus produtos. Afinal, se a sua empresa aposta nessa frente, consequentemente, os clientes têm uma experiência única e marcante com a sua marca, o que impacta diretamente a percepção deles.

Isso, por sua vez, contribui para aumentar a satisfação dos consumidores em relação ao que você oferece ao mercado. Uma vez que eles têm uma boa experiência, podem associá-la com um momento positivo que vivenciaram com a sua empresa e, por conseguinte, com os seus produtos.

Então, aposte em fortalecer o relacionamento com o cliente e se mostre sempre presente e solícito para atender às demandas que ele apresenta. Com isso, o consumidor não sentirá que está gastando com um produto, mas, sim, que está investindo em uma experiência.

Personalize a sua comunicação

Como nós abordamos acima a relevância do marketing e a necessidade de "vender soluções" em vez de simplesmente comercializar produtos, é fundamental destacar o quão importante é personalizar todas as interações que você mantém com o seu público.

A razão para fazê-lo é que, ao sentir que determinado serviço e/ou item foi feito para ele, que atende às suas necessidades e que corresponde ao que ele busca, o consumidor se torna muito mais propenso a pagar para acessar todas essas vantagens.

Leve a sério a jornada do cliente

Bons preços não devem ser oferecidos isoladamente. Lembre-se de que cada cliente atravessa uma jornada até efetivamente consumir o que você oferece ao mercado, então, dê a ela a devida importância, pensando nos seus consumidores desde o estágio inicial — de pesquisa de mercado — até o pós-venda, que deve ser altamente diferenciado, mantendo em mente que o relacionamento entre o público e a sua marca tem início, mas não deve ter um fim.

Pratique o overdelivery

A ideia por trás do overdelivery é entregar para o cliente mais do que o prometido. Com isso, você surpreende o seu público com uma experiência memorável.

O overdelivery é, na verdade, um grande diferencial no mercado, já que muitas empresas não chegam a fazer nem o "básico" bem-feito. Então, entregar mais do que o esperado, indo além das expectativas, certamente vai destacar o seu negócio aos olhos dos clientes. Nesse sentido, pense sempre em entregar excelência naquilo que a sua empresa oferece. Isso não significa investir grandes quantias em dinheiro.

Garantir que todos os clientes sejam atendidos, ter proatividade para resolver os problemas apresentados e buscar as melhores soluções para as dores do consumidor já impactará positivamente a percepção que o público tem da sua empresa.

Ofereça brindes e bônus

Em se tratando de produtos digitais, como cursos online, é interessante oferecer alguns bônus porque o cliente saberá que está recebendo algo gratuitamente, mas que custaria mais se fosse cobrado. Uma estratégia é, inclusive, mostrar quanto os bônus custariam se não fossem oferecidos de graça. Assim, o consumidor conhecerá exatamente o preço do que está recebendo e dará mais valor ao produto comprado.

Outra possibilidade para incrementar o valor dos seus produtos e/ou serviços é criar grupos VIPs ou clubes de vantagens para os clientes. Assim, os consumidores terão acesso a diferentes benefícios na sua empresa e se sentirão mais especiais e, é claro, valorizados.

Em lojas físicas, é possível oferecer amostras ou brindes exclusivos para compras acima de um determinado valor. Contudo, é importante que esses brindes sejam realmente relevantes para o cliente para que a percepção de valor seja efetivamente maior.

Publique depoimentos

Uma ótima maneira de aumentar o valor percebido por parte do público é mostrar como outros clientes se beneficiaram com os seus serviços e/ou com os produtos. Isso revela que as soluções vendidas funcionam e que outros consumidores podem confiar na sua empresa.

Ou seja, o depoimento de outros clientes aumenta a credibilidade da sua marca, o que, consequentemente, melhora a percepção de valor que os próximos vão ter dos seus produtos. Afinal, os itens comercializados já foram "validados" por outras pessoas.

Trabalhe a sua autoridade no segmento de atuação

A autoridade que a sua empresa tem no mercado ajuda a explicar por que você cobra o que cobra e, com isso, melhora a percepção de valor dos seus produtos e/ou serviços. O seu negócio já saiu em alguma matéria de jornal, revista ou site?

Já ganhou algum prêmio? Quais são os seus clientes? Algum deles já tem um nome estabelecido no mercado? Tudo isso gera autoridade para a sua companhia porque os consumidores associam a credibilidade de outras marcas ao seu empreendimento.

Se você expõe essas informações para o público (por exemplo, no seu site), os seus potenciais clientes enxergam mais valor naquilo que você vende.

Mesmo que a sua empresa esteja começando, você pode elevar a sua autoridade no seu nicho de atuação. Para tanto, avalie o que da sua trajetória é relevante do ponto de vista do cliente e exponha essas informações, que podem ser, por exemplo, relativas à sua formação ou à sua história no empreendedorismo.

Leve os feedbacks recebidos em consideração

Para aumentar o valor percebido dos seus produtos, incorpore os feedbacks dos seus clientes nas suas soluções e nos serviços. A ideia, nesse caso, é criar um processo de feedback frequente para sempre saber o que os consumidores estão achando do seu negócio.

Com isso, é possível identificar o que deve ser melhorado nos seus itens e otimizar a qualidade do que você vende com base nos desejos do público. Consequentemente, essa prática também impactará de forma positiva a visão dos clientes sobre as suas ofertas.

Além disso, com esse retorno constante, você terá mais elementos para personalizar os produtos, os serviços e a jornada de compra dos consumidores de acordo com os reais interesses e conforme as necessidades deles.

Viu só como é possível aumentar o valor percebido dos seus produtos e/ou serviços com dicas de simples implementação? Então, agora é hora de colocá-las em prática e posicionar o seu negócio em um patamar mais elevado no mercado, atingindo melhores resultados e, consequentemente, gerando um faturamento maior.

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