Você sabe quais são as diferenças entre tráfego pago e tráfego orgânico? Ambos são formas de direcionar visitantes para o seu site ou página de vendas para que eles comprem, mas cada modalidade aposta em estratégias diferentes e funciona de maneira distinta.

De qualquer forma, o direcionamento tem o objetivo de atrair clientes para o seu site, aumentar o engajamento da sua marca, a sua visibilidade online e a sua receita. Por isso, vale entender bem cada modalidade e como ela pode ser utilizada em favor do seu negócio!

No post de hoje, você vai ver as principais diferenças entre tráfego pago e tráfego orgânico, além de conhecer algumas formas de otimizar suas estratégias nesse sentido. Boa leitura!

O que é tráfego pago?

O tráfego pago, como o próprio nome indica, é aquele que precisa de um investimento em dinheiro para direcionar o público para o seu site. Nesse caso, você cria campanhas de anúncios no Google e nas redes sociais em que seu público está presente. Assim, quando o cliente clica no seu anúncio, ele é direcionado para a sua página.

Um dos benefícios dessa modalidade é que, se o seu negócio tiver bons resultados nas campanhas de anúncio, é possível atrair muitos clientes de uma única vez, sem desperdiçar qualquer investimento.

Quando a gestão de tráfego é bem feita, você consegue selecionar muito bem o seu público-alvo. Além disso, para começar a anunciar, o investimento não precisa ser alto, o que permite que os pequenos negócios apostem nessa iniciativa.

O que é tráfego orgânico?

Você sabe o que é tráfego pago e tráfego orgânico? Se no caso do tráfego pago é preciso investir dinheiro para ganhar visibilidade, o tráfego orgânico é uma ótima forma de atrair clientes para o seu site por meios não pagos.

Por exemplo, se o seu cliente digita um termo de busca no Google, a sua loja online aparece na primeira página da ferramenta e o consumidor clica no link, essa é uma forma gratuita (orgânica) de levar o usuário para o seu site.

Assim, para garantir o tráfego orgânico, você deve apostar em estratégias de marketing de conteúdo para fortalecer a sua presença digital e a autoridade da sua marca.

A grande vantagem dessa modalidade é o baixo investimento, em comparação com o tráfego pago. Além disso, se você tiver uma estratégia eficiente no orgânico, mesmo com poucos recursos, consegue conquistar bons resultados.

Como melhorar o tráfego pago?

Uma boa maneira de atrair mais clientes para o seu site é por meio do tráfego pago. Porém, é necessário utilizar boas estratégias para obter resultados satisfatórios. A seguir, apresentamos algumas dicas que você pode seguir. Acompanhe!

Tenha bons anúncios

Investir em anúncios no Google e nas redes sociais é uma das melhores formas de otimizar o seu tráfego pago. O objetivo é que as suas campanhas online conquistem a atenção do cliente no meio de outros tantos anúncios que ele vê todos os dias.

Para isso, você deve caprichar na escrita e na arte dos anúncios. Os textos precisam ser objetivos e despertar a curiosidade do público para que as pessoas cliquem no anúncio.

As imagens utilizadas precisam fazer sentido em relação à mensagem que você quer passar com os anúncios e também devem ter um componente que motive os clientes a clicarem.

Defina o seu público-alvo

Para que as suas campanhas de anúncio tragam bons resultados (ou seja, atraiam mais clientes, investindo menos dinheiro), é preciso conhecer muito bem o seu público-alvo. Isso significa saber as suas necessidades, expectativas, desejos, dores e hábitos.

Assim, na hora de colocar os anúncios para rodar, você consegue especificar melhor o tipo de consumidor que quer atrair com as campanhas. Por exemplo, imagine que os seus clientes sejam mulheres e tenham entre 20 e 40 anos. Ao saber disso, é possível direcionar seu anúncio para pessoas desse gênero e idade.

Uma ideia é fazer pesquisas com os seus clientes, ficar de olho nos comentários nas suas redes sociais e conferir as perguntas que o público faz nas redes de outros negócios do seu setor.

Conte com um especialista

Hoje, existem diversos especialistas em tráfego pago no mercado. Se você achar que vale a pena trazer um profissional ao negócio, essa é uma possibilidade. Assim, você conta com alguém que conhece os melhores recursos das ferramentas para otimizar os seus resultados.

Isso porque o especialista tem um entendimento mais profundo sobre as melhores estratégias na intenção de levar o público certo para o seu site, economizando custos com anúncios e aumentando as suas chances de vendas.

Use técnicas de neuromarketing

Essa é uma ótima dica de marketing que pode ser aplicar em seu negócio. Por meio do neuromarketing, é possível atrair a atenção do seu público a partir de uma dor ou desejo que ele tem. Essas técnicas podem ser usadas no tráfego pago e tráfego orgânico.

Por exemplo, suponha que você tenha uma clínica estética e a sua persona tenha como desejo fazer algum tipo de plástica. Assim, é possível utilizar esse aspecto para fazer seus anúncios e atrair a atenção.

Por meio das dores e anseios, é viável utilizar estratégias de marketing e gatilhos mentais no objetivo de alcançar mais pessoas, otimizar as vendas e, consequentemente, aumentar os lucros do seu negócio com bons anúncios pagos.

Invista em públicos semelhantes

Se você conhece o perfil do seu cliente ou tem uma boa base de dados sobre quem compra de você, pode utilizar a estratégia de públicos semelhantes. Ou seja, você define as características da sua persona e faz a definição para que as ferramentas de anúncio apresentem suas publicações para pessoas com perfil semelhante.

Assim, você consegue aumentar o alcance do seu negócio e pode atrair pessoas que realmente têm interesse em comprar de você. Portanto, não deixe de utilizar esse tipo de recurso na hora de usar trafego pago e tráfego orgânico.

Faça ofertas claras

O tráfego pago é usado com o objetivo de levar as pessoas a tomar uma ação desejada pelo seu negócio. Dessa forma, se elas não entenderem o que precisam fazer a partir da publicação que foi feita, a probabilidade de não alcançar os resultados esperados com a iniciativa é grande.

Portanto, quando for utilizar esse recurso em seu negócio, tenha clareza nas suas chamadas para a ação e nas ofertas que vai fazer. Assim, quando um cliente observar o seu anúncio vai saber o que é necessário fazer. Consequentemente, seus resultados tendem a melhorar.

Como melhorar o tráfego orgânico?

Agora que você já sabe como melhorar o seu tráfego pago, vamos ver como atuar no orgânico? Para ajudar com essa tarefa, preparamos algumas boas práticas bem úteis. Confira a seguir!

Conheça sua persona

Antes de sair por aí produzindo textos e posts sem um objetivo claro, é importante entender a sua persona. Esse exercício de imaginação, importante para o tráfego pago e tráfego orgânico, é fundamental para que toda a sua comunicação esteja alinhada com o público.

Para criar a persona, pense na pessoa que representa o seu cliente ideal, ou seja, o indivíduo que certamente compraria seu produto ou gostaria do serviço que seu negócio oferece. Em seguida, basta definir o gênero da persona, a idade, profissão, escolaridade, objetivos, objeções, medos, canais pelos quais ela se informa e demais atributos importantes.

Com essas informações em mãos, é possível entender quais os canais de comunicação que podem ser utilizados, quais as dores da audiência e como o seu produto pode ajudá-la nesse quesito.

Produza conteúdos de qualidade

Uma das melhores formas de impulsionar o tráfego orgânico do seu negócio é produzir conteúdo relevante e que faça sentido para o seu público.

Posts de blog, e-books, cursos gratuitos, infográficos e vídeos no YouTube são apenas alguns exemplos de conteúdo para você criar.

No caso do tráfego orgânico, você deve divulgar os conteúdos em canais como e-mail marketing e redes sociais, já que a ideia é não investir dinheiro para impulsionar os materiais.

Recorra às práticas de SEO

Para garantir tráfego orgânico para o seu site, vale investir nas técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca). Elas funcionam de modo a melhorar o posicionamento do seu site ou blog nos mecanismos de busca.

O Google analisa as páginas online a partir dos critérios de SEO e ranqueia os sites de acordo com isso. Assim, as páginas otimizadas para SEO costumam ter um posicionamento melhor no Google, aumentando a sua visibilidade online.

Por isso, você deve adaptar suas páginas online e os posts do seu blog de acordo com as técnicas de SEO para alcançar melhores resultados nos mecanismos de busca.

Faça posts nas redes sociais

Fazer posts nas redes sociais divulgando os conteúdos da sua marca e direcionando os seguidores ao seu site também é uma boa estratégia de tráfego orgânico. Nesse caso, há várias possibilidades. Se o seu perfil do Instagram já conta com o famoso “arrasta para cima”, utilize esse mecanismo na intenção de levar tráfego para o seu site.

O “link na bio” também é outra estratégia que pode ser usada. Divulgue seus produtos ou conteúdos nos stories e, depois, peça para quem se interessou entrar no link. Além disso, os posts do feed também podem direcionar os seus seguidores para as suas páginas de vendas.

Você consegue disponibilizar seus produtos e definir o modelo e o preço no post. Assim, o cliente consegue clicar no que gostou e é levado até a sua loja online para comprar.

Use links internos

Os links são um excelente meio de direcionar o leitor para seus produtos, serviços ou para novas páginas de conteúdo. Esse tipo de recurso, usado no tráfego pago e no tráfego orgânico, pode ser inserido ao longo do texto de maneira fácil e permite que o leitor explore novos materiais ou avance por sua jornada de compra.

Além dos benefícios quanto à experiência do cliente, o uso de links internos e os externos são um fator de ranqueamento no Google. Assim, ao utilizar esse tipo de elemento textual, você consegue alcançar as melhores posições no motor de busca.

Faça parcerias

A realização de parcerias é uma prática cada vez mais frequente, especialmente no Instagram. A colaboração entre os perfis ou até mesmo durante as lives faz com que o seu negócio seja apresentado para novos seguidores.

Suponha, por exemplo, que você tem uma loja de roupas fitness. Nesse caso, vale procurar um negócio com características complementares às suas, como um negócio que vende suplementos alimentares ou até mesmo uma academia. Assim, você consegue captar um público mais qualificado e que utiliza produtos e serviços como os que você vende.

Viu como é importante entender as diferenças entre tráfego pago e tráfego orgânico? Ao conhecer um pouco mais sobre essas duas modalidades, você consegue definir com mais clareza a sua estratégia de marketing. Isso faz com que as suas decisões de investimento sejam mais alinhadas com a realidade e tragam bons resultados de curto e médio prazo.

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