Soft skills: o que são e qual a importância para os resultados do negócio?

 Soft skills: o que são e qual a importância para os resultados do negócio?

Você sabe o que são soft skills? Com as inovações no mundo dos negócios, o empreendedor precisa ser alguém com mais do que apenas habilidades técnicas para superar os novos desafios. 

É necessário focar nas características emocionais e comportamentais, como liderança e comunicação, para otimizar os resultados da empresa e se tornar uma figura inspiradora para os funcionários. 

No post de hoje, vamos falar mais sobre quais são essas novas habilidades que os empreendedores devem ter, as chamadas soft skills. Vem ler! 

Três principais aprendizados de hoje

  1. As soft skills são habilidades emocionais e comportamentais, como negociação, trabalho em equipe e disciplina. Para o empreendedor, essas são características que impactam positivamente nos resultados do negócio e na performance do time. Por outro lado, existem também as hard skills, que são as habilidades técnicas, como experiência em projetos de vendas. Ambos os tipos de características são importantes para os profissionais de hoje e devem ser trabalhadas. 
  2. O autoconhecimento é uma importante soft skill para os empreendedores. Isso porque essa habilidade te ajuda a conhecer seus pontos fortes e fracos. Assim, é possível pensar em melhorias e estimular aquilo que você tem de melhor. Outra habilidade fundamental para quem tem uma empresa é a liderança. Afinal, a figura do líder deve inspirar todos os profissionais à sua volta e ter iniciativa para fazer o negócio se desenvolver.
  3. Outra habilidade que um empreendedor deve trabalhar é a comunicação. Isso quer dizer tanto saber falar como saber ouvir. Expor suas ideias com clareza e entender o que os seus parceiros, clientes ou funcionários pensam são formas de construir relações mais transparentes, que contribuem para o crescimento da empresa. A disciplina também é uma soft skill relevante para os empreendedores. Ela envolve tanto a capacidade de recusar propostas pouco vantajosas para você, como a habilidade de ter consistência nas suas ações, para alcançar bons resultados. Por fim, a negociação é uma soft skill que ajuda bastante o empreendedor na hora de conversar com parceiros, fornecedores, clientes e funcionários. Nesse sentido, negociar envolve buscar um bom cenário para todas as partes envolvidas. Assim, é possível criar relações mais duradouras. 

O que são soft skills?

As soft skills correspondem a algumas habilidades emocionais e aptidões comportamentais, como negociação, trabalho em equipe, resiliência, autoconhecimento e disciplina. Esses são aspectos que influenciam diretamente a performance dos profissionais que as possuem e, com quem tem um negócio, não é diferente. 

Os empreendedores que possuem um bom nível de soft skills conseguem inspirar os profissionais à sua volta e são capazes de resolver problemas da melhor maneira.

No mercado, as hard skills também são bastante conhecidas. Elas correspondem às habilidades mais técnicas do profissional, como conhecimento em alguma linguagem de programação ou experiência em projetos de determinada área, como Marketing e Vendas.

Tanto as soft skills como as hard skills são importantes para os profissionais de hoje e do futuro. O ideal, portanto, é compor seu perfil com ambos os tipos de características e estimulá-las entre os seus funcionários. Mas quais são as principais soft skills que os donos de negócio precisam ter para alcançar excelentes resultados? É o que vamos ver a seguir. Confira!

Quais as principais soft skills que um empreendedor deve ter?

Há diversas soft skills relevantes para construir um negócio. Embora sejam mais difíceis de mensurar do que as hard skills, elas podem sim ser trabalhadas para desenvolver o seu perfil de liderança e comunicação, fundamental na hora de motivar um time.  

Fizemos uma lista com algumas das mais importantes habilidades para otimizar sua performance na empresa, crescer com consistência e ser uma pessoa inspiradora. Continue lendo! 

  1. Autoconhecimento

O autoconhecimento é uma habilidade importante, que te ajuda a identificar seus pontos fracos e fortes. A partir disso, é possível propor e desenvolver mudanças para si mesmo e explorar aquilo que você tem de melhor.

Além disso, conhecendo profundamente as suas formas de pensar e agir, fica mais fácil prever como você vai se comportar em determinada situação ou frente a um novo desafio. Com isso, é possível manter o equilíbrio diante das dificuldades.

  1. Liderança

A capacidade de liderança é outro soft skill fundamental para quem tem uma empresa. Nesse sentido, iniciativa e propósito são duas características que devem ser trabalhadas. Afinal, um líder deve ser uma figura inspiradora para os profissionais à sua volta e deve ter inteligência para tomar as melhores decisões. 

O dono de negócio precisa ter pulso firme para guiar a empresa, mas a liderança não envolve uma atitude autoritária. Pelo contrário, o líder deve saber estimular o trabalho em equipe e a cooperação entre os funcionários, pensando junto com eles. Assim, não se preocupe apenas com os resultados de vendas mensais, por exemplo, mas olhe com mais generosidade para as pessoas que fizeram parte dessa conquista. 

Além disso, faz parte do perfil do líder estimular os funcionários a também desenvolverem suas soft skills para otimizar a performance de todos. 

  1. Comunicação 

Para quem tem um negócio, a comunicação é fundamental. Pense com quantas pessoas você se relaciona no dia a dia da sua empresa? Ter clareza na exposição de ideias e defender o seu ponto de vista com argumentos precisos e baseados em fatos ajuda muito para que os outros defendam um mesmo propósito que o seu.

Saber falar é importante, mas saber ouvir também faz parte da habilidade de comunicação e é, inclusive, uma boa forma de expandir as suas ideias a partir de outras opiniões. Um líder que se mostra aberto a ouvir os seus parceiros, clientes e funcionários consegue desenvolver uma relação de transparência com eles. 

Dessa forma, você consegue entender melhor os profissionais que trabalham com você, reconhecendo os pontos fracos e fortes de cada um. Isso abre caminho para estimular as competências do seu time, assim como para implementar melhorias na empresa a partir da visão dos seus clientes. 

  1. Disciplina

Falar não é um problema para você? Por incrível que pareça, ter disciplina envolve saber recusar algumas propostas. E, na rotina de quem tem uma empresa, essa é uma soft skill que evita aceitar situações pouco vantajosas para você só pela sua dificuldade de falar não. 

Além disso, construir e desenvolver um negócio exige consistência. Os resultados podem demorar a aparecer e, por isso, a disciplina contribui para dar os passos necessários ao crescimento da empresa sem perder o foco.  

  1. Negociação

A rotina de um empreendedor é cheia de situações que envolvem a necessidade de negociar. Na relação com os fornecedores, com os consumidores e com os funcionários, a negociação é uma soft skill importante para quem tem uma empresa. 

Nesse sentido, essa habilidade pode impulsionar muito os resultados da empresa. Afinal, negociar envolve encontrar um bom cenário para todas as partes envolvidas. Uma negociação que traz benefícios para ambos os lados fortalece os laços e abre caminhos para desenvolver a parceria estabelecida. 

Assim, um líder que tem a aptidão de negociar não é aquele que busca vantagens apenas para o próprio negócio, mas que entende que, às vezes, é necessário ceder um pouco para chegar no melhor cenário para os envolvidos. Aqui, a flexibilidade é outra habilidade a ser trabalhada para ter sucesso nesse processo. 

O que você achou da nossa lista de soft skills para o empreendedor atual? A boa notícia é que temos um podcast só sobre esse assunto para você conhecer ainda mais essas novas habilidades. Confira o conteúdo neste link

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