Projeção de vendas: o que é e qual a sua importância para o pequeno negócio?

 Projeção de vendas: o que é e qual a sua importância para o pequeno negócio?

Você sabe o que é projeção de vendas? Esse conceito diz respeito à projeção de quanto você vai vender em determinado período de tempo.

A gente sabe que, este ano, por conta da pandemia, as coisas foram mais complicadas para o dono de negócio e as expectativas em relação às vendas nem sempre se concretizaram.

Mas calma, tem jeito! Uma das formas é revisar essas expectativas, criando outras projeções com base no contexto atual.

Fizemos o artigo de hoje para ajudar você a traçar uma previsão de quanto sua empresa ainda pode vender este ano, o que deve ser levado em consideração durante esse processo e quais são os benefícios dessa estratégia para o negócio. Vem ler!

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

A projeção de vendas corresponde a uma projeção que você faz de quanto deve vender em um determinado intervalo de tempo, um mês, um trimestre ou um ano, por exemplo. Ela é importante para guiar o seu time de vendas e traçar um objetivo para o seu negócio. Além disso, esse modelo de projeção permite que você saiba o que esperar para o futuro e possa planejar melhor os gastos com a sua empresa, seja para contratar um novo colaborador ou comprar equipamentos.

2.

Existem diversos benefícios em adotar a estratégia de projeção de vendas. No post de hoje, vamos falar sobre: aumentar o seu conhecimento de mercado e o engajamento do time, assim como fazer sua empresa crescer organicamente. Para traçar previsões assertivas, é preciso estudar muito o seu mercado e os seus concorrentes. Consequentemente, isso aumenta a sua experiência no setor, o que é bastante vantajoso na hora de tomar decisões. Além disso, a projeção de vendas exige que você trace estratégias e metas para o seu negócio e para a sua equipe de vendas. Assim, seus colaboradores sentem que têm um objetivo a cumprir e ficam mais motivados para alcançá-lo. Por fim, com todo o entendimento de mercado e de negócio, você descobre os momentos em que vende mais e menos durante o ano, podendo criar ações adequadas para cada situação. Isso diminui as oscilações de vendas e permite que a sua empresa cresça com consistência.

3.

Para fazer uma projeção de vendas eficiente, é preciso olhar para o histórico do seu negócio e para o mercado em que ele está inserido, entendendo os períodos de alta e baixa de vendas, bem como o comportamento do seu consumidor. A partir dessas informações, é possível ter uma perspectiva mais próxima da realidade. Nesse processo, um sistema de gestão pode ajudar muito, porque ele concentra todos os dados de vendas da sua empresa e dá o suporte necessário às suas análises sobre o negócio.

O que é a projeção de vendas? 

A projeção de vendas é uma perspectiva de quanto a sua empresa vai vender durante um intervalo de tempo, como um mês, um trimestre ou um ano. Ela é baseada em dados concretos sobre o seu negócio e o mercado.

Muitas empresas acabam fazendo estimativas de vendas com base apenas em crenças não comprovadas. Isso pode ser bastante prejudicial para o negócio e para a equipe de vendas, que acaba não sabendo que estratégias tomar.

Especialmente em momentos de crise, a projeção de vendas pode trazer algum norte para o negócio e permitir que o empreendedor tome decisões correndo menos riscos.

Fazer uma projeção de vendas tem diversos benefícios para a sua empresa. Confira, agora, alguns deles!

Benefícios da projeção de vendas

1. Conhecimento de mercado 

Fazer uma projeção de vendas exige que você tenha um bom conhecimento de mercado. Assim, isso te estimula a estudar sobre ele, expandindo esse saber. O objetivo aqui é entender melhor quais as suas possibilidades de inserção, assim como os período em que os clientes mais consomem o tipo de produto que você vende.

Também é o momento para estudar os seus concorrentes, ampliando ainda mais o conhecimento sobre o seu setor. Isso te dá mais controle sobre os processos e aumenta a experiência no seu segmento, o que é vantajoso na hora de tomar decisões.

2. Engajamento do time 

A partir do momento que você tem definido uma expectativa de vendas para determinado período, pode estabelecer metas para o time atingir esse número.

É fundamental que esses objetivos sejam realistas, caso contrário, só vão gerar mais frustração na equipe. Além disso, as metas precisam ser mensuráveis para que os vendedores saibam se estão no caminho certo.

A projeção de vendas, portanto, contribui para o engajamento do time, que tem um objetivo em comum para cumprir com base nas projeções feitas. Quando os colaboradores não têm uma meta a cumprir, podem ficar desestimulados e se sentirem perdidos, como se o seu trabalho não tivesse uma razão de ser.

3. Crescimento orgânico

A projeção pode ajudar a conter as oscilações de vendas. Afinal, sabendo quanto vai entrar no fim do período analisado, você consegue fazer um planejamento adequado para momentos de contenção e gastos para o negócio.

Então, entendendo, por exemplo, que no mês de outubro você vai ter um bom resultado, pode investir na contratação de um novo profissional ou na compra de máquinas melhores.

A projeção pode trazer, inclusive, o aumento das vendas e o crescimento orgânico do seu negócio. Isso porque, com as metas bem definidas, você consegue usar engenharia reversa para traçar o caminho até esse objetivo com consistência e controle.

Como fazer uma projeção de vendas 

Para fazer a projeção de vendas é preciso olhar para o seu negócio e para o mercado. No primeiro caso, você deve fazer uma análise do seu histórico de vendas para dominar os números da sua empresa e poder traçar metas realistas para o futuro. Observe se em algum período do ano as suas vendas são mais intensas ou caem bruscamente.

A partir dessa informação, você entende a sazonalidade das vendas. Então, pode traçar estratégias específicas para cada momento. Sabendo quais são os períodos de queda, você se planeja com antecedência para criar estratégias que tragam um pouco mais de vendas. Já entendendo quais os picos durante o ano, é possível potencializar essa oportunidade com ações bem planejadas.

Ao mesmo tempo, é essencial olhar para o seu mercado e entender o comportamento do consumidor nesse setor. Pesquise sobre quais são as motivações do seu público-alvo e quando ele está mais disposto a comprar. Para fazer uma projeção de vendas mais assertiva, junte essas informações colhidas sobre o mercado e os dados da sua empresa.

Usar um sistema de gestão pode ser bastante vantajoso para fazer uma projeção de vendas. Isso porque esse tipo de ferramenta traz dados sobre o seu negócio, como informações sobre sazonalidade e histórico de vendas, fundamental para traçar uma previsão.

Além disso, um bom sistema traz a possibilidade de emitir relatórios sobre a sua empresa para embasar suas decisões e criar estratégias realmente efetivas para o seu negócio, a partir da análise daquilo que já funcionou.

Quer dicas para aumentar suas vendas ainda este ano? Então confira o artigo que preparamos sobre o assunto: Como usar um marketplace para aumentar suas vendas?

Obrigada pelo papo e conte com a gente!

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