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Por que é importante ter o contato dos seus clientes? E como conseguir?

 Por que é importante ter o contato dos seus clientes? E como conseguir?

Você sabe qual a importância de ter o contato dos seus clientes e como fazer com que eles forneçam essa informação para a sua empresa? 

Muitas vezes, os consumidores podem hesitar na hora de passarem seus contatos para uma empresa. Mas há formas de conseguir esses dados sem invadir a privacidade dos visitantes do seu site. 

No post de hoje, confira 5 maneiras de obter o contato dos seus clientes rapidamente! Vem ler!

Três principais aprendizados de hoje

  1. Ter o contato dos consumidores é importante para manter um bom relacionamento com eles ao longo do tempo e enviar ofertas personalizadas e as novidades da sua marca para eles. Mas é importante ter mais de um dado de contato de um mesmo consumidor. Isso porque o número de celular dele pode mudar, por exemplo. Assim, depender apenas de um único contato pode comprometer o relacionamento com o cliente. 
  2. A primeira dica de hoje para você conseguir o contato dos consumidores é oferecer algo em troca. Aqui, vale investir na produção de conteúdos gratuitos para download e pedir informações sobre o cliente em troca desses materiais. Crie uma página de captura para coletar os dados que você precisa. Você pode fazer isso por meio de plataformas como o Instapage, o Wix ou o Squarespace. A segunda dica é pedir para o cliente se inscrever na sua newsletter. Assim, o consumidor sempre vai receber as novidades e ofertas da sua empresa em primeira mão e de forma constante, de acordo com a periodicidade da sua newsletter.
  3. Já a terceira dica é disponibilizar um formulário de contato no seu site. Assim, o cliente preenche as informações pedidas e espera a sua empresa entrar em contato com ele. Só não crie formulários muito longos para não afastar os consumidores. A nossa quarta dica é integrar diferentes canais de contato. Assim, se o cliente inicia uma conversa pelo chat no seu site, você pode pedir o e-mail dele para o caso da conversa ser interrompida, por exemplo. A quinta e última dica de hoje é estimular os seus clientes a se inscreverem nas suas redes sociais, como o Youtube e o Telegram, ou seguirem seu perfil no Facebook e no Instagram. Assim, eles ficam sempre atualizados sobre o que a sua empresa está fazendo e sobre as ofertas do momento.

Por que é importante ter o contato dos seus clientes?

Ter o contato dos seus clientes é fundamental para manter e fortalecer o relacionamento com eles, tornando essa relação cada vez mais duradoura.

Além disso, uma vez que você sabe como entrar em contato com os consumidores, pode mantê-los sempre atualizados sobre as novidades da sua empresa, assim como enviar novas ofertas e conteúdos exclusivos da sua marca para eles. 

Também é interessante ter mais de um dado de contato do seu cliente. Isso porque talvez ele não acesse muito o e-mail, mas veja o WhatsApp todos os dias. Ou, quem sabe, ele pode trocar de telefone e se esse era o único meio que sua empresa tinha para falar com esse consumidor, o relacionamento fica comprometido. 

Agora, como conseguir os contatos dos clientes de uma forma que não seja invasiva, mas que funcione? É o que vamos ver a seguir, confira!

Dicas para conseguir o contato dos seus clientes

Separamos 5 excelentes dicas para estimular os seus consumidores a passarem os dados de contato para a sua empresa, vem ver!

  1. Ofereça algo em troca

Uma ótima forma de obter o contato dos seus clientes é oferecer conteúdos gratuitos, como ebooks, em troca de algumas informações sobre os interessados nos materiais. 

Esses dados podem ser do próprio visitante do seu site, como da empresa dele e incluem, por exemplo, nome, e-mail, telefone, tamanho do negócio, setor, região e profissão.

Assim, já é possível fazer um filtro e identificar quem pode se tornar cliente da sua empresa de acordo com o perfil captado. 

Para conseguir essas informações, portanto, é interessante criar uma página de captura que ofereça o material gratuito e tenha um espaço para o visitante incluir as suas informações. Sites como o Instapage, o Squarespace e o Wix trazem diferentes opções para construir essa página facilmente e deixá-la com a cara da sua marca. Aproveite!

  1. Peça a inscrição para a sua newsletter

Pedir para os visitantes do seu site se inscreverem na sua newsletter é uma ótima forma de conseguir o e-mail desses usuários. Afinal, a news é enviada por esse meio de contato. 

Assim, você consegue apresentar as suas ofertas personalizadas e conteúdos gratuitos que podem interessá-lo. Como a newsletter é enviada periodicamente, você mantém vivos o contato e o relacionamento com o cliente, que vai conhecendo melhor a sua marca a cada e-mail recebido.

  1. Disponibilize formulários de contato 

Uma forma simples de conseguir o contato dos seus clientes é disponibilizar um formulário no seu site, no qual os visitantes interessados em falar com a sua empresa podem deixar seus dados para contato. 

Nesse caso, porém, você só tem acesso às informações do cliente se a iniciativa partir totalmente dele, o que pode não gerar resultados tão eficientes, como no caso de oferecer algo em troca, por exemplo. 

De qualquer forma, o formulário é uma boa alternativa de canal para oferecer aos seus clientes e captar mais de um dado de contato deles de uma vez. Para isso, a ideia é pedir, por exemplo, o e-mail e o WhatsApp no mesmo formulário. 

Assim, caso você não consiga falar com o consumidor em um deles, ainda é possível contatá-lo por meio do outro canal, aumentando as chances de iniciar um relacionamento com esse cliente. 

Mas não exagere na quantidade de informações pedidas. Formulários muito longos podem assustar o consumidor e fazer com que ele não preencha os dados. 

  1. Integre canais de contato

Alguma vez você já entrou em um site, iniciou uma conversa pelo chat e o dispositivo pediu seu e-mail? 

Então, essa é uma ótima forma de obter o contato do seu cliente, principalmente se a conexão com a internet for perdida e a conversa pelo chat for interrompida. 

A mesma prática pode ser aplicada no caso do WhatsApp, por exemplo. Assim, você garante que tem mais de um canal de contato para conversar com o cliente se for preciso. 

  1. Estimule a inscrição nas suas redes sociais

Uma forma bastante eficiente de ter diferentes dados de contato dos seus clientes é pedir para eles se inscreverem nas suas redes sociais, como o Youtube e o Telegram, ou seguirem o seu perfil, como no caso do Facebook e do Instagram. 

Com isso, eles conseguem acompanhar os seus posts e acabam tendo cada vez mais consciência sobre o que a sua marca faz e como ela pode ajudá-los a resolver os problemas que têm. 

Agora que você já sabe da importância de ter os contatos dos seus clientes e quais são algumas formas de conseguí-los, que tal entender como fortalecer o relacionamento com o consumidor para não desperdiçar todo esse trabalho? 

Então, confira nosso artigo sobre o assunto: Relacionamento com o cliente: o que fazer e o que não fazer?

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