Você sabe qual a importância de ter o contato dos seus clientes e como fazer com que eles forneçam essa informação para a sua empresa?

Muitas vezes, os consumidores podem hesitar na hora de passarem seus contatos para uma empresa. Mas há formas de conseguir esses dados sem invadir a privacidade dos visitantes do seu site.

No post de hoje, confira 5 maneiras de obter o contato dos seus clientes rapidamente! Vem ler!

Por que é importante ter o contato dos seus clientes?

Ter o contato dos seus clientes é fundamental para manter e fortalecer o relacionamento com eles, tornando essa relação cada vez mais duradoura.

Além disso, uma vez que você sabe como entrar em contato com os consumidores, pode mantê-los sempre atualizados sobre as novidades da sua empresa, assim como enviar novas ofertas e conteúdos exclusivos da sua marca para eles.

Também é interessante ter mais de um dado de contato do seu cliente. Isso porque talvez ele não acesse muito o e-mail, mas veja o WhatsApp todos os dias. Ou, quem sabe, ele pode trocar de telefone e se esse era o único meio que sua empresa tinha para falar com esse consumidor, o relacionamento fica comprometido.

Agora, como conseguir os contatos dos clientes de uma forma que não seja invasiva, mas que funcione? É o que vamos ver a seguir, confira!

Dicas para conseguir o contato dos seus clientes

Separamos 5 excelentes dicas para estimular os seus consumidores a passarem os dados de contato para a sua empresa, vem ver!

1. Ofereça algo em troca

Uma ótima forma de obter o contato dos seus clientes é oferecer conteúdos gratuitos, como ebooks, em troca de algumas informações sobre os interessados nos materiais.

Esses dados podem ser do próprio visitante do seu site, como da empresa dele e incluem, por exemplo, nome, e-mail, telefone, tamanho do negócio, setor, região e profissão.

Assim, já é possível fazer um filtro e identificar quem pode se tornar cliente da sua empresa de acordo com o perfil captado.

Para conseguir essas informações, portanto, é interessante criar uma página de captura que ofereça o material gratuito e tenha um espaço para o visitante incluir as suas informações. Sites como o Instapage, o Squarespace e o Wix trazem diferentes opções para construir essa página facilmente e deixá-la com a cara da sua marca. Aproveite!

2. Peça a inscrição para a sua newsletter

Pedir para os visitantes do seu site se inscreverem na sua newsletter é uma ótima forma de conseguir o e-mail desses usuários. Afinal, a news é enviada por esse meio de contato.

Assim, você consegue apresentar as suas ofertas personalizadas e conteúdos gratuitos que podem interessá-lo. Como a newsletter é enviada periodicamente, você mantém vivos o contato e o relacionamento com o cliente, que vai conhecendo melhor a sua marca a cada e-mail recebido.

3. Disponibilize formulários de contato

Uma forma simples de conseguir o contato dos seus clientes é disponibilizar um formulário no seu site, no qual os visitantes interessados em falar com a sua empresa podem deixar seus dados para contato.

Nesse caso, porém, você só tem acesso às informações do cliente se a iniciativa partir totalmente dele, o que pode não gerar resultados tão eficientes, como no caso de oferecer algo em troca, por exemplo.

De qualquer forma, o formulário é uma boa alternativa de canal para oferecer aos seus clientes e captar mais de um dado de contato deles de uma vez. Para isso, a ideia é pedir, por exemplo, o e-mail e o WhatsApp no mesmo formulário.

Assim, caso você não consiga falar com o consumidor em um deles, ainda é possível contatá-lo por meio do outro canal, aumentando as chances de iniciar um relacionamento com esse cliente.

Mas não exagere na quantidade de informações pedidas. Formulários muito longos podem assustar o consumidor e fazer com que ele não preencha os dados.

4. Integre canais de contato

Alguma vez você já entrou em um site, iniciou uma conversa pelo chat e o dispositivo pediu seu e-mail?

Então, essa é uma ótima forma de obter o contato do seu cliente, principalmente se a conexão com a internet for perdida e a conversa pelo chat for interrompida.

A mesma prática pode ser aplicada no caso do WhatsApp, por exemplo. Assim, você garante que tem mais de um canal de contato para conversar com o cliente se for preciso.

5. Estimule a inscrição nas suas redes sociais

Uma forma bastante eficiente de ter diferentes dados de contato dos seus clientes é pedir para eles se inscreverem nas suas redes sociais, como o Youtube e o Telegram, ou seguirem o seu perfil, como no caso do Facebook e do Instagram.

Com isso, eles conseguem acompanhar os seus posts e acabam tendo cada vez mais consciência sobre o que a sua marca faz e como ela pode ajudá-los a resolver os problemas que têm.

Agora que você já sabe da importância de ter os contatos dos seus clientes e quais são algumas formas de conseguí-los, que tal entender como fortalecer o relacionamento com o consumidor para não desperdiçar todo esse trabalho?