Você já perdeu alguns clientes para outro empreendimento? Sabemos como cada consumidor é importante para o pequeno negócio. Nesse sentido, saber como se destacar da concorrência e como garantir a fidelização de clientes tem um grande papel para manter o seu público.

Para isso, é preciso ter um diferencial que faça com que o público prefira consumir no seu empreendimento. Você sabe como fazer isso?

Pensando em ajudá-lo nessa tarefa, preparamos este artigo. Nele, vamos falar sobre algumas estratégias para você aplicar no seu negócio e não perder mais clientes para a concorrência. Continue a leitura e confira!

Por que é fundamental se destacar da concorrência?

Saber como se destacar da concorrência é fundamental para que os possíveis clientes optem por consumir em seu negócio e não no do seu concorrente. Por isso, tão relevante quanto conhecer o seu público-alvo, é saber quem são seus concorrentes.

Para tanto, faça pesquisa sobre eles e os seus respectivos posicionamentos perante o mercado a fim de identificar o perfil deles e potenciais oportunidades para o seu negócio.

Dessa maneira, costuma ser mais fácil compreender quais são os pontos que você deve aprimorar, além de ser possível saber como adequá-los ao seu empreendimento.

Mais uma dica relevante é analisar as atitudes negativas e prejudiciais de negócios da mesma área de atuação do seu e que podem comprometer uma marca. Assim, você também se baseia nas ações de seus concorrentes para evitar cometer tais equívocos.

Qual é a importância do diferencial competitivo?

O diferencial competitivo é fundamental para um negócio, uma vez que se trata justamente do fator que faz com que os consumidores prefiram comprar de você, apesar de existirem ofertas da concorrência.

Já a vantagem competitiva é o que faz o seu negócio ser preferido pelos clientes, como o fato de você oferecer um atendimento diferenciado ou comercializar produtos de alta qualidade. Ela é o diferencial que um empreendimento tem em relação aos seus concorrentes e, apenas ao oferecer algo único, é possível fidelizar consumidores.

São esses atributos que fazem com que um negócio seja especial na visão do consumidor e, consequentemente, essa também costuma ser a razão pela qual existem alguns que conseguem manter as vendas em alta mesmo em momentos de crise.

O diferencial competitivo só é, de fato, válido, quando os clientes notam esse valor. Por isso, não basta que um negócio procure ter fatores diferenciadores, ele também deve montar planos de comunicação para divulgar essas características e atrair mais pessoas.

Como se destacar da concorrência?

Agora que você já conhece a importância de ter um diferencial competitivo, vamos apresentar, a seguir, algumas dicas para que o seu negócio se destaque no mercado!

Criar uma proposta de valor

Você já tem a proposta de valor para o seu negócio? Ela envolve diversos elementos que são essenciais para o desenvolvimento dele, como qual é o seu modelo de vendas, quem é o seu público, qual é o seu propósito, os seus objetivos e as suas estratégias.

Entre os itens inclusos na proposta, está o seu diferencial competitivo. Ele é bastante importante para manter os seus clientes e evitar que eles escolham a concorrência. Isso porque, como brevemente mencionado, trata-se de oferecer aos consumidores algo que outros negócios não oferecem. Então, aposte nesse elemento para se destacar entre os clientes e mantê-los fidelizados.

Estudar a concorrência

Se você está perdendo clientes para a concorrência, é interessante investigar os motivos para que isso aconteça. Por isso, nossa dica é que você estude bem os seus concorrentes. Como eles se posicionam no mercado? Quais as suas ofertas? O que os consumidores têm a dizer sobre essas marcas? Responder a essas perguntas ajuda a entender melhor os negócios do mesmo segmento que o seu e a ajustar as estratégias que você usa.

Além disso, é preciso olhar para os comentários nas redes sociais dessas marcas. Isso porque os consumidores costumam fazer elogios e reclamações nesses espaços, além de postarem suas dúvidas.

Assim, você tem acesso ao que o público pensa dos seus concorrentes e pode encontrar oportunidades de preencher uma lacuna deixada por eles. Por exemplo, se você tem uma loja de bolos e nenhum dos seus principais concorrentes vende bolo de cenoura, mas você notou que essa é uma demanda dos clientes, pode começar a produzir esse sabor na sua loja.

A partir das dúvidas dos clientes, você também tem a opção de criar conteúdos gratuitos que respondam a essas questões, atraindo maior atenção do público.

Estudar a concorrência é importante, ainda, para avaliar se os seus preços estão muito abaixo ou acima dos praticados no mercado, o que também impacta a percepção dos seus clientes e a decisão de compra deles.

Apostar na inovação

Para se diferenciar da concorrência, você deve ficar atento às inovações do seu setor, incluindo as novas tecnologias e metodologias estratégicas.

Hoje, há diversas soluções que facilitam a produtividade do time e que, por mais que não sejam gratuitas, reduzem alguns custos de processo.

Por isso, é tão importante que os gestores sejam pessoas conectadas com as novidades do mercado. Isso inclui, também, ir atrás de pesquisas sobre o seu segmento de negócio. Afinal, esses estudos podem apontar perspectivas e tendências para o seu setor e apoiar as suas decisões.

As vendas online, por exemplo, são uma tendência de mercado na qual os negócios devem apostar. Um estudo realizado pela ACI Worldwide revelou que, só em junho de 2020, as vendas de e-commerce tiveram um aumento de 28%.

Isso é apenas uma das consequências da transformação digital, que, segundo 84% dos vendedores entrevistados pelo State of Sales, está em plena expansão em comparação com o ano de 2019.

Ouvir seus clientes

Uma das maneiras mais eficientes de entender os motivos pelos quais você perdeu clientes para a concorrência é ouvir os consumidores. Pergunte diretamente a eles o que motivou a decisão de mudar ou de desistir de comprar de você. Com isso, você pode até recuperar alguns clientes perdidos.

Conversando com os consumidores, é possível compreender o que falta nos seus serviços ou produtos. A partir disso, você consegue personalizá-los de acordo com a opinião dos clientes, diferenciando-se da concorrência.

Fazer pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação são uma das melhores formas de saber o que os clientes pensam da sua marca e de prever as chances de perder consumidores que estão insatisfeitos com o seu serviço ou produto.

Com ela, você identifica os principais incômodos dos clientes e também aquilo que mais os agrada no seu negócio. Se os resultados da pesquisa mostram que uma grande parte dos seus consumidores está insatisfeita, você pode tomar medidas que evitem que eles parem de comprar com você.

Identificar um vazio em seu nicho e preenchê-lo

Existem empreendedores que pensam, erroneamente, que é preciso explorar uma nova área para obter sucesso. No entanto, há outras formas de se manter competitivo no mercado. É claro que ele precisa de pioneiras, mas esse não é um fator primordial para o sucesso.

Uma boa alternativa, em vez de buscar uma nova ideia, é olhar o que falta no seu ramo de atuação a fim de preencher esse vazio. Depois, você deve descobrir a melhor forma possível de atender a essa necessidade.

Esse fator é muito relevante, especialmente nos casos em que você comercializa um produto que é parecido, em muitos pontos, com o de seus concorrentes. A marca Starbucks, sem dúvidas, não foi o primeiro negócio a vender café, mas ela se destacou dos demais porque criou uma nova experiência no consumo da bebida, por exemplo.

Por isso, procure pensar grande ao estabelecer os princípios de seu negócio e, em seguida, concentre-se em ser excepcionalmente bom no seu diferencial, afinal, não há como se destacar no mercado competitivo sem isso.

Agora que você já sabe como se destacar da concorrência, coloque em prática as dicas que apresentamos para criar um diferencial competitivo para o seu negócio a fim de atrair e reter clientes!

Gostou das nossas orientações? Então, continue a visita no nosso blog e descubra 5 dicas para otimizar serviços e produtos para o seu cliente!

3 principais aprendizados do artigo:

1. A nossa primeira dica para você não perder clientes para a concorrência é criar uma proposta de valor. Ela envolve diversos elementos, entre eles, o seu diferencial competitivo. Esse é fundamental para atrair e fidelizar seus clientes. Afinal, você oferece algo que seus concorrentes não oferecem e é preciso apostar nesse aspecto.  Outro ponto importante é estudar a concorrência, o posicionamento que ela tem no mercado e as opiniões dos clientes sobre ela. Isso te ajuda a entender se os seus preços estão de acordo com o mercado e também para perceber quais são as principais demandas dos consumidores.

2. A terceira dica deste texto é apostar em inovação. Um bom empreendedor precisa estar atento às novidades do setor de atuação do negócio. Assim, é possível traçar estratégias melhores para manter os clientes e se diferenciar da concorrência. Por isso, busque se informar sobre as tendências para o seu segmento. Atualmente, há diversos estudos que apontam as perspectivas para os pequenos negócios.

3. Ouça seus clientes. Essa é uma ótima forma de entender o que motivou os consumidores a escolherem a concorrência para realizar as compras. A partir dessa estratégia, é possível personalizar seus serviços ou produtos e até reconquistar alguns clientes. Chegando ao término da nossa lista, a quinta dica é fazer pesquisas de satisfação. Com elas, você consegue identificar o nível de satisfação dos consumidores com a sua marca. Por fim, a sexta orientação é sobre a importância de identificar um vazio em seu nicho a fim de preenchê-lo.