Perdendo clientes para a concorrência? Descubra como evitar essa situação!

 Perdendo clientes para a concorrência? Descubra como evitar essa situação!

Você já perdeu alguns clientes para a concorrência? A gente sabe como cada consumidor é importante para o pequeno negócio. Nesse sentido, ter um diferencial competitivo e garantir a fidelização têm um grande papel para manter o seu público. 

No post de hoje, vamos falar sobre algumas estratégias para você aplicar no seu negócio e não perder mais clientes para a concorrência. Vem ler!

Três principais aprendizados de hoje

  1. A nossa primeira dica para você não perder clientes para a concorrência é criar uma proposta de valor. Ela envolve diversos elementos para o desenvolvimento do seu negócio, como o público-alvo, o modelo de vendas e também o seu diferencial competitivo. Este último é fundamental para atrair e fidelizar seus clientes. Afinal, você oferece algo que seus concorrentes não oferecem e é preciso apostar nesse aspecto. A segunda dica é estudar a concorrência, o posicionamento que ela tem no mercado e as opiniões dos clientes sobre ela. Isso é importante para entender se os seus preços estão ajustados ao mercado e também para entender quais são as principais demandas dos consumidores. 
  2. A terceira dica de hoje é apostar em inovação. Um bom empreendedor precisa estar atento às novidades do setor de atuação do negócio. Assim, é possível traçar estratégias melhores para manter os clientes e se diferenciar da concorrência. Por isso, busque se informar sobre as tendências para o seu segmento. Atualmente, há diversos estudos que apontam as perspectivas para os pequenos negócios.  
  3. Já a quarta dica é ouvir os seus clientes. Essa é uma ótima forma de entender o que motivou os consumidores a escolherem a concorrência para realizar as compras. A partir dessa estratégia, é possível personalizar seus serviços ou produtos e até reconquistar alguns clientes. A nossa quinta e última dica é fazer pesquisas de satisfação. Com elas, é possível identificar o nível de satisfação dos consumidores com a sua marca. Se os resultados forem ruins, você consegue traçar planos de ação para reverter o cenário. 
  1. Criar uma proposta de valor

Você já tem a proposta de valor para o seu negócio? Ela envolve diversos elementos que são essenciais para o desenvolvimento da sua empresa, como o seu modelo de vendas, quem é o seu público, qual o propósito do seu negócio, seus objetivos e estratégias. Entre os itens inclusos na proposta está o seu diferencial competitivo. 

Ele é bastante importante para manter os seus clientes e evitar que eles escolham a concorrência. Isso porque o seu diferencial oferece aos consumidores algo que outras empresas não oferecem. Então, aposte nesse elemento para se destacar entre os clientes e mantê-los fidelizados. 

  1. Estudar a concorrência

Se você está perdendo clientes para a concorrência, é interessante investigar os motivos para que isso aconteça. Por isso, nossa dica é que você estude bem os seus concorrentes. Como eles se posicionam no mercado? Quais as suas ofertas? O que os consumidores têm a dizer sobre essas marcas? Responder a essas perguntas te ajuda a entender melhor as empresas concorrentes e ajustar as estratégias do seu negócio. 

Além disso, você deve olhar para os comentários nas redes sociais dessas marcas. Isso porque os consumidores costumam fazer elogios e reclamações nesses espaços, além de postarem suas dúvidas. 

Assim, você tem acesso ao que o público pensa dos seus concorrentes e pode encontrar oportunidades de preencher uma lacuna deixada por eles. Por exemplo, se você tem uma loja de bolos e nenhum dos seus principais concorrentes vende bolo de cenoura, mas você notou que essa é uma demanda dos clientes, pode começar a produzir esse sabor na sua loja. 

A partir das dúvidas dos clientes, você também pode criar conteúdos gratuitos que respondam a essas questões, atraindo maior atenção do público. 

Estudar a concorrência também é importante para avaliar se os seus preços estão muito abaixo ou muito acima do mercado, o que também impacta na percepção dos seus clientes e na decisão de compra deles. 

  1. Apostar na inovação

Para se diferenciar da concorrência, você deve ficar atento às inovações do seu setor, incluindo as novas tecnologias e metodologias estratégicas. 

Hoje, há diversas soluções que facilitam a produtividade do time e que, por mais que não sejam gratuitas, elas acabam reduzindo alguns custos de processo. 

Por isso, é tão importante que os gestores sejam pessoas conectadas com as novidades do mercado. Isso inclui também ir atrás de pesquisas sobre o seu segmento de negócio. Afinal, esses estudos podem apontar perspectivas e tendências para o seu setor e apoiar as suas decisões. 

As vendas online, por exemplo, são uma tendência de mercado que as empresas devem apostar. Um estudo realizado pela ACI Worldwide revelou que, só em junho de 2020, as vendas de e-commerce tiveram um aumento de 28%

Isso é apenas uma das consequências da transformação digital, que, segundo 84% dos vendedores entrevistados pelo State of Sales, está em plena expansão em comparação com o ano de 2019.

  1. Ouça seus clientes

Uma das maneiras mais eficientes de entender os motivos pelos quais você perdeu clientes para a concorrência é ouvir os consumidores. Pergunte diretamente a eles o que motivou a decisão de mudar ou de desistir de comprar de você. Com isso, você pode até recuperar alguns clientes perdidos.  

Conversando com os consumidores, é possível compreender o que falta nos seus serviços. A partir disso, você consegue personalizar seus serviços ou produtos de acordo com a opinião dos clientes, diferenciando-se da concorrência. 

  1. Faça pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação são uma das melhores formas de saber o que os clientes pensam da sua marca e prever as chances de perder consumidores que estão insatisfeitos com o seu serviço ou produto. 

Com esse tipo de pesquisa, você identifica os principais incômodos dos clientes e também aquilo que mais os agrada no seu negócio. Se os resultados da pesquisa mostram que uma grande parte dos seus consumidores está insatisfeita, você pode tomar medidas que previnam que eles parem de comprar com você.

Quer saber como conduzir pesquisas de satisfação eficientes para o seu negócio? Então, você precisa ler este artigo: 3 vantagens que o NPS traz para o pequeno negócio.

Obrigada pelo papo e conte com a gente!

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