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Pequenos negócios: marque sua presença online e aumente suas vendas!

 Pequenos negócios: marque sua presença online e aumente suas vendas!

Tempo de leitura: 6 minutos

Se antes da pandemia, a presença online já era um elemento importante para os pequenos negócios, agora, ela é fundamental para manter as operações das empresas.

Por isso, no post de hoje, trouxemos algumas dicas para você expandir e profissionalizar a sua presença no digital. Mas, primeiro, vamos falar um pouco sobre a importância desse processo para a sua empresa. Vem ler!

Três principais aprendizados de hoje

  1. Expandir a presença digital do seu negócio tem inúmeras vantagens, como aumento de vendas e fortalecimento do relacionamento com o cliente. Com a pandemia, o consumidor brasileiro passou a comprar mais em plataformas online e as vendas nesse meio dispararam. Essa é uma tendência que veio para ficar. Por isso, as empresas precisam se preparar para aumentar sua presença online e continuar vendendo.
  2. A primeira dica de hoje é focar na geração de demanda. Essa estratégia tem como objetivo atrair mais clientes para o seu negócio. Assim, é possível aumentar sua receita com consistência a partir do monitoramento da jornada de compra dos consumidores e dos indicadores de vendas. A segunda dica da nossa lista para expandir a sua presença online é investir em gestão de tráfego. Nesse caso, vale contar com um especialista no assunto, que vai criar ações para que suas campanhas virtuais tenham mais sucesso. A ideia é administrar o fluxo de visitantes que chegam até as suas redes sociais, o seu site ou o seu e-commerce.
  3. A terceira dica é planejar uma estratégia digital para a sua empresa. Nesse caso, você precisa contar com objetivos específicos e algumas métricas para fazer o acompanhamento dos resultados. Uma delas é a conversão dos seus anúncios nas redes sociais. Assim, é possível fazer testes frequentes para entender quais são as estratégias que mais funcionam com o seu público. A quarta e última dica de hoje para expandir a sua presença digital é utilizar o Google Meu Negócio. Essa ferramenta ajuda os seus clientes a encontrarem a sua empresa na internet. A solução permite cadastrar as informações mais importantes sobre a sua empresa, como telefone, horário de funcionamento e endereço. Assim, quando o cliente pesquisa sobre o negócio, ele acessa esses dados facilmente. 

Qual a importância de marcar presença online?

Marcar presença digital traz inúmeros benefícios para o seu negócio. Durante a pandemia, o consumo nesse meio subiu. 

De acordo com um levantamento feito pela Ipsos, 47% dos entrevistados afirmam fazer mais compras online do que antes. 

Só em 2020, as vendas no e-commerce brasileiro cresceram 41%, segundo uma pesquisa realizada pela Ebit|Nielsen. E, ao que tudo indica, essa é uma tendência que chegou para ficar (e crescer)!

Assim, o meio virtual é uma ótima forma de atrair novos clientes e vender mais. Além disso, o digital permite escalar o negócio e alcançar um número muito alto de pessoas, o que não aconteceria apenas com uma loja física. 

Uma estratégia digital eficiente permite ainda traçar ações mais eficientes de fidelização. Afinal, uma das vantagens do digital é a possibilidade de automatizar processos e enviar mensagens personalizadas para os consumidores.

Mas como você pode expandir a sua presença online? É o que vamos ver a seguir!

Dicas para expandir sua presença online

Separamos 4 dicas para você marcar presença no digital, atrair mais consumidores para o seu negócio e impulsionar suas vendas. Confira!

  1. Geração de demanda

O principal objetivo da geração de demanda é atrair consumidores interessados em comprar do seu negócio. 

A ideia é aumentar a sua receita de forma consistente e com acompanhamento dos indicadores de vendas. 

O monitoramento da jornada de compra do consumidor também é um elemento importante para a geração de demandas. Com isso, é possível fortalecer o relacionamento com o cliente a longo prazo, de forma que ele não pare de comprar do seu negócio. 

Assim, você conta com uma demanda constante por parte daqueles que já são consumidores fiéis, além dos novos clientes captados.

  1. Gestão de tráfego

A gestão de tráfego é importante para garantir que as suas campanhas nas redes sociais tenham sucesso. 

O tráfego nada mais é do que o fluxo de pessoas que visitam os seus canais, como site, e-commerce e redes sociais. Assim, a gestão corresponde ao controle, à organização e à estratégia por trás desse fluxo.

Então, capriche nos seus anúncios. Crie artes e textos persuasivos com o objetivo de conversão e acompanhe os resultados das campanhas, para incorporar as melhores estratégias no seu negócio.

Você pode contratar um profissional especializado em tráfego para ajudar nesse quesito. O especialista vai se dedicar a atrair os clientes certos para os seus canais digitais com o objetivo de vender os seus produtos.

Com isso, você consegue refinar o seu posicionamento no meio digital e fazer ofertas que realmente agreguem valor para os seus clientes. O resultado é um maior engajamento do seu público no ambiente virtual e um consequente aumento de vendas.

  1. Estratégia digital

Ter uma estratégia digital é um dos elementos que profissionalizam a ação online do seu negócio. Para fazer o planejamento estratégico, com a intenção de expandir a sua presença digital, é importante ter metas objetivas e específicas

Assim, fica mais fácil fazer um acompanhamento dos resultados dia a dia e entender se as suas ações estão trazendo o retorno esperado.

Com uma estratégia digital, você tem mais clareza sobre onde quer chegar e em quanto tempo pretende fazer isso. A partir disso, é possível destrinchar metas menores e criar planos de ação específicos para cada uma delas. 

Nesse caso, é importante contar com métricas que indiquem se você está no caminho certo. Os seus objetivos devem estar relacionados a essas métricas, que permitem acompanhar os seus resultados e analisar se eles estão próximos das metas estabelecidas. 

Um exemplo é a métrica de conversão dos seus anúncios no Instagram. Você consegue saber quantas pessoas clicaram na imagem. Assim, a sua empresa pode testar vários tipos de anúncio para entender qual converte melhor. 

  1. Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ótima ferramenta gratuita de marketing e vendas para pequenas empresas locais. 

A solução ajuda os seus clientes a encontrarem a sua empresa na internet com facilidade. Se um consumidor estiver andando nas proximidades da sua rua, por exemplo, e digitar “confeitaria” no Google, o seu negócio pode aparecer como um dos resultados da busca, por conta da localização. 

Além disso, com a ferramenta, você pode inserir telefone, horário de funcionamento, imagens e endereço da empresa. Então, quando o seu negócio aparece como sugestão para o cliente, ele já consegue ver todas essas informações. 

Quer testar o Google Meu Negócio para expandir a sua presença online e aumentar suas vendas? É só clicar aqui: site oficial GMN.

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