Páscoa: 7 dicas para preparar a sua confeitaria durante a quarentena

 Páscoa: 7 dicas para preparar a sua confeitaria durante a quarentena

Você já começou a preparar a sua confeitaria para a Páscoa? Este ano, essa data vai ser diferente por causa das medidas de proteção contra o coronavírus. Mas você pode adaptar o seu negócio e vender seus produtos durante esse momento de incerteza. 

Ao longo do post, vamos te dar várias dicas para que você consiga fazer um planejamento consciente, oferecer as melhores opções para o seu cliente e proteger o seu time.  Vem ler!

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

Planejamento deve ser a palavra de ordem das confeitarias que desejam se preparar para a Páscoa nesta época de quarentena. Separe uma quantia só para essa data e escolha um mix de produtos mais certeiro com base nas preferências dos seus clientes. Depois que você decidiu quais ingredientes vai usar, a quantidade de cada um e como vai ser a embalagem, pode precificar adequadamente.

2.

Dentro do planejamento, inclua também como vão ser feitas as entregas dos produtos para os clientes. Uma dica é usar as redes sociais para divulgar seus produtos e promoções de Páscoa e se inscrever em aplicativos de entrega como o Rappi e o Ifood.

3.

Para chamar a atenção do seu cliente, você pode apostar em produtos veganos e sem glúten, embalagens individuais que evitam a contaminação e porções menores. Como muitas pessoas vão passar a Páscoa separadas de suas famílias, esse tamanho de porção é ideal para o momento. 

1. Planejar o orçamento

O planejamento é fundamental em qualquer época do ano para qualquer tipo de negócio. Mas para as confeitarias que desejam fazer ações na Páscoa durante a quarentena, ele se torna ainda mais importante. 

Essa data costuma movimentar bastante as vendas de quem trabalha fazendo doces, mas, este ano, elas podem ficar comprometidas por conta do isolamento. Então, tenha isso em mente na hora de planejar seu orçamento. 

Primeiro, defina quais produtos você quer preparar para a Páscoa. Por exemplo, se pretende fazer cestas com ovinhos, além dos gastos com os insumos alimentícios, vai ter gastos com embalagem, laços e etc. A partir disso, separe uma quantia para gastar com esses materiais, precifique os produtos e faça a estimativa de vendas.  

Como as vendas não são garantidas nessa época, para decidir quais produtos vai fazer, vá nas opções mais certeiras. Se os doces com brigadeiro saem muito, mas os pães de mel não vendem tanto, vale apostar em ovos que levem o ingrediente que mais vende. Reduzir o mix de produtos nesta fase pode evitar prejuízos para o seu negócio.

A definição dos ingredientes e da quantidade de cada um é uma etapa essencial do planejamento orçamentário. Afinal, só assim você vai saber o que e quanto precisa comprar, evitando o gasto desnecessário e o desperdício de produtos. 

Além disso, na etapa do planejamento entra a negociação com fornecedores. Na quarentena, alguns podem ter prazos diferentes de entrega. Então, para evitar atrasos na sua produção, vale fazer os pedidos desde já para garantir que todos os itens cheguem a tempo de você preparar seus doces e manter seu estoque. 

2. Cuidados de higiene na cozinha

Assim como o planejamento, a higiene na cozinha é essencial para qualquer confeitaria. Mas, durante a pandemia de coronavírus, ela se faz ainda mais necessária. Existem protocolos de higiene específicos que devem ser seguidos para evitar a contaminação pelo vírus. 

Um dos itens indispensáveis é a lavagem de mãos. Oriente seus funcionários a adotarem esse hábito várias vezes ao dia e não colocarem as mãos no rosto, na boca e nos olhos. 

Também vale espalhar frascos de álcool gel pela cozinha (só cuidado com o fogo!) para garantir uma higiene ainda mais eficiente.

As luvas e máscaras também devem entrar na rotina da equipe para manipular os ingredientes e fazer os doces. Para proteger todo o time, é muito importante também que qualquer colaborador com sintomas de gripe, mesmo que leves, fique em casa. 

Essas medidas reduzem muito o risco de contaminação e garantem a segurança e o bem estar do seu time e dos seus clientes. 

3. Estimular as vendas

Como dissemos, as vendas podem ficar comprometidas durante a quarentena. Mas isso não é motivo para você desistir! Trace alternativas para divulgar o seu negócio e levar os produtos até os seus clientes.

Nesse cenário, as redes sociais dão um suporte grande aos donos de negócio que estão migrando para o online. Aproveite as ferramentas digitais para anunciar seus produtos de Páscoa e eventuais promoções. No nosso blog, montamos um post explicando passo-a-passo para você anunciar e vender nas redes sociais. Leia aqui

Já pensando nas entregas das mercadorias, considere entrar em aplicativos como o Rappi e o Ifood para alcançar públicos maiores e se manter na ativa. Não esqueça de divulgar para os seus clientes que agora você oferece um serviço de delivery. Também temos um post sobre esse assunto: Delivery: principais dicas para vender online 

4. Pensar em opções veganas e sem glúten

As pessoas estão cada vez mais conscientes sobre alimentação saudável e também sobre suas alergias alimentares. Para democratizar o seu cardápio, você pode inserir opções veganas e sem glúten feitas especialmente para a Páscoa. 

Além disso, essa é uma ótima forma de testar se esses produtos têm apelo comercial para o seu público. Se você tiver bons resultados, pode adotar doces desse tipo na sua confeitaria para depois da Páscoa também.  

Mas lembre-se do planejamento e da contenção de gastos. Teste apenas um ou dois produtos nesse formato e produza pouca quantidade de cada. Assim, você testa com segurança se esse tipo de doce funciona para o seu negócio.

5. Embalagens e produtos individuais

As embalagens individuais são ótimas opções para essa época de proteção contra o coronavírus porque evitam a contaminação. Doces maiores, como tortas e bolos, podem ser compartilhados e aumentam as chances de contaminação se os consumidores não tomarem os devidos cuidados, como não compartilhar talheres e não colocarem a mão no alimento que vai ser consumido por outras pessoas. 

Assim, as embalagens individuais protegem os clientes e garantem uma Páscoa saudável para todos. Além disso, são tamanhos ideias para este momento em que as pessoas não podem fazer festas com vários convidados para comemorar a data. 

6. Porções menores

Já que este ano não promete grandes confraternizações, não faz sentido montar várias cestas tamanho família para a Páscoa. Aposte em porções menores que contemplem apenas poucas pessoas. Faça bolos pequenos e ovos unitários. 

Para chamar a atenção dos consumidores, vale estilizar seus produtos e montar doces temáticos, como coelhos e cenouras de chocolate. Para incrementar os itens, você pode usar um pó comestível de ouro. Isso dá sofisticação aos produtos e deixa os presentes mais atraentes.  

7. Presentes

Nessa quarentena, muitas famílias vão passar a Páscoa separadas. Para acolher os seus clientes durante o momento difícil, você pode montar kits de presentes e lembrancinhas para eles enviarem aos parentes que estão distantes. 

Essa é uma forma de aproximar as pessoas e colocar a solidariedade em prática. Se o seu orçamento permitir, ofereça a opção de cartões gratuitos com mensagens de carinho para acompanhar os presentes.  

Faça uma campanha online nos seus perfis para divulgar essa iniciativa e estimular os consumidores a presentearem as pessoas. Isso ajuda as pessoas a ficarem mais próximas e sentirem a presença umas das outras durante a Páscoa, embora estejam cada um em sua casa. 

Para oferecer uma Páscoa mais acolhedora para os seus clientes e o seu time, mesmo neste momento difícil, aposte nas nossas dicas para aproveitar a data. 

Esperamos ter te ajudado com este conteúdo. Se você quiser saber outras dicas para manter o seu negócio durante a quarentena, leia nosso post: Dicas para manter o seu negócio em época de coronavírus

Obrigada pelo papo e conte com a gente!

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2 Comentários

  • Sou a Helena, e gostei muito deste artigo em seu site, tem muita qualidade parabéns vou acompanhar seus artigos, para saber mais dicas.

    • Oi, Helena. Tudo bem?
      Que bom que gostou! Estamos cada vez mais produzindo conteúdos pra você (:]
      Inclusive, você já se inscreveu no nosso canal? http://www.youtube.com/PapodeBalcãoOficial

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