Novas estratégias: como criar oportunidades em épocas incertas

 Novas estratégias: como criar oportunidades em épocas incertas

Os pequenos negócios são maioria no Brasil. Agora que estamos vivendo uma crise por causa do coronavírus, diferentes segmentos vão ser bastante prejudicados. Os pequenos negócios que não têm uma reserva de emergência, ficam mais vulneráveis a momentos de instabilidade. Mas ainda há esperança! 

Estamos sempre buscando alternativas para ajudar você a enfrentar esse momento difícil. Por isso, no post de hoje, trouxemos algumas dicas para você elaborar novas estratégias nessa época incerta. Vem ver o que preparamos para você!

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

Agora, a presença da sua marca no meio digital vai ser mais importante do que nunca. Por isso, alimente suas redes sociais com conteúdos relevantes sobre o seu nicho de atuação. As redes funcionam também como um excelente canal de atendimento ao cliente e uma oportunidade para vender. Divulgue suas promoções e serviços no Facebook e no Instagram. Mas não se limite apenas às redes sociais. Construa um site ou e-commerce para estimular as vendas e monte cursos online para passar o seu conhecimento para frente, enquanto cria uma nova fonte de renda. 

2.

Um bom planejamento é essencial para enfrentar qualquer crise. Trace alguns cenários possíveis para o seu negócio e pense em diferentes planos para alcançar os seus objetivos nesse momento. Reveja seus custos e organize o seu estoque para garantir uma melhor gestão do seu negócio. Dentro do seu planejamento, você pode incluir estratégias para erguer um serviço de entregas na sua empresa e atender às necessidades dos seus clientes que estão em isolamento.

3.

O momento em que vivemos pede soluções inovadoras para lidar com a crise. Isso se estende às formas de trabalho. Já pensou em adotar o home-office para a sua equipe? Esse estilo de trabalho acompanha as evoluções tecnológicas e pode ser uma boa oportunidade para testar novas estratégias. Para ajudar você e o seu time a inovarem, façam alguns cursos online gratuitos e disponibilizados por várias instituições durante a quarentena. 

Presença Digital

Mesmo que você só atue em loja física, precisa pensar em migrar para o digital. Afinal, os canais online são a forma de contato que você pode ter com o seu cliente agora. Se você já estava presente nas redes sociais, esse é o momento de investir nos seus conteúdos, atrair mais clientes e vender!

Redes Sociais

As pessoas estão passando muito tempo dentro de casa. Então, os clientes estão ainda mais conectados agora. Por isso, você deve aproveitar o  momento para fortalecer a sua marca nas redes sociais. Se você ainda não tem um Facebook e um Instagram para o seu negócio, é hora de montar o seu perfil!

O momento pede maior conexão virtual e as redes sociais permitem que você não só apresente seus produtos e serviços por meio das fotos, posts escritos e stories, como se mantenha em contato com os clientes. Use as redes para realizar o atendimento e esclarecer todas as dúvidas que os consumidores têm sobre a sua empresa. 

Além disso, você pode abrir as suas redes sociais para fazer lives com especialistas para conscientizar os seus seguidores sobre como eles devem se comportar nesse momento. 

Fortalecendo sua marca no digital agora, quando o período de isolamento acabar, você vai ter conquistado a confiança de mais clientes e estreitado as conexões com eles. Montamos um post exclusivo para você divulgar o seu negócio nas redes sociais. Clique aqui para conferir!

Vendas online

As redes sociais são uma poderosa ferramenta de divulgação e vendas! Mas, somado a elas, você também pode optar por uma plataforma de e-commerce para esse período ou até mesmo um blog ou site próprio. 

Para dar um suporte ao seu processo de vendas online, envie e-mails periódicos para os seus clientes divulgando suas promoções e dando dicas na sua área de atuação. Por exemplo, se você tem um salão de cabeleireiro, pode produzir conteúdos ensinando técnicas de penteado. Se a sua loja vende cosméticos, monte alguns artigos dando dicas de maquiagem. 

Montar um curso online nessa época é uma ótima forma de estimular suas vendas, gerar uma outra fonte de renda e ganhar autoridade no seu nicho. Mobilize sua equipe para te ajudar nesse projeto. A venda de cursos online pode ser um excelente complemento agora que a tendência é do consumo diminuir. 

Sistema de Entrega

Você faz entregas para o seu cliente? Muita gente acha que as entregas ficam restritas ao delivery de restaurante. Mas não é assim! Praticamente qualquer empresa que vende produtos pode adotar o serviço de entrega. 

Farmácias, lojas de cosméticos, de artesanatos, livrarias, docerias. Todos esses tipos de negócio permitem fazer entregas para os consumidores. 

Existem aplicativos específicos para isso, como o Rappi, mas você pode montar uma estrutura própria para fazer as entregas.

Se a sua empresa é um restaurante e ainda não tem um delivery, dá uma olhada neste artigo que fizemos para você: Delivery: por onde começar?

Com a quarentena, a opção que os clientes têm é usar os serviços de entrega disponibilizados pelas empresas. A tendência é que isso se torne um hábito de consumo a longo prazo. Assim, se você adotar o delivery agora, pode manter essa prática e ter resultados muito positivos no futuro. 

Aluguéis

Já pensou em alugar os seus equipamentos? Essa é uma boa opção para empresas que estão com as operações suspensas e querem ter alguma fonte de renda no período de isolamento. Você pode tanto alugar o espaço da sua loja como as suas máquinas e aparelhos.

De espaço

Se você tem uma cozinha e optou por encerrar as operações nesse período, pode alugar seus equipamentos ou até mesmo o espaço para uma outra operação. Além disso, o seu espaço pode servir inclusive para a produção de materiais hospitalares ou como estoque para esse tipo de equipamento. 

De equipamentos

Você tem uma academia e não sabe o que fazer com ela fechada? Por que não alugar seus aparelhos? Com as pessoas em casa, elas estão buscando diversificar suas atividades e isso pode ser uma boa oportunidade para você.

O mesmo vale, por exemplo, para lojas de informática. Você pode alugar notebooks, teclados e até HDs. Independentemente do seu nicho, a ideia aqui é procurar oportunidades neste momento para não deixar suas máquinas sem uso.

Planejamento

Momentos de crise costumam revelar as lacunas do negócio ou deixá-las ainda mais evidentes. Por isso, em qualquer época do ano, o planejamento é fundamental. No momento agudo da crise, como o que estamos vivendo agora, você pode aproveitar para estruturar e organizar seu negócio fazendo um planejamento mais detalhado para o futuro.

Trace alguns cenários possíveis para o seu negócio, levando em conta as perspectivas e quedas nas vendas, as suas reservas de emergência e possíveis renegociações com fornecedores e locadores. A partir disso, você consegue traçar estratégias com objetivos específicos, rever custos e pensar em alternativas. 

Um dos pontos importantes do planejamento é o seu estoque.  Uma opção aqui é reduzir o seu mix de produtos e operar com os que te dão mais margem de lucro. Assim, você evita o desperdício de itens e o abarrotamento do estoque. Temos um artigo específico sobre gestão de estoque e que pode te ajudar nesse momento. Vem ler aqui

Uma dica importante e que envolve o planejamento é anotar os aprendizados que essa época está trazendo para o seu negócio. Além de te dar mais clareza sobre as suas estratégias, essa prática é valiosa para evitar erros no futuro. Assim, seu negócio fica menos vulnerável a momentos imprevisíveis.  

Inovação

Uma das vantagens que os pequenos negócios têm em relação a grandes empresas é maior agilidade para mudanças. Nesse cenário, os pequenos podem testar novos métodos com muito mais facilidade e ter aprendizados rapidamente. Por isso, pensar em soluções inovadoras para esse momento é uma ótima forma de lidar com a crise. 

Grandes empresas também estão inovando. O grupo LVMH, de perfumes, passou a produzir álcool gel para alimentar um mercado carente desse produto. A Magazine Luiza, por exemplo, doou mil colchões para ajudar os mais vulneráveis na época do coronavírus. É claro que você não precisa tomar as mesmas ações, mas esse tipo de história pode inspirar você a criar estratégias inovadoras para este momento.

Uma forma de não perder nem prejudicar seus clientes é dar vouchers para que eles utilizem quando essa fase passar. Negocie com eles para evitar o cancelamento e incentive a remarcação dos serviços. Com isso, você aumenta sua credibilidade e gera fidelização.

Pensando em inovação, vale também repensar as formas de trabalhar. Se o seu modelo de negócio permitir, adote o home office para manter suas operações funcionando. Essa estratégia exige uma grande organização por parte do time e pode ser uma excelente oportunidade para rever processos e eliminar tudo aquilo que atrapalha a operação. 

Além disso, você pode aproveitar o momento para manter a equipe mais unida do que nunca em torno de um propósito único, estimulando a solidariedade entre os colaboradores. 

Qualificação

Que tal aproveitar o momento para qualificar a sua equipe e adquirir conhecimento? Com a quarentena, muitos institutos e faculdades importantes pelo mundo estão disponibilizando cursos gratuitos para as pessoas que querem investir no próprio conhecimento. 

Então, oriente o seu time sobre as opções disponíveis e indique um curso que todos deveriam fazer. Vocês podem, inclusive montar um grupo para discutir os principais assuntos abordados e fixar os aprendizados. 

Para os donos de negócio, também há vários cursos relevantes. Então, aproveite para adquirir esse conhecimento e se preparar ainda mais para a gestão da sua empresa. Esse tipo de prático pode te dar inclusive ideias para lidar com a crise.

Aqui, você encontra algumas plataformas que estão disponibilizando cursos gratuitos durante a quarentena:

Cuidar do pequeno negócio

Com nosso post, a gente quis fazer o que é nosso principal objetivo: cuidar do pequeno negócio! Para isso, temos muitos outros artigos como este para ajudar você a lidar com a crise. Continue acompanhando nossos conteúdos aqui: Cuide do pequeno negócio. 

O que você achou deste post? Deixe seu comentário ou dúvida e vamos te responder rapidinho!

Obrigada pelo papo e conte com a gente! 

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1 Comment

  • Tudo que achei cá é de simples escutar e muito útil pois ensina muita
    coisa. Parabéns por tudo que disponibiliza.

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