O seu negócio está crescendo, e você precisa contratar mais pessoas para compor o quadro de pessoal. Não sabe onde encontrar funcionários? A fim de auxiliá-lo nessa empreitada, nós conversamos com a Livia Kuga, a nossa especialista em pessoas aqui na Stone. Então, neste post, você vai conferir todas as dicas para saber onde encontrar novos funcionários.

Montamos, inclusive, uma espécie de passo a passo para que você desenvolva um time de profissionais bem-sucedido, envolvendo boas práticas, como a reflexão acerca do perfil do candidato à vaga, a definição do tipo de busca — se ativa ou passiva —, a montagem de um banco de currículos, a escolha do modo de divulgação da oportunidade, a descrição do cargo etc. Está interessado em se aprofundar no tema? Continue a leitura e informe-se!

Qual é a importância de compor o quadro de pessoal do negócio com bons funcionários?

Antes de elencarmos, de fato, as dicas-chave para que você saiba por onde começar a procurar bons profissionais, é fundamental que destaquemos que o (in)sucesso de um negócio está diretamente atrelado à formação do quadro de colaboradores. Nesse sentido, é essencial que você se lembre disso ao longo de todo o processo. Na realidade, o bom funcionamento da organização no dia a dia é justamente o resultado da contratação de trabalhadores capacitados, haja vista que eles farão parte da força executiva e intelectual da marca.

Por essa razão, não apenas é indispensável saber onde encontrar funcionários, mas também entender o quão bem dirigido e criterioso o processo de recrutamento e seleção (R&S) deve ser. Afinal, caso contrário, é possível que sejam admitidas pessoas que não têm perfis compatíveis com a cultura organizacional — ou seja, que não são o "match" perfeito. Isso, por sua vez, implicará o alcance dos resultados projetados, a produtividade do time como um todo, a eficiência das atividades executadas etc.

Afinal, como e onde encontrar funcionários?

A admissão de novos trabalhadores, via de regra, representa um desafio para a maior parcela dos empreendedores, independentemente do segmento de atuação. Isso porque é essencial que haja um olhar extremamente atento e cauteloso para a seleção de profissionais que sejam não somente qualificados, mas que também estejam alinhados às ideias propagadas pela marca.

Nesse sentido, é altamente recomendável que o processo de avaliação leve diversos pontos estratégicos em conta — que vão além da formação e da especialização dos candidatos. No entanto, é justamente aí que as dúvidas começam a surgir, especialmente aquelas relativas à forma correta de conduzir o processo seletivo. Na intenção de saná-las, a seguir, confira o passo a passo completo que nós preparamos.

Defina o perfil dos profissionais que você busca

O primeiro passo para encontrar novos funcionários para o seu negócio é estabelecer o perfil que você busca. Nesse contexto, alguns questionamentos podem ser levantados para auxiliá-lo nessa definição, como:

  • Você quer alguém com experiência na área ou está disposto a contratar pessoas jovens no mercado, mas com vontade de aprender e de crescer?
  • Há alguma habilidade indispensável que esse funcionário vai precisar ter para lidar com os problemas do dia a dia da função a ser preenchida?
  • Quais são as características desejáveis nesse candidato? Por exemplo, se você busca um vendedor para a sua loja, não é interessante que seja uma pessoa carismática e comunicativa?

Tudo isso (e mais) entra no perfil que você traça do “candidato ideal” para ocupar a posição em aberto no negócio. Então, uma vez que você estabeleceu esse perfil, é hora de começar a montar o seu banco de currículos e partir para as buscas.

Determine se a busca para saber onde encontrar funcionários será ativa ou passiva

Lívia indica duas táticas que podem ser adotadas por aqueles que estão em busca de novos funcionários. Veja, a seguir!

Busca ativa

Esse tipo de estratégia pressupõe que você vá atrás dos candidatos, de acordo com o perfil que você traçou. Ou seja, é você que vai abordar esses possíveis funcionários, e não o contrário.

A vantagem dessa busca é que há uma maior proximidade do candidato e um nível maior de assertividade. Além disso, você não precisa filtrar centenas de currículos que são pouco interessantes para você.

Entretanto, existe a possibilidade de se perder muito tempo nesse processo. Afinal, como você aborda um a um, leva mais tempo para encontrar os candidatos, porque é essencial que haja uma análise cuidadosa de alguns perfis para entender quais têm mais alinhamento com a vaga em aberto. Ao final, também é possível que você não encontre o que procura e opte por recorrer à busca passiva.

Busca passiva

A busca passiva é exatamente o oposto da ativa: ou seja, nesse caso, os candidatos vêm até você. Nesse contexto, em suma, você divulga a vaga e descreve as atividades envolvidas, os benefícios empregatícios, o regime de emprego, o horário e o local de trabalho. A partir disso, os indivíduos interessados enviam o seu currículo ou entram em contato com o objetivo de trabalhar com você.

A maior vantagem desse método é que ele não é tão trabalhoso quanto a busca ativa. Além disso, com a busca passiva, você consegue montar um banco de currículos maior e pode recorrer a ele caso novas vagas sejam abertas no seu negócio.

Monte um banco de currículos

Agora que você já sabe quais são os tipos de busca, é hora de montar o seu banco de currículos. Para desenvolver essa base, Lívia aconselha que você tenha um e-mail só para receber esses currículos, ou um ATS (Applicant Tracking System).

O ATS é uma plataforma paga de recrutamento e seleção de candidatos. No entanto, se você tem apenas uma vaga pontual a ser preenchida, provavelmente essa não é a melhor opção, afinal, você terá um custo com o qual arcar. De qualquer forma, concentrar os currículos em um lugar só é uma boa ideia.

Afinal, imagine receber 10, 20, 100 mensagens sobre o assunto no seu e-mail. É muito fácil — e muito provável — que elas se "percam" no meio de outras mensagens e, inclusive, atrapalhem a sua organização.

Até aqui, você viu como buscar candidatos e como montar a sua base de currículos. Mas onde você realmente pode encontrar os funcionários? É isso que vamos ver agora. Continue!

Onde divulgar as vagas em aberto e onde encontrar funcionários

As possibilidades de encontrar novos funcionários nunca foram tantas! Afinal, temos os canais online e os físicos. Vamos ver quais são eles?

Canais online

A seguir, veja quais são os mais comumente utilizados pelos candidatos.

Catho

A Catho é um site gratuito para o contratante e pago para o candidato. Nele, você pode divulgar a vaga em aberto, e as pessoas interessadas se cadastram para o processo seletivo.

Com isso, você passa a ter acesso aos currículos e aos perfis de cada um. É possível também filtrar os profissionais que moram perto do seu negócio, caso isso seja um aspecto desejável para a vaga.

O site disponibiliza 25 filtros diferentes, entre cargo, idioma, experiência, região etc. Assim, todo o processo de contratação é facilitado porque você consegue fazer uma primeira seleção mais rapidamente. É viável também convidar candidatos para a vaga e receber recomendações automáticas da própria Catho, a partir do perfil que você busca.

Infojobs

A Infojobs é um site pago para o contratante e gratuito para o candidato, contando com mais de 35 milhões de currículos cadastrados e 25 mil candidatos entrando na plataforma diariamente. Na página, você encontra um comparador salarial, que permite conhecer quanto os negócios estão oferecendo para vagas semelhantes à que você deseja cadastrar.

Além disso, a Infojobs permite que você publique uma mesma vaga em estados diferentes e a salve para divulgações futuras. Isso simplifica e facilita o processo de contratação para você, que não gasta tempo reelaborando uma posição em aberto criada anteriormente.

Vagas.com

O Vagas.com também é pago para o recrutador e gratuito para o candidato. O site oferece a possibilidade de realizar videoentrevistas e acelerar o processo de contratação. Você também pode criar testes, por exemplo, de conhecimentos em Inglês e Matemática, para fazer uma triagem desses candidatos.

O site conta com funcionalidades de mensagens automáticas, e-mails submetidos em massa, fluxo de feedback e relatório de vagas para melhorar a gestão do seu processo seletivo.

Indeed

Na Indeed, é possível anunciar as vagas gratuitamente ou patrocinar uma vaga para atrair mais candidatos interessados em ocupá-la. Você pode, inclusive, criar um perfil exclusivo para o seu negócio e destacar-se entre os profissionais que buscam novas oportunidades.

Afinal, eles podem fazer avaliações sobre o seu negócio e indicá-lo para outros interessados. O site conta com mais de 18 milhões de avaliações como essa e que, consequentemente, ajudam a construir e a fortalecer o nome das marcas.

Redes sociais

Caso o seu negócio mantenha perfis nas redes sociais, como o Instagram e o Facebook — o que é bastante interessante em razão da era digital que nós estamos vivendo atualmente, em que todos estão altamente conectados —, vale a pena fazer um post divulgando as vagas a serem preenchidas. Isso porque esse tipo de publicação pode despertar não só a atenção de quem se interessar pela vaga, mas também a de pessoas que podem indicar bons candidatos.

Entre as redes sociais mais comumente utilizadas, uma é conhecida como referência para a divulgação de vagas de emprego. O LinkedIn é uma plataforma interessante tanto para quem quer fazer uma busca ativa quanto para quem deseja fazer uma busca passiva dos profissionais.

No primeiro caso, você pode buscar pelo cargo e analisar os perfis dos indivíduos. No segundo caso, é possível usar a rede para divulgar a vaga no perfil do seu negócio ou no setor exclusivo para vagas que a própria plataforma oferece.

Canais físicos

Para decidir qual é o melhor canal de divulgação de vagas para o seu negócio, é preciso entender qual é a melhor opção na sua região — e, vale dizer, pode ser que essa alternativa não seja online. Por isso, a seguir, nós vamos ver alguns dos canais físicos mais eficientes para encontrar novos funcionários!

Por indicação

Para Lívia, esse é o melhor meio para achar bons candidatos, independentemente do negócio e do perfil buscado. Segundo ela, “vale a pena fazer um minifolder ou um minicartaz com o perfil desejado de candidato, que pode ser no Word mesmo, e entregar para as pessoas”.

Assim, essas mesmas pessoas podem indicar alguém que se encaixaria no perfil da vaga a ser preenchida. Ou seja, trata-se de uma das formas mais simples, mais rápidas e mais eficientes de encontrar novos funcionários.

Lívia comenta que “o canal de indicação é sempre o melhor porque a pessoa à qual você pediu indicação vai fazer uma pré-triagem; ela não vai te indicar qualquer um. Isso já facilita o processo seletivo.”

Por meio da colagem de cartazes onde o público-alvo está

Principalmente se você busca por pessoas sem experiência, espalhar cartazes em locais frequentados pelo seu público-alvo pode ser uma boa saída. Isso vale para igrejas, restaurantes, salões de beleza, faculdades etc. Nesse caso, também é bastante válido conversar com os responsáveis desses lugares, pedindo permissão para divulgar a sua vaga.

Vale também colar um cartaz na frente da sua loja para atrair a atenção de eventuais interessados que passarem por ali. Isso inclui até mesmo clientes que são apaixonados pela marca e que estão em busca de uma oportunidade profissional no mercado.

Por meio da procura na Prefeitura

Outra opção menos popular para buscar novos funcionários é a realocação de pessoas. Cheque com o seu Município se há algum canal de divulgação de vagas regionais. Cidades pequenas costumam contar com esse serviço gratuitamente.

Não deixe de dialogar com as pessoas

Uma prática que Lívia costuma ter é conversar muito com as pessoas que ela pensa em ter como parceiras de trabalho, mesmo que isso não se concretize no futuro. A dica, nesse caso, é interessar-se verdadeiramente pelo outro e perguntar tudo sobre ele, desde a sua formação e a sua experiência profissional até o que gosta de ler, se gosta de viajar, o que faz nas horas vagas etc.

O que deve ser incluído na divulgação da vaga a ser preenchida?

Já decidiu onde vai divulgar a sua vaga? Ótimo! Mas o que você deve incluir na descrição a ser publicada? Nessa etapa, é preciso tomar cuidado com as exigências que você incluirá, já que algumas podem ser discriminatórias. O básico é inserir na descrição da oportunidade profissional:

  • qual será a função a ser exercida;
  • quais são as habilidades fundamentais que o candidato deve ter (tanto técnicas quanto comportamentais);
  • o que é essencial e o que é diferencial e/ou desejável;
  • o horário de trabalho a ser cumprido pelo profissional.

Você também pode incluir os benefícios trabalhistas que o negócio oferece e o salário pago ao cargo a ser ocupado. Nesse caso, vale refletir acerca de alguns questionamentos, como:

  • Eu estou oferecendo um valor baixo e que pode distanciar pessoas verdadeiramente capacitadas?
  • Eu estou oferecendo um valor acima do mercado e que vale a pena divulgar?
  • A marca disponibiliza bons benefícios e que podem atrair as pessoas?

No entanto, caso, por qualquer razão, você opte por não explicitar o salário, nem os benefícios empregatícios, não se esqueça de incluir a frase: “salário e benefícios compatíveis com o mercado”. Se você espera que o candidato tenha experiência profissional ou algum tipo de formação, também inclua essas informações e especifique se serão avaliadas como obrigatórias, desejáveis ou diferenciais, como destacado anteriormente.

Estruture a entrevista de emprego

Independentemente de ocorrer no meio virtual ou presencialmente, é recomendável que você não deixe de estruturar a entrevista que será realizada com os profissionais previamente selecionados durante o processo de R&S. Nesse sentido, formule perguntas que sejam relacionadas à experiência profissional, a fim de conhecer mais a fundo o candidato, lembrando-se sempre de validar as informações que constam no currículo submetido por ele.

Além disso, durante a entrevista, lembre-se de que é fundamental alinhar todas as expectativas. Ou seja, é necessário que vocês conversem sobre o que o profissional espera da organização contratante e o que o seu negócio espera do profissional para o preenchimento da posição em aberto. Apenas tenha em mente que é essencial respeitar as diferenças de cada indivíduo e fazer o possível para mantê-lo à vontade, permitindo que ele se expresse e fale mais acerca das suas perspectivas e das suas vivências em outros empregos.

Escute o que os atuais integrantes do quadro de pessoal têm a dizer

Por fim, outro aspecto bastante válido é ouvir o que os seus funcionários atuais têm a dizer, especialmente a fim de descobrir como criar e preservar uma atmosfera de trabalho positiva. Elogios, críticas e sugestões, na realidade, são verdadeiros "medidores" do nível de qualidade da convivência naquele determinado espaço de trabalho e também podem ser grandes aliados para ajudá-lo a perceber o que pode ser mais bem trabalhado no intuito de que outros profissionais sintam vontade de integrar a força de trabalho do negócio.

Agora, você não somente sabe onde encontrar funcionários, mas também quais são as melhores práticas a serem adotadas para conduzir o processo seletivo da melhor forma possível. Lembre-se de que, por mais trabalhoso que possa ser, estar atento a cada uma das dicas elencadas neste material é fundamental para conseguir identificar, entre os candidatos interessados na vaga em aberto, qual deles tem o perfil mais adequado à sua organização e contribuirá positivamente para os seus resultados, fazendo a diferença.

E então? Este artigo foi útil? Pois aproveite a visita ao blog e entre em contato conosco para descobrir como podemos ajudá-lo na otimização do dia a dia do seu negócio!