Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossas políticas de privacidade e cookies.

Ócio criativo: tenha grandes ideias para o seu negócio!

 Ócio criativo: tenha grandes ideias para o seu negócio!

Você sabe qual é a importância do ócio criativo? Aproveitá-lo ajuda a tornar a sua rotina de trabalho mais produtiva e pode estimular grandes ideias em momentos de relaxamento e lazer. 

De acordo com um estudo realizado pela Workfront, apenas 39% do tempo dedicado ao trabalho é realmente produtivo. Por isso, é importante garantir a melhor performance possível para você não perder tempo ou se sobrecarregar. 

No post de hoje, vamos trazer algumas dicas sobre como utilizar o ócio criativo a seu favor e ter ótimas ideias para o seu negócio durante esse momento. Vem ler!

Três principais aprendizados de hoje 

  1. A nossa primeira dica de hoje é criar um equilíbrio entre lazer e trabalho. O princípio do ócio criativo para o empreendedor é exatamente equilibrar os momentos de relaxamento com os momentos focados no seu negócio. Assim, o seu cérebro fica preparado para produzir melhor durante o dia. A segunda dica é planejar os intervalos. É importante estabelecer pausas estratégicas com atividades relaxantes. Planejar esses momentos é essencial para não se preocupar com mais nada durante a pausa estabelecida. Já a dica número 3 é não postergar as atividades. Afinal, ócio criativo é diferente de procrastinação. Por isso, a ideia não é colocar as tarefas para depois, mas incluir pequenos intervalos durante a rotina de trabalho para, inclusive, realizar as atividades da melhor maneira possível. 
  2. A quarta dica de hoje é analisar sua agenda para definir quais os melhores horários para incluir as pausas. É importante não sobrecarregar o seu dia ao ponto de não sobrarem horários para o ócio criativo. A quinta dica é escolher as atividades de lazer. O ideal é selecionar as mais tranquilas e que te tragam bem-estar. Algumas opções são: meditação, ver uma série, comer um doce ou conversar com pessoas queridas. 
  3. A nossa sexta dica é não perder os insights que aparecerem durante o ócio criativo. Para isso, tenha um bloco de notas (digital ou físico) sempre à mão e anote tudo o que vier à mente. Já a sétima e última dica é conhecer o seu corpo e sua mente. O objetivo aqui é identificar os sinais de cansaço para aproveitar esses momentos e incluir as pausas na rotina.  
  1. Crie um equilíbrio entre lazer e trabalho

O princípio do ócio criativo é o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Mais especificamente, entre os momentos de lazer e os momentos de trabalho, nos quais você está ativamente produzindo.

É importante que você reserve um tempo para relaxar, descansar a mente e não se preocupar com as questões do seu negócio. Isso prepara o seu cérebro para produzir melhor durante o trabalho. 

  1. Planeje os intervalos

Um modo de aproveitar o ócio criativo é inserir pequenos intervalos estratégicos durante o seu dia de trabalho. 

Durante esse tempo, não estimule demais a mente com as redes sociais, por exemplo. O ideal é incluir atividades mais tranquilas e que tragam felicidade, ao invés de ansiedade, como acontece muitas vezes no caso das redes sociais. 

É importante planejar o seu momento de descanso para não se sentir culpado ou perder o foco. Definindo os horários de descanso, você sabe que naquele momento não há mais nada a fazer. 

  1. Não postergue as atividades

Ócio criativo não é sinônimo de procrastinação. Esta envolve deixar tarefas importantes para depois, muitas vezes criando uma atmosfera de angústia e ansiedade em torno do trabalho.

Já o ócio criativo não propõe ficar empurrando as atividades para mais tarde. Pelo contrário, a ideia é ter intervalos que te tornem mais produtivo para realizar essas tarefas da melhor forma e com a mente descansada. Bem diferente do que acontece quando procrastinamos nossas obrigações.  

  1. Analise sua agenda

Para definir as pausas na sua rotina, é importante analisar quais os melhores momentos para fazer isso e aproveitar esses intervalos. 

Além disso, é importante não sobrecarregar o seu dia com tarefas e tirar o tempo das atividades de lazer. 

Para te ajudar nesse sentido, temos um artigo sobre como gerir o seu tempo da melhor forma. Confere aqui: 5 dicas de gestão de tempo para empreendedores.

  1. Escolha as atividades de lazer

O que te traz bem-estar? Para aproveitar o ócio criativo, você deve escolher atividades de lazer que ofereçam uma sensação de alegria e tranquilidade. Mas isso não significa jogar videogame durante 5 horas seguidas. 

É preciso pensar em atividades que se encaixem no intervalo planejado e que sejam finalizadas no tempo pré-estabelecido. 

Algumas possibilidades nesse sentido são: 

  • meditação
  • alongamento
  • leitura 
  • tomar um café
  • comer um docinho
  • conversar com alguém querido
  • ver o episódio de uma série
  • fazer uma massagem relaxante
  • tirar um cochilo curto
  1. Não perca os insights

Por mais que o ócio criativo traga relaxamento, ele é um momento em que você pode ter grandes ideias para a sua empresa. 

E é preciso anotá-las antes de elas sumirem da sua mente. Por isso, tenha sempre um bloco de notas (físico ou digital) para colocar no papel as ideias assim que elas aparecerem. 

Com o tempo, você vai refinando esse processo e ele se torna mais orgânico dentro da sua rotina. É importante não contar apenas com a sua memória quando você tiver os insights, porque não lembrá-los depois é muito frustrante e faz com que você perca uma boa oportunidade para o seu negócio

  1. Conheça o seu corpo e a sua mente

Uma maneira de aproveitar melhor o ócio criativo é saber os momentos em que ele é mais necessário. Por isso, é interessante entender os sinais de cansaço dados pelo seu corpo e pela sua mente. 

Assim, ao planejar os intervalos na rotina de trabalho, você tem uma ideia de quais os melhores horários para as pausas. O ideal é que os momentos de ócio sejam restauradores e te preparem para realizar um trabalho mais produtivo e gratificante.

E aí, o que você achou dessas dicas? Para ficar por dentro dos assuntos mais relevantes do universo do empreendedorismo, participe do nosso grupo exclusivo do Telegram. Para entrar, é só clicar no link pelo celular: Grupo PDB Telegram.

Obrigada pelo papo e conte com a gente!

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja Stone e receba sua maquininha amanhã

Quer receber conteúdo de empreendedorismo sem conversa fiada no seu e-mail?

Inscrevendo-se em nossa newsletter você autoriza que o Papo de Balcão utilize os Dados Pessoais fornecidos acima para envio de conteúdo informativo e publicitário relacionado à educação financeira e negócios, nos termos de nosso Aviso de Privacidade.