Você já ouviu falar em adquirente? Se o seu negócio trabalha com máquina de cartão, é importante entender esse conceito. As adquirentes são componentes fundamentais para empreendedores iniciantes que pretendem oferecer diversas formas de pagamento aos seus clientes. Afinal, esse tipo de solução costuma trazer vantagens para os negócios, aumentar o número de vendas e a receita mensal.

Neste post, vamos explicar o que é adquirente e como a máquina de cartão faz a comunicação com as instituições financeiras. Também vamos mostrar como contratar uma adquirente, suas diferenças em comparação à subadquirente e quais benefícios ela traz para o seu negócio. Aqui, você descobrirá o papel exercido por essa tecnologia.

Quer saber como o valor da compra realizada pelo cliente cai na sua conta depois que ele realiza o pagamento por cartão? Prossiga a leitura e descubra!

O que é adquirente?

Se você tem uma maquininha de cartão no seu negócio, provavelmente comprou de uma adquirente. Esse conceito se refere à empresa que fornece a solução para pagamentos. A Stone, por exemplo, é uma das adquirentes mais confiáveis do mercado e a que possui o melhor atendimento do Brasil, afinal, ao ligar pra nossa central de atendimento você fala com um humano em até 5 segundos! Sem robô, sem musiquinha, uma pessoa do outro lado da linha pronta pra te ajudar!

A adquirente, portanto, é uma empresa que funciona como uma intermediadora entre o seu negócio e o banco, assim que o pagamento pela maquininha é realizado. Elas oferecem aos empreendedores as famosas maquininhas que possibilitam o recebimento de valores pagos com cartões de débito e crédito.

Uma adquirente também pode ser chamada de credenciadora, ou seja, é uma companhia que se responsabiliza pelo processamento das operações realizadas com cartões. Mas como funciona a comunicação entre o seu negócio e o banco quando o cliente faz uma compra com você? É o que vamos ver a seguir!

Como acontece a comunicação entre o seu negócio e o banco?

Na prática, a adquirente faz a comunicação com as bandeiras de cartão e com as instituições financeiras emissoras, como Bradesco, Banco do Brasil, Santander etc. Ela conclui as transações de crédito ou débito. Uma vez que a compra do cliente é aprovada pelos bancos, a adquirente identifica os dados financeiros dele.

Em seguida, a credenciadora faz o repasse do dinheiro da conta do consumidor para a conta do seu negócio. É importante dizer que isso é feito em determinado prazo, combinado no contrato com a adquirente. Normalmente, esse tempo é de 31 dias depois da venda por cartão de crédito.

Como contratar uma adquirente?

Quer contratar uma adquirente para facilitar as compras dos seus clientes? Então, você deve entrar em contato com a empresa e fazer um cadastro com ela. Depois, é preciso seguir as diretrizes indicadas para firmar a parceria.

Finalizando seu cadastro, o time de vendas pode falar com você para discutir os melhores caminhos para o seu negócio, oferecer soluções personalizadas e combinar as taxas a serem pagas, além de tirar todas as suas dúvidas.

Quais são as diferenças entre adquirente e subadquirente?

Além da adquirente, hoje existem empresas que funcionam como subadquirentes e costumam ser mais adotadas por pequenas lojas e e-commerces, pela sua praticidade de pagamento online. Um exemplo de subadquirente é a Pagar.me.

A função da subadquirente é intermediar pagamentos e fazer a conexão entre os clientes, os lojistas e a adquirente, que verifica o saldo do consumidor com o banco e efetiva as transações.

Normalmente, ela oferece soluções fáceis de implementar no seu negócio, com custo e tempo de integração menores, além de serviços de antifraude que garantem a segurança das operações. A cobrança de taxas nesse caso acaba sendo vinculada à sua porcentagem de vendas, o que nem sempre é o mais indicado para todos os negócios.

Quais são os benefícios de contar com uma adquirente?

Agora que você já sabe o que é a adquirente e como acontece o repasse de dinheiro para o seu negócio, confira os benefícios que ela traz para o seu negócio!

Custos reduzidos

Com uma adquirente, os custos por cada transação costumam ser reduzidos. Além disso, você pode combinar taxas personalizadas para o seu negócio e que são estipuladas no contrato. Algumas adquirentes calculam as taxas a serem pagas de acordo com o seu volume de vendas e o segmento do seu empreendimento.

Há também vários modelos de maquininhas para diferentes tipos de negócio e com valores variados. Assim, você consegue escolher qual tem o melhor custo-benefício para o seu negócio.

Nesse caso, a própria adquirente orienta você em relação ao modelo mais adequado de acordo com as suas necessidades. Por isso, é importante contar com uma empresa de confiança e de credibilidade no mercado.

Condições especiais

Contratando uma adquirente para intermediar as transações de cartão no seu negócio, você conta com algumas condições especiais, além da personalização de taxas. Além disso, a adquirente pode oferecer um suporte qualificado para tirar todas as suas dúvidas e solucionar problemas.

Outra vantagem de contratar uma adquirente é a possibilidade de antecipar os recebíveis. Ou seja, pedir um adiantamento do dinheiro das vendas antes do previsto. Esse é um valor que o seu negócio já receberia, mas, com a antecipação, ela recebe antes do prazo combinado com a adquirente inicialmente.

A garantia também é um benefício trazido pela adquirente. Assim, no caso da necessidade de trocas e manutenções na sua maquininha, isso pode ser feito rapidamente pela fornecedora.

Facilidade de gestão

A adquirente oferece soluções completas para melhorar a gestão financeira do seu negócio. Com o app da adquirente instalado no seu celular, por exemplo, você consegue fazer um controle eficiente do seu empreendimento na palma da sua mão.

Assim, mesmo depois que a venda é realizada, a adquirente continua oferecendo um suporte para o seu negócio. É possível acompanhar suas transações e vendas pelo aplicativo, por exemplo, e realizar a gestão dos seus recebimentos.

Você consegue ter clareza sobre cobranças e taxas indevidas, além de ter acesso à performance do seu negócio. O app também facilita pagamentos e recargas, já que você consegue usar o dinheiro das vendas para pagar seus boletos e recarregar créditos.

Segurança no recebimento

Uma das vantagens de contar com uma adquirente é a segurança garantida dos seus recebíveis por cada venda realizada. Assim, mesmo que o cliente não pague a fatura do cartão de crédito, por exemplo, o seu negócio recebe o dinheiro da compra. Com isso, você não precisa preocupar-se se vai ou não receber.

Uma vez que a venda é aprovada pelas instituições financeiras, o seu negócio tem a garantia do recebimento. Então, além da tranquilidade que isso traz para o seu empreendimento, você também consegue planejar seu orçamento de acordo com os valores das vendas já feitas, sem sustos no meio do caminho.

Flexibilidade de pagamento

Uma maquininha permite disponibilizar mais formas de pagamento para os seus clientes, já que o cartão é um dos meios mais utilizados pelos consumidores brasileiros. Além disso, a maquininha aceita várias bandeiras e diversos vouchers, além de permitir pagamento por aproximação e Pix por QR Code. Então, essa solução flexibiliza os meios de pagamento para o seu consumidor.

Com isso, você evita perder vendas, já que cobre mais possibilidades de pagamento, facilitando a compra para os seus clientes. As adquirentes têm um papel importante no mercado de pagamentos no Brasil, reduzindo a burocracia das operações financeiras e democratizando os meios para facilitar a jornada de compra dos clientes.

Com a transformação digital, os meios de pagamentos modernizam-se constantemente, como aconteceu com a recente implementação do Pix. Por isso, se você deseja aumentar suas vendas e disponibilizar as melhores opções de pagamento para os seus consumidores, fechar parceria com uma adquirente pode ser bastante vantajoso para o seu negócio.

Qual é o papel exercido pela adquirente?

O principal papel de uma adquirente é fazer a liquidação das transações financeiras realizadas com o uso de cartão de crédito e débito pelos clientes de um negócio. A empresa analisa e credencia todos os empreendimentos comerciais que se interessam em ofertar ao público a modalidade de pagamento com cartão.

Depois, ela fornece a máquina para que os usuários efetuem as transações de compra e venda de serviços ou produtos. Durante as negociações, essa credenciadora faz a conexão da loja com o consumidor e o emissor do cartão e da bandeira. Assim que o consumidor aproxima o cartão da maquininha ou digita a senha, a comunicação é realizada.

Um sinal é enviado para o emissor, que analisa se existe saldo ou limite disponível na conta do comprador. Se a resposta for positiva, a transação é aprovada, e uma mensagem surge na tela da maquininha para sinalizar que deu tudo certo. Tudo isso ocorre dentro de alguns segundos. Basta o empreendedor realizar um cadastro com a adquirente.

Como escolher uma adquirente para a empresa?

Escolha preferencialmente uma fintech brasileira de pagamento, que disponibilize aos seus clientes a máquina de cartões e voucher. Faça uma pesquisa e encontre uma empresa que esteja disposta a oferecer soluções eficientes, eliminar as burocracias e investir na construção de um mercado mais justo para os pequenos empreendedores. Existem adquirentes que oferecem serviços de qualidade por bons preços.

Como a Stone pode ajudar nesse sentido?

A Stone oferece maquininhas e consultoria para pequenos empresários e realiza visitas regulares com atendimento no local do seu cliente. Essa adquirente disponibiliza ainda uma central de atendimento com atendentes humanos,  e o tempo de espera é menor, afinal, 5 segundos é o máximo que você esperará na linha! Os seus serviços são classificados como ótimos no site Reclame Aqui.

A adquirente Stone oferece um Portal acessível via aplicativo ou navegador de Internet. Por meio dessa página, o empreendedor consegue monitorar as suas vendas, cancelar transações e fazer a emissão de relatórios. Há ainda a opção de solicitar a manutenção da maquininha, bem como a reposição de bobinas. A entrega do aparelho e o treinamento para o uso são gratuitos.

Quais são os diferenciais de contar com a Stone?

Um dos diferenciais da Stone é o suporte ilimitado e a garantia das máquinas. A empresa fornece tratamento exclusivo para o empreendedor iniciante que decide trabalhar com a maquininha. O atendimento é personalizado, já que a credenciadora é muito próxima dos seus clientes. O funcionamento do suporte é durante 7 dias da semana e 24 horas por dia.

Compreendeu o que é adquirente e como essa empresa faz a comunicação entre o banco e o seu negócio? Saiba ainda que a máquina fornecida pela Stone funciona com um chip 3G ou por conexão Wi-Fi. Desse modo, você conseguirá utilizá-la a qualquer momento e em qualquer lugar para concluir as suas vendas e alavancar as suas vendas.

Gostaria de obter mais informações sobre a Stone e suas soluções? Entre em contato com um dos nossos atendentes!