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Marketing de Produto: o que é, 3 benefícios e 3 dicas para implementar!

 Marketing de Produto: o que é, 3 benefícios e 3 dicas para implementar!

Tempo de leitura: 6 minutos

Você já ouviu falar em Marketing de Produto? Essa estratégia traz inovação e fidelização para a sua empresa e vai além do Marketing tradicional. 

No post de hoje, vamos ver o que é o Marketing de Produto, quais benefícios ele traz para o pequeno negócio e como você pode implementar esse conceito na sua empresa sem um grande investimento. Vem ler!

O que é Marketing de Produto?

O Marketing de Produto é uma estratégia que tem o objetivo de divulgar um produto e conectar essa solução aos seus clientes. 

Mas, para isso, os profissionais dessa área precisam entender muito bem aquilo que os consumidores desejam, para que as ações funcionem. 

Se você aplicar o Marketing de Produto no seu negócio, precisa definir um plano de ação e de acompanhamento das suas estratégias para identificar qual a eficiência no mercado. 

Essa vertente do Marketing pode ser utilizada tanto para posicionar um novo produto, como reposicionar algo que você já vende, mas quer testar um outro ângulo de abordagem. 

Além disso, essa área deve acompanhar todo o processo da solução, desde a ideia até sua implementação, passando pela definição de canais, o entendimento do público-alvo e as lacunas deixadas pela concorrência. 

É fundamental que os profissionais de Marketing de Produto (conhecidos também como Product Marketing Manager, ou Gerentes de Marketing de Produto) estabeleçam e monitorem as métricas para mensurar a eficiência dos planos de ação.

Se a sua empresa tem uma área de Produto, os gerentes de Marketing devem trabalhar em conjunto com esse setor para garantir uma melhor experiência para o cliente. 

Para entender melhor esse conceito, veja algumas vantagens que ele oferece!

Qual a importância do Marketing de Produto?

Confira 3 benefícios que o Marketing de Produto pode trazer para o seu negócio!

  1. Autoridade no mercado

O Marketing de Produto envolve estratégias de posicionamento da sua solução no mercado, o que contribui para você conquistar autoridade no seu setor. 

Oferecendo aquilo que os seus clientes precisam, você se torna uma empresa de referência para essas pessoas, fazendo com que a sua reputação se espalhe.

Com autoridade e um posicionamento único no seu segmento, a sua empresa atrai cada vez mais pessoas que querem conhecer o seu negócio e comprar de você.

  1. Maior engajamento e fidelização

Um dos objetivos do Marketing de Produto é alinhar o máximo possível a sua solução às necessidades do cliente. Isso significa maiores chances de engajamento por parte dos consumidores com o seu produto. Afinal, você está oferecendo exatamente aquilo que eles precisam.  

Além disso, como uma das funções do Marketing de Produto é estudar constantemente as inovações do mercado e atentar para novas necessidades ou desejos dos clientes, uma das vantagens dessa estratégia é ter a sua solução sempre acompanhando esse movimento. 

Ou seja, o seu produto evolui conforme os seus clientes também evoluem. Isso tem ainda um outro efeito muito positivo que é a fidelização. Afinal, oferecendo soluções para as dores dos consumidores, você mantém essas pessoas comprando do seu negócio. 

  1. Mais vendas

Quando falamos em autoridade, engajamento e fidelização de clientes, o aumento das vendas é uma consequência do processo. 

Por isso, apostar em Marketing de Produto significa maiores chances de vender a sua solução para os clientes. 

Consumidores fidelizados podem recomendar seus produtos ou escrever resenhas positivas, além de enviarem feedbacks para a sua empresa que podem ser compartilhados nas redes sociais. Isso ajuda a atrair novos clientes, além de consolidar a sua marca no mercado.  

3 dicas de ouro para você implementar uma estratégia de Marketing de Produto na sua empresa!

Agora que você já entendeu como o Marketing de Produto pode ajudar o seu negócio, talvez esteja se perguntando por onde começar e o que fazer para implementar essa estratégia. Por isso, confira algumas dicas a seguir!

  1. Conheça o seu cliente

Como um dos pilares do Marketing de Produto é oferecer soluções eficientes para os clientes, conhecer o consumidor é um passo muito importante para ter sucesso com essa estratégia. 

Mas como você pode aprofundar o entendimento sobre o seu público? Há diversas maneiras de fazer isso, como:

  • criar enquetes nos Stories, oferecendo opções para os seguidores votarem
  • enviar uma pesquisa no Google Forms para os seus clientes
  • ver quais tipos de posts mais engajam nas suas redes sociais
  • observar os comentários ou as dúvidas mais frequentes nos seus posts
  • conversar com o time de atendimento para entender as principais dores e reclamações dos clientes

O seu objetivo deve ser compreender os desejos, pensamentos, necessidades, problemas e urgências do seu público. Com essas informações, você tem mais ferramentas para decidir sobre quais produtos oferecer ou o que melhorar naquilo que já oferece. 

Outro ponto importante é entender a jornada de compra do cliente, para definir as melhores estratégias para cada etapa.

  1. Encontre uma lacuna no mercado

Você sabe qual a lacuna do mercado que o seu produto preenche? Em uma estratégia de Marketing de Produto, é importante ter essa consciência.

Para te ajudar nesse ponto, nossa dica é investigar seus concorrentes, entender quais os valores, propósitos e produtos que eles oferecem aos clientes. O que eles propõem resolver? O que eles não estão fazendo e o que você poderia oferecer para os consumidores?

Ao analisar os desejos do seu público e as lacunas do mercado, você consegue ter uma visão mais clara sobre como pode promover o seu produto. 

Além disso, a área de Marketing de Produto também fica responsável por propor o preço dos produtos e construir ofertas lucrativas para empresa e que façam sentido para os clientes, considerando o mercado.

  1. Apresente o seu produto

Você já deve ter ouvido aquela frase “quem não é visto não é lembrado”, certo?

Então, o Marketing de Produto consiste também em promover os seus produtos, mostrar quais são os diferenciais deles, quais problemas eles resolvem e como resolvem.

Para isso, selecione os canais de divulgação e conte com o depoimento de seus clientes mais fiéis e que tiveram boas experiências com o que você vende. Promova esses depoimentos e deixe o mundo ver como o seu produto é capaz de ajudar as pessoas!

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