A margem de lucro é um conceito muito importante para as suas estratégias de vendas e de precificação.

No entanto, você já sabe como calculá-la? Descobrir a sua margem de lucro traz diversas vantagens para o seu negócio, como uma melhor gestão financeira e um controle de gastos mais eficiente.

Pensando nisso, neste post, vamos explicar o que é margem de lucro, como calculá-la, os benefícios que ela pode trazer para o seu negócio e outras informações igualmente pertinentes. Continue a leitura para saber tudo sobre o assunto!

O que é margem de lucro?

A margem de lucro é um importante indicador financeiro para o seu negócio. Afinal, corresponde ao percentual do preço do produto ou do serviço que indica o lucro de cada item. Ela é um dos principais elementos para a gestão financeira do seu empreendimento e não pode ser negligenciada.

O cálculo para descobri-la não é muito complexo, mas envolve outros fatores do seu negócio, como o preço dos produtos e/ou dos serviços, os custos de produção e as despesas gerais. Por isso, para calcular a margem de lucro, você precisa ter um bom controle financeiro e anotar todos os gastos da sua organização, a fim não haver erros no resultado.

Com uma estratégia consistente e eficiente, é possível utilizar a margem de lucro para conquistar preços mais competitivos e que tragam bons resultados de vendas. Além disso, a partir do resultado do cálculo desse indicador, você consegue ter mais dados para embasar as suas tomadas de decisão, como a redefinição de preços ou até a interrupção da comercialização de determinado serviço e/ou produto.

A seguir, veja como calcular a margem de lucro de forma simples e bastante rápida!

Como calcular a margem de lucro?

Para calcular a margem de lucro, é necessário, em primeiro lugar, subtrair os custos e as despesas do preço do produto ou do serviço:

Preço do produto/serviço – (custos + despesas) = margem de lucro (em reais)

Supondo que você tenha uma loja de sapatos e determinado par custa R$ 80, como saber a margem de lucro desse produto? Inicialmente, você deve calcular os custos e as despesas para fazer os sapatos.

Os custos, nesse caso, se referem diretamente à produção do par. Ou seja, tudo aquilo que foi gasto para criar o produto, como o investimento em material e em embalagem. Vamos supor que, no nosso exemplo, esse valor seja de R$ 30.

Já as despesas dizem respeito aos gastos gerais de negócio, como o aluguel, as contas de luz, o gás e o maquinário. Vamos estipular um valor de R$ 20 de despesas para o nosso exemplo. Assim, a primeira etapa do cálculo da margem de lucro fica da seguinte forma:

80 – (30 + 20) = 80 – 50 = 30

Então, no caso do par de sapatos, a sua margem de lucro será de R$ 30. Para encontrar o percentual correspondente, você deve dividir esse resultado pelo preço do produto e, então, multiplicá-lo por 100, conforme o cálculo a seguir:

(30/80) X 100 = 37,5%

Assim, a margem de lucro do produto será de 37,5%. "Mas por que é tão importante calcular a margem de lucro de cada um dos produtos e/ou serviços?" — talvez você esteja se questionando agora. É o que descobrimos a seguir!

Quais são os benefícios de calcular a margem de lucro?

Naturalmente, todos que iniciam o próprio negócio têm o mesmo desejo: ser bem-sucedido tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Entretanto, sabemos que, para ser viável alcançar ambos — o sucesso profissional e o sucesso pessoal —, é fundamental que o empreendimento seja rentável para se tornar possível preservar a sua operabilidade, consequentemente, mantendo a organização ativa e com o potencial de gerar lucros.

Esse fato nos leva diretamente às vantagens de conseguir calcular a margem de lucro de uma companhia. Afinal, essa é a métrica que revelará o quão bem ela está performando no seu nicho de atuação. A seguir, confira as principais.

Melhor definição de preços

Como o cálculo da margem de lucro está diretamente relacionado ao preço dos produtos ou dos serviços, ele pode ser uma ferramenta crucial para definir os melhores preços para os itens vendidos. Ao calcular essa métrica, você pode, por exemplo, reparar que o preço de determinada mercadoria está abaixo dos gastos despendidos com ela.

Assim, é possível avaliar se vale a pena continuar vendendo esse item por um preço mais alto ou se o melhor é tirá-lo do seu mix de produtos. Além disso, se os clientes estiverem reclamando do preço de determinado item, ou se você avaliar que um produto não vende por conta da alta quantia em dinheiro exigida, a margem de lucro pode ajudar.

Afinal, sabendo o resultado do cálculo, você pode pensar se é viável diminuir o preço para tentar vender mais. Então, a margem de lucro é um poderoso elemento para complementar as suas estratégias de preços e de vendas.

Garantia da saúde financeira da negócio

Como vimos, a margem de lucro é importante para a gestão financeira do negócio. Ao lado de outros elementos, como o ponto de equilíbrio, o custo de aquisição de clientes (CAC) e a margem de contribuição, ela faz parte dos indicadores da saúde financeira do negócio e deve ser constantemente avaliada para manter as suas operações.

Para avaliar se a sua margem de lucro é adequada, você pode procurar pesquisas de mercado sobre o seu segmento e conversar com outros pequenos empreendedores. Isso porque a margem de diferentes setores pode variar muito, e você deve atualizar-se sobre a sua área de atuação para avaliar a necessidade de melhorias — falaremos mais sobre esse ponto à frente.

Além disso, a margem de lucro é um indicador que funciona como uma espécie de diagnóstico financeiro do negócio. Então, você pode criar uma cultura de acompanhamento do desempenho dos seus produtos e/ou serviços com pequenas mudanças nos custos de produção, por exemplo.

Estabelecer metas também é uma ideia para alcançar a melhor margem de lucro para o seu negócio, dentro das reais possibilidades dele. Assim, se você julga que o resultado do cálculo precisa melhorar, estabeleça objetivos para serem alcançados em determinado período e acompanhe a performance das suas estratégias também por meio da margem de lucro.

Controle de gastos mais eficiente

Como o cálculo da margem de lucro envolve as despesas com o negócio e com os custos com o produto e/ou serviço, você consegue identificar todos os gastos. A partir disso, é possível avaliar se eles estão muito altos e se há a necessidade de uma contenção de custos operacionais, por exemplo.

Além disso, a margem de lucro pode indicar que há desperdício de recursos, o que ajuda a criar estratégias para otimizar o seu estoque. Com isso, você consegue revisar todas as suas ações no negócio e ter clareza sobre os custos com cada mercadoria.

Então, é mais fácil identificar quais materiais são mais caros ou podem pesar no cálculo da margem de lucro. Isso pode indicar, por exemplo, a necessidade de negociar com os fornecedores ou de trocar de fornecedor.

Por outro lado, se a sua margem de lucro estiver muito boa, você é capaz de avaliar a possibilidade de melhorar a qualidade de determinado item ou serviço, mesmo que gaste um pouco mais com os materiais utilizados na produção.

Quando é possível dizer que a margem de lucro está boa?

Como dito, é possível afirmar que existe, sim, uma margem de lucro considerada a "ideal". No entanto, é fundamental ressaltar que não se trata de um percentual "universal". Afinal, ela é específica para cada empreendimento, haja vista que a métrica sofre variações de acordo com o setor, com as atividades desempenhadas pela organização, com o tipo de serviço e/ou produto oferecido ao mercado, com a precificação etc. De modo geral, contudo, pode-se dizer que há uma média para cada tipo de segmento, de modo que:

  • no segmento de comércio, é de cerca de 10% a 15%;
  • no segmento de serviços, é de cerca de 20%;
  • no segmento industrial, é de cerca de 6% a 8%.

Lembre-se, no entanto, de que esses percentuais representam apenas uma média geral, já que cada organização tem características próprias. Nesse caso, o empreendedor deve estudar o cenário no qual está inserido e analisar os seus objetivos, a fim de chegar à margem de lucro que é considerada adequada.

O que fazer se a margem de lucro estiver ruim?

Por melhor que esteja o fluxo de trabalho, sempre há o risco de, em algum momento, se deparar com uma instabilidade financeira. Em circunstâncias assim — que são mais comuns do que você pode imaginar —, o ideal é sempre manter a calma e buscar alternativas para reagir ao problema, como:

  • busque prever o que virá pela frente antes mesmo de os recursos financeiros acabarem;
  • mantenha o controle de contas a receber e a pagar;
  • negocie melhores condições com os parceiros do negócio sempre que possível;
  • priorize a quitação de pendências que oferecem um risco maior ao empreendimento, caso você não consiga arcar com todas em determinado período;
  • busque fazer uma reestruturação de gastos;
  • invista em estratégias de marketing para a promoção do negócio.

Como você pôde ver, a partir do cálculo bem feito da margem de lucro, torna-se possível entender com mais profundidade o quão bem se encontra o seu negócio em relação à saúde financeira e também passa a ser viável ter um olhar mais objetivo para as diversas áreas dele, buscando possibilidades de melhoria.

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