Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossas políticas de privacidade e cookies.

Logística: qual a sua importância para o pequeno negócio?

 Logística: qual a sua importância para o pequeno negócio?

Você sabe qual a importância da logística para os bons resultados do seu negócio? Esse elemento afeta a performance da empresa como um todo, desde o momento da produção, passando pela venda, até a satisfação do cliente

No post de hoje, vamos explicar o que é logística, qual a importância dela para os pequenos negócios e como você pode utilizá-la na sua empresa para atingir um melhor desempenho. Quer saber mais? Então, vem ler! 

Três principais aprendizados de hoje

  1. A logística diz respeito à maneira de administrar as operações da empresa, desde a gestão de estoque até a comercialização dos produtos. O objetivo principal é garantir a qualidade e a eficiência dessas operações. Ter uma boa logística traz diversos benefícios para os pequenos negócios, como redução de custos, aumento da satisfação do cliente e crescimento orgânico da empresa.  
  2.  O primeiro passo para garantir uma boa logística é o planejamento. Ele vai determinar os rumos das suas operações. O planejamento evita gargalos e retrabalho, otimizando a produtividade da equipe. Na hora de pensar sobre o que será feito, é importante olhar o histórico do negócio, estabelecer metas e responsabilidades. Os preços e prazos com fornecedores também precisam entrar no planejamento, o que vai levar a uma relação de maior confiança entre vocês. Também é essencial medir os resultados que você teve com esse planejamento, para fazer os ajustes necessários e aprimorar a logística do negócio. O controle de estoque é outra etapa essencial nesse cenário. Essa gestão auxilia na logística da empresa como um todo, porque permite traçar previsões sobre quando um item será necessário, além de indicar aqueles produtos que estão próximos de vencer , evitando desperdícios.
  3. Outro passo importante para otimizar a logística da sua empresa é integrar as áreas. Todos os setores precisam ter uma boa comunicação para evitar erros e atrasos nos processos. Um sistema especializado pode ajudar muito nesse caso, porque ele possibilita automatizar e delegar tarefas, além de permitir que os colaboradores se comuniquem. Por fim, é preciso ter cuidado com as entregas. A logística deve ser feita para cumprir prazos e entregar os produtos com qualidade na casa do cliente. Aqui, você não pode negligenciar as embalagens, porque elas é que vão garantir que o item chegue em bom estado para o consumidor. Da mesma forma, é preciso pensar em como o transporte será feito até o cliente para evitar atrasos, o que impacta diretamente na satisfação que ele tem com a sua empresa. 

O que é logística?

A logística nada mais é do que a forma ou dinâmica de administrar os processos da empresa em relação à produção e à venda dos seus itens comercializados. Ela envolve também as formas de armazenamento e entrega de produtos e, portanto, está diretamente relacionada à gestão de estoque. 

O objetivo da logística é garantir a qualidade e eficiência dos processos. Isso significa, por exemplo, entregar as compras dos clientes dentro do prazo e garantir a disponibilidade dos itens vendidos. Assim, a logística demanda um intenso planejamento de ponta a ponta, independentemente do tamanho da empresa.  

Benefícios da logística para o pequeno negócio

Do ponto de vista dos pequenos negócios, a logística é fundamental na organização dos processos, evitando erros e retrabalhos. Como esse modelo de empresa costuma trabalhar com um orçamento reduzido, garantir a eficiência da logística é uma forma de diminuir custos e evitar desperdícios. 

Além disso, quando a empresa tem uma boa logística, isso representa maior controle e conhecimento sobre o negócio, o que aumenta as oportunidades de investir em diferentes frentes, como alternativas mais sustentáveis.

A logística tem relevância para todos os setores da empresa, desde o marketing até o atendimento ao cliente, permitindo o crescimento orgânico do negócio. Ela impacta, inclusive, no nível de satisfação do consumidor. 

Isso acontece, porque a logística é responsável por planejar as entregas e garantir que os produtos sejam entregues com qualidade e dentro do prazo combinado. Um processo logístico ineficiente, por exemplo, pode trocar ou atrasar essas mercadorias, comprometendo a experiência do consumidor

Mas como tornar esse processo realmente eficiente? É o que vamos ver agora. Confira nossas dicas para otimizar a logística no seu negócio!

Dicas para melhorar a logística da sua empresa

1. Planejamento 

Como falamos, o planejamento é uma etapa fundamental da logística. Ele é capaz de evitar gargalos e retrabalhos nos processos. Para construir um planejamento eficiente, é necessário olhar para o histórico do negócio, ter metas concretas e delegar responsabilidades.  

Se você trabalha com fornecedores, isso também precisa ser levado em consideração. Uma vez que você se planeja com antecedência, fica mais fácil negociar prazos e preços. Com isso, você reduz os custos das operações, além de criar uma relação de confiança com os seus fornecedores.  

Agora, tão importante quanto fazer esse plano de ação, é medir os resultados. Assim, você constrói um processo de melhoria contínua dentro da empresa. O ideal é que o planejamento seja revisto periodicamente para entender o que pode ser melhorado na logística e o que está funcionamento bem para a sua empresa. 

2. Controle de estoque 

A gestão de estoque é uma das etapas mais importantes da logística. Esse controle deve dar conta de entender as entradas e saídas da empresa, estimar as quantidades de produtos necessárias, bem como o momento de repor alguns itens e evitar que outros sejam desperdiçados. 

Uma boa gestão de estoque aliada às métricas de vendas consegue prever quais produtos devem ser comprados em determinado período e quais itens estão próximos do vencimento. Com isso, é possível traçar estratégias para aproveitamento dessas mercadorias e também para realizar compras com antecedência, com preços mais competitivos.

3. Integração entre as áreas

Para otimizar a logística do seu negócio, não adianta ter apenas um setor empenhado. A comunicação entre as áreas é importante para garantir a fluidez do processo. Por isso, fortaleça a comunicação entre os setores do seu negócio. 

O objetivo é que todos fiquem alinhados quanto aos critérios de qualidade dos serviços e as etapas envolvidas no processo, bem como prazos de entrega e níveis de satisfação do cliente.

Dependendo da quantidade de colaboradores que a sua empresa tem, um sistema de gestão especializado pode ajudar muito nessa comunicação entre áreas. Uma ferramenta como essa permite automatizar tarefas e criar lembretes para os responsáveis por cada atividade. 

Além disso, esse sistema mede a performance do time, auxiliando no controle das metas estabelecidas durante a etapa de planejamento. 

4. Cuidado com as entregas

Se você trabalha com entregas, a logística do processo precisa garantir que os produtos cheguem com qualidade até a casa do cliente e dentro do prazo combinado. Isso envolve não apenas o deslocamento, como também as embalagens utilizadas, por exemplo. 

Dependendo do tipo de produto transportado, a embalagem garante ou compromete a qualidade dos itens. Então, não negligencie esse elemento. Afinal, se o cliente receber o que pediu dentro do prazo, mas com uma qualidade inferior à esperada, a satisfação que ele tem com a sua empresa diminui consideravelmente. 

O que você achou destas dicas? Se você gostou do artigo, pode se interessar por este também: 6 estratégias para arrasar na expansão da sua empresa!

Obrigada pelo papo e conte com a gente!

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja Stone e receba sua maquininha amanhã

Quer receber conteúdo de empreendedorismo sem conversa fiada no seu e-mail?

Inscrevendo-se em nossa newsletter você autoriza que o Papo de Balcão utilize os Dados Pessoais fornecidos acima para envio de conteúdo informativo e publicitário relacionado à educação financeira e negócios, nos termos de nosso Aviso de Privacidade.