Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossas políticas de privacidade e cookies.

Layout da loja: como melhorar e aumentar suas vendas?

 Layout da loja: como melhorar e aumentar suas vendas?

Tempo de leitura: 6 minutos

Você sabe como melhorar o layout da sua loja para atrair mais clientes? Esse é um assunto que ainda causa dúvidas nos lojistas. Inclusive, o tema foi uma sugestão de um dos leitores/uma das leitoras da nossa newsletter! 

O layout da loja diz respeito a como você utiliza os espaços disponíveis para distribuir seus produtos e os móveis do estabelecimento, além de envolver elementos como a iluminação e a decoração do ambiente. 

É possível ajustar o layout da sua loja para atrair mais clientes e aumentar suas vendas. No post de hoje, vamos trazer algumas dicas para você melhorar esse aspecto na sua loja física e conquistar melhores resultados. Vem ler!

  1. Fachada

A fachada da loja deve ser um convite ao seu cliente. Você pode ter tapete de boas vindas com o seu logo na entrada e o nome da loja deve estar bem visível para os consumidores encontrarem com facilidade o seu estabelecimento, assim como o número da loja. 

A entrada deve ser acessível a todos e, se a loja é de rua, indique com uma placa o local onde o cliente pode parar com o carro. 

Todas as informações precisam ser claras, sem espaço para dúvidas. Com isso, você elimina atritos desde o início e aumenta as chances dos consumidores entrarem no seu estabelecimento.

  1. Vitrine 

A vitrine é o seu cartão de visita e, assim como a fachada da loja, deve ser atrativa. Você precisa despertar a vontade do cliente de entrar no estabelecimento. Então, vale utilizar mais tempo organizando esse ponto. 

Faça uma seleção caprichada dos seus produtos. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, valorize as peças da estação ou os itens em promoção. Inclua produtos esteticamente agradáveis e com preços atrativos. 

Além disso, é importante garantir uma boa iluminação para os itens, de modo que ela não modifique a cor dos objetos, porque isso pode prejudicar a percepção do cliente. 

  1. Disposição dos móveis 

A disposição dos móveis é um dos principais aspectos do layout da loja. Você deve se preocupar em manter a fluidez de pessoas pelo espaço. Por isso, os móveis não podem atrapalhar a circulação de clientes e funcionários no ambiente. 

A disposição de objetos deve ser inteligente para que o cliente possa andar livremente pelos corredores. 

Além disso, ela deve ser funcional. No caso de uma loja de roupas, você pode colocar uma poltrona perto dos provadores, para os acompanhantes ou para o consumidor colocar suas coisas enquanto prova as peças. 

  1. Limpeza 

A limpeza é um aspecto fundamental para manter a sua loja convidativa. Além de estar sempre limpa, é necessário que ela pareça limpa. 

Você pode apostar em alguns cheiros agradáveis, mas não muito fortes, para trazer um ar de limpeza ao ambiente, com alguns aromatizadores. 

Além disso, crie uma rotina de limpeza e deixe indicações para funcionários e clientes preservarem o aspecto, principalmente, no caso dos banheiros. 

  1. Organização dos produtos

A organização dos produtos deve ser feita para que o cliente encontre o que procura de maneira intuitiva. 

Assim, itens que se complementam podem ser colocados em seções próximas. Faz mais sentido colocar escovas de cabelo ao lado de secadores do que perto de caixas de chocolate, por exemplo. 

Portanto, pense em agrupar os objetos por categorias. Você pode, inclusive, fazer essa indicação com placas, facilitando ainda mais a busca do cliente pelos produtos. 

Além disso, o ideal é que os itens estejam acessíveis ao consumidor. Então, evite dispor objetos muito no fundo ou no alto das prateleiras, a não ser que haja um motivo razoável para isso. 

Já para trazer realce aos seus produtos, você deve apostar em cores que contrastem com as cores das embalagens. Por exemplo, se os seus produtos têm cores fortes, apostar em paredes e prateleiras em tons pastéis pode ser uma forma de destacar os itens na sua loja.

  1. Caixa 

O caixa deve ser um ambiente organizado e você pode aproveitá-lo como uma última oportunidade de vendas, deixando à mostra promoções, programas de fidelização e objetos que possam chamar atenção do cliente.

Do caixa, também é interessante ter a visibilidade de quem entra e de quem sai da sua loja para um maior controle. Então, pense nisso na hora de definir o layout do seu estabelecimento. 

  1. Decoração 

A decoração é fundamental para garantir um layout chamativo para a sua loja. Ela precisa estar relacionada com a personalidade da sua marca e não deve ser algo muito genérico, que o cliente encontraria em qualquer outro estabelecimento. 

Você pode selecionar um objeto diferenciado para ser a marca registrada da sua loja, por exemplo. Assim, os clientes vão se lembrar mais facilmente da sua loja por isso, associando a marca ao objeto.  

O mais importante é pensar em quais sensações você quer transmitir para os seus clientes. Quais são os valores principais do seu negócio que você quer transparecer na sua loja? Pense nisso para tomar decisões sobre a decoração. 

A sua empresa é mais descolada ou preza pela seriedade? Quer transmitir acolhimento ou privilegiar o tamanho do espaço? Essas respostas impactam nas suas escolhas de iluminação, por exemplo. Luzes frias criam uma ilusão de espaços mais amplos, enquanto a amarela pode aumentar a sensação de acolhimento. 

Em datas comemorativas, você pode aproveitar e preparar a sua loja com uma decoração temática para atrair mais clientes

Comece pela fachada e pela vitrine, depois, incorpore o clima da data no interior da loja. Assim, você cria um ambiente mais lúdico para o cliente e estimula os consumidores a comprarem os produtos da sua loja para a data. 

O que você achou do post de hoje? Já está reorganizando seus móveis e produtos dentro da loja?

Se você quer ficar por dentro de todas as novidades do Papo de Balcão, não deixe de participar do nosso grupo exclusivo no Telegram. Para isso, é só clicar no link pelo celular: Grupo PDB.

Obrigada pelo papo e até a próxima!

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja Stone e receba sua maquininha amanhã

Quer receber conteúdo de empreendedorismo sem conversa fiada no seu e-mail?

Inscrevendo-se em nossa newsletter você autoriza que o Papo de Balcão utilize os Dados Pessoais fornecidos acima para envio de conteúdo informativo e publicitário relacionado à educação financeira e negócios, nos termos de nosso Aviso de Privacidade.