Você sabe como melhorar o layout da loja para atrair mais clientes? Esse é um assunto que ainda causa dúvidas nos lojistas. O design se refere a como você utiliza os espaços disponíveis para distribuir seus produtos e os móveis do estabelecimento, além de envolver elementos como a iluminação e a decoração do ambiente.

Por meio de alguns ajustes, a sua loja pode chamar a atenção de potenciais consumidores e aumentar as vendas. Esse tipo de cuidado é essencial para gerar uma boa experiência de compra e elevar a fidelidade do público com sua marca.

Neste post, vamos trazer algumas dicas para você melhorar esse aspecto na sua loja física e otimizar seus resultados. Confira!

O que é um layout da loja e qual a sua importância?

O layout da loja consiste na maneira como o espaço físico de um estabelecimento é organizado, incluindo o planejamento da fachada, o local onde fica o caixa, as gôndolas, a forma como se dá a disposição dos produtos, displays, bem como o espaço de estoque e armazenamento de mercadorias.

Ao organizar o layout de uma loja, não basta pensar na localização dos produtos: é preciso levar em consideração a comodidade, a experiência de visualização e o acesso ao produto, além da formatação do ambiente de uma maneira que favoreça a realização da venda.

Quais os principais tipos de layout para utilizar?

Existem vários tipos de layout que você pode utilizar no seu estabelecimento, e entender os mais adequados para o seu tipo de negócio é fundamental para otimizar os resultados. Entre eles, destacamos o layout em grade, o free flow e o race track.

O layout em grade é ótimo para supermercados e drogarias, pois permite que o fluxo de carrinhos aconteça tranquilamente. A apresentação dos produtos é confortável e uniforme, o que garante uma boa experiência ao cliente.

Já o free flow é uma boa opção caso você tenha uma loja de departamento. Ele permite que os clientes cheguem com mais facilidade aos produtos desejados e, com isso, pode potencializar as vendas do seu negócio. Além disso, possibilita mais criatividade na hora de organizar o seu PDV.

Por fim, o race track, que é excelente para quem empreende no ramo de decoração. Por meio dele, você consegue estimular os consumidores e aumentar as vendas no estabelecimento.

Quais os benefícios de investir no layout de uma loja?

O layout da loja diz muito sobre o negócio. O aspecto da fachada, a vitrine e o espaço interno são os primeiros fatores que um consumidor nota ao visitar um ambiente físico no varejo.

Para causar uma boa primeira impressão, é fundamental ficar de olho no planejamento do layout, além de outros cuidados relacionados à comunicação. Você deve ter em mente que, antes mesmo de o atendimento acontecer, é o espaço físico que transmitirá a primeira mensagem.

Ao investir no layout da loja e estabelecer uma estratégia de comunicação alinhada com o perfil do seu público, você consegue gerar empatia, segurança, autoridade, identificação com a marca e interesse em realizar a compra.

Como consequência, espera-se um aumento nas taxas de conversão, a otimização da experiência do consumidor e uma maior satisfação e fidelização em seu negócio.

Como montar o layout de uma loja?

Agora que você já entendeu a importância de planejar e estruturar o layout da loja de acordo com o perfil do seu consumidor e o tipo de mensagem que deseja comunicar, é hora de arregaçar as mangas e colocar a sua estratégia em prática. E é aí que surge a dúvida: como começar? Como montar o layout de uma loja?

A seguir, separamos algumas dicas práticas que vão ajudar na sua empreitada. Lembre-se de que elas devem ser combinadas entre si de forma harmônica e pensando sempre no propósito da sua marca.

Tenha atenção à fachada

A fachada da loja deve ser um convite ao seu cliente. Você pode ter tapete de boas-vindas com o seu logo na entrada, e o nome da empresa precisa estar bem visível para os consumidores encontrarem com facilidade o seu estabelecimento, assim como o número da loja.

A entrada deve ser acessível a todos e, se a loja é de rua, indique com uma placa o local onde o cliente pode parar com o carro. Todas as informações precisam ser claras, sem espaço para dúvidas. Com isso, você elimina atritos desde o início e aumenta as chances de os consumidores entrarem no seu estabelecimento.

Capriche na vitrine

A vitrine é o seu cartão de visita e, assim como a fachada da loja, deve ser atrativa. Você precisa despertar a vontade do cliente de entrar no estabelecimento. Então, vale utilizar mais tempo organizando esse ponto.

Faça uma seleção caprichada dos seus produtos. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, valorize as peças da estação ou os itens em promoção. Inclua produtos esteticamente agradáveis e com preços atrativos.

Além disso, é importante garantir uma boa iluminação para os itens, de modo que ela não modifique a cor dos objetos, porque isso pode prejudicar a percepção do cliente.

Ainda, lembre-se de que a vitrine deve ter os preços das mercadorias dispostos em local visível. A legislação brasileira obriga o varejo a informar o preço dos itens na vitrine. Por isso, não se esqueça de tomar esse cuidado.

Se achar necessário, existem profissionais especializados em melhorar vitrines. Chamados de vitrinistas, eles ajudam a organizar o local a fim de criar uma identidade e trazer personalidade. Uma vitrine bem organizada atrai a atenção dos consumidores, incentivando-os a visitar a loja.

Use uma boa disposição dos móveis

A disposição dos móveis é um dos principais aspectos do layout da loja. Você deve se preocupar em manter a fluidez de pessoas pelo espaço. Nesse sentido, os móveis não podem atrapalhar a circulação de clientes e funcionários no ambiente.

A disposição de objetos deve ser inteligente para que o cliente possa andar livremente pelos corredores. Além disso, ela precisa ser funcional. No caso de uma loja de roupas, você pode incluir uma poltrona perto dos provadores, para os acompanhantes ou para o consumidor colocar suas coisas enquanto prova as peças.

Mantenha o ambiente limpo

A limpeza é um aspecto fundamental para manter a sua loja convidativa. Além de estar sempre limpa, é necessário que ela pareça bem higienizada. Essa necessidade vai demandar planejamento. Como várias pessoas transitam pelo espaço durante o dia, é essencial ter uma rotina rigorosa de higienização, especialmente do chão.

Ainda há vários recursos que podem ajudar. Por exemplo, você pode apostar em alguns cheiros agradáveis, mas não muito fortes, para trazer um ar de limpeza ao ambiente, com aromatizadores. Além disso, deixe indicações para funcionários e clientes preservarem o aspecto, principalmente no caso dos banheiros.

Organize bem os produtos

A organização dos produtos deve ser feita para que o cliente encontre o que procura de maneira intuitiva. Assim, itens que se complementam podem ser colocados em seções próximas. Faz mais sentido colocar escovas de cabelo ao lado de secadores do que perto de caixas de chocolate, por exemplo.

Portanto, pense em agrupar os objetos por categorias. Você pode, inclusive, fazer essa indicação com placas, facilitando ainda mais a busca do cliente pelos produtos. Além disso, o ideal é que os itens estejam acessíveis ao consumidor. Então, evite dispor objetos muito no fundo ou no alto das prateleiras, a não ser que haja um motivo razoável para isso.

Já para trazer realce aos seus itens, você deve investir em cores que contrastem com as das embalagens. Por exemplo, se os seus produtos têm cores fortes, apostar em paredes e prateleiras em tons pastéis pode ser uma forma de destacar os itens na sua loja.

Tenha um caixa organizado

O caixa deve ser um ambiente organizado, e você pode aproveitá-lo como uma última oportunidade de vendas, deixando à mostra promoções, programas de fidelização e objetos que possam chamar atenção do cliente.

Do caixa, também é interessante ter a visibilidade de quem entra e de quem sai da sua loja para um maior controle. Então, pense nisso na hora de definir o layout do seu estabelecimento.

Além disso, um caixa organizado permite que seus funcionários tenham uma interação mais satisfatória com o cliente. Logo, não o deixe abarrotado de produtos escondendo seu colaborador. Vale manter tudo em equilíbrio para que o cliente tenha acesso às ofertas, mas sem precisar se desviar dos itens para efetuar seu pagamento.

Faça uma boa decoração

A decoração é uma peça-chave para garantir um layout chamativo para a sua loja. Ela precisa estar relacionada com a personalidade da sua marca e não deve ser algo muito genérico, que o cliente encontraria em qualquer outro estabelecimento.

Você pode selecionar um objeto diferenciado para ser a marca registrada da sua loja, por exemplo. Assim, os clientes vão se lembrar mais facilmente da sua loja por isso, associando a marca ao objeto.

O mais importante é pensar em quais sensações você quer transmitir para os seus clientes. Quais são os valores principais do seu negócio que você quer transparecer na sua loja? Pense nisso para tomar decisões sobre a decoração.

Cuide da iluminação

A sua empresa é mais descolada, ou preza a seriedade? Quer transmitir acolhimento, ou privilegiar o tamanho do espaço? Essas respostas impactam suas escolhas de iluminação, por exemplo. Luzes frias criam uma ilusão de espaços mais amplos, enquanto a amarela pode aumentar a sensação de acolhimento.

Portanto, é importante entender o seu público e o que ele busca em seu espaço. Locais que trabalham com cuidados pessoais, beleza e cosméticos, por exemplo, demandam uma luz mais fria e branca, pois criam uma atmosfera de organização e limpeza.

Enquanto restaurantes, lojas de presentes, negócios que trabalham com relaxamento, entre outros exemplos, são beneficiados por uma iluminação mais amarelada e que transmite aconchego para seus visitantes.

Aproveite as datas comemorativas

Em datas comemorativas, você pode aproveitar e preparar a sua loja com uma decoração temática para atrair mais clientes. Comece pela fachada e pela vitrine; depois, incorpore o clima da data no interior da loja. Assim, você cria um ambiente mais lúdico para o cliente e estimula os consumidores a comprarem os produtos da sua loja para a data.

Tal cuidado é muito importante para engajar o cliente nas promoções que foram feitas exclusivamente para essas datas comemorativas. Então, vale a pena ter um bom planejamento para incluir elementos festivos na decoração da sua loja.

Saiba destacar os produtos

Toda empresa conta com produtos que são muito importantes em seu faturamento. Por isso, vale deixar esses itens em algum local de destaque, em uma bela estante e com uma iluminação adequada para destacar suas características.

A disposição dos produtos também deve ser pensada para atrair o foco do consumidor no momento correto. Na entrada da loja, uma boa prática é dispor os itens de maior saída, sendo que são os mais prováveis de compra, além das melhores ofertas. Já no caixa, vale deixar os pequenos, que podem atrair a atenção do cliente na hora de pagar.

Mude frequentemente

Inovar na disposição dos espaços é muito importante para que os clientes conheçam novos produtos e explorem novas alternativas de compra da sua loja. Entretanto, é relevante ter cuidado com essa dica, pois vale manter uma ordem lógica para a disposição dos produtos. Afinal, o consumidor não pode ficar confuso ao entrar no estabelecimento.

Uma boa ideia é mudar continuamente a decoração e deixar um espaço exclusivo para promoções que acontecem de maneira esporádica. Assim, você cria mudanças contínuas, mas sem alterar de forma drástica a disposição dos itens da loja.

Como você viu, o layout da loja deve ser pensado nos mínimos detalhes, começando pela fachada e vitrine e passando pela disposição dos móveis, organização dos produtos, decoração e localização do caixa. Com as nossas dicas, seu estabelecimento ganhará uma nova cara, o que vai fortalecer sua marca e melhorar o desempenho das suas vendas.

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