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Engajamento alto, mas poucas vendas. Como resolver?

 Engajamento alto, mas poucas vendas. Como resolver?

Muitas empresas reclamam da falta de engajamento nas redes sociais. Mas e quando essa métrica é boa e, mesmo assim, os clientes não compram de você? 

Essa também é uma realidade dura de enfrentar para os empreendedores. Mas a boa notícia é que é possível reverter esse cenário. No post de hoje, você vai ver como aproveitar o bom engajamento nas suas redes sociais e aumentar suas vendas com dicas para conquistar mais clientes. Vem ler! 

  1. Invista em CTAs claros 

Os CTAs (Call to Action ou chamada para a ação) são a melhor forma de direcionar os seus seguidores para que eles realizem a ação que você pedir. Assim, em todos os posts, dê um direcionamento claro do que você quer. Se o seu post é sobre um dos seus produtos, indique qual o próximo passo que o seguidor precisa fazer para poder comprá-lo, como acessar o link na bio. 

Com isso, você constrói uma comunicação mais certeira com o seu público e mostra qual caminho ele precisa seguir para comprar com você. 

Pode ser que muitos seguidores engajados não comprem da sua loja, porque não foram direcionados para isso. 

Além disso, garanta que todos os links que você vincular no seu Instagram estejam funcionando. Pode ser que você esteja perdendo clientes apenas porque o link está quebrado, por exemplo.

Os CTAs também devem aparecer nos seus Stories. Supondo que você tenha uma loja de roupas e esteja mostrando as peças nos Stories. Deixe a opção de arrastar para cima para que o seguidor caia direto na página da peça mostrada. Se você ainda não conta com a alternativa de arrastar para cima, fale o que tem que ser feito ou inclua uma legenda indicando o que o seguidor precisa fazer para comprar. 

  1. Tire as dúvidas do público 

Sempre responda as dúvidas do seu público, tanto no direct quanto nos comentários. Assim, você quebra as últimas objeções de compra e estimula as pessoas a comprarem de você. 

Além disso, incluir um link para o seu WhatsApp na sua bio e deixar mais informações de contato também são boas opções, já que o cliente pode preferir ligar ou enviar uma mensagem pelo WhatsApp ao invés de usar o Instagram para tirar dúvidas. 

Você também deve antecipar dúvidas, tanto nos seus posts, como nas suas páginas de vendas ou comunicações direcionadas aos clientes. Com isso, você reduz o tempo de fechamento de novas vendas. Afinal, com as dúvidas resolvidas, o consumidor tem mais chances de comprar, porque se sente mais seguro e tem mais confiança na sua empresa. 

  1. Crie anúncios de vendas

Anúncios de vendas são ótimas opções para direcionar os seus seguidores para comprarem do seu site. 

Se você nunca fez anúncios, comece investindo pouco para testar as mensagens. Com o tempo e conforme você for tendo resultados, pode aumentar esse investimento para atrair ainda mais clientes. 

Promover seus posts com os produtos que você vende também pode ser uma forma de começar a divulgar o seu negócio e aumentar as vendas. 

Mas lembre-se também de sempre incluir CTAs nos seus anúncios, deixando claro para o cliente o que ele deve fazer.

  1. Deixe claro o que você vende

Você tem certeza de que seu Instagram deixa claro para os clientes aquilo que você vende? Se alguém entrar hoje na sua página, tem clareza sobre o que a sua empresa faz, que tipo de produto é vendido e que problemas ele resolve? 

Para você ter mais clientes, esses aspectos devem ser claros e fáceis de identificar. 

Uma opção para isso é criar vídeos mostrando seu produto sendo utilizado, como um manual de instrução mesmo. 

Se você vende sapatos ou roupas, sempre traga opções de looks para o público e crie enquetes nos Stories perguntando quais as pessoas preferem. Depois, mostre como os seguidores podem comprar essas peças. 

  1. Mostre depoimentos de clientes 

Depoimentos de clientes são alguns dos melhores estímulos para outros consumidores comprarem de você.

Faça alguns posts e crie um destaque no Instagram só com depoimentos de clientes. A ideia é mostrar como o seu negócio os ajudou a resolver um problema. 

Se você tiver mais do que um tipo de público-alvo, apresente depoimentos diversos, que contemplem a diversidade dos seus consumidores. E, claro, não esqueça o CTA para direcionar os clientes para a compra. 

Outra opção que pode atrair novos consumidores é fazer lives com seus clientes, mostrando as transformações que os seus produtos ou serviços proporcionaram. 

Ainda pensando em lives, você pode criar algumas específicas só para tirar dúvidas sobre aquilo que você vende. No final, é importante enviar o link para a compra. Afinal, os clientes que veem a live são os mais interessados em comprar. Então, você aproveita esse momento para fechar mais vendas. 

  1. Faça parcerias 

Parcerias podem atrair ainda mais seguidores e novas pessoas interessadas naquilo que você vende. Isso porque, ao fechar parcerias, você compartilha um público, aumentando o seu alcance. 

Uma ideia é criar promoções ou kits em parcerias com outras lojas ou prestadores de serviço que complementem o que você vende. 

Você também pode fazer lives com seus parceiros comerciais para divulgar os seus produtos e conversar sobre temas relevantes para a sua audiência. 

Antes de fazer a live, abra uma enquete nos Stories perguntando qual tema o seu público prefere. Isso ajuda a criar conteúdos ainda mais alinhados aos desejos da sua audiência. 

Aliás, conversar diretamente com os seus clientes é uma das grandes vantagens das redes sociais, sendo uma estratégia que permite entender melhor o seu público e oferece, exatamente, aquilo que as pessoas querem.

E aí, já está se preparando para transformar o engajamento nas suas redes sociais em vendas? Então siga nossas dicas e depois nos conte os resultados!

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