E-mail marketing para pequenos negócios: você deve adotar?

 E-mail marketing para pequenos negócios: você deve adotar?

Você já usa o e-mail marketing nas suas ações de comunicação com o público? Esse é um ótimo canal de contato com os seus clientes, mas é preciso usá-lo de maneira estratégica para aumentar o engajamento com a sua marca. 

No post de hoje, vamos te explicar o conceito de e-mail marketing, quais as vantagens de adotá-lo na sua empresa e como implementar essa estratégia para colher excelentes resultados. Quer saber mais? Então, vem ler!

Três principais aprendizados de hoje

  1. O e-mail marketing é uma estratégia que envolve o envio de e-mails de tempos em tempos com o objetivo de alimentar a sua base de usuários com conteúdos da sua empresa, como promoções, posts de blog e informes. O e-mail marketing é uma ótima forma de alcançar um grande número de pessoas, segmentar e engajar o seu público. Além disso, existem diversas ferramentas que permitem automatizar o envio das mensagens, facilitando muito o processo.  
  2. Para implementar o e-mail marketing no seu negócio, o primeiro passo é fazer um planejamento, definindo a frequência de envio, quais conteúdos vão ser enviados e quais públicos vão receber as mensagens. O importante é não lotar a caixa de entrada dos usuários, mas ter uma frequência equilibrada de envio. Na hora de estabelecer os conteúdos dos e-mails, pense na segmentação do seu público e escolha os materiais de acordo com as características desse grupo. 
  3. Para aumentar as chances de abertura de e-mail, aposte em assuntos chamativos, que estimulem a curiosidade dos usuários. Outro ponto para otimizar sua estratégia é fazer testes e analisar métricas. As ferramentas de automação de e-mail permitem comparar dois títulos ou duas mensagens e enviar os e-mails correspondentes a públicos semelhantes para analisar qual ação entrega o melhor resultado. A taxa de abertura de e-mail e a taxa de cliques são as métricas mais importantes nesse sentido. Afinal, elas norteiam suas estratégias futuras, permitindo saber o que engaja mais os seus usuários.

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma estratégia que consiste em enviar e-mails com determinada frequência para nutrir a base de usuários cadastrados no seu site (ou que ofereceram o e-mail como meio de contato em troca de um material) com conteúdos produzidos pela sua marca

As mensagens contidas nesses e-mails variam, podem ser informes sobre o seu produto ou sobre promoções, divulgação dos últimos conteúdos postados no seu blog, oferecimento de algum conteúdo rico gratuito, newsletters, parabenização por alguma data comemorativa, entre outras possibilidades. 

Para auxiliar nessa estratégia, é interessante adotar ferramentas de automação de e-mail, como o Mailchimp, ou sistemas maiores, como o RD Station

Mas quais as vantagens que o e-mail marketing pode trazer para as pequenas empresas? É o que vamos ver agora!

Por que o e-mail marketing é importante para o pequeno negócio?

O e-mail marketing é uma poderosa ferramenta de comunicação com seus clientes e de divulgação dos seus conteúdos. Ele permite mostrar quais as novidades da sua empresa e deixar todos por dentro do que a sua marca está fazendo. 

Com o e-mail marketing, você consegue segmentar sua base de clientes e alcançar um grande número de pessoas por conta das automações que as ferramentas especializadas oferecem. Assim, apenas o grupo de pessoas que você escolher recebe determinado tipo de conteúdo. 

O e-mail marketing também traz vantagens ao seu cliente. Isso porque, se ele se interessar pelos conteúdos produzidos pela sua marca, recebe sempre novos materiais, além de contar com a facilidade de poder se descadastrar da lista quando quiser. 

Além disso, quando o usuário se cadastra para receber as novidades, já é um sinal de que ele pode se interessar por aquilo que você vende. Assim, o e-mail marketing ajuda muito na construção da sua audiência e na promoção do nome da sua marca.  

Dicas para adotar o e-mail marketing na sua estratégia

Confira a lista com alguns orientações para arrasar na sua estratégia de e-mail marketing e alcançar ótimos resultados na sua empresa!

  1. Planejamento

O primeiro passo para obter um bom retorno com o e-mail marketing é montar um planejamento, definindo uma régua de e-mails a serem enviados. 

Em outras palavras, você precisa estabelecer uma lógica para os e-mails, determinando quantos e-mails serão enviados e qual a sequência dessas mensagens. Esses grupos de e-mail precisam ter algum objetivo pré-definido, como fazer uma venda. 

Você pode começar enviando alguns e-mails com conteúdos gratuitos produzidos pela sua empresa. Depois, as mensagens podem conter informações mais específicas, relacionadas aos seus produtos. 

O objetivo com essa cadeia de e-mails é “ensinar” o cliente e mostrar para ele como o seu produto ou serviço resolve os problemas que ele tem, estimulando a compra. 

  1. Frequência

A frequência de envio de e-mails deve aparecer já na etapa de planejamento.

Aqui, é importante não bombardear os destinatários com vários e-mails por dia e nem dar um intervalo muito grande entre as mensagens ao ponto do cliente esquecer da sua marca. 

Os sistemas de automação permitem programar a data de envio de todos os seus e-mails, facilitando ainda mais o planejamento da frequência das mensagens. 

  1. Segmentação da base

Você vende produtos para diferentes públicos? Então, pode ser interessante segmentar sua base de clientes na hora de enviar os e-mails.

As ferramentas de automação permitem fazer isso com facilidade, dividindo os usuários de acordo com informações como região, segmento da empresa ou tamanho do negócio. 

Também é possível dividir a base entre clientes e prospects (aqueles que ainda não são clientes, mas podem se tornar um dia), o que auxilia muito nas estratégias de vendas do negócio. 

Assim, você refina as suas ações de comunicação para obter melhores resultados. 

  1. Escolha dos Conteúdos

Pensando na segmentação da sua base, defina quais conteúdos serão enviados para os diferentes públicos. 

Pense em entregar valor para o destinatário da mensagem, seja com blog posts, materiais gratuitas ou alguma oferta específica. 

Uma dica também é incluir mensagens que parabenizem os usuários em datas comemorativas, de acordo com as características do seu público. 

  1. Testes

Faça testes para entender o que funciona melhor para cada público. As ferramentas de automação permitem realizar os famosos testes A/B. 

Com eles, você pode escrever dois títulos ou duas mensagens diferentes e enviar para um mesmo número de pessoas com características semelhantes da sua base. 

Assim, é possível comparar a performance de cada uma das opções e descobrir o que agrada mais aos seus clientes

Os testes são ótimos principalmente se você ainda não sabe muito bem qual caminho seguir, porque eles vão dar um norte para as suas próximas ações. 

  1. Assuntos chamativos 

Uma das formas de estimular os usuários a abrirem seus e-mail é apostar em assuntos atrativos. Busque estimular a curiosidade dos destinatários para estimular a abertura dos e-mails. 

Aqui, uma dica é incluir o primeiro nome da pessoa ou o nome da empresa em que ela trabalha já no assunto da mensagem. Assim, você personaliza o e-mail e aumenta suas chances de chamar a atenção dos usuários. 

  1. Métricas

Para ter uma estratégia eficiente de e-mail marketing é preciso ter métricas que mostrem se as suas ações estão ou não funcionando. 

Entre elas, algumas das mais relevantes são a taxa de abertura e a taxa de clique, que indicam, respectivamente, quantos usuários clicaram no assunto do e-mail para abrí-lo e quantos clicaram em algum link ou botão no interior da mensagem. 

Essas métricas são interessantes para validar seus testes, analisar e comparar suas estratégias (como modelos de títulos, tamanho do conteúdo do e-mail e o uso de emojis ou gifs nas mensagens).

E aí, já se preparou para enviar o próximo e-mail aos seus clientes? 

Se você quiser otimizar ainda mais as suas estratégias de marketing e vendas, confira este artigo aqui: Como conseguir mais clientes divulgando seu negócio na internet.

Obrigada pelo papo e conte com a gente!

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *