Dicas para manter a saúde financeira do seu negócio

 Dicas para manter a saúde financeira do seu negócio

No nosso Instagram, fizemos uma live com a Fernanda Monnerat, da Serasa Experian, para conversar sobre o que os pequenos podem fazer para manter a saúde financeira do negócio durante e depois da crise.

Você tem dúvidas sobre como negociar com segurança, se proteger contra fraudes e buscar alternativas financeiras durante a pandemia? Então, vem conferir as dicas da especialista!

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

Neste momento, para se planejar financeiramente, você precisa analisar todas as contas da sua empresa, as entradas e saídas, bem como dívidas e outros custos. Por isso, busque renegociar suas dívidas e pesquise quais instituições oferecem as melhores condições para o seu negócio. Negociação exige confiança. Então, garanta a transparência na relação com seus credores ou fornecedores.

2.

Para passar pela crise, os pequenos precisam remodelar o modelo de negócio e pensar em formas de inovar. É hora de testar novas ações e migrar para o digital se você ainda não estiver lá. Ainda pensando no mundo virtual, as fraudes virtuais aumentaram e é preciso se proteger. A Serasa tem uma ótima solução para evitar fraudes com o seu CNPJ.

3.

Ser um pequeno negócio apresenta vantagens e desvantagens. Enquanto as últimas estão relacionadas à falta de clientes fiéis, as primeiras envolvem a possibilidade de testar novas formas de atuar, com mais flexibilidade e sem tantos custos fixos como no caso de uma empresa de maior porte.

RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS

Uma das perguntas que surgiu durante a nossa live foi: vale a pena renegociar dívidas nesse momento? Para Fernanda, o momento é válido para isso.

Mesmo que você consiga arcar com as dívidas que tem, vale pesquisar quais instituições financeiras podem ajudar você durante a crise. Se você consegue arcar parcialmente ou simplesmente não consegue pagar suas dívidas, é preciso entrar em contato com o seu banco para ver quais são as opções oferecidas no seu caso.

Aqui, vale pesquisar as condições de outras instituições também, porque você pode encontrar alternativas mais vantajosas, como juros mais baixos.

Em qualquer caso, é importante sentar com o gerente, explicar a situação e mostrar quais os seus planos para manter o seu negócio. Como estamos no meio de uma pandemia, os credores estão mais receptivos e já entendem de partida os problemas enfrentados pelos pequenos.

 

negociação com segurança

Como negociar com mais segurança? Um ponto muito negligenciado pelos brasileiros de forma geral é a leitura do contrato. Mas é ela que garante mais segurança na hora de negociar e tomar decisões.

Sempre leia os contratos e busque o maior número de informações possíveis sobre os fornecedores. Uma alternativa é consultar o histórico de crédito da outra parte para entender melhor que tipo de risco você está assumindo. Isso pode ser feito gratuitamente no site da Serasa Experian.

Da mesma forma, a sua empresa talvez necessite de crédito e você precise negociar com alguma instituição financeira. Fernanda diz que crédito é confiança e algumas instituições encaram a concessão de crédito para PMEs como um risco.

Por isso, você precisa ser muito transparente na hora da negociação e manter um bom score no site do Serasa. Ele é uma régua de qualidade usada por algumas instituições para analisar empresas e clientes. A consulta é gratuita e pode ser feita aqui.

Para escolher a melhor linha de crédito para sua empresa, pesquise várias alternativas disponíveis no mercado e escolha a que melhor atende as suas necessidades.

Cada instituição tem políticas próprias, por isso, é preciso entender as condições oferecidas, quando os pagamentos devem ser feitos, quais as taxas de juros e quais os formatos de concessão de crédito. Só assim você pode decidir com segurança sobre a melhor proposta.

 

inovação na forma de pensar 

Com a pandemia, veio a incerteza: como traçar um plano de ação se não há um prazo definido? Para Fernanda, as empresas precisam se preocupar menos com os prazos e mais em inovar na forma de pensar.

Os empreendedores precisam adotar novas ações, independentemente de quanto elas vão durar, e eliminar suas crenças limitantes sobre o próprio negócio.

Mesmo que você sempre tenha feito uma operação da mesma maneira na sua empresa e essa forma tenha funcionado, talvez não seja a opção mais adequada para o momento. Por isso, é preciso repensar o modelo de negócio.

Empresas que já estavam no mundo digital agora estão vendo as vantagens de terem se atualizado antes da crise. Então, se você ainda não domina esse universo, é um bom momento para marcar presença nas redes sociais e nas pesquisas do Google.

Outro ponto é pensar o que precisa ser remodelado dentro das suas operações. Se você não tem elasticidade de produto ou serviço, talvez precise mudar o seu público alvo ou oferecer vouchers para os clientes comprarem antecipadamente.

 

planejamento financeiro

Uma das principais preocupações das PMEs é ter capital de giro, afinal, grande parte delas depende do faturamento mensal para pagar as contas.

Para empresas sem qualquer gestão financeira, Fernanda destacou alguns processos mínimos que os pequenos precisam ter para a sobrevivência agora e depois da crise. Primeiro, você precisa entender os números do seu negócio: quais os seus custos fixos, quais os variáveis, quais as suas dívidas e compromissos a pagar.

Monte uma planilha com todos esses dados para ter clareza sobre a saúde financeira da empresa. A partir disso, você precisa manter a gestão diária desses números, anotando as entradas e saídas ou quaisquer novos gastos. Olhando para os números que você levantou, identifique se há possibilidade de reduzir custos em alguma frente.

Essa atitude é importante, inclusive, para negociar crédito, uma vez que você vai mais preparado para a negociação sabendo exatamente quais os dados mais importantes da sua empresa e pode traçar planos de ação.

 

flexibilização de políticas de crédito

Suas políticas de crédito determinam quanto de risco você está tomando nas suas operações. Quando você permite que um cliente parcele as compras, oferece crédito para ele e também corre o risco da inadimplência.

Por isso, a prioridade agora deve ser ter o dinheiro sempre à mão. De qualquer forma, é preciso avaliar o custo benefício da flexibilização do crédito. Este é um ponto importante do relacionamento com o cliente, porque uma vez que você oferece um parcelamento maior, por exemplo, pode atrair mais consumidores com essa prática.

Ao mesmo tempo, você deve cobrar quando seus clientes não pagam, mas é preciso ter cautela. Você primeiro precisa definir as formas de cobrança: ligação, SMS, negativação, protesto no cartório?

Mas é importante ponderar sobre suas decisões. Muitas vezes, em prol do bom relacionamento com o seu consumidor, medidas extremas não são uma boa.

Para decidir sobre a flexibilização de crédito, pense em quanto você está disposto a assumir de risco. Uma opção é dar mais flexibilidade aos seus clientes mais confiáveis e que nunca atrasam pagamentos.

A postergação de parcelas pode ser uma alternativa dependendo da situação do seu negócio. Se você precisa de um fôlego financeiro maior para passar pela crise e não tem uma reserva de emergência, essa ação precisa ser feita com cuidado.

A Serasa Experian ajuda você a ter informações sempre frescas do mercado para você alinhá-las a sua experiência como empresário. Consulte o site da empresa com diversos materiais para você definir suas políticas de crédito: Serasa para PMEs.

 

cadastro positivo

O Cadastro Positivo é uma tendência mundial e oferece a possibilidade de todo o mercado ter informações sobre comportamento e pagamento de crédito no Brasil para além da negativação.

A ferramenta é uma ótima opção para empresas que buscam crédito, porque mostra os riscos mais reais que elas oferecem para o mercado.

Às vezes, um deslize financeiro atrapalha o acesso ao crédito, mas o Cadastro Positivo também mostra todas as vezes que determinado negócio foi um bom pagador, apresentando o histórico dessa empresa para o mercado.

Assim, as instituições têm informações mais amplas e relevantes para discernir os riscos daquela empresa que está solicitando o crédito. Se você quer conhecer mais sobre o Cadastro Positivo, clique aqui.

 

prevenção de fraudes

Com a crise do Coronavírus, as fraudes virtuais aumentaram e você deve proteger o seu negócio para evitar prejuízos, inclusive financeiros.

Com a Serasa, é mais fácil manter a saúde do seu negócio, porque o site monitora o CNPJ da sua empresa e ajuda a antecipar fraudes que podem acontecer. A ferramenta envia notificações quando seu negócio for consultado ou quando estiver prestes a ser negativado.

Esse tipo de controle pode prevenir que seu CNPJ seja usado indevidamente e, assim, você pode tomar as medidas necessárias para resolver o problema.

 

pmes na crise

Para Fernanda, há vantagens e desvantagens de ser uma PME durante a crise. A desvantagem é que os pequenos podem não ter uma clientela consolidada e fiel ainda, nem ter testado várias ações para entender qual funciona melhor para o negócio.

Ao mesmo tempo, uma vez que você entende que o problema está nesse aspecto, pode começar a buscar alternativas para resolvê-lo, como fazer parcerias com outras empresas para atrair um público diferente, por exemplo.

Por outro lado, uma das vantagens de ser um pequeno empresário agora é que provavelmente sua empresa não está cheia de dívidas, porque ainda não teve tempo de crescer muito, não tem estoques gigantes ou muitos funcionários.

Como você não tem tantos custos fixos como uma empresa maior, tem mais flexibilidade neste momento e mais chances de se reinventar. Além disso, os pequenos não costumam ter crenças muito consolidadas com base no sucesso que já passou, o que permite testar muito sem grandes compromissos.

Fernanda reforça que, para aqueles que abriram o negócio recentemente por necessidade, é importante buscar quais oportunidades o mercado está oferecendo agora que a sua empresa pode aproveitar. Este é o momento de buscar novas alternativas e repensar o seu negócio.

O que você achou destas dicas? No nosso blog, temos vários conteúdos como este, que trazem opções para você gerenciar o seu negócio durante e após a crise.

Se você gostou deste artigo, pode gostar deste também: 10 iniciativas interessantes para ajudar o Pequeno Negócio durante a pandemia.

Obrigada pelo papo e até a próxima!

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