Dia do Cliente: 4 dicas para vender mais!

 Dia do Cliente: 4 dicas para vender mais!

O Dia do Cliente acontece dia 15 de setembro! Sua empresa já se preparou para a data? O momento é ideal não apenas para vender mais, mas para conquistar novos clientes, fidelizar os antigos e aumentar o nível de satisfação que eles têm com o seu serviço.

Pensando nisso, selecionamos algumas ações que você pode fazer pensando em homenagear o seu cliente nessa data especial. Vem ler!

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

Com a pandemia do coronavírus, mesmo que boa parte do comércio tenha reaberto, muitos clientes ainda não se sentem confortáveis para sair. Por isso, foque no online para promover ações de vendas para o Dia do Cliente, garantindo uma boa estabilidade do seu site. Aqui, também é importante oferecer boas condições de frete e prazos, porque elas podem ser determinantes para a decisão de compra do consumidor.

2.

Outro ponto de atenção é a satisfação dos seus clientes. Você costuma medí-la? Aproveite o momento para trabalhar esse índice no seu negócio. Utilize métricas que permitam mensurar o nível de satisfação do consumidor, como o NPS. Assim, é possível descobrir o que deve ser melhorado nos seus produtos e serviços, com base na visão que os clientes têm do seu negócio.

3.

Utilize o Dia do Cliente para prestar homenagem aos seus consumidores e criar ações focadas no seu público-alvo. Que tal gravar um vídeo especial para os clientes? Outra ideia é presenteá-los com kits exclusivos. Você também pode fazer enquetes perguntando o que eles querem na data especial, dando algumas opções para votarem. O importante é focar no seu público-alvo e montar ações que façam sentido para os seus consumidores. Ouça o que eles querem e aja de acordo com as necessidades que eles têm.

1. Foco no online

Fortalecer o seu ecommerce ou sua loja em um marketplace é sempre uma boa pedida em qualquer data comemorativa. Mas, especialmente agora durante a pandemia, a necessidade de investir no online é ainda maior.

Isso porque, mesmo que o comércio tenha reaberto, muitos clientes ainda não se sentem confortáveis para sair de casa e ir a uma loja. Por isso, não oferecer a possibilidade de comprar online pode significar deixar dinheiro na mesa neste momento.

O mais importante é oferecer uma boa experiência de compra ao seu cliente. Garanta a estabilidade do seu site para evitar qualquer problema na data. Isso, principalmente, se você realizar promoções, porque a tendência nesse caso é que mais pessoas acessem o site.

Outros pontos de atenção quando pensamos na experiência do cliente no e-commerce são o frete e o prazo. Não adianta dar desconto nos seus produtos se o frete é muito alto. Um prazo de entrega longo também acaba fazendo o cliente desistir da compra.

Aproveitando a data, você pode até oferecer frete grátis para quem já é cliente ou para quem está comprando pela primeira vez. Antes, no entanto, é fundamental realizar um planejamento financeiro para entender se esse tipo de ação é sustentável para o seu negócio.

2. Satisfação do consumidor

Qual o nível de satisfação dos seus clientes? Esse aspecto deve ser um dos mais importantes para nortear as estratégias de qualquer empresa. A satisfação dos consumidores é um termômetro para entender se você está no caminho certo.

Por isso, busque ouvir os seus clientes e aprender com eles para descobrir o que pode ser melhorado nos seus produtos e serviços. Com isso, você entende melhor a jornada do consumidor e quais pontos precisam ser otimizados para oferecer uma experiência mais fluida.

Se você ainda não mede a satisfação dos seus clientes, aproveite o momento para começar a fazer isso e chegar no Dia do Cliente sabendo o que deve ser feito para melhorar esse índice.

Uma das formas é usar o NPS, métrica baseada em uma pergunta que você faz para o seu cliente: “De 0 a 10, quanto você recomendaria nossa empresa para um conhecido?”. Temos um artigo só sobre esse assunto para você conhecer essa métrica e também este vídeo aqui: O que é NPS?

3. Homenagem aos clientes

O objetivo do Dia dos Clientes é homenageá-los e mostrar para eles como são importantes para o seu negócio. Por isso, não pense apenas em vender nessa data. A cada ação de marketing, pense se ela faz sentido para o seu consumidor. Não bombardeie os clientes com muitos e-mails promovendo o seu negócio. Olhe para a sua empresa com o olhar do consumidor.

Uma ideia para prestar uma homenagem na data é fazer um vídeo dedicado aos clientes ou convidar alguns consumidores para uma live, por exemplo. O cliente deve ser sempre o centro do seu negócio e, no dia dele, ele precisa estar mais em evidência do que nunca.

Outra ação simples, mas eficiente, para homenagear os clientes é presentear aqueles que são mais fiéis. Mande uma cesta com os produtos que eles mais gostam, junto de um cartão escrito à mão. Isso personaliza e humaniza o seu serviço, fazendo com que o cliente se sinta realmente especial para a sua empresa.

Aqui, você pode até buscar parcerias com outras marcas para prestar uma homenagem ainda maior para os clientes. Com isso, você também alcança um público mais amplo, atraindo possíveis novos consumidores para o seu negócio.

4. Ações específicas para o público alvo

Você sabe qual o seu público-alvo? Para ações de marketing e vendas, conhecer os seus clientes é fundamental para ter bons resultados e não desperdiçar dinheiro.

Use a data para fazer uma pesquisa com seus atuais clientes e pergunte o que eles gostariam no dia deles. Dê algumas opções que são viáveis dentro da realidade o seu negócio.

Se a sua empresa é uma confeitaria, por exemplo, vale dizer para os clientes que você está pensando em criar um bolo especial para o data. Então, pergunte qual sabor mais agrada. Para facilitar o processo, faça uma enquete usando os stories do Instagram, dando algumas opções. Aquela que tiver mais votos ganha.

Depois, você pode promover o bolo falando algo como “Você pediu, nós fizemos”, mostrando aos clientes que eles são ouvidos e podem confiar na sua empresa. Adote esse tipo de postura para engajar seus consumidores e melhorar seu serviço ou produto com base no retorno que eles te dão.

A gente espera que estas dicas tenham ajudado você a se preparar para o Dia do Cliente! Se você gostou, pode se interessar por este vídeo também: Dicas de como vender online

Obrigada pelo papo e conte com a gente!

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2 Comentários

  • Os meios de pagamento são parceiros primordiais de qualquer negócio. Agilidade e praticidade sempre a mão.

    • Oi, Khalil. Tudo bem?
      Realmente, são primordiais! 💚🥰
      Aproveitando, já se inscreveu no nosso canal? Estamos cada vez mais produzindo conteúdo bacana por lá também:
      http://www.youtube.com/PapodeBalcãoOficial

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