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Dark post: o que é e 5 dicas para ter sucesso com essa estratégia!

 Dark post: o que é e 5 dicas para ter sucesso com essa estratégia!

Tempo de leitura: 6 minutos

O dark post é uma ótima iniciativa para adotar na sua estratégia de Marketing. Você já ouviu falar nele? Esse tipo de publicação é eficiente para os pequenos negócios, uma vez que economiza recursos e permite testar diferentes opções. 

No post de hoje, confira o que é o dark post, por que você deveria investir nessa frente e como implementar essa estratégia na sua empresa. Vem ler!

O que é dark post?

O dark post é uma publicação no estilo de um anúncio, que aparece somente para algumas pessoas que correspondem ao público selecionado para a campanha. Isso significa que essa publicação não irá aparecer e nem vai ficar registrada no seu feed. 

É possível publicar um dark post tanto no Facebook, como no Instagram, selecionando a opção de utilizar a publicação apenas em anúncios, no gerenciador da sua página do Facebook. 

Além de segmentar o seu público, você deve escolher qual o objetivo do seu dark post (como divulgação ou venda) para ter resultados alinhados a suas metas com os anúncios. 

Mas por que os pequenos negócios devem aproveitar essa ferramenta para expandir a sua presença digital, atrair mais clientes e aumentar as suas vendas? Confira  a seguir!

Por que você deveria adotar o dark post na sua estratégia de Marketing?

Com o dark post, você consegue atingir um público mais específico, economizando recursos com pessoas que talvez não tivessem interesse no seu conteúdo. 

Com isso, é possível personalizar suas ofertas para audiências determinadas, aumentando as suas chances de vendas.

Por exemplo, se você foca em dois nichos diferentes para vender seus produtos, como imobiliárias e contabilidade, é possível criar um dark post para cada um desses segmentos. 

Assim, apenas quem é do setor de imobiliárias verá o post correspondente e quem é do segmento de contabilidade verá a publicação personalizada para esse público. 

5 dicas para fazer um dark post de sucesso

Confira 5 estratégias para aumentar suas conversões com o dark post!

  1. Segmente o seu público

Como vimos, uma das vantagens do dark post é a possibilidade de segmentar os públicos que irão ver a publicação. Então, aproveite esse benefício para criar posts personalizados de acordo com a sua audiência. 

Se você ainda não tem muita certeza sobre em qual público focar, vale fazer uma pesquisa prévia com seus clientes e seguidores para descobrir os nichos que mais te acompanham. 

Você pode fazer isso por meio de enquetes nos stories ou pelo Google Forms e outras plataformas de pesquisa. 

É possível segmentar os públicos por idade, região, setor e interesses, por exemplo. Então, quanto mais informações você tiver sobre as pessoas que te acompanham e o público que quer alcançar, mais chances de obter bons resultados com os seus posts.  

Pensando nessa possibilidade de segmentação, se você tem um negócio físico ou vai fazer um evento presencial, segmentar por região evita que você desperdice dinheiro e contribui para um ROI (Retorno sobre o Investimento) mais alto, já que quem não é da região não se interessaria pela sua oferta. 

  1. Alinhe o conteúdo

O conteúdo das suas publicações deve estar alinhado ao público escolhido. Como se trata de um post que não fica disponível no seu feed para ser acessado a qualquer hora, capriche no conteúdo. 

Ele deve ser atrativo, despertar a curiosidade e estimular a sua audiência a realizar alguma ação, como seguir o seu perfil ou acessar uma página de vendas. 

Crie um design criativo (você pode utilizar o Canva.com para isso) e pense em um texto informativo, fácil de ler e que agregue ao leitor. 

Uma boa técnica para aplicar aos seus textos é a AIDA (em que você deve chamar a atenção, manter o Interesse, despertar o Desejo na sua oferta e criar uma chamada para a Ação).

O texto do anúncio pode ser determinante para as pessoas realizarem a ação que você quer. Então, não negligencie esse ponto para não perder o investimento feito na estratégia de dark post. 

  1. Defina um orçamento

Como em qualquer estratégia de Marketing e Conteúdo, você precisa de um planejamento. E isso envolve definir qual orçamento será investido na criação e na publicação do dark post. 

Pense em quanto você pode aplicar nessa iniciativa e qual retorno espera que ela traga para o seu negócio. Trabalhar com metas é importante para medir o progresso e a eficiência das suas estratégias. 

Com o tempo, você entende melhor os resultados que pode esperar dos posts e consegue traçar objetivos mais realistas e ambiciosos. 

Se as suas publicações começarem a trazer bons retornos financeiros, você também terá mais recursos para continuar investindo nessa estratégia. 

  1. Estabeleça um prazo

Assim como é importante definir um orçamento para o seu dark post, é fundamental estabelecer um prazo para as suas publicações ficarem rodando e aparecendo para o seu público. 

Afinal, quanto mais tempo elas estiverem no ar, mais investimento precisa ser feito. Então, na hora de definir o investimento, é preciso considerar também o tempo durante o qual o dark post vai funcionar. 

Se você nunca adotou essa estratégia antes, pode começar rodando as publicações por um prazo menor e aumentar conforme for ganhando mais segurança nessa iniciativa. 

  1. Controle as métricas

Uma das vantagens do dark post é a possibilidade de fazer testes A/B (ou seja, testar duas possibilidades para um mesmo anúncio) para entender qual modelo performa melhor. 

Com isso, é possível documentar seus aprendizados com essa estratégia e refinar cada vez mais os seus posts para aumentar as conversões.

A partir disso, você pode repetir o que funcionou em outro dark posts até encontrar os melhores modelos para o seu negócio.

Quer melhorar ainda mais a performance dos seus anúncios para atrair mais clientes e aumentar as vendas? Então, confira este post sobre o assunto: 5 dicas de especialista para criar anúncios de sucesso.

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