Customer Success: o que é e como aplicá-lo na sua empresa?

O Customer Success (Sucesso do Cliente ou, simplesmente CS) é um conceito que chegou para ficar. Mas você sabe o que ele significa? Como o nome sugere, o CS tem o objetivo de entregar sucesso para o cliente.
Ao longo do post, vamos mostrar como fazer isso na prática e quais são os benefícios que o Customer Success pode trazer para o seu negócio. Vem ler!
TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:
1.
Customer Success é um conceito que surgiu nas empresas de tecnologia e tem como objetivo entregar sucesso para o cliente. Na prática, isso quer dizer ajudar o consumidor a alcançar as metas e expectativas que ele tem, oferecendo soluções para suas dores. O CS também pode designar uma área ou um profissional, mas o objetivo continua o mesmo.
2.
O CS traz inúmeros benefícios para a sua empresa, como: melhora da experiência do consumidor, aumento do faturamento, satisfação, retenção e fidelização de clientes. Para ter excelentes resultados com as ações de CS, é interessante adotar algumas boas práticas, como: ouvir os consumidores, oferecer um ótimo atendimento, descobrir e resolver as dores dos clientes, manter contato com eles no pós-venda e montar uma estratégia orientada por dados.
3.
Ao final do artigo, mostramos duas métricas para adotar nas suas estratégias de CS e guiar suas decisões: taxa de cancelamento (ou Churn) e NPS. Enquanto a primeira mede a eficiência das suas ações de retenção de clientes, a segunda é ideal para saber o nível de satisfação dos clientes com o seu negócio.
O que é Customer Success?
O Customer Success foi um conceito que surgiu em empresas de SaaS (Software as a Service, sistemas tecnológicos como serviço, em tradução livre; a Netflix é um exemplo).
O objetivo do CS é entregar sucesso para o cliente. Ou seja, oferecer todos os elementos necessários para o consumidor alcançar seus objetivos por meio do seu serviço ou produto.
Afinal, quando o cliente decidiu comprar o que você vende, ele buscava resolver alguma dor. Assim, a sua meta é ajudá-lo a superar os desafios, fornecendo a solução para o problema dele e atender (ou até superar) a expectativa que ele tinha quando procurou a sua marca.
Como o Customer Success funciona?
Hoje, o CS designa tanto um conceito como uma área ou um profissional que trabalha no setor.
Então, sim, existem empresas que contam com um time de Customer Success. Mas, antes de tudo, o CS é um valor que coloca o cliente no centro do seu negócio.
Por isso, mesmo que você não tenha uma única equipe focada em Customer Success, deve buscar o sucesso do cliente no dia a dia da sua empresa.
E isso envolve acompanhar o seu consumidor ao longo de toda a jornada que ele tem com o seu negócio, inclusive, no pós-venda. Afinal, novos problemas podem surgir e você deve buscar soluções para essas dores.
Assim, ao longo do tempo, é possível investir em estratégias de cross e up-sell (que funcionam como uma forma de expandir suas vendas) para complementar o seu serviço ou produto e levar o cliente para o próximo nível. Temos um artigo sobre esse assunto, confere aqui: 3 benefícios do cross-sell e do up-sell para o seu negócio!
Mas por que você deveria adotar o Customer Success na sua empresa? Quais são os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio? É o que vamos ver agora!
Benefícios do Customer Success
O CS pode ajudar muito no crescimento da sua empresa. Confira, a seguir, 4 benefícios de trazer o Sucesso do Cliente para dentro do seu negócio!
1. Melhora da experiência do cliente
Como o objetivo do CS é entregar sucesso para o seu cliente, isso envolve, necessariamente, uma estratégia para otimizar a experiência que ele tem com a sua marca. E isso passa tanto por melhorias no seu produto ou serviço, como nos seus processos, como o atendimento ao cliente.
2. Satisfação do cliente
Ao melhorar a experiência do seu consumidor, a tendência é que a satisfação dele aumente em relação ao seu negócio. Isso porque a sua empresa funciona como um facilitador para o cliente alcançar os seus objetivos.
Precisamos dizer que não basta pensar apenas na felicidade do seu cliente, é preciso garantir que, de fato, ele aproveite ao máximo o potencial do seu produto e serviço.
Isso porque o cliente pode estar satisfeito com o seu atendimento, por exemplo, mas não entender como o seu produto ou serviço resolve o problema que ele tem, por não conhecer todas as funções. Nesse caso, ele pode deixar de fazer o negócio com a sua empresa, mesmo dizendo que se sente satisfeito.
3. Retenção e fidelização de clientes
Um dos melhores benefícios do CS é evitar a perda de clientes, estimulando a retenção de consumidores e a sua fidelização.
Afinal, se você oferece o seu cliente o que ele precisa, é muito provável que ele volte a comprar com você, certo? Ou, se você oferece um serviço de receita recorrente e entrega bons resultados ao consumidor, por que ele cancelaria a conta?
4. Aumento do faturamento
Se você retém os seus clientes na base e enxerga oportunidades de expandir suas vendas com cross e up-sell, o desenvolvimento natural desse processo é o aumento do seu faturamento.
Boas práticas do Customer Success
Agora que você já sabe o que é Customer Success e quais os benefícios que ele traz para a sua empresa, vamos ver algumas boas práticas sobre Sucesso do Cliente? Dá uma olhada nesta lista com as estratégias:
- Focar não apenas na satisfação do cliente, mas no sucesso, ou seja, em resolver as dores do consumidor.
- Certificar-se de que o cliente usa seu produto ou solução.
- Ouvir o cliente para descobrir suas dores e entregar as soluções para os problemas que ele tem (ligue para o consumidor, ou faça pesquisas para colher essas informações).
- Otimizar a jornada de compra e a experiência do cliente nos seus canais de contato.
- Oferecer um ótimo atendimento.
- Manter contato com o cliente no pós-venda.
- Montar uma estratégia orientada por dados.
Em relação ao último ponto da nossa lista com algumas das melhores práticas de Customer Success, é importante dizer que, para medir a eficiência das suas ações, você precisa contar com a ajuda de algumas métricas.
Existem diversos tipos, mas trouxemos duas mais básicas de CS para você começar a usá-las na sua empresa. Confira!
Métricas de Customer Success
As métricas devem orientar as suas ações para alcançar o Sucesso do Cliente. Além disso, o ideal é estabelecer metas que sejam mensuráveis e que vão ajudar no progresso da sua empresa.
Diferentes métricas podem estar envolvidas no processo e variam de acordo com a necessidade de cada empresa. De qualquer forma, aqui, mostramos duas métricas importantes para ficar de olho!
Taxa de cancelamento
A taxa de cancelamento (também conhecida como Churn) é uma métrica que analisa quantas contas foram canceladas ou quantos clientes foram perdidos. Como vimos, um dos objetivos do Customer Success é a retenção do cliente.
Por isso que medir essa taxa é tão importante. Ela te ajuda a entender se você está perdendo consumidores e se as suas ações de fidelização estão dando certo.
NPS
O NPS é uma métrica para analisar a satisfação do cliente com a sua empresa. Ele é medido em uma escala de 0 a 10, com base na pergunta: “O quanto você recomendaria nosso negócio para alguém?”
O resultado divide a sua base de consumidores entre detratores, neutros e promotores da marca.
O NPS é calculado subtraindo a porcentagem de detratores da porcentagem de promotores. Quanto mais perto de 100, melhor é a satisfação dos seus clientes.
No nosso blog, temos um artigo completo sobre NPS para você ficar por dentro desse conceito. Confira o conteúdo aqui: 3 vantagens que o NPS traz para o pequeno negócio.
Esperamos que você tenha entendido o que é Customer Success e comece a aplicá-lo no seu negócio para colher os ótimos resultados dessa estratégia.
Obrigada pelo papo e conte com a gente!