Como vender pelo WhatsApp durante a quarentena?

 Como vender pelo WhatsApp durante a quarentena?

Você sabe como vender pelo WhatsApp? O  aplicativo de mensagens é um dos queridinhos dos cliente, com taxas de resposta e engajamento que muitas vezes superam as dos e-mails. 

Por isso, muitas empresas utilizam a ferramenta para fortalecer o relacionamento com o consumidor, divulgar as promoções do negócio e fazer ofertas de venda. Agora que estamos vivendo o isolamento social, ele ganha ainda mais relevância, por aproximar empresa e cliente de forma menos impessoal.

Neste post, vamos dar algumas dicas para você que quer começar a vender pelo WhatsApp durante a quarentena. Vem ler!

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

O WhatsApp é uma ótima ferramenta para vender e divulgar o seu negócio. Para isso, a versão Business é bastante indicada. Afinal, ela é uma conta comercial oficial e permite compartilhar informações relevantes da sua empresa com o seu cliente, como horário de funcionamento, descrição dos seus produtos ou serviços e outros dados de contato. A Business também têm a opção de mensagens de boas vindas automáticas e personalizadas, para facilitar ainda mais a comunicação com seu cliente.

2.

Utilize as listas de transmissão para divulgar suas promoções e segmente essas listas por perfil de cliente. Assim, você tem uma estratégia de venda mais assertiva. Além disso, utilize o app também para compartilhar conteúdo relevante e não apenas fazer propostas de vendas. Como estamos vivendo um período de quarentena, que tal compartilhar informações importantes para os seus clientes se protegerem do novo coronavírus? Ações desse tipo aumentam a credibilidade da sua marca e a confiança que seu consumidor tem em você, dois aspectos fundamentais para vender mais.

3.

Aposte no atendimento online via WhatsApp para oferecer melhores experiências de compra durante o isolamento social. Como o digital é a única forma que o cliente tem de falar com você, seja claro na comunicação, não deixe de responder as dúvidas e tenha empatia. Também é fundamental alinhar o tom de voz do seu negócio com os colaboradores que forem atender e vender via WhatsApp. Defina o que pode e o que não pode ser usado nas conversas com os consumidores, como emojis, gírias ou linguagem informal. 

WhatsApp Business

Você já tem um WhatsApp Business? Essa versão do app é excelente para oficializar o perfil da sua marca, afinal se trata de uma conta comercial.  Nela, você pode incluir os dados mais relevantes do seu negócio, como uma breve descrição dos seus serviços, horário de funcionamento e outras informações de contato, site, e-mail e etc. 

Assim como a versão original, a Business você consegue  acessar pelo computador, tornando a comunicação com seu cliente ainda mais prática e rápida. 

Além disso, na versão empresarial, você pode programar mensagens de boas vindas personalizadas para os seus clientes e enviar respostas instantâneas para as principais dúvidas que eles têm. Por fim, o app permite enviar notificações para quando os agentes não podem atender naquele momento, informando o horário de retorno. 

A função do Business é, portanto, fortalecer os laços com os consumidores; oferecer um atendimento mais ágil e eficiente; e abrir mais oportunidades de venda. 

Lista de transmissão 

Crie listas de transmissões para enviar mensagens individuais para vários clientes ao mesmo tempo. Assim, você não precisa escrever a mesma mensagens muitas vezes, economizando seu tempo. 

Mas saiba que você só consegue fazer isso com os seus contatos disponíveis. Então, nada de adicionar um monte de gente que não te passou o número do app. O WhatsApp reconhece esse tipo de prática como spam e pode banir a sua conta. 

Do lado do consumidor, ele vê apenas a sua mensagem e não sabe que ela foi enviada para mais contatos. Quando você criar uma lista de transmissão, pode alimentá-la constantemente com conteúdos sem precisar ficar recriando a mesma lista. 

Mas que tipo de mensagem enviar? Mande informações sobre suas promoções, produtos da semana, serviços oferecidos. Importante: não crie grupos no app e inclua vários clientes. Essa atitude pode desagradar os usuários do WhatsApp e você corre o risco de ser bloqueado. 

Para uma venda ainda mais certeira, segmente seu público na hora de criar as listas. 

Segmentação do público 

Os seus contatos do WhatsApp devem ser divididos em, pelo menos, dois grupos: clientes e pessoas que demonstraram algum interesse nos seus produtos, mas ainda não compraram. 

É claro que você pode — e deve — criar mais segmentações, mas essas duas já são um bom começo. Isso porque, com o público segmentado, você consegue direcionar os conteúdos e propostas de vendas mais adequados para aquele perfil. 

Por exemplo, não faz sentido enviar uma mensagem de “desconto de 10% na primeira compra”, se aquele usuário já é seu cliente. Você pode até se indispor com seus atuais consumidores adotando esse tipo de prática, porque eles podem se sentir em desvantagem por não terem tido o mesmo privilégio. 

Conteúdo relevante

O WhatsApp é uma ótima forma de aquecer seus potenciais clientes e prepará-los para as vendas. Você não precisa falar com os consumidores só quando tem uma proposta de vendas. Se você já conhece um pouco o interesse deles, pode enviar posts do seu blog com um assunto que pode ajudá-los. 

Isso aumenta sua credibilidade e mostra como você está disposto a ajudar seus potenciais consumidores. Assim, eles passam a ter mais confiança em você. Então, quando você apresentar sua proposta de vendas, eles vão estar muito mais receptíveis à ela. 

Se você não tem um blog, tudo bem! Envie conteúdos relacionados aos interesses do cliente. Por exemplo, se você tem uma agência de viagens e o consumidor pediu uma cotação para Paris, mande o orçamento e, ao longo dos dias, envie conteúdos sobre a cidade, com dicas de restaurantes e passeios. 

O importante é não abandonar o cliente depois da primeira conversa, mesmo que ele não feche a venda de início. 

Além disso, agora que estamos no meio da crise do coronavírus, você pode enviar mensagens mostrando aos clientes como eles podem se proteger e quais as medidas adotadas pela sua empresa para a segurança dos colaboradores. 

Divulgação de promoções

Além de oferecer conteúdo, você deve divulgar suas promoções para os clientes. Utilize o status do app, parecido com o stories do Instagram, como uma espécie de vitrine para os produtos dos quais você quer estimular a compra.  

Mas não deixe de enviar mensagens personalizadas com promoções direcionadas aos diferentes perfis de cliente. Para chamar a atenção, aposte em uma arte atraente, não precisa ser nada muito elaborado, mas ela tem que passar a mensagem. 

Se você tem um pequeno spa, por exemplo, envie suas promoções de massagem junto com uma imagem que transmita paz e relaxamento.  Aqui, como você depende do visual e do escrito, precisa focar em transmitir as emoções certas, sem ambiguidades. 

Não envie propostas aleatórias para os consumidores, em vez disso, foque em construir relacionamentos verdadeiros, com promoções e ofertas de vendas personalizadas. Como o cliente acessa muitas vezes o WhatsApp por dia, não quer ser bombardeado de informações que não fazem sentido para ele, certo?

Opções em outras redes

Se você tem um Instagram ou um Facebook da sua marca, ofereça a opção para os seus clientes te contatarem via WhatsApp. O aplicativo é a escolha de muitos na hora de serem atendidos, então, se você oferece essa opção, já ganha pontos com o consumidor. 

No Instagram, você pode incluir um link na bio direcionando seus seguidores para falarem com um vendedor. Isso torna a experiência do cliente muito mais fluida e elimina as barreiras de comunicação, o que é fundamental para garantir mais vendas. 

Também deixe claro no seu site qual o WhatsApp do seu negócio para o cliente entrar em contato. Não esqueça de informar o horário de funcionamento ou se houve alguma alteração no seu atendimento via app por causa da quarentena. 

Excelente atendimento

Mais do que nunca, o atendimento online vai fazer toda a diferença para o seu relacionamento com o cliente. Isso porque, agora, vocês têm apenas o digital para se comunicarem. Então, adote as boas práticas de atendimento, como responder rápido, ter empatia e simpatia, não deixar de responder quando visualizar uma mensagem e tirar todas as dúvidas. 

Mantenha uma comunicação fluida com seu cliente, evitando erros de escrita e tentando ser o mais claro possível nas explicações. Quando for necessário, você pode usar os áudios para dar mais detalhes se o cliente pedir. Antes, pergunte se ele tem como ouvir a mensagem. Só não vale enviar áudios imensos e confusos. Seja objetivo.

Para facilitar o atendimento, não só no WhatsApp, como nas suas outras redes sociais,considere adotar um sistema que integre todos os canais para uma comunicação sem ruídos. 

Tom de voz

Para tornar o seu atendimento ainda mais assertivo, foque no tom de voz da sua marca. Se mais de uma pessoa faz o atendimento online, é preciso combinar o que pode e o que não pode ser falado nos meios digitais. 

Por exemplo, na comunicação com o cliente, o tom deve ser formal ou informal? É permitido o uso de emojis e gírias durante as conversa? Como vai ser a despedida da conversa, com “abraços”, “beijos” ou “até mais”? 

Todas essas respostas precisam ser pensadas de acordo com a imagem da sua marca. O importante aqui é padronizar (sem engessar!) alguns itens da comunicação com o cliente para não oferecer experiências muito diferentes para ele. 

Afinal, se um dia ele falar com um agente muito informal e, no outro, com alguém com um tom bem sério, a experiência não será consistente. 

O importante na hora de vender por WhatsApp é manter uma conversa fluída e verdadeira com o consumidor. Ao longo do post, te demos várias dicas para que você tenha sucesso nessa batalha!

Não esqueça que o momento pede solidariedade, então, se antes você já não devia ficar bombardeando seus consumidores com muitas promoções e ofertas aleatórias, hoje isso se aplica ainda mais. 

Estamos todos passando por um momento difícil, então, ofereça acolhimento para os seus clientes e faça ofertas que realmente vão ajudá-los a resolver as dores que têm.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido relevante para você. Se quiser saber mais sobre como lidar com o período de quarentena e continuar vendendo, leia nosso post: 5 dicas para continuar vendendo com segurança na quarentena

Obrigada pelo papo e conte com a gente!

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6 Comentários

  • Muito bom papo, será bem proveitoso no dia a dia

  • Conteúdo de Grande Valor acompanho seus post e gosto bastante. grato por compartilhar seus conhecimentos.

  • parabéns pelo conteúdo do seu site, sou Ana Aparecida gostei muito deste artigo, tem muita qualidade vou acompanhar o seus artigos.

    • Oi, Ana Aparecida. Tudo bem?
      Que bom que você gostou! Estamos produzindo cada vez mais conteúdo pra você.
      Inclusive, você já se inscreveu lá no nosso canal do youtube? 🙂
      http://www.youtube.com/PapodeBalcãoOficial

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