Como usar o QR no seu cardápio?

 Como usar o QR no seu cardápio?

A pandemia do coronavírus e a recente reabertura do comércio obrigaram as empresas a se reinventarem, modernizar seus processos e investirem em tecnologia para dar conta da nova realidade e diminuir os riscos de contágio pelo novo coronavírus.

Entre essas estratégias, está o QR Code para restaurante e, mais especificamente, para o cardápio oferecido por esses estabelecimento. Mas o que é, exatamente, esse conceito? No post de hoje, vamos te mostrar o que é o QR Code e como ele pode ser aplicado no seu restaurante para proteger seus clientes e funcionários.

Vem ler!

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

O QR Code é um código que funciona como uma espécie de link para uma página da internet ou um arquivo. Normalmente, ele é um quadrado em preto e branco, formado por diversas formas geométricas e mais alguns pequenos quadrados nas pontas. O QR Code pode ser usado de diferentes formas, desde embalagens, vitrines, flyers, latas, garrafas, superfícies de vidro ou plástico, entre outras. Os bares e restaurantes podem usar esse código para disponibilizar o seu cardápio em formato digital para os seus clientes. Assim, os donos desses estabelecimentos protegem os consumidores e colaboradores. Isso porque o cardápio online evita que o menu físico fique circulando de mão em mão dentro do restaurante.

2.

Para aplicar o QR Code no seu estabelecimento, você pode colar o código no seu display de mesa ou direto na superfície. Assim, o cliente apenas abre a câmera do smartphone e aproxima o aparelho do QR Code. Então, uma nova página abre diretamente na tela do consumidor para ele ver o cardápio.

3.

Para criar o seu código personalizado, basta ir ao site do QR Code Generator, clicando aqui. Então, selecione a moldura do QR Code, bem como o logo, a cor e a forma desejada. Assim o código é criado automaticamente e você pode começar a usá-lo. Descendo a página, é possível ver alguns exemplos para usar o QR Code no seu restaurante. Lembrando que essa plataforma permite um teste grátis por 14 dias depois que você fizer o seu cadastro.

O que é QR Code e como ele funciona? 

O QR Code é um tipo de código que é lido por um aparelho, como smartphone, e leva o usuário até uma determinada página online. Na prática, ele funciona como um link e dá alguma instrução para o sistema que o lê. Graficamente, existem diferentes modelos de QR Code, mas, no geral, ele é um quadrado preto e branco composto por formas geométricas menores, como este aqui:

Atualmente, os QR Codes são usados de diversas formas e podem ser impressos facilmente para serem aplicados em vários tipos de superfícies, como vidro e plástico. Algumas empresas têm adesivos com QR Codes colados na porta dos estabelecimentos e que levam os clientes à página da marca na internet, por exemplo. O setor de turismo usa os códigos para dar mais informações sobre uma cidade ou um monumento específico.

É comum ver propagandas na televisão que pedem para o consumidor colocar a câmera do celular em cima do QR Code para levá-lo a uma página de promoção.

As aplicações são infinitas e os bares e restaurantes também podem aproveitar o QR Code para melhorar a experiência do cliente e protegê-lo durante a pandemia de Covid-19. A seguir, vamos ver como usar o QR Code no seu cardápio!

Como aplicar o QR Code ao seu cardápio? 

O QR Code aplicado ao cardápio de um restaurante evita que o menu circule de mão em mão dentro do estabelecimento. Isso evita a contaminação pelo coronavírus. O código funciona assim: o cliente aponta a câmera para o QR Code e todas as opções do cardápio abrem no próprio smartphone do consumidor para ele fazer os pedidos.

O QR Code pode estar em um display de mesa ou em um adesivo colado na própria superfície. Veja alguns exemplos dessa utilização neste link.

Para implementar o código no seu restaurante, você precisa criar uma página com os pratos que você produz ou um arquivo em PDF. Afinal, o QR Code só funciona se tem um link “dentro” dele para que o aparelho celular realize a função determinada.

Alguns estabelecimentos podem ir além e permitir que o cliente faça todo o pedido pelo celular e não apenas consulte o cardápio.

Mas como fazer o QR Code? Veja, a seguir, como criar um código personalizado e gratuito para o seu restaurante!

Plataforma para criar o seu QR Code 

O QR Code Generator é uma plataforma para criar códigos gratuitos em diferentes formatos para aplicá-los onde e como você quiser. O processo é simples. Primeiro, entre no site da plataforma clicando aqui.

Você pode escolher a moldura, o logo, a cor e a forma do código. Depois, é só inserir um site, texto ou arrastar um arquivo e o QR Code é criado automaticamente.

Descendo a página, você consegue ver diversos exemplos de utilização do QR Code para o seu negócio, incluindo embalagens para delivery, flyers, vitrines, latas e garrafas. Assim, pode ter mais ideias de como usar o código no seu restaurante.

É necessário fazer um cadastro para usar as funções da plataforma e você tem até 14 dias para testá-la sem pagar.

Agora que você já sabe como criar o QR Code, queremos reforçar a importância de usar esse modelo para digitalizar o seu cardápio e evitar a manipulação do menu pelos seus clientes. Afinal, a segurança deve vir em primeiro lugar neste momento em que o coronavírus está circulando pelo Brasil e ainda não temos uma vacina.

Uma outra forma tecnológica de proteger seus consumidores e colaboradores é adotar o pagamento sem contato. Isso é, o cliente precisa apenas aproximar o smartphone da maquininha para pagar a conta ou fazer a leitura do QR Code em uma comanda para realizar o pagamento.

A gente espera que este conteúdo tenha sido útil para você e o seu bar ou restaurante. Se você gostou do post, pode se interessar por esse também: Higienização da cozinha no combate ao coronavírus: como fazer?

Obrigada pelo papo e conte com a gente!

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *