Como ser um gestor melhor em 2021?

 Como ser um gestor melhor em 2021?

Ser um gestor melhor está na sua pauta para 2021? A gente sabe das responsabilidades que esse cargo traz para quem tem um negócio. E existem algumas características que ajudam muito a alcançar melhores resultados no dia a dia da empresa, como inteligência emocional e trabalho em equipe. 

Neste post, vamos mostrar algumas habilidades que estarão em alta neste ano para você melhorar ainda mais a gestão do seu negócio. Vem ler! 

Três principais aprendizados de hoje

  1. A inteligência emocional é uma das habilidades a serem desenvolvidas pelos gestores em 2021. Com ela, você aprofunda o seu autoconhecimento, descobre quais são seus pontos fortes e fracos e melhora sua empatia em relação às outras pessoas. Além disso, quando você trabalha sua inteligência emocional, identifica com mais facilidade os profissionais que partilham dessa mesma característica. A segunda competência para ser um bom gestor em 2021 é ter uma visão integral da sua empresa. Ou seja, é preciso entender como as partes do seu negócio estão interligadas e trabalhar para manter a saúde de todas elas. 
  2. O aprendizado constante é a terceira característica de um bom gestor. Neste ano, será importante olhar o passado para não cometer os mesmos erros e para refinar suas estratégias nos próximos meses. Além disso, o aprendizado constante envolve também estar sempre em movimento, buscando novos conhecimentos, com cursos, livros e palestras, por exemplo. Conectividade é a quarta habilidade essencial para os gestores. Com ela, você se mantém informado sobre as principais tendências do mercado e pode encontrar novos caminhos para a sua empresa. Aqui, também é interessante estar alinhado às inovações tecnológicas e incorporar aquelas que fizerem sentido para a realidade do seu negócio. 
  3. A quinta competência para os gestores é o planejamento. Ele é fundamental para sustentar suas estratégias e obter resultados consistentes. Nesse sentido, engajar o time nos objetivos planejados é fundamental para alcançar essas metas. Por isso, o trabalho em equipe é a sexta habilidade que os gestores devem ter em 2021. Poder contar com o seu time é fundamental para não sobrecarregar você e para fazer com que os profissionais se sintam mais valorizados. É importante fazer uma devolutiva sobre o trabalho realizado, para estimular esses funcionários. Da mesma forma, o gestor deve saber ouvir o que eles têm a dizer para que essa relação se fortaleça ainda mais. 
  1. Inteligência emocional

Já há algum tempo a inteligência emocional vem sendo bastante falada.  Ela é uma competência essencial para quem tem um negócio e gerencia uma equipe. Trabalhar a sua inteligência emocional significa buscar um maior autoconhecimento, entender quais são suas forças e suas fraquezas e ter empatia na relação com os outros. 

Fortalecer sua inteligência emocional ajuda, inclusive, a identificar profissionais com essa mesma característica. Funcionários com essa habilidade tendem a performar melhor e ter boas relações interpessoais no trabalho. 

Além disso, por mais que tenham maior poder de decisão, os gestores não devem ser figuras autoritárias na empresa. Pelo contrário, quem tem um negócio deve fortalecer suas competências de liderança. Nesse sentido, desenvolver a inteligência emocional só tem a contribuir. 

  1. Visão integral do negócio

Ter uma visão integral do seu negócio significa enxergá-lo como um todo. Fazendo uma comparação com o corpo humano, pense que cada parte da empresa é um órgão que funciona integrado aos outros. 

Assim, é preciso cuidar de cada elemento do negócio, sem perder a visão do todo, para manter a saúde da empresa. Afinal, não adianta investir muito em uma frente se as outras forem negligenciadas. Ao mesmo tempo, é preciso avaliar como distribuir os investimentos entre as áreas, de acordo com os seus objetivos para este ano. 

  1. Aprendizado constante

Quais foram os seus aprendizados em 2020? Neste novo ano, olhar o passado para melhorar as estratégias futuras será fundamental. Gestores que têm o aprendizado constante no horizonte estão mais atentos para não cometerem os mesmos erros. 

Além disso, essa característica aprofunda o seu conhecimento sobre a própria empresa. Assim, a sua segurança para tomar decisões aumenta, já que você consegue prever de forma mais precisa o que esperar do seu negócio em determinadas situações. 

O aprendizado constante também vale para novos conhecimentos. Então, esteja sempre em movimento, motivando-se a fazer cursos, ver palestras, consumir conteúdos (podcasts e livros, por exemplo) e conhecer pessoas. 

  1. Conectividade

Acabamos de falar sobre como é importante estar sempre aprendendo. Nesse sentido, a conectividade é uma habilidade a ser trabalhada pelos gestores em 2021. Ela envolve estimular a sua curiosidade e se manter informado sobre as notícias e novidades do mercado. Também é importante saber procurar fontes seguras para se atualizar. 

Um gestor em dia com as inovações do seu setor está sempre um passo à frente. Afinal, saber o que está em alta no mercado pode trazer novas perspectivas para o negócio e ampliar as possibilidades de atuação da empresa. 

Saber sobre novas tecnologias também é bastante importante para entender o que pode ser aplicado ao seu negócio para facilitar o dia  a dia da equipe, reduzir custos, aumentar vendas e melhorar a produtividade de todos. 

Alguns sites de referência para ficar ligado nas novidades do mundo tecnológico são o Canaltech e o TecMundo.

Estar alinhado às tendências ajuda muito na hora de se planejar para este e para os próximos anos. Falando em planejamento, essa é outra habilidade importante para os gestores em 2021. Confira no tópico a seguir!

  1. Planejamento

O planejamento sempre foi uma habilidade fundamental para quem toca um negócio, mas, principalmente em 2021, ela será ainda mais importante, principalmente pela experiência de crise que vivemos em 2020. 

Então, como dissemos, olhe para os aprendizados do ano passado para construir um plano para os próximos meses. Estabeleça metas precisas e determine como elas serão medidas periodicamente. Não se esqueça também de pesquisar quais são as perspectivas para o seu setor neste ano. Conectividade, lembra?

Ao mesmo tempo, 2021 deve ser um ano de recuperação e podemos encontrar alguns percalços pelo caminho. Então, mesmo que você faça um planejamento, saiba que ele pode ser reajustado ao longo do tempo. Aqui, entra a sua inteligência emocional para lidar com as situações difíceis que se apresentarem. 

Além disso, para garantir que o planejamento seja cumprido, é necessário também estimular e engajar o time nos mesmos objetivos. Nesse sentido, os gestores precisam desenvolver suas competências de trabalho em equipe. Vem ver como, no nosso próximo tópico! 

  1. Trabalho em equipe

Por mais que você tenha todas as características citadas aqui, se não souber trabalhar em equipe, a sua gestão pode ficar comprometida. Contar com o seu time é importante para não sobrecarregar você e também para que os outros se sintam valorizados profissionalmente. 

Fortalecer o trabalho em equipe leva a conquistas sólidas e cria relações mais transparentes na empresa. Aqui, é importante saber oferecer e receber feedbacks (ou seja, críticas, positivas ou negativas, sobre o trabalho realizado). Como líder, o gestor precisa ter a habilidade de fazer uma devolutiva que vá enriquecer o profissional. 

Da mesma forma, é preciso ouvir os seus funcionários. Além desse fator contribuir para eles se sentirem parte do time, isso ajuda também a entender os seus clientes, já que, muitas vezes, são esses funcionários que estão na linha de frente do negócio. 

E aí, o que você achou dessas dicas para se tornar um gestor ainda melhor? Para melhorar ainda mais suas habilidades, confira este conteúdo: Soft skills: o que são e qual a importância para os resultados do negócio?

Obrigada pelo papo e conte com a gente!

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *