Como o Pix influencia o seu negócio?

 Como o Pix influencia o seu negócio?

No nosso último post da série sobre Pix, explicamos o que é essa nova modalidade de pagamentos e como ela funciona. 

Só para relembrar o conceito, o Pix é uma forma inovadora para fazer transferências, pagar contas e receber dinheiro com a mesma rapidez com que você manda uma mensagem pelo celular! 

Como dissemos, a novidade chega em novembro e não exige dados de agência e conta para realizar as transações. Você só precisa de alguma chave Pix, que pode ser seu CNPJ (ou CPF), número de celular, e-mail, entre outras informações. 

Mas como o Pix influencia o seu negócio? É isso que vamos ver no artigo de hoje. A novidade traz excelentes benefícios para o empreendedor e para os clientes. Vamos ver quais são eles? Então, vem ler!

Rapidez e praticidade

Com o Pix, uma transferência deve ser concluída em apenas 10 segundos e não tem restrições de valores, horários, nem dias da semana. Assim, ele é uma boa alternativa para aqueles momentos em que você tem urgência de fazer ou receber um pagamento, principalmente aos finais de semana. 

Além disso, com a novidade, sua empresa vai poder fazer ou receber pagamentos para pessoas físicas, outros negócios e também órgãos públicos, tornando o processo muito mais simples. Em vez de gerar vários boletos, uma empreendedora conseguirá emitir várias cobranças de uma única vez. 

Com a rapidez e a praticidade do Pix, seus clientes não vão precisar pegar filas para realizar compras em lojas, bastará que um pagamento via Pix pelo celular seja feito.

Do ponto de vista do consumidor, essa é uma ótima opção, porque ele economiza tempo. O resultado é um cliente mais satisfeito com o seu serviço, impactando positivamente o seu negócio. Do lado do empreendedor, além da conclusão da venda ser mais rápida, o custo por transação tende a diminuir muito. 

Modernização dos meios de pagamento

O Pix é uma modalidade que está alinhada a outras inovações tecnológicas, para tornar o universo de pagamentos ainda mais simples, dinâmico e aumentar a concorrência entre as instituições financeiras. Ele vai poder ser pago por meio da NFC (Near Field Communication), tecnologia que conclui o pagamento apenas ao aproximar dispositivos. 

Uma das principais formas de realizar pagamentos e transferências via Pix será na forma de um QR Code estático. O lojista poderá ter, por exemplo, um código desses em seu balcão para que o cliente escaneie com a câmera do seu celular e realize a operação rapidamente. Isso se aplica quando o preço de seu produto ou serviço for fixo. 

Para preços personalizados, como o de um restaurante por quilo, em que cada cliente paga um preço diferente, um QR Code dinâmico para cada venda é gerado. O pagamento pelo Pix, no entanto, vai acontecer da mesma forma.  

Assim, além de receber e realizar pagamentos, com o Pix você pode criar os seus próprios QR Codes no aplicativo da instituição financeira. A gente ainda vai escrever um post completinho sobre o QR Code e o Pix. Não perca!

Economia

Além da velocidade e segurança com que as transações por Pix vão ser feitas, o custo pelas transferências para os lojistas deve ser bem mais baixo. Isso principalmente se comparado ao cobrado hoje por instituições financeiras para as modalidades tradicionais de transferência, como DOC e TED.

Existem ainda mais diferenças entre o Pix e essas outras formas de transação bancária. Quer saber quais são elas? Então fique de olho, porque esse vai ser o tema do nosso próximo artigo! 

Se você gostou deste conteúdo, que tal conferir algumas dicas para planejar suas vendas neste ano? Leia aqui: Projeção de vendas: o que é e qual a sua importância para o pequeno negócio?

Obrigada pelo papo e conte com a gente!

Veja também

2 Comentários

  • Muito bom o artigo. Mas qual a vantagem de trocar meu banco atual por uma conta Stone? Já trabalho com as máquinas Stone

    • Oi, Vauclerc. Vamos lá: com a Conta Stone você consegue resolver tudo pelo aplicativo, evitando qualquer fila. Também consegue pagar TEDs, boletos, emitir links de pagamento. Além disso, em breve você precisará da conta Stone pra conseguir usar o Pix em sua maquininha.. E claro, se precisar de ajuda, a Stone te atende em 24h todos os dias. Pra saber mais, baixe o app Conta Stone: https://www.stone.com.br/conta/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *