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Como criar uma identidade visual de sucesso para o seu negócio?

 Como criar uma identidade visual de sucesso para o seu negócio?

Tempo de leitura: 6 minutos

Você sabe o que é e como criar uma identidade visual para a sua marca? Essa é uma etapa importante para os pequenos negócios que querem ter sucesso com a presença nos meios digitais, já que a sua identidade visual é o que faz os clientes lembrarem de você.

Por isso, no post de hoje, vamos explicar por que você deveria criar uma identidade visual para a sua marca e como fazer isso. Vem ler!

Três principais aprendizados de hoje

  1. A identidade visual da sua empresa é uma parte importante do seu Branding, ou seja, do conjunto de elementos que compõem a sua marca. A identidade visual ajuda a sua empresa a ser lembrada pelos clientes, funcionando como uma marca registrada do seu negócio. A primeira dica para ter sucesso com a sua identidade visual é criar uma logomarca. A logo é um dos elementos principais da sua identidade visual. Normalmente, ela é composta por um símbolo e pelo nome ou pela sigla da sua empresa. A logo pode aparecer no seu site, nas redes sociais ou até nos apps de delivery para identificar a sua marca.
  2. A segunda dica de hoje é escolher a cartela de cores da sua empresa. É importante definir um conjunto principal de cores que caracterizam a sua marca. Afinal, as imagens também comunicam e devem passar a mensagem que você deseja. A terceira dica é definir o estilo de imagem e de letra das suas comunicações. Pense em qual fonte você quer usar para os seus conteúdos escritos e qual tipo de imagem prefere nas comunicações visuais (como animações, desenhos ou fotos de pessoas).
  3. Já a quarta dica é homogeneizar a comunicação. Definir os elementos da sua identidade visual é muito importante, assim como manter o padrão nos diferentes canais da sua empresa, como redes sociais, site e blog. A quinta dica é buscar referências. Procure empresas que sirvam de inspiração para você criar a sua própria identidade visual. Com uma boa bagagem de referências, você estimula a sua criatividade e pode encontrar as melhores soluções para o seu negócio.  

Por que apostar em uma identidade visual?

A identidade visual faz parte do Branding do seu negócio, que envolve todos os elementos da sua marca, como guia de estilo, posicionamento, comunicação e o padrão de design da empresa. 

Quando o seu negócio está no digital, seja nas redes sociais, seja em um site próprio ou e-commerce, é preciso garantir que a sua marca seja lembrada pelos clientes. Nesse sentido, a identidade visual ajuda muito, ela funciona como a marca registrada da sua empresa. 

A ideia é que, quando o cliente bater o olho em um post seu por exemplo, ele logo associe o conjunto de imagens, cores e texto à sua marca, antes mesmo de saber que foi postado pela sua empresa.

Agora, confira algumas dicas para criar uma identidade visual de sucesso!

Dicas para criar uma identidade visual de sucesso

Separamos 5 sugestões para você adotar na sua empresa e ter uma identidade visual marcante. Vem conferir!

  1. Criar uma logo

A logo é um dos elementos principais da sua identidade visual. Afinal, é ela que identifica o seu negócio. Normalmente, ela traz as iniciais ou o nome da empresa e uma imagem marcante que caracteriza a sua marca.

A sua logo pode aparecer no seu site, nas redes sociais, nos apps de delivery, no seu cardápio e etc. 

Há alguns sites que podem ajudar você a criar uma logo para o seu negócio. Se você quer se arriscar na arte e criá-la sozinho, pode utilizar os recursos disponíveis no site Canva

Já se prefere contar com a ajuda de um profissional especializado em design, pode recorrer a WeDoLogos, que permite que você veja as opções de logo personalizadas para o seu negócio, criadas por diferentes designers, e escolha a que mais lhe agradar. 

  1. Escolher a cartela de cores

Outro ponto importante da sua identidade visual é a cartela de cores que identifica o seu negócio. É interessante ter um conjunto de cores padrão para usar nas suas comunicações, como newsletter, posts nas redes sociais, site, abertura de vídeos no Youtube e páginas de vendas. 

Essa cartela de cores também deve aparecer na logo, que não pode destoar dos outros elementos que compõem a sua identidade visual. 

Por isso, pense em que tipo de comunicação você quer ter e qual a mensagem deseja passar para os seus clientes. Afinal, as imagens também comunicam. 

Então, opte por cores fortes se você deseja ter um posicionamento mais “agressivo” no mercado. Já as cores pastéis, por exemplo, dão a impressão de uma comunicação mais “light”.

  1. Definir o estilo de imagem e de letra

Além de escolher as cores principais da sua marca, também é necessário definir o estilo de imagens que vão aparecer nas suas comunicações, assim como a fonte  e o tamanho da letra utilizada nos seus conteúdos (como posts de blog e de redes sociais, ebooks e sites).

Tudo isso também compõe a identidade visual da sua marca. Então, pense no que você deseja associar à ela. É possível optar por imagens de pessoas, ou só animações e desenhos, por exemplo. 

  1. Homogeneizar a comunicação nos seus canais

No processo de criação da sua identidade visual, você deve escolher o que faz sentido para sua marca e o propósito da sua empresa. Mas o mais importante é que, para ser marcante, a sua identidade visual deve ter homogeneidade. Ou seja, precisa se manter nos seus diferentes canais

Se você escolheu o azul, o laranja e o rosa como suas cores principais, o ideal é manter essa cartela. Se os seus posts sempre trazem desenhos, utilizar a foto de pessoas pode destoar da sua identidade visual e não fazer sentido para quem vê.

  1. Buscar referências

Por fim, busque referências. Procure empresas que você admira e com as quais você se identifique. Com isso, você aumenta o seu repertório e tem mais material para colocar a criatividade para trabalhar na hora de criar a sua identidade visual.

Uma última sugestão é concentrar tudo o que você escolheu para compor essa identidade em um documento. 

Assim, conforme a sua empresa for crescendo e novos funcionários entrarem, você já tem um guia de estilo para guiar a sua comunicação com os clientes e padronizar as informações para eventuais parceiros também. 

Além disso, simplicidade é a chave. Busque sempre uma comunicação sem ruídos e que passe sua mensagem com clareza.

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