A identidade visual faz parte do Branding do seu negócio, que compreende a gestão de todos os elementos da sua marca, como o guia de estilo, o posicionamento, a comunicação e o padrão de design dela. Quando o seu negócio está no ambiente digital, seja nas redes sociais, seja em um site próprio ou e-commerce, é ainda mais importante garantir que a sua marca seja lembrada diante da infinidade de opções disponíveis, para que ela consiga atrair novos clientes.

Nesse sentido, a identidade visual pode auxiliar muito nas estratégias. A ideia é que, ao bater o olho em um post seu, por exemplo, o cliente logo associe o conjunto de imagens, cores e texto à sua marca, antes de saber que foi postado por ela.

Tendo em vista a importância da identidade visual para desenvolver o seu negócio, elencamos alguns tópicos explicativos sobre o tema. Além disso, trouxemos dicas valiosas para criar uma identidade visual de sucesso. Não deixe de conferir!

O que é identidade visual?

Identidade visual pode ser interpretada como um conjunto de elementos visuais e gráficos que apontam para determinada marca.

Ao entrar em contato com o conceito, muitas pessoas o confundem com o logotipo do negócio, o que não é certo. O logo é apenas parte da identidade visual de uma marca que, por sua vez, é responsável por criar uma atmosfera a respeito da proposta do negócio, seus valores, seu posicionamento, entre outros.

Ao pensar no seu restaurante favorito, por exemplo, é possível que venham à sua mente algumas cores, elementos de design, imagens, tipografia e, inclusive, aspectos não tangíveis, como sensações e mensagens de valor. Tudo isso pode ser tomado como parte da identidade visual da marca, que individualiza, identifica e comunica sobre o negócio no mercado.

Quais os benefícios de uma boa identidade visual?

Como visto, os elementos que compõem a identidade visual da marca comunicam uma mensagem ao público, tanto sobre a proposta ou produto do negócio quanto sobre os valores que cultiva. Esse padrão na comunicação e no tom de voz da marca atribui unidade e consistência a ela e permite que ela seja reconhecida pelo público.

Para entender os benefícios de uma boa identidade visual, portanto, saiba que, com ela, o seu negócio pode:

  • elevar a confiança na marca;
  • melhorar a experiência do consumidor;
  • criar uma identidade de valores com o público-alvo;
  • destacar-se diante da concorrência;
  • garantir um posicionamento adequado;
  • entre outros.

Como criar uma identidade visual de sucesso?

Agora que você já sabe o que é e qual a sua importância para o negócio, separamos algumas sugestões para você criar uma identidade visual marcante. Não deixe de conferir as dicas a seguir!

Defina seu público-alvo

Em primeiro lugar, vale destacar a impossibilidade de construir uma identidade visual de sucesso sem que antes esteja bem definido o público-alvo. Saber quem é o seu cliente, quais são os seus valores, as suas dores e as suas expectativas é fundamental para entender qual será o tom da sua marca, o estilo de linguagem e a mensagem visual que será transmitida.

Duas marcas de sapato podem adotar elementos estéticos totalmente opostos dependendo da sua proposta. Tomando esse caso como exemplo, uma marca ortopédica pode optar pela adoção de estímulos visuais mais neutros e que remetem ao conforto, direcionando a mensagem para um público idoso ou com necessidades específicas.

Por outro lado, se o produto do negócio tiver uma proposta moderna e direcionada ao público jovem, pode ser necessário considerar uma linguagem mais flexível e tonalidades vibrantes. Em ambos os casos, no entanto, o estudo prévio sobre o público-alvo é determinante para que se possa alinhar a comunicação com os valores do cliente.

Crie um logo

O logo é um dos elementos principais da identidade visual, capaz de identificar o seu negócio. Normalmente, ele traz as iniciais ou o nome da marca e uma imagem marcante que a caracteriza. O logo pode aparecer em todos os lugares em que se considera necessário: no seu site, nas redes sociais, nos apps de delivery, no seu cardápio, entre outros.

Há alguns sites que ajudam você a criar um logo para o seu negócio. Se você quer se arriscar na arte e criá-lo sozinho, pode utilizar os recursos disponíveis no site Canva. Se, pelo contrário, sua preferência for contar com a ajuda de um profissional especializado em design, é possível recorrer à WeDoLogos, que permite que você veja as opções de logo personalizadas para o seu negócio criadas por diferentes designers. Assim, você escolhe a que mais lhe agrada.

Escolha a cartela de cores

Outro ponto importante da sua identidade visual é a cartela de cores que identifica o seu negócio. É interessante ter um conjunto de tons padrão para usar nas suas comunicações, como nas newsletters, nos posts nas redes sociais, no site, na abertura de vídeos no YouTube, nas páginas de vendas, entre outros.

Essa cartela de cores também deve aparecer no logo, que não pode destoar dos demais elementos que compõem a sua identidade visual. Por isso, pense em que tipo de comunicação você quer ter e qual a mensagem que deseja passar para os seus clientes. Afinal, as imagens também comunicam. Uma dica é optar por cores fortes se você deseja ter um posicionamento mais “agressivo” no mercado, ou cores pastéis para dar a impressão de uma comunicação mais leve.

Defina o estilo de imagem e de letra

Além de escolher as cores principais da sua marca, é necessário definir o estilo das imagens que vão aparecer nas suas comunicações, assim como a fonte e o tamanho da letra utilizada nos seus conteúdos (como posts de blog e de redes sociais, e-books e sites). Tudo isso também compõe a identidade visual da sua marca. Então, pense no que você deseja associar a ela. É possível optar por imagens de pessoas, ou só animações e desenhos, por exemplo.

Torne homogênea a comunicação nos canais

No processo de criação da sua identidade visual, você deve escolher o que faz sentido para sua marca e para o propósito do seu negócio. Mas o mais importante é que, para ser marcante, a sua identidade visual deve ser única e homogênea.

Se você escolheu o azul, o laranja e o rosa como suas cores principais, o ideal é manter essa cartela nos diferentes canais de contato com o público. Da mesma forma, se os seus posts sempre trazem desenhos, utilizar a foto de pessoas pode destoar da sua identidade visual e tornar confusa a mensagem para quem vê.

Evite muitos efeitos

Outra dica essencial para criar uma identidade visual de sucesso é buscar sempre uma comunicação sem ruídos e que passe sua mensagem com clareza. Isso servirá para obter reconhecimento por parte do público-alvo e alinhar a sua proposta com os valores, as dores e as necessidades dele.

Nesse sentido, evitar muitos efeitos na comunicação visual é importante para que a mensagem central não seja ofuscada, trazendo maior objetividade e assertividade para todas as campanhas.

Busque referências

Ainda, não deixe de buscar referências. Procure negócios que você admira e com os quais você se identifica. Com isso, você aumenta o seu repertório e adquire material para colocar a criatividade para trabalhar na hora de criar a sua identidade visual.

Uma última sugestão é concentrar tudo o que você escolheu para compor sua identidade em um documento. Assim, à medida que o seu negócio for crescendo e novos funcionários entrarem, você já tem um guia de estilo para nortear a sua comunicação com os clientes e padronizar as informações para eventuais parceiros.

Confira tendências de mercado

Além de buscar negócios que você admira, não deixe de conferir quais elementos de identidade visual os seus concorrentes diretos têm adotado. Desse modo, você entenderá melhor as tendências dentro do seu segmento de atuação.

Nesse sentido, ficará mais fácil buscar uma personalidade própria para o seu negócio e inovar na comunicação visual, garantindo vantagem competitiva. Para um estudo mais aprofundado sobre as tendências do mercado e as falhas que o seu negócio pode suprir, vale a pena trazer essas ideias para o time de marketing e vendas.

Não se esqueça dos produtos

Por fim, não se esqueça de que os produtos também devem trazer consigo a identidade visual da marca. Uma boa experiência com o produto, afinal, é a chave para fixar a comunicação estratégica e vender uma imagem de credibilidade ao público.

Portanto, para além da aplicação da identidade visual nos ambientes digitais, esteja seguro de que, seja qual for o contato do cliente com a marca, ele terá acesso a todos os elementos de comunicação visual estabelecidos. Isso envolve desde o uniforme do time até os itens de papelaria — cartões e panfletos, embalagem de produto e rótulos.

Sem dúvidas, a construção de uma identidade visual viabiliza o crescimento do seu negócio no mercado. Afinal, ela permite um posicionamento adequado da sua proposta perante o público, comunicando ao perfil ideal de consumidor os valores e propósitos da marca. Nesse sentido, ela é capaz de melhorar a experiência do cliente e aumentar a confiança no negócio.

Por outro lado, a criação de uma identidade visual de sucesso exige estudo e comprometimento para a compreensão da proposta do seu negócio e da mensagem que ele deseja transmitir. Além, é claro, da análise acerca das tendências do mercado e da concorrência, para que seja possível trazer elementos inovadores e que se destaquem diante do público.

Por fim, não se esqueça de envolver o seu time nessa jornada, de modo a alinhar o diálogo interno e, somente então, buscar uma comunicação de marca consistente e eficaz para o público externo por meio da identidade visual.

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