Como conseguir mais clientes divulgando seu negócio na internet

 Como conseguir mais clientes divulgando seu negócio na internet

A sua loja já está presente nas redes sociais? Tem um site? Aparece nas buscas do Google? 

Se você respondeu SIM para alguma dessas perguntas, deixamos aqui outras reflexões: você está atingindo as pessoas certas na internet? O conteúdo que você publica se conecta com seu público-alvo e com a cultura local? Você está medindo o retorno das suas ações digitais?

Agora, se você respondeu NÃO para as perguntas iniciais, calma. Nós vamos te ajudar! 

Continua aqui com a gente, porque você vai gostar do papo.

Hoje nós vamos iniciar uma série de textos sobre Marketing Digital. Se o seu negócio já possui uma presença online, mas você quer alavancar as vendas e atrair mais clientes, esse texto pode te ajudar! Se você quer começar a divulgar sua empresa, mas não sabe muito bem por onde começar, fique atento às nossas dicas.

Preparado(a)? Boa leitura!

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

Para se destacar na internet e fazer uma divulgação bem feita é preciso se planejar. Não necessariamente a solução é estar presente em todas as redes sociais ou gastar muito dinheiro anunciando sua loja no Facebook, por exemplo. Conheça as possibilidades e escolhas as melhores estratégias para sua realidade.

2.

Estar presente no mundo online é fundamental para engajar clientes e atrair novoseus s. Já pensou em quantos clientes a mais você pode ter no seu negócio, se ele estiver na internet? Atualmente, essa é uma das formas mais efetivas de se relacionar com muita gente ao mesmo tempo e de entender se o que você está fazendo está dando certo. 

3.

Conceito é importante, mas colocar a mão na massa é ainda mais. Defina seu público-alvo, crie sua identidade virtual e esteja presente no lugar certo para as pessoas certas. Ou seja: saiba com quem você quer falar, tenha uma “cara online” e… poste. Poste muito! Post = Conteúdo. E um conteúdo interessante e atualizado é o segredo para o sucesso.

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

Para se destacar na internet e fazer uma divulgação bem feita é preciso se planejar. Não necessariamente a solução é estar presente em todas as redes sociais ou gastar muito dinheiro anunciando sua loja no Facebook, por exemplo. Conheça as possibilidades e escolhas as melhores estratégias para sua realidade.

2.

Estar presente no mundo online é fundamental para engajar clientes e atrair novoseus s. Já pensou em quantos clientes a mais você pode ter no seu negócio, se ele estiver na internet? Atualmente, essa é uma das formas mais efetivas de se relacionar com muita gente ao mesmo tempo e de entender se o que você está fazendo está dando certo. 

3.

Conceito é importante, mas colocar a mão na massa é ainda mais. Defina seu público-alvo, crie sua identidade virtual e esteja presente no lugar certo para as pessoas certas. Ou seja: saiba com quem você quer falar, tenha uma “cara online” e… poste. Poste muito! Post = Conteúdo. E um conteúdo interessante e atualizado é o segredo para o sucesso.

Marketing Digital. Parece que do nada todo mundo começou a falar disso, né? Mas será que todo mundo que fala, sabe do que está falando?

Como conseguir mais clientes com o Marketing Digital? 

Todos nós sabemos que a internet revolucionou o modo das empresas interagirem com o público e atualmente é impossível falar de marketing e ignorar que a maior parte da população mundial está conectada à internet e faz compras online. Só que o desafio é grande! Cada vez mais somos impactados por diferentes marcas, negócios e empresas enquanto estamos online. Como fazer a sua loja se destacar no meio desse mundo? 

Vamos começar do começo:

Como falamos, graças à era digital, o sucesso da divulgação de marcas e negócios está cada vez mais ao alcance não só de grandes empresas, mas também de pequenos e médios negócios. Acabou aquela história de que “Marketing Digital é para quem tem dinheiro para investir” ou “Marketing Digital não é pra mim, porque meu negócio é muito pequeno” ou até mesmo “Eu não estudei marketing, nem sei o que é, então não tenho condições de aplicar isso para minha loja”. 

Esqueça essas crenças limitantes e se livre desses pensamentos, porque vamos te mostrar que é possível sim! Se você ainda não começou a surfar nessa onda, te convidamos a começar a considerar.

Uma presença ativa no mundo online pode favorecer a visibilidade e a consolidação da sua pequena empresa, dando credibilidade para o seu produto. Além de atrair novos clientes, você pode construir uma identidade virtual e manter um relacionamento pós-venda. 

Como usar a internet para conseguir mais clientes?

Como conseguir mais clientes de forma eficiente? Pra responder, precisamos avaliar a realidade de cada negócio. Pra você, o que faz sentido?

  1. Onde estar presente no mundo digital para gerar novos clientes (Mídias Sociais? Site? Blog? Google?). Pense no que faz mais sentido para sua empresa e onde estão as pessoas que você quer atingir. 
  2. Que tipo de conteúdo vai atrair as pessoas que estão buscando pelo serviço ou produto que você oferece, mas ainda não conhecem sua loja? Lembra quando falamos que Conteúdo = Post? Então, pense em posts legais e estratégicos que façam sua marca de destacar no meio das demais e atrair novos clientes. Uma dica legal é buscar referências! Que tal fuxicar as marcas que você admira? Como elas estão se comportando na internet? Afinal, no mundo online (quase) nada se cria e (quase) tudo se copia! Buscar inspiração é fundamental.
  3. E para pessoas que já te conhecem e estão apenas considerando a compra? Abuse da criatividade (e da estratégia) e pense em diversos tipos de post. Ou seja, faça alguns posts mais focados no seu produto, outros mais focados na sua marca e alguns outros focados em promoções e ofertas, por exemplo. 

Já deu para perceber que é muita coisa, né? Mas não queremos te assustar. Pelo contrário: queremos simplificar e facilitar para você entender como conseguir mais clientes. Sendo assim, agora chegou a hora de conferir a lista que preparamos para você se guiar na hora de criar seu planejamento estratégico e começar a divulgar sua marca na internet! 

Selecionamos 5 pontos principais para entendermos como conseguir mais clientes e cada um deles contém algumas dicas. Vamos lá? Prepara o papel e caneta, o print ou o Ctrl C + Ctrl V:

1) VOCÊ SABE MESMO QUEM É SEU PÚBLICO? E SEU CLIENTE?

Definir um perfil de “cliente ideal” é o primeiro passo para começar! Fuja de clichês como “meu negócio é para todo mundo” ou “minha marca é para homens e mulheres da classe média”. Nessa etapa, quanto mais específico você for, melhor.

Invente perfis fictícios que traduzam seu cliente. É uma dinâmica divertida e, depois que seu público estiver mais bem definido, vai ficar mais fácil saber o que postar. Ah, e o mais legal: você pode traçar mais de um perfil. Pense em até 3 tipos de clientes e descubra seu público-alvo. 

  •  DICAS:
  • Estude e entenda o perfil de clientes que você já possui. 
  • Converse com seus clientes para conhecê-los melhor. 
  • Defina seu público-alvo. 

2) QUAL É O PROPÓSITO DO SEU NEGÓCIO? 

Vida de empreendedor não é fácil. Nós sabemos disso! Tirar uma ideia do papel e criar um negócio do zero requer muita força de vontade, comprometimento e paciência. E, no fundo no fundo, sabemos que se o empreendedor não acreditar de verdade no seu negócio, as coisas podem não acontecer conforme o planejado. 

Ou seja, algo dentro de você te motivou para criar ou continuar gerindo sua empresa, certo? Chegou a hora de se conectar com seu público através dessa motivação. Para crescer, sua empresa precisa ter um posicionamento, um propósito, uma personalidade. Vamos registrar tudo isso? 

  • DICA: Escreva o Propósito do seu negócio. Ou seja, aquilo que te fez não desistir. Esse é um ótimo exercício para posicionar sua marca e pode ser também uma ótima ideia para um post. O nosso propósito aqui da Stone, por exemplo, é “Melhorar a vida do empreendedor brasileiro”. 

3) ESTEJA PRESENTE NOS LUGARES CERTOS.

Não adianta ter um site que demora pra carregar ou estar presente em todas as redes sociais sem alimentá-las com postagens. Traçar seu público-alvo e ter o posicionamento do seu negócio definido são pontos essenciais, de fato. Mas de nada adianta se você não estiver presente no lugar certo, para a pessoa certa, no momento certo. Como fazer isso? Priorize, crie estratégias, faça parcerias.

  • DICAS: Escolha quais mídias sociais fazem mais sentido para você. Não precisa estar presente em todas! Pense na que faz mais sentido para seu cliente e esteja presente (de verdade) nela.
  • Saindo um pouco do mundo digital, afinal é importante termos uma estratégia de Marketing integrada online e offline: como é o ambiente da sua loja, caso ela exista em espaço físico? Prepare materiais de divulgação e ambientação. 
  • Faça parcerias! Já pensou em quais outras marcas podem te ajudar a divulgar o seu negócio? Exemplo: se você tem um salão de beleza, que tal fazer uma parceria com uma academia que fique próxima? Ou, outro exemplo: se você tem uma academia, que tal se associar a empresas como Gympass ou Class Pass? Ou, um terceiro exemplo, se você tem uma lanchonete ou restaurante, que tal fazer parceria com empresas de delivery como iFood?

4) Como conseguir mais CLIENTES ONLINE.       

Temos público-alvo definido, posicionamento criado e presença online e offline. Mas… como atrair novas visitas para o seu site ou mídias sociais? 

  • DICAS:
  • Crie conteúdo. Simples assim! Como já falamos aqui: esse é o segredo. Alimente suas redes sociais com posts interessantes, relevantes e educativos. Marcas que só falam de seus produtos e serviços o tempo todo, normalmente são consideradas chatas e atraem menos clientes. Poste sobre seus produtos e serviços sim, mas escolha fazer também posts mais criativos. Que tal postar a foto do bolo que acabou de sair do forno e você vai colocar para vender? Vale usar a legenda para tentar descrever o cheirinho! Ou então, que tal aproveitar que o carnaval está chegando e usar esse tema na sua postagem? 
  • O “boca a boca” na internet também funciona! É muito importante cuidar da imagem do seu negócio, certo? Para garantir que seus clientes fiquem satisfeitos e falem bem da sua marca para outras pessoas, é importante não só ter um produto ou serviço bom, mas também prestar um atendimento de qualidade. Atualmente os seus clientes podem te avaliar na internet? No próprio Google é possível fazer isso. Mas, cuidado: além de avaliar, os clientes também usam recursos da internet para fazer reclamações. O Reclame Aqui, por exemplo, é um site focado nesse serviço. Acompanhe suas avaliações, responda os comentários e garanta um serviço de qualidade. Afinal, na internet as coisas viralizam. Ou seja, ganham uma proporção maior em pouco tempo, atingindo muita gente. Seja para o bem ou para o mal.
  • Mídia paga. Esse é o termo usado para anúncios na internet. O famoso “publi post”, sabe? Aqui chegou a hora de pensar: será que você pode direcionar algum orçamento para Marketing Digital? Se sim, mesmo que mínimo, faça anúncios no Facebook e Instagram. Com uma boa segmentação e conteúdo relevante, você atrai visitas para sua página. E o melhor: nem precisa gastar muito! Separe R$50,00 para isso e teste durante 1 semana para ver se vai dar certo. Quer saber como fazer? Calma, nós vamos te ajudar! Fique de olho aqui porque em breve teremos um texto exclusivo sobre o assunto

5)  SE VOCÊ TEM LOJA ONLINE, FOQUE NA VENDA.

Para fechar com chave de ouro: nunca deixe de medir os resultados das suas ações. Para isso, é importante definir objetivos e garantir a performance da sua venda. 

  • DICAS:
  • Confira a velocidade do seu site. O tempo máximo ideal de carregamento das páginas de um site devem ser de, no máximo, 4 segundos. Sites lentos geralmente são causados por hospedagens ruins ou imagens pesadas.
  • Saiba se o seu esforço e investimento estão trazendo resultado. Como? Acompanhe, por exemplo, se você está faturando mais do que investe. 

Por último, mas não menos importante: quais são as ferramentas que vão te ajudar a dar os primeiros passos? Acabamos de te dar várias dicas, certo? Agora chegou a hora de colocar a mão na massa! Aqui na Stone nós acreditamos que o conceito e a estratégia são etapas importantes, mas gostamos mesmo é de fazer acontecer. Vamos lá? Separamos 3 ferramentas para você começar:

  • Mapa de empatia: É uma ferramenta super usada para criação de perfis de público-alvo. Basta jogar o termo no Google, checar as imagens e usar no seu negócio.
  • Conteúdo = Post: para criar conteúdos relevantes para o seu público e aparecer nas buscas do Google é legal usar ferramentas como o Trend Topics do Twitter e o Google Trends para entender os temas que estão sendo mais discutidos no momento. 
  • Se você tem um site, confira se a velocidade dele está boa: o próprio Google disponibiliza a ferramenta Page Speed na qual é possível fazer essa conferência. Para deixar o site mais rápido, basta seguir as sugestões descritas.

Queremos te ouvir: agora que você sabe tudo sobre os conceitos e estratégias de Marketing Digital, já entendeu como conseguir mais clientes na internet? Camos entrar mais a fundo no mundo das redes sociais? Deixe aqui comentários com as suas principais dúvidas sobre esse tema. Quem sabe a sua pergunta não é respondida no próximo texto?

UFA. Muita informação, né? Mas esse foi apenas o nosso primeiro conteúdo sobre Marketing Digital feito por empreendedores, para empreendedores – especialmente para você. Fique de olho aqui, em breve teremos mais papos sobre o tema. 

Obrigada pelo papo e boas vendas!

Veja também

12 Comentários

  • Parabens Stone pela iniciativa isso com certeza irá ajudar muitos empreendedores como já está me ajudando. Aguardando novas publicações…

    • Oi, Junior. Tudo bem?
      Que bom que gostou! Estamos produzindo cada vez mais conteúdo pra você.
      Inclusive, já se inscreveu no nosso canal? 🙂
      http://www.youtube.com/PapodeBalcaoOficial

  • Amei as dicas, não entendo nada de marketing mais vou tentar rsrs

  • Gostei quero participar pois achei uma iniciativa espetacular

    • Oi. Tudo bem?
      Siiim!! Ficamos felizes que você tenha gostado! 🙂

  • Olá aqui é a Nayara Rodrigues, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

  • Passando para fazer uma visita no blog.
    O artigo ficou muito bom!

    • Oi, Eliane. Tudo bem?
      Que bom que gostou do artigo. Estamos produzindo cada vez mais conteúdo pra você 🙂
      Aproveitando, já se inscreveu no nosso canal?
      http://www.youtube.com/PapodeBalcãoOficial

  • Passando para visitar o seu site.
    O artigo ficou muito bom!

    • Oi, Anderson. Tudo bem?
      Que bom que gostou do nosso artigo. Estamos produzindo cada vez mais conteúdo pra você.
      Inclusive, já se inscreveu no nosso canal? (:
      http://www.youtube.com/PapodeBalcãoOficial

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