Épocas incertas como a que estamos vivendo hoje sempre aumentam a insegurança dos donos de negócio na hora de fazer promoções. Afinal, este não é o momento de arriscar ter um prejuízo. Mas existem formas mais seguras para praticar os descontos e continuar vendendo neste momento em que muitos clientes não estão tão dispostos a comprar.

O primeiro passo para calcular o preço ideal das suas promoções é ter um planejamento e um objetivo claro. O que você quer com elas, vender mais, fidelizar clientes, desafogar o estoque? Tenha isso muito delineado para poder tomar as decisões mais assertivas. Pense em quanto você pretende vender, onde vai divulgar seus descontos, qual o impacto financeiro para sua empresa.

Quer saber como? Então, vem ler o post de hoje. Vamos te mostrar como calcular o preço ideal antes de fazer promoções. Confira!

Qual é a importância de uma boa precificação?

É importante ter uma precificação adequada das promoções para garantir a saúde financeira do negócio. A promoção é uma tática que pode ser usada para elevar as vendas e para trocar experiências entre fornecedores e consumidores. Os clientes ficam felizes ao perceber o preço atraente e costumam retornar para ver outros itens.

A precificação estratégica leva o público a indicar a empresa para seus familiares, amigos e conhecidos. Consequentemente, há um aumento considerável da clientela sem ter que fazer novos investimentos em publicidade ou marketing. Os preços atraentes são interessantes ainda para a liberação do espaço no estoque, já que existem produtos que ficam parados por algum tempo.

Como definir o preço em promoções?

O empreendedor deve ter cuidado na hora de definir o preço dos produtos promocionais para evitar prejuízos significativos e não espantar os consumidores. Defina de forma objetiva o público-alvo de determinada promoção e as metas que pretende atingir. Ao realizar essa análise, ficará mais fácil entender e avaliar os resultados alcançados.

Entenda o valor pago no produto

Calcule o valor original do produto para saber quais foram os seus custos antes de ser revendido. Esse dado é importante para decidir uma margem de lucro apropriada e para não sofrer perdas financeiras. Aponte os gastos com os fornecedores, o custo de transporte, os impostos, a comissão do vendedor e os encargos relacionados aos itens.

Pesquise a concorrência

Confira o preço dos produtos nos seus concorrentes para conseguir oferecer condições melhores ou valores mais atrativos. Não adianta fazer promoções e vender com preços superiores aos da concorrência, já que o público faz pesquisas antes de comprar.

Se isso acontecer, os clientes vão reclamar e acreditar que todos os demais produtos estarão caros. Faça pesquisas de mercado e busque informações antes de fazer as promoções. Registre os preços praticados no mercado e avalie se esses produtos podem fazer parte das suas estratégias promocionais sem comprometer o faturamento do negócio.

Margem de lucro

As promoções diminuem a margem de lucro dos produtos que são ofertados ao público por um preço menor. Dessa maneira, se o seu negócio atua com margem de lucro de 50%, procure diminuir para 25%, por exemplo. Mas tenha cuidado para não fazer promoções que prejudiquem a saúde das finanças da sua empresa.

Caso seja impossível reduzir a margem de lucro em virtude de potenciais prejuízos, invista em outras estratégias. Dê brindes ou ofereça boas condições de parcelamento para clientes que gastam valores elevados. Se o seu negócio é um e-commerce, você também pode oferecer o frete grátis para conquistar os consumidores que não estão disposto a pagar valores extras.

Existem vários atrativos para aumentar as vendas e angariar mais clientes. Mas preste atenção para que as suas promoções estejam em conformidade com o ordenamento jurídico vigente que proíbe algumas práticas no mercado brasileiro. Tenha cuidado para não ferir os direitos do consumidor ou legislações locais que regulamentem questões mais específicas sobre o assunto.

Planejamento

Sempre falamos sobre a importância do planejamento para qualquer ação que você for fazer no seu negócio. Aqui, não é diferente. O planejamento é ainda mais importante neste momento de incerteza, porque com ele você consegue ter alguma estabilidade e um horizonte para se guiar.

A partir disso, você consegue estabelecer as melhores alternativas para o seu negócio. Para definir suas promoções e qual o preço ideal de cada produto que vai levar o desconto, você precisa estabelecer alguns pontos, como:

  • quanto pretende vender;
  • onde divulgar as promoções;
  • quais produtos vão levar desconto;
  • quanto de dinheiro você tem disponível;
  • qual o impacto financeiro para a empresa;
  • quanto de risco você pode e está disposto a correr;

Se você tem uma reserva de emergência, por exemplo, pode arriscar um pouco mais nas suas promoções e investir mais em divulgação. Agora, se o seu caixa está dependendo exclusivamente das suas vendas mensais, seu planejamento precisa ser um pouco mais conservador e com pouquíssimas chances de erro.

A divulgação pelas redes sociais pode ser uma ótima opção, principalmente se você não puder investir muito dinheiro. Ela é uma forma barata e eficiente de chegar até os seus clientes e apresentar suas promoções e atrair mais seguidores.

Agora, para realizar um melhor planejamento, você precisa ter objetivos claros e metas definidas. É o que vamos ver agora.

Objetivos claros

A gente sabe que a crise do Coronavírus trouxe muita aflição para os donos de negócio e que alguns podem querer fazer promoção de todos os produtos porque não estão sabendo como agir neste momento. Mas oferecer descontos sem ter objetivos claros pode ser extremamente prejudicial para a empresa.

Por objetivos claros, queremos dizer: aumentar as vendas, divulgar kits com produtos, apresentar uma nova parceria de negócio, fidelizar clientes, esvaziar o estoque, atrair novos promotores da marca.

As possibilidades são bem variadas e você precisa saber qual delas é sua prioridade no momento. Manter clientes antigos pode ser uma ótima opção para as empresas continuarem vendendo nesta época, porque já contam com a credibilidade dos consumidores.

Duração das promoções

Além disso, é preciso definir um tempo para essas promoções durarem. Você pode fazer alguns testes, começando com promoções mais curtas e analisar qual produto funcionou melhor. Avisar o tempo de duração dos descontos também pode ser um gatilho para os seus clientes comprarem. Ofertas relâmpago ou que fiquem por um período bem curtinho podem ser boas para este momento.

A partir disso, você observa os resultados e consegue traçar promoções mais assertivas para as próximas vezes. Por isso, não comece colocando todo o seu estoque em promoção. Escolha alguns produtos para oferecer o desconto e analise as vendas.

Escolha dos produtos

A escolha dos produtos que vão entrar em promoção depende do seu planejamento e dos objetivos traçados. Não faça essa escolha de maneira aleatória, porque você não consegue medir a eficiência dessa ação. Então, independentemente se você vai colocar um, dois ou vinte produtos com desconto, parta do planejamento e das metas.

Uma dica é separar os itens em categorias de acordo com as vendas, mais vendidos, mais rentáveis, menos vendidos, menos rentáveis, por exemplo. Lembrando que os mais vendidos nem sempre são os mais rentáveis e vice-versa.

Estimule compras recorrentes

Na hora de escolher quais produtos vão receber o desconto, opte por aqueles que são mais conhecidos dos clientes e que têm compra recorrente. Afinal, se as vendas já são boas sem o desconto, a partir do momento que você estabelece a promoção, elas podem aumentar ainda mais.

Valorize os itens mais rentáveis

Agora, para se destacar da concorrência e atrair novos olhares para o seu negócio, vale apostar nos seus itens mais rentáveis. Afinal, eles podem vender menos, mas trazem uma boa margem de lucro para o seu negócio.

Além disso, analise o seu estoque e veja se existem produtos parados e com vencimento próximo. Eles podem ser ótimos candidatos para entrarem em promoção. Afinal, se passarem da validade, você vai ter que jogá-los fora e isso só trará prejuízos para você.

Outras alternativas

Outra possibilidade é oferecer descontos a partir de determinado valor de compra ou oferecer descontos progressivos, que aumentam conforme o valor da venda. Com isso, você estimula a compra de outros itens por parte dos consumidores. Uma última alternativa é dar o benefício apenas para clientes recorrentes.

Além de fidelizá-los, essa iniciativa pode despertar a atenção de novos consumidores que desejam desfrutar desse benefício e começam a comprar mais vezes de você. Evite fazer promoções de produtos a serem lançados. Isso porque não faz muito sentido o consumidor pagar menos por um lançamento e depois ter que pagar o valor cheio.

Uma ação assim pode contrariar seus consumidores e ser alvo de reclamações. Para saber mais sobre como precificar adequadamente os seus produtos, você precisa estar dispostos a seguir esses passos que são fundamentais para o sucesso da sua empresa.

Fazer cálculos

Como estamos falando em calcular preços, você precisa levar as finanças da sua empresa em consideração para definir quanto desconto pode dar nos seus itens. Ou seja, avalie quanto você tem disponível para manter o seu negócio.

Pense em lucros a longo prazo

Então, é muito importante pensar em lucros a longo prazo, mas o curto e o médio prazo não podem ser esquecidos e devem ser considerados na hora de você definir suas promoções.

Você também pode vender os produtos a preço de custo para ter capital de giro imediato. Assim, você consegue oferecer o desconto, mas também tem o suficiente para manter a empresa funcionando.

Oferecer descontos durante a quarentena pode ajudar você e o seu cliente a passarem por este momento tão difícil para todos. Mas é preciso, mais do que nunca, de muito planejamento.

Como fazer promoções de sucesso?

Defina uma temática e então escolha quais produtos vão entrar em promoção na sua empresa. Separe todos os produtos disponíveis em categorias, como mais vendidos e mais rentáveis. Os produtos que têm mais saída são ideias para entrar em promoção quando o seu objetivo é vender mais.

Os mais rentáveis devem receber desconto para atrair mais clientes, porque se destacam da concorrência. Uma ótima opção é oferecer promoções apenas para clientes recorrentes ou dar descontos que aumentem conforme o valor da compra. Procure conhecer o seu público para saber o que esses consumidores procuram e quais são as suas prioridades.

Aprendeu a calcular o preço ideal antes de fazer promoções? Então, faça os cálculos! Quanto você tem em caixa disponível, qual a sua reserva de emergência? Pense nos lucros a longo, médio e curto prazo. Afinal, você precisa de capital de giro para este momento, além, claro, de pensar no futuro. Então, pense em alternativas mais imediatas.

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