Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossas políticas de privacidade e cookies.

Clubhouse: saiba mais sobre o app que está conquistando empreendedores pelo mundo!

 Clubhouse: saiba mais sobre o app que está conquistando empreendedores pelo mundo!

Você já conhece o Clubhouse? A novidade vem dando o que falar e tem ocupado boa parte dos feeds nas redes sociais por aí.

Só para você ter uma ideia, entre os dias 5 e 10 de fevereiro, as menções ao Clubhouse chegaram a marca de 30.088 no Twitter. Se você ainda não sabe direito do que se trata ou quer entender melhor como esse novo aplicativo funciona, vem com a gente!

No post de hoje, vamos explicar o que é o Clubhouse e como você pode aproveitar o app para as estratégias do seu negócio. Vem ler!

Três principais aprendizados de hoje

  1. O Clubhouse é um aplicativo de conversas por áudio, não permitindo a interação por textos ou imagens. Também não é possível curtir ou compartilhar os conteúdos e as conversas não ficam gravadas no aplicativo. Hoje, o aplicativo só pode ser acessado pelo sistema iOS (do Iphone), mas, em breve, ele deve estar disponível para Android também. 
  2. Para entrar no Clubhouse, é preciso receber o convite de um usuário já ativo no app. Depois, você deve escolher os temas que mais te interessam para que o aplicativo faça sugestões de conversas sobre o tema. As salas contam com um moderador e podem receber diferentes “speakers”, que têm permissão para falar. Já os outros participantes são chamados de “ouvintes”. 
  3. Uma das formas de usar o Clubhouse para o seu negócio é fazer networking no aplicativo. Você consegue interagir com outros empreendedores e encontrar interesses em comum com eles. Além disso, o aplicativo oferece oportunidades de encontrar parceiros de negócio, investidores e até clientes. A segunda forma de utilizar o aplicativo é para expandir seus conhecimentos, participando de conversas sobre temas do seu interesse. O Clubhouse acaba funcionando como um importante canal de divulgação de conteúdos gratuitos e você pode aproveitar isso para incorporar o aplicativo na sua estratégia de marketing digital. 

O que é o Clubhouse?

O Clubhouse é um aplicativo de conversas realizadas apenas por áudio. Ou seja, não é possível escrever textos ou enviar imagens. Além disso, o aplicativo não permite as interações tradicionais das redes sociais, como curtidas, compartilhamentos e comentários em texto. 

Todas as conversas que acontecem no app não ficam gravadas e nem são transcritas. Assim, não há possibilidade de acessá-las depois que acabam.

Atualmente, o aplicativo está apenas disponível para o sistema iOS, característico do Iphone da Apple. Mas a empresa responsável pelo desenvolvimento do Clubhouse está planejando disponibilizar o app para Android em breve. 

Estima-se que o aplicativo esteja avaliado em US $1 bilhão e já conte com 6 milhões de usuários ativos. 

Mas na prática, como o Clubhouse funciona e o que é preciso para começar a usá-lo? É o que vamos ver a seguir!

Como o Clubhouse funciona?

O Clubhouse funciona a partir de diversas salas de conversas em que os usuários podem interagir por meio de áudios ou apenas ouvir o que os outros estão falando, neste último caso, como uma espécie de podcast em tempo real. 

Para entrar no Clubhouse, é preciso receber um convite de algum usuário que já esteja ativo no aplicativo. A partir disso, você consegue acessar as salas.

Ao entrar no aplicativo pela primeira vez, você deve escolher, entre uma série de temas, aqueles que mais te interessam, como empreendedorismo, finanças, vendas e marketing digital. A seguir, o aplicativo mostra algumas salas disponíveis sobre os assuntos selecionados. 

Na prática, qualquer usuário pode criar uma sala e iniciar uma discussão sobre o tema que desejar. As pessoas com permissão para falar nas salas são chamadas de “speakers”, já os outros usuários são os “ouvintes”.  O moderador pode permitir também que os usuários mandem áudios com perguntas, por exemplo.

Assim, o aplicativo permite acessar discussões que muitas vezes ficam restritas a eventos pagos. Com o Clubhouse, você consegue consumir (e produzir) um conteúdo de qualidade gratuitamente.

O app já conta com a presença de grandes nomes do empreendedorismo nacional e internacional, como Camila Farani, Tallis Gomes, Elon Musk e Mark Zuckerberg, 

2 formas de usar o Clubhouse para o seu negócio!

Embora o Clubhouse ainda não permita perfis de marcas, apenas de pessoas físicas, você pode aproveitar o aplicativo para beneficiar o seu negócio. Confira, a seguir, 2 formas de fazer isso!

  1. Networking

O Clubhouse é uma ótima forma de fazer networking e trocar aprendizados com outros profissionais de diferentes ramos, com os quais, de outra forma, você talvez não teria a oportunidade de entrar em contato. 

O app é ideal para encontrar pontos em comum com outros empreendedores, conhecer investidores e parceiros de negócio. 

Além disso, criando suas próprias salas, você consegue fortalecer os laços com seus consumidores e conhecê-los melhor. Promovendo salas que tragam debates interessantes, também é possível atrair novos clientes para o seu negócio. 

  1. Conhecimento e aprendizado

Um dos pontos altos do Clubhouse é o elevado nível das discussões realizadas. Como você escolhe os temas sobre os quais quer aprender, o aplicativo se torna uma incrível fonte de conhecimento para expandir os seus aprendizados. 

Assim, o aplicativo funciona como um espaço para saber mais sobre os mais diversos assuntos, mas é importante filtrar as salas que você vai participar. Pesquise sobre os “speakers” para ver se as conversas realmente vão ser relevantes e se encaixam no que você procura.

Além disso, criando salas para interagir com seus clientes, por exemplo, você pode utilizar o Clubhouse como mais um canal de divulgação de conteúdos gratuitos, integrando o aplicativo a sua estratégia de marketing digital. 

E aí, já fez o seu perfil no Clubhouse?

Que tal fazer parte de uma comunidade cheia de pessoas interessadas em empreendedorismo? Então, entre no nosso grupo exclusivo do Telegram. É só clicar neste link pelo celular e participar: Grupo PDB no Telegram!

Obrigada pelo papo e conte com a gente!

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja Stone e receba sua maquininha amanhã

Quer receber conteúdo de empreendedorismo sem conversa fiada no seu e-mail?

Inscrevendo-se em nossa newsletter você autoriza que o Papo de Balcão utilize os Dados Pessoais fornecidos acima para envio de conteúdo informativo e publicitário relacionado à educação financeira e negócios, nos termos de nosso Aviso de Privacidade.