Canais de venda: 7 dicas para os pequenos negócios!

 Canais de venda: 7 dicas para os pequenos negócios!

Quais canais você já utiliza para vender aos seus clientes? Com a possibilidade trazida pelo digital, esses canais foram ampliados e, hoje, o pequeno negócio conta com diversas alternativas para vender. Ao mesmo tempo, uma escolha errada pode fazer a empresa não atingir os resultados esperados. 

Por isso, na hora de decidir em quais canais atuar, é necessário ter atenção a alguns elementos. No post de hoje, vamos falar sobre esses itens para ajudar você a traçar uma estratégia eficiente em diferentes canais de vendas. Vem ler! 

Principais aprendizados de hoje

  1. O primeiro passo para atuar nos canais de vendas é escolher em quais a sua marca estará presente. Algumas opções além da loja física envolvem: marketplace, e-commerce, redes sociais e WhatsApp. Para ajudar nessa escolha, pense no público que você quer impactar e no público que você já tem. Em qual canal ele está mais presente? Depois de decidir onde vender, é hora de adequar o conteúdo ao meio escolhido. As redes sociais, por exemplo, permitem uma interação mais imediata com os clientes e a produção de um conteúdo lúdico. Já um e-commerce pede dados objetivos sobre os produtos, como cor, modelo e tamanho. 
  2. O planejamento também é fundamental na hora de definir suas estratégias de venda. Trace um plano para cada canal, levando em conta as particularidades que cada um tem. Para isso, pense em metas e métricas específicas para avaliar o desempenho do seu negócio e analisar se o investimento nos canais está trazendo retorno. Fazer testes com frequência para entender quais ações funcionam melhor em cada canal também é importante para pensar os próximos passos da sua empresa. 
  3. Agora, não adianta estar em diversos canais de vendas se a sua estrutura ainda não suporta toda a demanda. Comece de acordo com a etapa do seu negócio para não comprometer a experiência do cliente e os seus resultados. Garanta que as entregas serão feitas no prazo combinado e busque responder a todas as solicitações dos consumidores. Por fim, vá além e invista no momento de pós-venda. Depois que o cliente concluir a compra, ele deve ter todo o apoio necessário para tirar dúvidas e resolver eventuais problemas. Ofereça esse suporte e garanta que o consumidor saia satisfeito dessa experiência. 
  1. Avalie as possibilidades

Com tantos canais existentes, qual escolher? Primeiro, é necessário avaliar as possibilidades antes de montar perfis em todos os canais e não manter nenhum depois. 

Com o crescimento do online, o pequeno negócio deve considerar marcar presença também nos veículos digitais. Isso é importante mesmo que seja apenas para divulgar o trabalho e chamar as pessoas para o estabelecimento físico se ainda não tem uma loja virtual.  

Algumas opções de canais de vendas são:

  1. Pense no público 

Uma das formas de decidir em qual canal de venda atuar é ver onde o seu público está e em qual veículo você quer conquistar um público. 

Se a sua marca vende para adolescentes, por exemplo, o Tik Tok é um excelente meio de comunicação e venda nesse sentido, já que os jovens estão em peso na plataforma. 

Já se o seu público é de pessoas entre 40 e 50 anos, talvez o aplicativo não seja o canal ideal para estar. 

  1. Adeque o conteúdo 

O que chama a atenção dos clientes em cada canal de venda? Um conteúdo mais lúdico, por exemplo, performa bem nas redes sociais, que estão sempre cheios de challenges (desafios). Além disso, nesse meio de contato, é preciso ter uma constância de postagens e se destacar em meio a um feed cheio de informação de outros perfis. 

Já nas plataformas de ecommerce, é recomendado oferecer um conteúdo mais objetivo, direto ao ponto. Isso porque, nesse canal, o cliente quer saber mais informações sobre os produtos que você vende, como cor, preço e tamanho do item. 

É claro que, se o seu tom de voz permite uma linguagem informal, você pode aplicá-la na sua loja virtual (é até bom fazer isso), mas é preciso passar a mensagem sem enrolação e antecipar possíveis dúvidas dos consumidores. 

  1. Planejamento 

Para cada canal de venda, é necessário realizar um planejamento e traçar uma estratégia específica de atuação. Então, estabeleça metas e métricas específicas de acordo com as particularidades de cada canal. O objetivo aqui é avaliar constantemente se as ações escolhidas estão dando resultado. 

Além disso, o planejamento personalizado para cada canal de venda contribui muito para oferecer uma experiência fluída aos clientes. Afinal, adotar as mesmas ações no Facebook e no Instagram, por exemplo, não traz os mesmos resultados e nem causa a mesma impressão nos consumidores. 

  1. Faça testes 

Na hora de escolher em quais canais de venda atuar, você precisa partir de algum ponto. Mas isso não significa que é necessário se manter a isso se a estratégia não estiver funcionando. O importante é avaliar qual canal tem melhor performance e qual não está trazendo o retorno esperado.

Realize testes para entender o público de cada canal e quais ações funcionam. Um exemplo é expandir a entrega para outros bairros ou até estados, dependendo da etapa em que o seu negócio está. 

Comece fazendo pequenas modificações para entender os resultados obtidos. Às vezes, um canal parece não estar funcionando, mas com algumas mudanças estratégicas, ele pode frutificar. Uma dica é usar a opinião dos seus clientes para promover melhorias nos seus processos. 

  1. Garanta a estrutura 

Não adianta decidir atuar em diversos canais de venda se você não tem a estrutura necessária para suportar todos os processos. Por isso, analise se a sua empresa tem braço suficiente para absorver todas as demandas, desde o processo de pré-venda até o atendimento e a entrega.  

Se você trabalha com entregas, avalie se o seu negócio tem condições de cumprir o prazo combinado para levar os produtos até a casa do cliente antes de expandir os seus canais. 

Para não comprometer a imagem que os consumidores vão ter da sua marca, garanta uma experiência homogênea na sua loja física e online. Afinal, se os clientes têm vivências completamente contrastantes em cada um desses canais, eles ficam com a impressão de estarem comprando de duas marcas diferentes. 

  1. Vá além das vendas 

Embora existam diversos canais eficientes de vendas, o processo não pode acabar quando o cliente finaliza a compra. É preciso investir na etapa de pós-venda para deixar a jornada do consumidor completa e garantir a satisfação dele em relação ao seu negócio. 

Ofereça um atendimento ágil aos clientes e um suporte eficiente que resolva todas as dúvidas que eles têm. Com isso, as chances dos consumidores voltarem a sua loja física ou online aumentam muito. Além disso, se tiverem uma boa experiência, eles podem indicar a sua marca para conhecidos, expandindo ainda mais a sua carteira de clientes.   

E aí, já escolheu em quais canais de venda atuar? Se você gostou deste conteúdo, pode se interessar por este também: 7 dicas para aumentar suas vendas na Black Friday.

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