Caminhos para os negócios de estética enfrentarem a crise

 Caminhos para os negócios de estética enfrentarem a crise

Na crise provocada pelo Coronavírus, o setor de estética é um dos que mais precisa de atenção e estratégia. Pensando nisso, realizamos duas lives especiais no nosso Instagram para debater as perspectivas de empreendedores da área de beleza e auto-estima.

Conversamos com o Roberto Capelli, dono do salão que leva o seu nome, em São Paulo, além de responsável por projetos para profissionais de beleza da Ikezaki, e com a Carina Gewerc, fundadora da Trinks, que oferece um completo sistema de gestão para salões de beleza. Vem conferir as principais dicas desses profissionais.

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

Com os salões de portas fechadas, este é um momento para refletir sobre o seu negócio e analisar todas as suas ações e serviços. Aproveite para levantar os dados dos seus clientes e organizar a “casa”. Com isso, você pode encontrar lacunas importantes no seu negócio e oportunidades de melhoria significativas. Nesse cenário, um sistema de gestão para salões de beleza, como o Trinks, pode ajudar muito. Afinal, ele guarda informações preciosas sobre os seus consumidores e sobre o seu negócio. Além disso, com ele, seus clientes podem agendar serviços futuros e pagar antecipadamente, ajudando desde já o seu negócio.

2.

Para estimular os seus consumidores a contribuírem com o seu salão neste momento, vale investir em personalização e opções de pagamento diferenciadas. Ofereça cupons para os clientes mais fiéis utilizarem quando seu estabelecimento for reaberto. Assim, eles podem pagar antecipadamente para desfrutar de um serviço futuro. Nesse sentido, vale até permitir o parcelamento dos serviços a partir de um determinado valor.

3.

Pensando em ajudar os salões de beleza, nós da Stone, junto à Trinks e à L’oréal, criamos o Beleza Amiga, uma iniciativa sem fins lucrativos a partir da qual o cliente pode comprar um voucher de 50 reais para utilizar nos estabelecimentos cadastrados. Assim, o dono do negócio já recebe o dinheiro agora, podendo utilizá-lo para manter o salão e pagar os funcionários durante a crise. Se você quiser participar, é só se cadastrar no site e, depois, divulgar para os seus clientes.

Opções de pagamento

Como os salões não estão funcionando agora e o fluxo de caixa está menor, o desconto talvez não seja a melhor estratégia para o seu negócio.

Afinal, dar muitos descontos agora pode causar prejuízos grandes lá na frente. Principalmente, se você não tem um mix variado de serviços e produtos para o desconto de um compensar o preço de outro. Então, é preciso vender seus serviços de uma forma que faça sentido para o seu salão, não apenas para vender.

Uma forma de atrair clientes que não podem pagar muito pelos seus serviços é oferecer a opção de parcelamento para compras acima de um determinado valor. Assim, você recebe o valor integral dos serviços, mesmo que isso demore mais tempo.

Nesse momento (e em todos, na verdade), você precisa pensar com a cabeça do seu cliente e ver o que seria mais vantajoso na visão dele. Assim, mesmo que para ele o pagamento à vista não seja possível agora, o parcelamento pode resolver o problema.

personalização

No Capelli, Roberto adotou cupons personalizados para clientes mais fiéis. Essa é uma ótima forma de estimular a compra dos seus produtos e serviços. Então, é importante fazer o levantamento dos dados dos seus clientes. Isso envolve mapear os comportamentos de consumo deles e observar quais serviços eles mais consomem e com que frequência.

Assim, para uma cliente que faz a unha 4 vezes no mês há um ano no seu salão, você pode oferecer um voucher com uma sessão extra. Ou seja, quando seu salão for aberto, ela volta a utilizar o seu serviço de manicure e ganhe a quinta sessão gratuitamente.

Além disso, mesmo que ela não pague por esse serviço, nada impede que no dia decida complementar com uma escova, por exemplo, o que pode trazer lucro para o seu negócio.

Com isso, você estimula a fidelização de cliente, ao invés de apenas dar um desconto em um produto ou serviço pontual.

Parcerias

Outra dica do Roberto para os empreendedores é a de buscar parceiros. Converse com outros donos de salão para trocarem experiências e, quem sabe, montarem uma ação em conjunto.

Assim, vocês ampliam o público para o qual estão falando e atraem novos clientes. É uma situação positiva para os dois lados. Como o mercado de beleza muda muito rápido, ter companheiros de jornada pode ajudar muito a manter o seu negócio atualizado, ainda mais agora durante a pandemia.

ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DO NEGÓCIO

Para Roberto, o momento é muito desafiador, mas também uma grande oportunidade para organizar e analisar o negócio. Afinal, com a quarentena e os salões fechados, o empreendedor tem tempo de fazer esse trabalho agora.

Então, pense em organizar as finanças da empresa, faça um levantamento das suas contas, da base de dados dos clientes e analise todos os pontos do seu negócio. Preste atenção ao que precisa de melhorias, ao que funciona bem, a como estão sendo feitas as ações de marketing e analise quais são os serviços mais e menos procurados.

Enfim, foque os esforços na parte administrativa e pense em estratégias para otimizar os seus serviços. Mesmo em casa, as pessoas ainda querem consumir, então, os donos de salão devem inovar na forma de vender.

A dica do Roberto é que os empreendedores busquem muita informação na internet para se manterem atualizados ao mercado e façam cursos que ajudem na gestão do negócio. Isso vale não apenas para o período de isolamento, mas para todos os próximos anos do seu negócio.

Afinal, o mercado de beleza está sempre mudando e os empreendedores precisam estar alinhados com as novidades para se manterem na ativa.

Beleza amiga

O Beleza Amiga é uma iniciativa sem fins lucrativos entre nós da Stone, a Trinks e a L´Oréal para ajudar os salões a enfrentarem a crise provocada pelo Coronavírus. Funciona assim: o cliente do salão entra no site, escolhe o salão que quer ajudar e compra um voucher de 50 reais.

Esse dinheiro é enviado diretamente para o salão, sem cobrança de taxas, e o cliente pode utilizar esse valor quando o estabelecimento reabrir. Além disso, quem contribuir com essa iniciativa, também ganha 50 reais de desconto para utilizar no Segredos de Salão, site oficial dos produtos da L´Oréal.

Qualquer salão pode se cadastrar no Beleza Amiga gratuitamente e passa por uma avaliação para ser aprovado. Não é preciso ser cliente Stone, Trinks ou L´Oréal para participar. Se você tem interesse em contribuir com seu salão preferido ou cadastrar o seu negócio nessa iniciativa, é só clicar aqui. Os clientes também conseguem fazer a indicação dos salões que frequentam pelo mesmo link.

DIVULGAÇÃO

Tão importante quanto participar do Beleza Amiga ou adotar estratégias e serviços inovadores no seu negócio é divulgar tudo isso para os seus clientes.

Utilize as redes sociais para manter a comunicação com seu consumidor durante a quarentena e avisá-lo sobre as ações que você está fazendo. Só assim eles têm como contribuir para manter o seu negócio.

Os profissionais de beleza costumam ser bastante queridos entre os clientes, principalmente por conta da proximidade que os serviços de estética proporcionam e pela frequência com que os consumidores vão até o salão. Então, tem muita gente disposta a ajudar o seu negócio, mas você precisa mostrar qual é o caminho para isso.

Instagram e o WhatsApp são ótimos veículos para divulgar o seu salão. Planeje-se para investir tempo nas redes e alcançar melhores resultados.

A Carina recomenda que os empreendedores se mantenham presentes nas vidas dos clientes mesmo com as portas fechadas e o meio para isso é o digital. Isso vai fortalecendo o relacionamento entre vocês. Então, utilize as redes sociais também para dar dicas de beleza, penteado, produtos, entre outros.

SISTEMA DE GESTÃO PARA SALÕES DE BELEZA

Durante as conversas, tanto o Roberto, como a Carina, reforçaram a importância de contar com um sistema de gestão como o Trinks para o seu salão de beleza.

No mercado desde 2013, esse sistema ajuda o dono do negócio a organizar todo o processo de agendamento, pagamento e comunicação com o cliente.

Do lado do cliente, com o Trinks, ele tem um aplicativo fácil de usar e que pode ser utilizado para agendar as próximas sessões de beleza no salão. Uma opção que o app oferece e que é bastante positiva agora durante o isolamento é a possibilidade de agendar um serviço para agosto, por exemplo, mas já deixar pago agora.

Assim, o salão pode utilizar esse dinheiro nesse momento de maior dificuldade e o cliente usufrui do serviço quando o negócio reabrir.

Do lado do salão, você pode estimular essa ação por parte dos seus consumidores com a oferta de pontos no programa de fidelidade para quem pagar antecipadamente. O Trinks é uma ótima ferramenta para divulgar serviços e promoções. Ele oferece a opção de enviar mensagens personalizadas para os seus clientes, bem como lembretes sobre as próximas sessões agendadas, convites de retorno e etc.

Do ponto de vista da administração do seu negócio, a ferramenta permite emitir notas fiscais e gerenciar processos em um só lugar, com uma visão completa do seu salão.

Mesmo com a dificuldade enfrentada pelos pequenos negócios diante da crise, existem alternativas para te ajudar a superar a crise, manter o seu negócio durante a quarentena e voltar a todo vapor.

Neste artigo, apresentamos algumas delas, mas se você quiser ver outras, leia outro post que preparamos especialmente para te ajudar: 8 dicas para manter o seu negócio em época de Coronavírus.

Obrigada pelo papo e conte com a gente!

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