Branded Content: 6 dicas para você arrasar nessa estratégia!

 Branded Content: 6 dicas para você arrasar nessa estratégia!

Você sabe o que é Branded Content? Se você tem um pequeno negócio, sabe que nem sempre dá para alocar muitos recursos de uma vez em todas as frentes, como marketing, vendas e atendimento. Por isso, é preciso encontrar saídas criativas para fazer a empresa crescer de maneira orgânica e consistente, certo?

Mas há algumas estratégias que custam pouco e que podem ser bastante eficientes para atrair clientes e chamar a atenção para a sua marca. Uma delas é o Branded Content! 

Escrevemos este post pensando em ajudar você a entender melhor esse conceito, qual a sua importância para o negócio e como implementá-lo na prática. Quer conferir tudo isso? Então, vem ler!

Três principais aprendizados de hoje

  1. O Branded Content corresponde ao conteúdo produzido por uma marca. Isso envolve desde peças publicitárias até ebooks, artigos de blog e posts nas redes sociais. Esses materiais, portanto, passam uma determinada impressão dessa marca para o cliente. O Branded Content é uma estratégia que pode ser adotada tanto por grandes organizações que conseguem investir muito dinheiro em campanhas de publicidades. Mas pequenos negócios podem e devem adotá-la também! Isso sem gastar muito.
  2. Para as PMEs, o Branded Content é importante para chamar a atenção para a marca, atrair clientes e consolidar um público. Por isso, os pequenos devem focar em produzir conteúdos de qualidade, que agreguem valor e tragam aprendizados para as pessoas. Assim, a credibilidade da empresa cresce, bem como sua popularidade e reputação. 
  3. Separamos 6 dicas para você implementar o Branded Content na sua empresa: 1) conheça o seu público; 2) crie um tom de voz da marca; 3) use as redes sociais; 4) faça um blog; 5) monte um calendário editorial; 6) foque no seu diferencial. Conhecer o público é fundamental para definir qual tipo de conteúdo será produzido. Para aperfeiçoar ainda mais esse aspecto, encontre um tom de voz para se comunicar, escolhendo usar uma linguagem mais formal ou informal, por exemplo. Aposte nas redes sociais para produzir conteúdos em diferentes formatos, como posts em imagem, texto e até vídeos. Um blog também é uma boa opção para atrair o público com artigos que tragam aprendizados valiosos para os clientes. Aqui, vale utilizar um calendário editorial para guiar sua estratégia de Branded Content. Por fim, foque naquilo que você tem de único para oferecer às pessoas!

O que é Branded Content?

O Branded Content diz respeito a todo conteúdo produzido por uma marca. Então, qualquer material que a sua empresa criar entra nessa estratégia. Alguns exemplos que se encaixam dentro do conceito de Branded Content são: peças publicitárias, artigos de blog, vídeos, posts em redes sociais, anúncios, podcasts, newsletters, e-mail marketing, peças de comunicação interna e por aí vai!

Mas, você pode estar pensando que essa é uma realidade distante do pequeno negócio, afinal, os empreendedores trabalham sempre com um orçamento mais restrito, certo? Nada disso, o Branded Content não precisa ser caro. 

É claro que organizações com maiores possibilidades financeiras conseguem investir grandes amontoados de dinheiro em campanhas de publicidade. Mas isso não é necessário para o seu pequeno negócio ter sucesso. 

Aliás, se bem executado, o Branded Content auxilia, inclusive no crescimento da sua empresa, atraindo clientes e engajando os consumidores com a sua marca. Quer saber mais sobre a importância dessa estratégia para os pequenos? Então, não perca o próximo tópico!

Qual a importância do Branded Content para o pequeno negócio?

O Branded Content é uma excelente estratégia para o pequeno negócio ficar conhecido e consolidar um público. Isso porque, especialmente hoje, grande parte das pessoas consome conteúdos online e que não demandam processos complexos para serem feitos. 

Produzir materiais ricos, como ebooks, por exemplo, é uma ótima forma de atrair clientes em potencial para o seu negócio. Aqui, você pode pede o e-mail do consumidor em troca do ebook e, assim, já tem um meio de contato com ele. 

Então, pode enviar e-mails ou mandar uma mensagem avisando esse cliente sobre suas promoções. O melhor é que esse processo é escalável. Ou seja, você consegue alcançar um grande número de pessoas de uma vez apenas com um conteúdo. 

Tendo uma regularidade na produção dos materiais da marca e agregando valor para o cliente com eles, a ideia é que o seu público cresça ao longo do tempo. 

Atingindo cada vez mais pessoas com um conteúdo de qualidade, você aumenta muito as suas chances de vendas, contribuindo para a expansão do seu negócio. Além disso, os clientes passam a conhecer e a confiar na sua marca. Bom, né?

Mas, na prática, o que o pequeno negócio pode fazer para gerar conteúdo da marca com pouco dinheiro? Separamos algumas ideias para você a seguir. Confira! 

Dicas para implementar o Branded Content no seu negócio

Vem saber como você pode adotar o Branded Content na sua empresa de forma simples e econômica!

  1. Conheça o seu público

Para criar uma estratégia assertiva de conteúdo, primeiro você precisa saber para quem está produzindo. Mesmo que o seu negócio esteja muito no começo e você ainda não tenha muita certeza de quem é esse público, precisa traçar alguns limites. 

  • Qual a faixa etária de pessoas que você atinge ou quer atingir? 
  • Essas pessoas têm alguma profissão específica? 
  • Quais são os hábitos e interesses que elas têm? 
  • Quais os principais desafios que elas enfrentam e que o seu conteúdo ajuda a resolver?

Perguntas assim ajudam você a definir o seu público. A partir disso, consegue pensar em conteúdos que vão, de fato, fazer a diferença na vida dessas pessoas. 

  1. Crie um tom de voz da marca

Criar um tom de voz é definir alguns critérios para a comunicação com o seu público. A linguagem usada nos materiais deve ser mais formal ou informal? O uso de emojis e gírias é permitido? Pense em algumas diretrizes para definir como falar com os consumidores. A linguagem usada por você deve fazer parte da realidade dessas pessoas. 

Você pode criar um pequeno manual da marca apontando esses direcionamentos, mesmo para auxiliar a sua equipe de marketing. Não precisa ser nada muito elaborado, com o tempo você vai refinando esse aspecto. 

  1. Use as redes sociais 

As redes sociais são uma das formas mais econômicas e eficientes para realizar o Branded Content. Se você ainda não tem um perfil no Facebook ou no Instagram, que tal aproveitar esse momento para criar?

As redes sociais permitem produzir diferentes formatos de conteúdo que não precisam de uma grande produção, como os stories do Instagram.  Além disso, elas deixam você mais perto do seu público, refinando ainda mais a comunicação e os conteúdos de acordo com a expectativa que ele tem. 

  1. Faça um blog

Já pensou em montar um blog? Não se preocupe, você não precisa começar escrevendo vários posts por semana. Comece com um. Se puder, contrate um profissional para ficar responsável pelo conteúdo produzido pela sua marca. 

Materiais ricos, como ebooks e infográficos, também são uma boa pedida. Depois, foque na distribuição dessas peças de conteúdo. Faça isso por meio de e-mails avisando os clientes sobre os materiais, postando nas redes e até criando anúncios para aqueles conteúdos de maior qualidade. 

  1. Monte um calendário editorial

Essa dica entra na etapa de planejamento do conteúdo. O calendário editorial te ajuda a montar uma estratégia mais consolidada de Branded Content, mas não precisa ser algo complexo. Aja de acordo com o possível, mesmo que isso signifique agendar apenas alguns posts poucas vezes por semana no Instagram, por exemplo. 

  1. Foque no seu diferencial

Para atrair mais clientes com o seu conteúdo, busque oferecer materiais que só a sua experiência é capaz de comunicar. O que só você pode falar para o seu público? Que tipo de aprendizado você nunca viu no seu setor e tem vontade de passar para as pessoas? Use a criatividade para ajudar na escolha dos formatos de conteúdo.

E aí, o que você achou das nossas dicas de Branded Content? Para ajudar ainda mais as suas estratégias de marketing e vendas, confira este artigo: 7 dicas para vender mais no e-commerce.

Obrigada pelo papo e conte com a gente!

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2 Comentários

  • Amei!

    • Oi, Larissa! Ficamos muito felizes que tenha gostado! Estamos cada vez mais produzindo conteúdos pra você por aqui. 💚

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