Black Friday: o que esperar da data em 2020?

A Black Friday vem aí! A sua empresa está preparada? Este ano, a data cai no dia 27 de novembro e é uma ótima oportunidade para vender mais! A gente sabe como os últimos meses não têm sido fácil para o pequeno negócio. Por isso, a Black Friday é o momento para recuperar o fôlego!
No post de hoje, vamos trazer alguns aprendizados da “Pesquisa: Expectativa das micro e pequenas empresas para a Black Friday 2020”, realizada pela vhsys em parceria com a Stone. O estudo ouviu a base de clientes de ambas as marcas e contou com a resposta de mais de 1500 empresas. Quer descobrir o que esperar para a Black Friday este ano? Então, vem ler!
Expectativas para o futuro
Você acha que a Black Friday pode ajudar a recuperar a receita de 2020? Pois 75% das micro e pequenos empresas esperam que a Black Friday seja a saída para o faturamento ainda este ano.
Comparando esse resultado com o do ano anterior, houve um aumento de 82% na expectativa dos negócios para garantir a receita de 2020 com a Black Friday.
Agora, o que será que as empresas estão preparando para recuperar o faturamento durante a data comemorativa? Veja a seguir!
Descontos
Quando falamos em Black Friday, um dos elementos mais importantes que vem à mente para a data são as promoções. De acordo com o levantamento feito, 46% das empresas pretendem oferecer descontos de 20% em seus produtos.
Já 29% dos micro e pequenos negócios planejam promoções de 40%. Somente 2% dos entrevistados vão oferecer descontos superiores a 60% este ano.
Lojas físicas e on-line
Durante a quarentena, muitos negócios que atuavam apenas fisicamente, passaram a fazer suas vendas também no ambiente on-line.
De acordo com a pesquisa, para a Black Friday deste ano, grande parte das empresas (55%) pretende vender tanto em suas lojas físicas, como on-line. Apenas 26% dos negócios consultados vão atuar apenas nos estabelecimentos físicos para vender e somente 13% das empresas consultadas disseram que não vão participar da data este ano.
O estudo demonstrou também uma maior consciência por parte das empresas sobre a importância do virtual para os resultados do negócio durante a Black Friday.
Mais de 73% dos lojistas acreditam que as vendas on-line podem ajudar o negócio a alcançar ótimos resultados durante a Black Friday e 29% entendem que a flexibilização da quarentena também pode ter impactos positivos para as vendas.
Clientela
A pesquisa sobre a Black Friday mostrou que a maior parte das empresas (65% no total) deseja atrair novos clientes na data comemorativa. Isso representa um aumento de 92% em comparação com os resultados de 2019.
Além disso, 31% dos entrevistados preferem apostar em ações para vender aos clientes já antigos. No ano anterior, esse número era de apenas 9%.
Estoque e planejamento
O levantamento sobre a Black Friday mostrou que 63% das empresas apontam os efeitos da Covid-19 como o principal fator que pode atrapalhar os resultados na Black Friday.
Já 35% consideram a falta de estoque o elemento principal e 17% temem atrasos na entrega dos produtos.
Para 10% dos entrevistados, a dificuldade de atendimento ao cliente por conta do aumento da demanda é o que mais vai impactar negativamente os resultados.
Ao mesmo tempo, em relação ao estoque, 31% acreditam ter o suficiente para a procura durante a Black Friday, porque irão aproveitar os produtos guardados durante o ano. Pensando no planejamento para a data comemorativa, 24% já prepararam o estoque, comprando antecipadamente os produtos a serem vendidos.
Bons resultados
O que você acredita que possa ajudar nos seus resultados nesta Black Friday? Segundo o estudo, 43% das empresas entrevistadas acreditam que a economia já está reaquecendo.
Já 30% delas creem que a presença on-line das empresas e suas lojas virtuais podem ajudar nos resultados desta Black Friday. Para 28% dos lojistas, a confiança que o brasileiro passou a ter no comércio eletrônico é o fator mais relevante para trazer bons frutos para os negócios na Black Friday.
O que você achou dos resultados da pesquisa realizada pela vhsys? Para mais conteúdos como este, acesse o blog da empresa, clicando aqui.
Obrigada pelo papo e conte com a gente!