Bernardinho indica: 13 dicas de um campeão para estudar durante a quarentena

 Bernardinho indica: 13 dicas de um campeão para estudar durante a quarentena

No nosso Instagram, fizemos uma live com o grande medalhista olímpico e empreendedor Bernardinho sobre como superar a crise atual. Durante a conversa, ele ressaltou a importância de ler e assistir filmes para tirar aprendizados que podem ser aplicados ao negócio.

Então, Bernardinho indicou 9 livros, 3 filmes e 1 série que trazem ensinamentos importantes para os donos de empresas passarem por situações difíceis e lidarem com os desafios do dia-a-dia do negócio. Confira essa seleção!

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

Bernardinho indicou várias obras, entre livros, filmes e séries, que trazem ensinamentos valiosos tanto para o mundo dos esportes, como dos negócios. Os 9 livros indicados por eles foram: Endurance; O lado difícil das situações difíceis; Nunca deixe de tentar; Liderar com o coração; Legado; Comece pelo porquê; As cartas de Bezos; Garra; e Mindset.

2.

Já os 3 filmes da lista são: Desafio no Gelo; Coach Carter; e Moneyball: o homem que mudou o jogo. Todos trazem pelo menos uma lição de liderança, gestão de equipes, determinação e disciplina.

3.

A série indicada por Bernardinho para compor esta lista é Arremesso final. Ela narra a história da ascensão do grande time de basquete Chicago Bulls e do jogador Michael Jordan. A série documental é dividida em 10 episódios, conta com a produção da ESPN e pode ser encontrada na Netflix.

dicas de livros para a quarentena

1. ENDURANCE

O livro Endurance foi escrito por Alfred Lansing e narra a lendária expedição de Shackleton, cujo objetivo era atravessar a Antártida, passando pelo Pólo Sul. O autor remontou a viagem com base em diários e entrevistas dos membros da tripulação, que contaram as dificuldades enfrentadas depois que o Endurance ficou preso em um banco de gelo no oceano.

Trata-se de uma história sobre coragem, resistência e companheirismo, valores que foram essenciais para que, depois de dois anos de viagem, toda a tripulação voltasse para casa com vida.

2. O lado difícil das situações difíceis

O livro O lado difícil das situações difíceis foi escrito pelo empreendedor Ben Horowitz, grande nome do Vale do Silício. O autor dá vários conselhos para donos de negócios enfrentarem os momentos mais complicados da vida de um empresário, como demitir alguém próximo e tomar decisões em momentos arriscados.

Para isso, retoma sua própria trajetória e conta como fundou, vendeu, comprou e gerenciou diversas empresas de tecnologia. Horowitz adotou um jeito irreverente de contar sua história, usando letras de rap para ilustrar situações do seu cotidiano como empreendedor.

3. nunca deixe de tentar

Nunca deixe de tentar é um dos volumes da coleção Na Vida Como no Esporte, que apresenta os valores que regem grandes atletas e treinadores e que podem ser aplicados tanto da vida profissional, como pessoal.

O livro foi escrito pelo jogador Michael Jordan e conta com a apresentação e os comentários de Bernardinho. Nele, Jordan fala sobre como alcançou a excelência no esporte e quais princípios o guiaram ao longo de sua trajetória de sucesso, como foco e coragem.

Se você busca por uma história de determinação, espírito de equipe, liderança e que te ajude a alcançar os seus objetivos, este livro é para você!

4. liderar com o coração

Coach K é a forma pela qual o grande treinador bicampeão Mike Krzyzewski ficou conhecido. Há mais de 30 anos liderando o time vencedor da Universidade Duke, ele compartilhou no livro suas habilidades em formar equipes vencedoras e em conduzir um trabalho colaborativo de forma eficiente.

Liderar com o coração é o quinto volume de Na Vida Como no Esporte e também conta com a apresentação assinada por Bernardinho. No livro, você também vai encontrar as 40 palavras-chave selecionadas pelo Coach K para motivar seu time e superar momentos difíceis.

5. legado

Legado desvenda os segredos do sucesso do vitorioso time de rugby neozelandês All Blacks, com um índice de 86% de vitórias em sua trajetória. Para isso, o autor do livro, James Kerr, acompanhou os jogadores por cinco semanas em 2010, enquanto se preparavam para a Copa do Mundo de Rugby.

O livro traz lições sobre cultura de equipe e métodos de gestão que podem ser aplicados por líderes no mundo dos negócios. É uma obra inspiradora e rica em ensinamentos.

6. comece pelo porquê

Comece pelo porquê é um livro sobre propósito e cultura organizacional. Nele, o autor Simon Sinek compartilha as histórias de grandes nomes, como Martin Luther King e Steve Jobs para ilustrar a importância de definir um porquê e engajar pessoas em um propósito.

A obra influenciou milhares de donos de negócio pelo mundo ao mostrar o poder do propósito para as empresas que, a partir disso, podem nortear todas as suas ações. É um livro que todos os líderes deveriam ler para inspirar a si mesmos e as suas equipes.

7. as cartas de bezos

As cartas de Bezos trazem ensinamentos inspiradores do fundador da Amazon, Jeff Bezos. A obra apresenta os 14 princípios que nortearam o crescimento da Amazon e que foram observados pelo autor Steve Anderson na análise das mensagens enviadas por Bezos aos seus acionistas. Durante mais de 20 anos, o CEO da Amazon compartilhou os passos que marcaram seu caminho até o sucesso.

Com isso, os leitores têm acesso aos conselhos mais importantes desse grande empreendedor e podem aplicar as lições ao seu próprio negócio. É uma leitura fundamental para todos que querem saber como ter um espírito inovador, encantar clientes, tomar decisões a longo prazo e correr riscos calculados na sua empresa.

8. garra

Garra foi escrito pela psicóloga Angela Duckworth e defende a ideia de que a garra, e não o talento ou a sorte, é a responsável pelo sucesso das realizações humanas. A autora define esse conceito como uma mistura de paixão e perseverança que produz resultados incríveis.

Para apresentar o seu ponto, ela remonta a própria história ao investigar o papel da garra para o sucesso. Além disso, o livro também traz outros exemplos que vão na mesma linha, como o de professores que trabalham em escolas dos EUA, o de cadetes de uma Academia Militar americana e o do CEO do J.P. Morgan, entre outros.

9. mindset

Em Mindset, a psicóloga Carol Dweck analisa e compara dois tipos de mentalidade, a fixa e de crescimento, mostrando como a última pode levar as pessoas a resultados incríveis, enquanto a primeira paralisa e, muitas vezes, impede o sucesso das realizações.

Para isso, traz diversas histórias de superação e perseverança que mostram a importância de ter uma mentalidade de crescimento para alcançar o que se deseja. É uma leitura importante para entender como funcionamos diante de obstáculos e rever nossas estratégias para alcançar objetivos, tanto na vida pessoal, como profissional.

dicas de livros para a quarentena

1. desafio do gelo

Desafio no Gelo narra a história real de Herb Brooks, técnico do time de hóquei americano na Olimpíada de 1980. A equipe se tornou um símbolo patriótico na época por enfrentar a União Soviética na disputa pelo ouro durante a Guerra Fria.

O filme, produzido pela Disney, conta a trajetória do técnico e mostra como ele mobilizou o time para enfrentar os desafios, superar as derrotas e conquistar as vitórias.

2. coach carter

Coach Carter é um filme sobre liderança e conta a história de Ken Carter, um técnico de basquete de uma escola pública, que enfrenta diversos desafios para liderar o time de adolescentes. A narrativa mostra como o Coach Carter foi capaz de transformar a vida dos atletas com o esporte e com seus ensinamentos sobre comprometimento e coragem.

Estrelado por Samuel L. Jackson e baseado em fatos reais, Coach Carter é um filme ideal para empreendedores que querem inspirar e motivar suas equipes.3. moneyball: o homem que mudou o jogo

Também baseado em fatos reais, Moneyball: o homem que mudou o jogo conta a história de Billy Beane (interpretado por Brad Pitt), que precisa adotar uma nova estratégia para o seu time de beisebol depois de um corte financeiro no seu clube.

Para isso, ele decide contratar e treinar jogadores mais baratos, mas que apresentam muito potencial. É um filme sobre determinação e que traz ensinamentos importantes de serem adotados em momentos pouco favoráveis.

dicas de séries para a quarentena

1. arremesso final

Arremesso Final é uma série documental da Netflix que apresenta, ao longo dos episódios, o caminho de sucesso traçado pelo Chicago Bulls e a ascensão do jogador Michael Jordan no time.

O documentário foi produzido pela ESPN e conta com dez capítulos que narram a temporada 97-98 da NBA. É uma ótima dica para entender como um dos melhores times de basquete dos últimos tempos construiu uma trajetória marcada por vitórias, apesar dos dificuldades..

O que você achou dessas dicas? Esperamos que, com elas, você consiga passar sua quarentena com grandes ensinamentos para desenvolver o seu negócio, buscar soluções inovadoras e estratégias mais assertivas para voltar com tudo quando a quarentena acabar.

Obrigada pelo papo e conte com a gente!

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *