Quando vai ser a próxima promoção na sua loja? Oferecer descontos exige planejamento, principalmente quando pensamos nos pequenos negócios, que costumam operar com um orçamento mais enxuto.

No post de hoje, trouxemos algumas dicas para você estruturar suas promoções, atrair mais clientes e aumentar suas vendas durante as campanhas! Vem ler!

Calcule o desconto

Para ter sucesso com as suas promoções, você precisa calcular quanto de desconto pode oferecer aos clientes, sem ficar no prejuízo. Nesse momento, é fundamental levar em conta a gestão financeira da empresa, mas sem esquecer de oferecer um desconto atrativo para os clientes.

Promoções enganosas comprometem muito a credibilidade do seu negócio e afastam os consumidores, que podem perceber um desconto inexistente ou irrelevante em um produto. Isso, principalmente, no caso dos consumidores fiéis que já conhecem a sua marca e te acompanham há mais tempo.

Defina o público

Qual público você quer atingir com a sua campanha? Isso vai guiar sua comunicação e o direcionamento dos seus anúncios, por exemplo. Se você tem mais de uma persona, identifique para quem a promoção é direcionada e foque suas estratégias nessa audiência específica.

Se você faz uma campanha muito geral, os consumidores podem não se sentir conectados com a sua marca e nem atraídos pela promoção.

Por isso, se dedique, primeiro, a uma pesquisa com a audiência e personalize suas ações para esse público. Nesse caso, ser mais específico pode aumentar as chances de conversão, já que o consumidor se vê espelhado na sua comunicação.

Avalie os produtos

Quais itens você vai colocar em promoção e por que esses são os produtos escolhidos? Se a mercadoria estiver para vencer, por exemplo, você pode vendê-la por um preço mais baixo, indicando o motivo para isso, e terminar o estoque antes de perdê-la.

Outra opção, é colocar os itens favoritos do seu público em promoção para vendê-los ainda mais e atrair novos consumidores que podem se interessar por esses produtos.

Você também pode perguntar aos seus clientes quais itens eles gostariam que entrassem em promoção. Para isso, converse com os consumidores e abra o canal de comunicação pelos stories do Instagram, que permitem uma interação mais imediata com os seus seguidores.

Além disso, definir o tipo de promoção feita também é importante. Ela pode ser progressiva, em que o desconto aumenta conforme aumentam os itens comprados, ser feita por cupons ou se basear em um percentual de desconto.

Analise o momento

Ao planejar suas promoções, você precisa definir, além dos produtos comercializados com desconto, qual o melhor momento para realizar as campanhas. Uma possibilidade é aproveitar datas comemorativas para montar kits com desconto.

Uma dica é planejar as promoções com antecedência. Assim, você pode comprar dos seus fornecedores antecipadamente e conseguir preços mais competitivos. Com isso, é possível até oferecer maior margem de desconto nos seus próprios produtos.

Estabeleça também os objetivos da promoção. Talvez sua loja seja nova e você queira atrair mais clientes, por exemplo. O importante é entender o momento do seu negócio e quando oferecer uma promoção. Outro ponto importante é definir a duração das suas campanhas, para construir estratégias dentro do tempo estipulado.

Faça parcerias

Faça parcerias estratégicas com outras marcas para criar ações em conjunto e oferecer promoções. Isso ajuda a atrair um público mais amplo que pode não conhecer sua marca.

Aproveite para fidelizar esses novos consumidores, já que essa é uma oportunidade de ampliar sua cartela de clientes. Para isso, ofereça um serviço de qualidade e um atendimento de excelência, que realmente resolva as dores dos seus consumidores.

Se você conseguir encantar seus clientes e ter bons resultados com as ações em conjunto, isso pode fortalecer a parceria, abrindo a possibilidade de mantê-la no futuro e trazer benefícios para ambos os negócios.

Ofereça bônus

Para incrementar as suas promoções, ofereça bônus para os seus clientes, como produtos complementares gratuitos. Você pode, inclusive, deixar claro quanto o bônus custaria se fosse cobrado, assim, aumenta o valor percebido da oferta pelo cliente.

Mas pense em entregar um bônus realmente relevante e que faça a diferença para o consumidor. Caso contrário, a estratégia pode ter o efeito oposto. Você pode, por exemplo, oferecer algumas alternativas de bônus para o cliente escolher a que mais o agrada.

Além disso, pensando no tópico anterior, se você tem parceria com alguma outra empresa, pode combinar de oferecer como bônus algumas amostras do produto dela e também abrir a possibilidade do seu parceiro disponibilizar amostras dos seus produtos para os clientes.

Divulgue as ofertas

Um dos pontos mais importantes na hora de planejar as suas promoções é pensar em como divulgá-las. Para isso, utilize os recursos disponíveis na internet e aposte nos anúncios com uma arte atrativa e um texto persuasivo. Divulgue suas promoções nas redes sociais e estimule o compartilhamento.

Você também pode investir em tráfego pago para direcionar pessoas até o seu e-commerce para que elas realizem as compras com desconto.

Nos seus anúncios, você precisa criar urgência para estimular seus clientes a comprarem. Uma ideia é deixar claro que as unidades do produto com desconto estão acabando ou que a promoção vai durar apenas um determinado período de tempo.

Anote os aprendizados

Se você tem uma loja, provavelmente a próxima promoção não será a última. Então, anote os aprendizados para não cometer os mesmos erros e também para incorporar nas próximas estratégias aquilo que deu certo.

A ideia é construir um processo de melhoria constante e ter ações mais objetivas com base em um histórico consistente.

Converse com a sua equipe para criar um sistema de aprendizados. Vocês podem fazer reuniões periódicas para discutir as melhores estratégias e o que precisa ser otimizado para as próximas vezes, por exemplo.

Outra possibilidade é pedir o feedback dos clientes a respeito das suas ações, assim, você traz a voz do consumidor para dentro da sua empresa e tem maiores chances de acertar na promoção seguinte.

O que você achou do post de hoje? Já começou a montar o planejamento para a sua próxima promoção de sucesso?