Você sabe o que fazer para vender mais no Dia dos Pais? Celebrada no segundo domingo de agosto, a data é uma excelente oportunidade para o empreendedor. Consiste no momento ideal para desenvolver boas estratégias e potencializar as vendas.

Devido aos recentes períodos de crise, a importância dos laços familiares ficou ainda mais evidente em grande parte das famílias brasileiras. Por isso, a procura por presentes aumenta consideravelmente, elevando as possibilidades para uma loja.

Se deseja otimizar o relacionamento com os seus clientes e aumentar suas vendas, saber como aproveitar essa data é imprescindível. Pensando nisso, confira, neste post, as 10 principais estratégias sobre como vender mais no Dia dos Pais e impulsione a sua marca!

A importância dos feriados para os negócios

As datas comemorativas são momentos relevantes para os empreendedores do varejo, pois são sinônimo de aumento das vendas. São oportunidades perfeitas para desenvolver campanhas segmentadas, atrair clientes e gerar melhores resultados para o negócio.

Sendo assim, celebrações, como o Dia dos Pais, são períodos em que os consumidores sempre vão às compras. Sobretudo, reservando recursos específicos para comprar produtos e presentear a quem ama, o que leva a grande movimentação no mercado.

Em vista disso, desenvolver estratégias específicas para as datas comemorativas é um ponto determinante para a empresa. Além de aumentar as vendas, contribui para o posicionamento de marca, facilita o processo de fidelização e a se destacar dos concorrentes.

O que mais vende no Dia dos Pais

O Dia dos Pais é uma das datas mais esperadas pelos filhos, que têm a oportunidade de demonstrar o afeto e gratidão por meio de presentes. Trata-se de uma celebração especial também para o comércio, pois a procura por produtos é extremamente elevada.

Exemplo disso é que, apenas em 2019, o faturamento no feriado foi expressivo e superou datas importantes para o comércio — como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, chegando a R$2,5 bilhões, demonstrando ser um período importante.

Nesse contexto, alguns produtos se destacam como mais procurados, por exemplo:

  • artigos de moda e acessórios;
  • produtos de beleza masculina;
  • eletrônicos e informática;
  • bebidas;
  • eletroportáteis;
  • produtos para saúde.

Sendo assim, os clientes procuram por diversos tipos de produtos, e apresentar boas opções a eles é essencial para influenciar a decisão de compra. Portanto, é um momento que exige atenção e boas estratégias para lucrar, elevando as vendas.

10 dicas para vender mais no Dia dos Pais

A melhor forma para alcançar resultados positivos nas vendas é por meio de um planejamento específico para cada momento. No Dia dos Pais não é diferente, pois ter ações bem executadas vai fazer toda a diferença para atrair os consumidores e alavancar as vendas.

Veja, a seguir, o que você precisa considerar para vender mais no Dia dos Pais!

1. Digitalize o seu negócio

Em 2019, o e-commerce brasileiro registrou 6 milhões de pedidos para o Dia dos Pais, um aumento de 17%, comparando com 2018. Ou seja, os consumidores estavam comprando mais online, embora as aquisições nas lojas físicas também tenham atingido bons resultados.

Nesse sentido, com o distanciamento social, as pessoas passaram a aderir ainda mais às compras digitais, o que ajuda a explicar o aumento das vendas. Por isso, os negócios têm que acompanhar esse movimento para oferecer flexibilidade ao cliente e manter os lucros.

Portanto, se o seu negócio ainda não está na internet, o que acha de aproveitar o Dia dos Pais para isso? Você pode começar criando um perfil nas redes sociais, postando foto dos seus produtos e criando formas para divulgar a marca no meio digital.

Além disso, use o WhatsApp para falar com seus clientes e divulgar a sua página. Outra opção é se cadastrar em algum marketplace para vender online. A vantagem, nesse caso, é que você não começa do zero, porque as plataformas já têm um público.

2. Inove

Para se destacar dos concorrentes e atrair a atenção do público, inovação é a palavra. Mas isso não quer dizer que você precise investir rios de dinheiro em tecnologia. Inovar envolve ter criatividade, e isso pode ser aplicado a coisas bem simples.

Uma forma de inovar para o Dia dos Pais é perguntar para os seus clientes o que eles querem dar de presente e produzir os itens sugeridos. É claro que, aqui, as sugestões precisam fazer sentido para o seu negócio e estar dentro das possibilidades financeiras e logísticas da empresa.

Temos um artigo exatamente sobre como aproveitar as sugestões dos consumidores para otimizar seus produtos e serviços. Confira, aqui. Outra opções para inovar é criar promoções temáticas ou oferecer benefícios exclusivos para os seus clientes mais fiéis.

3. Aproxime o público

Lembra-se de que falamos que o Dia dos Pais é um momento de afeto? Então, se você tem colaboradores que têm filhos, ou que desejam mandar um recado para os próprios pais, pode fazer uma ação com essa temática, além de disseminar essas atitudes para os clientes.

Outra estratégia importante é usar os depoimentos nas redes sociais para criar um laço com o seu público. Sobretudo, para estimular seus seguidores a demonstrarem o carinho que têm pelos pais e, ao mesmo tempo, estreitando o relacionamento com os consumidores.

4. Faça parcerias

No nosso blog, sempre falamos da importância de estabelecer parcerias com outros negócios. Mais uma vez, para ter sucesso no Dia dos Pais, é interessante encontrar parceiros que possam contribuir e com os quais você possa colaborar, também.

Sendo assim, pense em quais produtos de ambas as partes podem compor um kit que vai ser útil para os pais. Isso vai favorecer a promoção de resultados mútuos, ajudando a elevar as vendas de todos os seus parceiros, além de fortalecer o seu relacionamento com eles.

Afinal, não vale criar uma parceria apenas para preencher tabela. Aproveite realmente a oportunidade para fazer algo diferente e até manter a relação com a outra empresa para ações futuras. Os laços comerciais são muito importantes para crescer no mercado.

5. Personalize os produtos

Permita que seus clientes enviem um cartão com o presente comprado para os pais. Caso os pedidos sejam feitos online, disponha-se a escrever o bilhete à mão e incluí-lo na sacola que vai ser entregue.

Do ponto de vista dos pais, receber apenas um pacote é muito diferente de um presente com um cartão que traz uma mensagem de afeto. Nesse caso, a personalização melhora, inclusive, a vivência de quem recebe o produto.

Já o seu cliente também tem um maior sentimento de satisfação, porque deu algo que foi muito bem recebido pelo pai. Oferecer uma excelente experiência para os seus clientes faz com que eles indiquem a loja para conhecidos, por conta do sentimento positivo gerado pela sua marca.

6. Faça ações na véspera — mas não só isso

Muita gente deixa para comprar o presente de Dia dos Pais na última hora. Então, prepare-se para essa situação e oriente sua equipe de atendimento. Afinal, ela vai precisar estar a postos para receber toda a demanda que aparecer.

Ao mesmo tempo, não adianta começar suas ações para o Dia dos Pais apenas na véspera. Faça um planejamento prévio para ter mais tempo, realizar todas as ações e ter sucesso nas vendas. Assim, você pode testar mais e ver o que funciona melhor para a data e para o seu negócio, levando os aprendizados ao próximo ano.

7. Garanta a segurança dos seus clientes

Com a pandemia ainda em curso, as pessoas ficam preocupadas em manusear produtos e pacotes. Por isso, se a sua loja já abriu ou se você usa sistema de delivery, adote todas as medidas de segurança para proteger seus clientes e colaboradores.

Então, informe aos consumidores que você está seguindo os protocolos de higiene necessários. Mostre que eles podem confiar nos seus pacotes quando os receberem em casa e que estão protegidos dentro da sua loja. A segurança, nesse momento, é fundamental.

8. Faça kits de produtos

Uma das estratégias mais eficientes para elevar o ticket médio de uma loja é realizar a venda de kits de produtos em datas comemorativas. É uma forma para estimular o consumidor a levar um presente mais completo, pensado para surpreender quem vai receber.

Portanto, pense nos produtos que combinam e possam ser oferecidos juntos aos clientes, em kits elaborados para o Dia dos Pais. Também é importante identificar valores e condições especiais, para aumentar ainda mais as possibilidades de vendas.

9. Customize a loja física e o site

A customização do site e da loja física é essencial para despertar a atenção do público, auxiliando a levar mais pessoas até a loja. Por esse motivo, é um assunto que você precisa pensar com antecedência e se planejar para ter ambientes atrativos.

Para isso, considere as características do seu público-alvo, os seus produtos e o objetivo para fazer uma decoração personalizada. Assim, as oportunidades para despertar a atenção do cliente serão maiores, facilitando o processo de conversão.

10. Utilize o marketing digital

A internet é o principal meio em que os clientes buscam informações sobre os produtos que desejam comprar. Sendo assim, desenvolver estratégias de marketing digital é indispensável para alcançar boa visibilidade e vender mais no Dia dos Pais.

Nesse contexto, procure profissionais especialistas para desenvolver campanhas nas redes sociais e no meio digital — de uma maneira segmentada, bem planejada e com grande potencial para despertar o interesse do público e levar até a loja para fazer as compras.

3 principais aprendizados deste post

Como você viu até aqui, são muitas informações para pensar e planejar suas estratégias para vender mais no Dia dos Pais. É preciso visão abrangente e ter tudo anotado para elevar as suas possibilidades de sucesso e superar as expectativas.

Para ajudar, veja um pequeno resumo sobre o que vimos neste artigo!

1. Digitalizar o negócio

A primeira dica da nossa lista para ter sucesso nas vendas de Dia dos Pais é digitalizar o seu negócio. Isso significa usar a internet para vender. Crie ou aumente seu perfil nas redes sociais e exponha seus produtos e promoções.

Uma opção é se cadastrar em um marketplace, que funciona como uma espécie de vitrine online dos itens que você vende. A inovação é outro ponto importante para se destacar e chamar a atenção do público.

Para isso, pergunte aos seus consumidores o que eles querem dar para os pais. Assim, você pode criar novos produtos com base nisso.

2. Aproximar-se dos clientes

Tão importante quanto vender produtos de interesse do seu público é aproximá-lo da sua marca. Uma forma de fazer isso é fazer ações focadas no Dia dos Pais, pedindo a colaboração dos seus funcionários que são pais ou que estão dispostos a dar um depoimento nas redes online, por exemplo.

Com isso, você transmite um sentimento positivo e estimula os consumidores a compartilhar afeto com os seus pais. Nossa próxima dica é criar parcerias com outros negócios para montar kits exclusivos para a data.

Dedique-se a essa oportunidade, pois se tiver sucesso com a iniciativa em conjunto, pode manter a parceria para o futuro.

3. Personalizar as promoções

Personalize suas ofertas, permitindo que os seus clientes enviem um cartão para os pais que vão receber os presentes. Se você faz entregas, ofereça-se para escrever os bilhetes com a mensagem que o consumidor desejar.

Pense, também, em quais vão ser as suas iniciativas na véspera da data comemorativa, porque muita gente deixa para fazer as compras de última hora. Ao mesmo tempo, faça um planejamento desde já para testar quais ações de vendas funcionam melhor para o seu negócio. Por fim, garanta a segurança dos seus clientes, seguindo todos os protocolos de higiene necessários tanto para compras na loja física quanto na loja online.

Você viu como as estratégias certas podem ajudar a vender mais no Dia dos Pais? Portanto, não deixe de seguir as nossas dicas e se planejar com antecedência para ter sucesso nas campanhas e alcançar um excelente volume de vendas no seu negócio.

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