7 dicas para vender mais no Dia dos Pais

 7 dicas para vender mais no Dia dos Pais

Este ano, o Dia dos Pais vai ser no dia 9 de agosto, você já começou os preparativos no seu negócio? Ano passado, o faturamento do Dia dos Pais superou datas importantes para o comércio, como Dia das Mães e Dia dos Namorados, chegando a R$2,5 bilhões.

É claro que, com a crise atual, talvez não cheguemos a tanto, mas o comércio está reabrindo e essa data pode ser uma oportunidade para vender mais. Afinal, presentear os pais nesse dia é uma forma de demonstrar afeto.

Com a quarentena, a importância desses laços ficou ainda mais evidente. Além disso, muitas pessoas ainda estão preferindo ficar em casa, distante de seus familiares, para evitar a contaminação. Por isso, uma forma de se mostrar presente é enviando alguma lembrança aos pais do dia deles.

Pensando em todas essas questões, montamos um post com dicas para você encontrar oportunidades de vendas nesse Dia dos Pais. Vem ler!

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

A primeira dica da nossa lista para ter sucesso nas vendas de Dia dos Pais é digitalizar o seu negócio. Isso significa usar a internet para vender. Crie ou alimente seu perfil nas redes sociais e exponha seus produtos e promoções. Uma opção é se cadastrar em um marketplace, que funciona como uma espécie de vitrine online dos itens que você vende. A inovação é outro ponto importante para se destacar e chamar a atenção do público. Para isso, pergunte aos seus consumidores o que eles querem dar para os pais. Assim, você pode criar novos produtos com base nisso.

2.

Tão importante quanto vender produtos de interesse do seu público é aproximá-lo da sua marca. Uma forma de fazer isso é fazer ações focadas no Dia dos Pais, pedindo a colaboração dos seus funcionários que são pais ou que estão dispostos a dar um depoimento sobre os seus pais nas redes online, por exemplo. Com isso, você transmite um sentimento positivo e estimula os consumidores a compartilharem afeto com os seus pais. Nossa próxima dica é criar parcerias com outros negócios para montar kits exclusivos para o Dia dos Pais. Dedique-se a essa oportunidade, porque, se vocês tiverem sucesso com a iniciativa em conjunto, podem manter a parceria para o futuro.

3.

Personalize suas ofertas permitindo que os seus clientes enviem um cartão para os pais que vão receber os presentes. Se você faz entregas, se ofereça para escrever os bilhetes com a mensagem que o consumidor desejar. Pense também em quais vão ser as suas iniciativas na véspera da data comemorativa, porque muita gente deixa para fazer as compras de última hora. Ao mesmo tempo, faça um planejamento desde já para testar quais ações de vendas funcionam melhor para o seu negócio. Por fim, garanta a segurança dos seus clientes, seguindo todos os protocolos de higiene necessários tanto para compras na loja física como na loja online.

1. Digitalize o seu negócio 

Ano passado, o e-commerce brasileiro registrou 6 milhões de pedidos para o Dia dos Pais, um aumento de 17% comparando com 2018. Ou seja, os consumidores estavam comprando mais online. Pensando em 2020, com o isolamento social, as pessoas passaram a aderir ainda mais às compras digitais.

Por isso, os negócios têm que acompanhar esse movimento. Se a sua empresa ainda não está na internet, o que acha de aproveitar o Dia dos Pais para isso?

Você pode começar criando um perfil nas redes sociais, postando foto dos seus produtos. Use o WhatsApp para falar com seus clientes e divulgar a sua página. Outra opção é se cadastrar em algum marketplace para vender online. A vantagem, nesse caso, é que você não começa do zero, porque as plataformas já têm um público.

2. Inove

Para se destacar dos concorrentes e atrair a atenção do público, inovação é a palavra. Mas isso não quer dizer que você precisa investir rios de dinheiro em tecnologia. Inovar envolve ser criativo e isso pode ser aplicado a coisas bem simples.

Uma forma de inovar para o Dia dos Pais é perguntar para os seus clientes o que eles querem dar de presente e produzir os itens sugeridos. É claro que, aqui, as sugestões precisam fazer sentido para o seu negócio e estar dentro das possibilidades financeiras e logísticas da empresa.

Temos um artigo exatamente sobre como aproveitar as sugestões dos consumidores para otimizar seus produtos e serviços. Confere aqui.

Outras opções para inovar é criar promoções temáticas ou oferecer benefícios exclusivos para os seus clientes mais fiéis.

3. Aproxime o público

Lembra que falamos que o dia dos pais é um momento de afeto? Então, se você tem colaboradores que são pais ou que querem mandar um recado para os próprios pais, pode fazer uma ação com essa temática. Use depoimentos nas redes sociais para criar um laço com o seu público e estimular seus seguidores a demonstrarem o carinho que têm pelos pais.

4. Parcerias

No nosso blog, sempre falamos da importância de estabelecer parcerias com outros negócios. Mais uma vez, para ter sucesso no Dia dos Pais, é interessante encontrar parceiros que podem contribuir e com os quais você pode contribuir também. Pensem em quais produtos de ambas as partes podem compor um kit que vai ser útil para os pais.

Afinal, não vale criar uma parceria apenas para preencher tabela. Aproveite realmente a oportunidade para fazer algo diferente e até manter a relação com a outra empresa para ações futuras.

5. Personalize

Permita que seus clientes enviem um cartão junto do presente comprado para os pais. Caso os pedidos sejam feitos online, se disponha a escrever o bilhete à mão e incluí-lo na sacola que vai ser entregue.

Do ponto de vista dos pais, receber apenas um pacote é muito diferente de receber um pacote com um cartão que traz uma mensagem de afeto. Nesse caso, a personalização melhora, inclusive, a experiência de quem recebe o presente. Já o seu cliente também tem um maior sentimento de satisfação, porque deu algo que foi muito bem recebido pelo pai.

Oferecer uma excelente experiência para os seus clientes faz com que eles te indiquem para conhecidos por conta do sentimento positivo gerado pela sua marca.

6. Faça ações na véspera – mas não só!

Muita gente deixa para comprar o presente de Dia dos Pais na última hora. Então, se prepare para essa situação e oriente sua equipe de atendimento. Afinal, ela vai precisar estar a postos para atender toda a demanda que aparecer.

Ao mesmo tempo, não adianta começar suas ações para o Dia dos Pais apenas na véspera. Faça um planejamento desde já para ter mais tempo, realizar todas as ações e ter sucesso nas vendas. Assim, você pode testar mais e ver o que funciona melhor para a data e para o seu negócio, levando os aprendizados ao próximo ano.

7. Garanta a segurança dos seus clientes

Com a pandemia ainda em curso, as pessoas ficam preocupadas em manusear produtos e pacotes. Por isso, se a sua loja já abriu ou se você usa sistema de delivery, adote todas as medidas de segurança para proteger seus clientes e colaboradores.

Então, informe aos consumidores que você está seguindo os protocolos de higiene necessários. Mostre que eles podem confiar nos seus pacotes quando os receberem em casa e que estão protegidos dentro da sua loja. A segurança neste momento é fundamental.

Chegamos ao final da nossa lista e esperamos que você comece a colocar as dicas em prática hoje mesmo! Quer saber outras formas de vender no Dia dos Pais? Então, confira o artigo que escrevemos sobre duas estratégias para aumentar a sua receita: 3 benefícios do cross-sell e do up-sell para o seu negócio!

Obrigada pelo papo e conte com a gente!

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