7 dicas para vender mais no Dia dos Namorados nesta quarentena

 7 dicas para vender mais no Dia dos Namorados nesta quarentena

O Dia dos Namorados está chegando e você, como está preparando o seu negócio? Durante a quarentena, muitos casais estão em lugares separados e o momento pede um fortalecimento ainda maior dos laços. A data é uma das mais importantes do comérico e só no ano passado alcançou R$2,2 bilhões em faturamento no e-commerce, de acordo com o Ebit.

Além disso, com o isolamento, as pessoas estão comprando ainda mais pela internet, por isso, as vendas virtuais são o caminho para empresas e clientes neste Dia dos Namorados. No post de hoje, separamos algumas dicas para você aproveitar a data e vender mais. Vem ler!

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

O planejamento é o primeiro passo para colher bons resultados em qualquer data comemorativa, incluindo o Dia dos Namorados. Pense nas suas ações antecipadamente para não deixar para fazer tudo no último dia e nem agir apenas quando a data chegar. Prepare sua equipe antes para que ela consiga suprir as demandas dos clientes e realizar um atendimento rápido e eficiente no dia.

2.

Aproveite o momento também para aumentar o seu ticket médio, complementando os produtos e montando kits customizados para os seus clientes. Você pode oferecer a possibilidade do cliente comprar cartões com mensagens de amor para entregar junto do presente, por exemplo. Não esqueça de preparar as sua redes sociais com posts temáticos para os namorados.

3.

Outro ponto para melhorar suas vendas é oferecer promoções, vouchers e condições especiais de pagamento. Deixe claro para os clientes quais iniciativas são por tempo limitado, porque isso gera um senso de urgência nos consumidores e eles se sentem mais estimulados a comprar. Por fim, ofereça vantagens realmente relevantes para os clientes e cumpra com suas promessas. Assim, você aumenta a credibilidade da sua marca e continua vendendo mais mesmo depois do Dia dos Namorados.

1. Planejamento 

Se você costuma ler os artigos do nosso blog, sabe como batemos na tecla do planejamento para guiar as suas ações de vendas. Aqui, não é diferente. Para garantir melhores resultados, você precisa se planejar e traçar um plano de ação para o Dia dos Namorados. Isso quer dizer que não adianta deixar tudo para última hora.

É verdade que muita gente deixa para comprar o presente para o parceiro ou parceira no dia anterior, mas muita gente também se prepara com antecedência para a comemoração.

Mesmo separados, os namorados podem querer se produzir para uma videochamada no dia. Aqui, artigos como roupas, maquiagem e gel de cabelo podem ser bastante procurados. Aqueles que estão passando a quarentena na mesma casa podem querer fazer um jantar especial e vão precisar de produtos específicos para isso.

Assim, começar a promover seus produtos e serviços antes da data é uma grande vantagem. É claro que o seu empenho na data vai ser fundamental, mas não deixe para fazer as ações apenas no dia.

Se você ainda não está em algum marketplace ou nas redes sociais, esse é o momento para se cadastrar nesses ambientes e potencializar suas vendas.

Além disso, você precisa preparar o seu time para atender todas as demandas que chegarem. Para isso, você precisa fazer uma estimativa de quanto vai vender para caso precise contratar pessoas temporariamente para a data.

2. Atendimento ao cliente

Como falamos, você precisa se planejar para absorver toda a demanda do Dia dos Namorados e isso vale, principalmente, para o dia 12. Então, a sua equipe de suporte precisa garantir que todos os clientes recebam um atendimento rápido e eficiente.

Os chats e o WhatsApp são os meios de comunicação ideais para respostas imediatas. No seu site e nas suas páginas, deixe muito claro para os clientes qual a melhor forma de contato.

Se você tem uma confeitaria ou algum negócio no ramo alimentício, é muito provável que as demandas para serem entregues o dia 12 cresçam bastante. Por isso, antes de dar o sim para o cliente, certifique-se de que você, de fato, vai conseguir entregar os produtos. Falar um não com antecedência é melhor do que deixar o consumidor na mão no dia.

3. Aumentar o ticket médio

As datas comemorativas são ótimas oportunidades para você aumentar o seu ticket médio. Mas como fazer isso? Você deve acrescentar outros itens para compor os presentes. Por exemplo, quando o cliente estiver fechando o carrinho, você pode oferecer cartões com mensagens de amor para data com um adicional de R$3 ou R$4 reais na compra.

Quem é o público que você quer atrair? Pense não apenas em quem vai comprar o presente, mas em quem vai recebê-lo, afinal, é pelo gosto desta pessoa que o namorado ou namorada vai comprar.

Além disso, você pode montar kits para casais e para solteiros que querem combater a solidão. É preciso ser criativo para se destacar, ainda mais agora.

4. Customização

Não é porque você está vendendo no online que não pode investir em uma vitrine. Claro que, aqui, estamos falando de uma vitrine virtual, ou seja, seu e-commerce, site e redes sociais. Customize esses ambientes com a temática do Dia dos Namorados.

Além disso, não esqueça das embalagens, ainda mais agora que muitas empresas estão trabalhando com delivery. Aqui, vale tanto personalizar as embalagens de presente como as embalagens de entrega.

Se você não tiver como gastar mais nesses itens, utilize ideias simples, como incluir o nome do cliente ou do presenteado, escrever mensagens românticas ou fazer corações à mão nas embalagens.

Aqui, vale também produzir itens exclusivos para a data, como bolos ou doces com corações e mensagens de amor, bichinhos de pelúcia que carregam um coração, entre outros.

5. Promoções limitadas

Uma dica simples, mas que pode trazer ótimos resultados é fazer promoções limitadas de kits exclusivos para o Dia dos Namorados. Capriche na construção desses conjuntos para realmente atrair o cliente. Invista não apenas na qualidade dos produtos como também no design da embalagem e nas mensagens de divulgação.

Além disso, é importante mostrar para o seu cliente que se trata de uma promoção por um curto período de tempo. Isso cria um senso de urgência na mente dos seus consumidores que acabam estimulados a comprar naquele momento e não deixar para depois.

6. Vouchers

Com grande parte das lojas fechadas, um ponto que tem sido bastante discutido é a compra de vouchers para serem usados depois, quando as portas abrirem novamente. Assim, o dinheiro vai para empresa agora, mas o cliente tem o direito de utilizar o voucher depois sem pagar mais por isso.

Se você tem um negócio de viagens, por exemplo, o Dia dos Namorados pode ser uma grande oportunidade. Promova pacotes românticos em destinos turísticos que os clientes podem comprar agora para aproveitarem e comemorarem a data um pouco mais tarde.

7. Condições de pagamento

Momentos especiais como o Dia dos Namorados pedem condições especiais de pagamento.

Como estamos falando de um período limitado, vale ser um pouco mais generoso com seus clientes e permitir parcelamentos maiores, frete grátis ou reduzido e até alguns descontos. Agora que as pessoas estão comprando mais no online, uma boa pedida é o link de pagamento. Fizemos um artigo que fala sobre o assunto, confira, clicando aqui.

Como no caso das promoções, deixe claro quais condições de pagamento são por tempo limitado. Isso estimula, inclusive, pessoas que não vão comprar presentes para o Dia dos Namorados, mas que precisam de algo que você vende e vão aproveitar essa oportunidade para fazer isso.

Seguindo todas estas dicas, você melhora sua imagem junto ao seu cliente, que pode recomendar os seus produtos ou serviços para outros e se tornar fiel, comprando de você mesmo depois do Dia dos Namorados.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a se preparar para a data comemorativa que está chegando. Se você gostou do artigo de hoje, também pode gostar deste aqui: Dicas para manter a saúde financeira do seu negócio.

Obrigada pelo papo e conte com a gente!

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