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7 dicas para digitalizar processos na sua empresa!

 7 dicas para digitalizar processos na sua empresa!

Você digitaliza os processos na sua empresa? As automações facilitam o dia a dia do dono de negócio e otimizam muito a produtividade do time. De acordo com a pesquisa “Global Digital Trust Insights Survey 2021”, da PwC, 40% dos entrevistados afirmaram ter acelerado o processo de digitalização em suas empresas. Além disso, 37% deles reconhecem o papel do setor de TI para as estratégias e decisões. 

Alguns benefícios que digitalizar processos podem trazer são: redução de custos, aumento de produtividade, otimização das operações e melhora da satisfação do consumidor, que recebe uma experiência mais fluida. A tecnologia permite ainda escalar o negócio, aumentando seu alcance no mercado e sua capacidade de atrair clientes

No post de hoje, vamos trazer algumas dicas para você digitalizar sua empresa e otimizar seus resultados. Vem ler!

Três principais aprendizados de hoje 

  1. A primeira dica de hoje é repensar o seu modelo de negócio. É preciso preparar os processos e a equipe para implementar a digitalização em todas as frentes da sua empresa. Por isso, primeiro, promova uma mudança de mentalidade dos funcionários e comece aos poucos. Com o tempo, vá testando novas soluções e expandindo o processo de digitalização. A segunda dica é adotar sistemas de gestão. Eles permitem emitir relatórios com dados sobre suas vendas e seu estoque. Assim, você baseia suas decisões estratégicas em informações precisas sobre a sua empresa. 
  2. A terceira dica é implementar ferramentas de marketing. Elas permitem disparar e-mail automáticos, criar landing pages e gerenciar o blog da sua empresa. Mas é preciso aliar essas soluções a estratégias eficientes de marketing para colher os bons resultados. A dica número 4 é considerar softwares de atendimento ao cliente. Eles oferecem diversas automações que facilitam o dia a dia do time de suporte. Além disso, essas ferramentas emitem relatórios sobre a performance da equipe, simplificando o acompanhamento de metas e métricas. Já a quinta dica de hoje é integrar chatbots ao seu site ou a suas redes sociais. Eles são uma ótima forma de oferecer atendimento integral e suporte aos clientes no momento que eles precisarem. 
  3. A nossa sexta dica é adotar ferramentas de comunicação interna. Elas agilizam processos e evitam erros na hora de alinhar os times. Essas soluções permitem realizar reuniões online e planejar projetos que envolvem um grande número de pessoas. A sétima e última dica de hoje é buscar ferramentas que possam ser integradas umas às outras. Afinal, a integração ajuda a digitalizar todos os processos da empresa e beneficiar as diversas áreas do negócio. 
  1. Repensar o modelo de negócio

Você vai ver que vamos falar bastante em ferramentas, mas, antes de sair implementando diferentes tecnologias, é preciso repensar o seu modelo de negócio para receber a digitalização. Essa é a atitude de 21% dos entrevistados pela pesquisa da PwC.

A tecnologia precisa estar aliada a estratégias focadas no cliente para que o processo de digitalização realmente traga resultados.  

Nesse sentido é fundamental preparar e qualificar os funcionários para receber as mudanças. 

A equipe deve mudar a mentalidade e direcioná-la para o digital. A implementação de novas ferramentas tecnológicas, por exemplo, exige um momento de aprendizado e o gestor precisa levar isso em conta. 

Por isso, prepare o time para receber os novos sistemas e operá-los de maneira estratégica, aproveitando ao máximo as tecnologias adotadas. 

Além disso, antes de adotar várias ferramentas de uma vez, comece com pouco, teste novas soluções e veja como o time se adapta. Depois, vá expandindo o processo de digitalização. 

A seguir vamos ver alguns tipos de ferramentas para adotar na sua empresa! 

  1. Sistemas de gestão 

Sistemas de gestão aliam tecnologia e estratégia, oferecendo uma visão completa do seu negócio. 

Esses softwares permitem gerar relatórios precisos com os dados sobre as suas vendas e o seu estoque, servindo para comparativos mensais. 

Há diversas opções dessas ferramentas no mercado. Por isso, é preciso avaliar as alternativas de acordo com as necessidades da empresa. Afinal, muitas ferramentas de gestão são personalizáveis e se adequam ao seu modelo de negócio.

  1. Ferramentas de marketing

Algumas ferramentas de marketing permitem disparo automático de e-mail, criação de landing pages e até gerenciamento de blog.

Esses sistemas integrados às ferramentas de vendas são ideais para o acompanhamento dos leads ao longo do funil.

Soluções como essa são ótimas formas de tornar as suas operações de marketing mais robustas e atrair mais clientes para o negócio. Mas é claro que elas precisam estar alinhadas a uma boa estratégia. 

Existem ferramentas que oferecem ações mais complexas e outras que atendem a necessidades mais simples, como disparo de e-mail. Alguns exemplos das soluções de marketing são: Mailchimp, RD Station e Hubspot

  1. Software de atendimento 

Softwares de atendimento trazem automações que facilitam muito o dia a dia da sua equipe, como disparo de mensagens automáticas e notificações sobre o prazo de resolução dos chamados.   

Além disso, essas soluções permitem integrar diversos canais de contato com o cliente, agilizando a resolução dos problemas que eles têm e liberando tempo do time. 

Sistemas de atendimento também emitem relatórios de performance da equipe de suporte, facilitando a elaboração e o acompanhamento de métricas e metas.  

  1. Chatbots 

Os chatbots são uma das grandes inovações da transformação digital em curso. Eles agilizam o atendimento e permitem oferecer um serviço 24h, 7 dias por semana, desafogando a equipe de suporte. 

Além disso, do ponto de vista do cliente, os chatbots são ótimas formas de resolver problemas na hora em que eles aparecem, sem ter que esperar os horários de atendimento. 

Os chatbots podem ser incorporados ao seu site ou a suas redes sociais e integrados à plataformas de atendimento.  

  1. Ferramentas de comunicação entre os times 

Uma das grandes vantagens de digitalizar processos na sua empresa é alinhar os times em um mesmo propósito.

Nesse sentido, ferramentas de comunicação interna agilizam a troca entre os funcionários e evitam erros no processo.

Por meio de soluções como o Zoom e o Google Meet, você pode realizar reuniões online com os funcionários. 

Já com ferramentas como Asana, Monday e Trello, é possível planejar projetos que envolvam diferentes times. Por fim, para garantir a rapidez na comunicação, pense em adotar soluções como o Slack

  1. Integrações 

Agora que você já viu várias opções tecnológicas para a sua empresa, é interessante ter em mente que elas devem ser integradas umas às outras. Integrar os sistemas de vendas e atendimento, por exemplo, torna a comunicação entre os times mais fluida e agiliza os processos.

Por isso, na hora de avaliar as alternativas tecnológicas disponíveis, busque aquelas que permitam integração com outros sistemas. Assim, você implementa o processo de digitalização em todas as áreas da sua empresa.  

E aí, o que você achou das nossas dicas de hoje? Para ficar por dentro de todas as novas publicações do Papo de Balcão, participe do grupo exclusivo do Telegram. Para entrar, é só clicar no link pelo celular: Grupo PDB.

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