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6 ótimas maneiras de preparar o seu negócio local para os desafios da pandemia!

 6 ótimas maneiras de preparar o seu negócio local para os desafios da pandemia!

Como você está organizando o seu negócio local durante a pandemia? Neste momento, é importante fortalecer o seu relacionamento com o cliente e planejar estratégias para garantir as vendas nos próximos meses. 

Pensando nisso, separamos 6 dicas para você preparar a sua empresa para este momento de pandemia e manter uma base de clientes fiéis. Vem ler!

Três principais aprendizados de hoje 

  1. A primeira dica de hoje é planejar os próximos meses. Mais consumidores estão procurando negócios locais, principalmente por meio dos canais digitais de vendas. Por isso, inclua a digitalização de processos no seu planejamento, além de analisar o fluxo de caixa e suas economias para definir metas. A nossa segunda dica é fazer uma projeção de vendas. Para isso, estude as tendências do seu setor e olhe para os seus resultados nos últimos anos. A previsibilidade é importante para pensar em estratégias que funcionem para o seu negócio e não repetir os erros do passado.
  2. Já a terceira dica de hoje é divulgar os seus horários de funcionamento. Se o seu negócio mudar os horários, é preciso divulgar para os seus clientes. Comunique também os modelos de funcionamento do negócio, por exemplo, se a sua empresa vai trabalhar com delivery. A quarta dica é apostar no atendimento ao cliente. Aqui, o mais importante é solucionar os problemas dos seus clientes com rapidez e eficiência. Por isso, oriente sua equipe nesse sentido e não se esqueça de que um atendimento de excelência vai além da simpatia. 
  3. A quinta dica de hoje é criar estratégias de fidelização. Para isso, faça pesquisas com os seus atuais clientes para entender quais necessidades e desejos eles têm. A partir disso, é possível criar ofertas personalizadas e ações que vão ao encontro do que eles buscam, aumentando as suas chances de vendas. A sexta e última dica é organizar o time. Defina qual vai ser o modelo de trabalho. Caso opte por turnos e alternância de funcionários, ofereça todo o material necessário para a proteção deles, como máscara e luvas. Já se a opção for pelo trabalho remoto, combine os horários com a equipe e adote ferramentas para ajudar na produtividade. 
  1. Planejar os próximos meses

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Facebook, 73% dos consumidores entrevistados afirmaram ter começado a comprar de pequenos negócios locais. E 54% disseram que as redes sociais contribuíram para que as empresas fossem encontradas. 

Segundo o levantamento, as perspectivas para os pequenos também são otimistas, já que 39% dos entrevistados pretendem gastar mais em pequenos negócios no futuro. 

Pensando nisso, vale considerar essa tendência na hora de fazer o planejamento para os próximos meses. 

Considere também digitalizar seus processos e reforçar a presença da sua marca nas redes sociais, produzindo conteúdo e respondendo a todos os seus clientes. 

Além disso, analise seu fluxo de caixa e as suas reservas financeiras para fazer o planejamento comercial do seu negócio e estabelecer metas para as diferentes áreas da empresa.  

  1. Fazer uma projeção de vendas

Ainda pensando na importância do planejamento, principalmente em momentos de incerteza, realizar uma projeção de vendas para os próximos meses é uma ótima estratégia. 

Para isso, olhe para seus resultados de vendas dos últimos anos e pesquise tendências para o seu setor com o objetivo de ter uma previsibilidade para o mês, o trimestre, ou o semestre. Esse processo também é importante para não repetir os erros do passado.

Ficou na dúvida sobre como fazer essa projeção? Não tem problema! Temos um artigo completo sobre o assunto. Confere aqui: Projeção de vendas: o que é e qual a sua importância para o pequeno negócio?

  1. Divulgar os seus horários de funcionamento

Se os seus horários de atendimento mudarem, é importante deixar todos os consumidores cientes desse fato, para evitar frustração. 

Da mesma maneira, se o seu negócio apostar no delivery, deixe claro como essa modalidade de entrega vai funcionar e de que horas até que horas ela vai ficar disponível, assim como os dias de atendimento. 

Por isso, é importante ter o contato dos seus clientes para poder informá-los dos horários de atendimento com mais facilidade.

  1. Apostar no atendimento ao cliente

Oferecer um serviço de qualidade é importante em qualquer momento. Mas ainda mais agora durante a pandemia, apostar na excelência do atendimento pode trazer bons resultados. 

Para isso, é fundamental qualificar sua equipe e orientá-la para realmente resolver os problemas dos seus clientes com rapidez e eficiência. 

Por mais que a simpatia na hora do atendimento seja importante, a solução das dúvidas e problemas é um dos fatores decisivos para o cliente realmente enxergar valor no seu atendimento.

  1. Criar estratégias de fidelização

Para não perder vendas na pandemia, aposte na fidelização dos clientes. Assim, você garante suas vendas e reduz custos, já que manter um consumidor ativo na sua base custa menos do que conquistar novos clientes. 

Busque entender as necessidades dos seus consumidores. Isso pode ser feito por meio de pesquisas com um grupo de clientes mais frequentes. Com isso, é possível personalizar ofertas, uma ótima estratégia de fidelização.

É importante conversar com os consumidores para não apostar em ações que podem não render o esperado. Como este é um momento de incerteza, arriscar uma estratégia sem previsões de retorno talvez não seja uma boa ideia. 

  1. Organizar o time

Decida com o time se a empresa vai funcionar em regime de home-office ou se haverá turnos e alternância de profissionais em determinados horários. 

Neste último caso, é preciso garantir a proteção dos funcionários com equipamentos, como máscaras, luvas, álcool gel e face shields, além do distanciamento social.

Já no caso do trabalho remoto, combine a metodologia e os horários de trabalho, além das ferramentas que vão ser usadas para facilitar a produtividade do time. 

Para isso, escrevemos um artigo com algumas soluções que podem ajudar a sua empresa durante o home-office. Leia aqui: 5 dicas para garantir a produtividade da equipe em home-office.

E aí, gostou das dicas de hoje?

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