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6 estratégias para arrasar na expansão da sua empresa!

 6 estratégias para arrasar na expansão da sua empresa!

Você acha que é hora de expandir o seu negócio mas não tem muita certeza sobre o que fazer? Então, relaxa, porque o post de hoje vai te ajudar!

Primeiro, vamos ver quais são as opções de modelo de expansão para a sua empresa. Depois, você vai conferir 6 dicas importantes para seguir na hora de crescer o negócio. Gostou? Então, vem ler!

Três aprendizados de hoje

  1. Expandir o seu negócio envolve diversas frentes, desde atrair mais clientes até ampliar o seu mix de produtos. Para a pequena empresa, os modelos mais comuns de expansão são as filiais e as franquias, além claro, do crescimento orgânico do negócio. O primeiro passo para decidir como começar o processo de expansão, é conhecer a sua empresa a fundo. Destrinchar os pontos fortes e fracos do negócio, assim como as oportunidades oferecidas no seu nicho de atuação. Com isso, fica mais simples definir caminhos e ações para crescer. 
  2. Outra dica é pensar no seu mix de produtos. Se os seus clientes fazem sugestões frequentes para você começar a vender determinado produto, essa pode ser uma alternativa, por exemplo. Avalie quais itens complementam aqueles que você já tem na sua empresa e qual a viabilidade de produzí-los. Ampliar o mix de produtos é uma forma de gerar mais receita e, portanto, crescer o seu negócio. Agora, depois de criar o seu plano de expansão, é importante montar a estrutura necessária para absorver as novas demandas. O que a sua empresa ainda não tem mas precisa adquirir para começar a crescer? Talvez seja necessário contratar mais funcionários ou adotar sistemas de gestão para tornar a comunicação com os clientes mais eficaz e os processo na empresa mais fluidos. 
  3. Um ponto que não pode ser ignorado para a expansão do seu negócio é o atendimento. Afinal, ele impacta diretamente na percepção do seu cliente. Quando o consumidor tem uma boa experiência com a marca, pode indicá-la para conhecidos, que se tornam novos compradores. Assim, você ganha autoridade e credibilidade no mercado, além de crescer a base de clientes. Nesse sentido, também é importante ampliar os seus canais de vendas. Se você atua somente em loja física, por exemplo, avalie a possibilidade de migrar também para o digital. Aumentar os canais vai trazer um fluxo maior de pessoas para a sua loja, virtual ou não, gerando mais receita para o negócio. Por fim, faça uma avaliação financeira da empresa e entenda o quanto deve ser investido no processo de expansão e como você vai conseguir esse dinheiro, por meio de empréstimos, antecipação de recebíveis, entre outros. 

O que significa expandir o seu negócio?

Expandir o seu negócio é o mesmo que crescer a empresa, ou seja, aumentar a cartela de clientes, aumentar o mix de produtos, ganhar novos mercados, expandir a região de atuação do negócio, entre outros.

Há diferentes formas de expansão de um negócio. Entre elas, estão a fusão e a aquisição, que são mais frequentes no caso das grandes marcas, em que uma empresa compra a outra (aquisição) ou quando duas empresas decidem se juntar para tocarem o negócio (fusão).

Já para os pequenos negócios, uma expansão orgânica é a que se adequa melhor às possibilidades do empreendedor. Esse modelo envolve ampliar seus canais de venda e diversificar seus produtos. 

Expandir o negócio por meio de franquias ou filiais, por exemplo, também é uma possibilidade para os pequenos. 

Agora, qual é a melhor forma de crescer o seu negócio com consistência e bons resultados? A seguir, vamos dar algumas dicas para que você possa traçar uma estratégia eficiente de crescimento. Confira! 

Como montar uma estratégia de expansão?

Separamos 6 conselhos para o seu negócio crescer com consistência e gerar uma boa rentabilidade. Leia agora!

  1. Conheça o seu negócio

Pode parecer óbvio dizer para o empreendedor conhecer o próprio negócio, mas na hora de decidir o melhor momento de expandir e qual a forma ideal de fazer isso, esse conhecimento é absolutamente necessário.  

É importante analisar os pontos fortes e fracos da empresa, assim como identificar oportunidades de expansão, olhando não apenas para dentro da empresa, como para as tendências no seu segmento de atuação e para o mercado em geral.  

Conhecendo as potencialidades do seu negócio e as possibilidade de inserção no mercado, o seu plano de expansão fica mais realista e preciso. Afinal, você entende melhor por onde pode caminhar e quais as primeiras ações a serem feitas, como contratar mais funcionários ou criar um novo produto. 

Algumas perguntas podem ajudar você a definir um planejamento mais adequado para o crescimento da empresa:

  • Qual a rentabilidade do seu negócio hoje?
  • Qual o lucro da empresa nos últimos anos?
  • Você tem um público consolidado?
  • Seus clientes gostam do que você vende e fazem sugestões recorrentes de outros produtos?
  • Como está a satisfação desses consumidores?
  • O quanto a sua empresa pode investir em um projeto de expansão?
  • Quais metas você quer alcançar e em quanto tempo?

As respostas a essas questões podem apontar caminhos para o futuro do seu negócio. Tenha em mente que a expansão é um processo contínuo e sempre trará novos desafios para o empreendedor. Por isso, garantir a consistência das ações e dos resultados deve ser um dos seus objetivos. 

  1. Pense no seu mix de produtos

No tópico anterior, uma das perguntas diz respeito à sugestão recorrente de novos produtos. Se os seus consumidores já falaram que seria interessante poder comprar determinado item na sua loja, atenção! Essa pode ser um ótima oportunidade para diversificar o seu mix de produtos. 

Aumentar a variedade de itens vendidos é uma das formas de expandir o seu negócio. Afinal, isso estimula os clientes a comprarem mais produtos dentro da sua loja, ampliando a sua receita mensal. 

Então, se você optar por essa alternativa, pense também em quais itens são complementares àqueles que você já vende. Assim, ao invés do seu consumidor buscar esse produto no concorrente, ele compra diretamente de você.  

  1. Monte a estrutura

Agora que você já conhece o seu negócio e sabe quais os caminhos possíveis para a expansão, é hora de montar a estrutura necessária para suportar o seu plano de crescimento. 

Se você atua apenas em lojas físicas e quer começar um e-commerce, estabeleça quais as etapas necessárias para consolidar essa meta. Quem ficará responsável pelo site? Como será feita a divulgação do negócio (por meio das redes sociais, com panfletos na loja física, por mensagem de WhatsApp para os clientes)? Qual o raio de entrega dos produtos e como ela será realizada? Quanto será investido nesse processo?

Quando falamos em expansão do negócio, é natural contratar mais funcionários e atrair mais clientes. Mas você tem as ferramentas tecnológicas necessárias para atender a essa demanda? 

No mercado, há vários sistemas de gestão eficientes que centralizam todas as informações importantes para o seu negócio, desde o fluxo de caixa, até o atendimento ao cliente. Pesquise se alguma dessas ferramentas atende às novas necessidades que aparecem com o crescimento da empresa.  

Além disso, as pessoas também fazem parte dessa estrutura de expansão. A sua equipe precisa estar preparada e motivada para enfrentar os desafios que vão vir pela frente. Por isso, treine o time e estabeleça metas para os colaboradores. Assim, eles sentem que estão participando ativamente do processo de crescimento do negócio e podem se sentir mais entusiasmados com o próprio trabalho. 

  1. Invista em atendimento

No processo de expansão, crescer a sua base de clientes é fundamental no processo de geração da receita suficiente para apoiar financeiramente as ações adotadas. 

O atendimento é uma maneira poderosa de conquistar novos clientes e manter os atuais consumidores sempre comprando de você. Afinal, o atendimento impacta diretamente na experiência do cliente e nos níveis de satisfação que ele mantém com a sua empresa. 

Quando a impressão a respeito da sua marca é positiva, os consumidores recomendam a sua loja para pessoas conhecidas e, assim, você atrai novas pessoas para a empresa. Isso faz com que o seu negócio crie autoridade no mercado e se torne uma referência no seu nicho de atuação. 

  1. Amplie os canais

Se o seu negócio hoje é um estabelecimento físico, como uma padaria ou uma loja de roupas, por que não ampliar sua marca para o digital? Hoje, as empresas que têm presença online podem faturar ainda mais, já que o modelo de compra virtual está cada vez mais popular entre os consumidores. 

Além disso, pensando nas redes sociais, por exemplo, você não precisa de um grande investimento para começar. Afinal, criar um conta empresarial no Facebook ou no Instagram, por exemplo, é gratuito. 

Você pode optar por modelos mais robustos de ampliação, como é o caso das filiais em endereços estratégicos. Para isso, é necessário fazer um estudo aprofundado da região na qual você pretende abrir uma nova loja. Por exemplo, se a sua empresa é uma livraria infantil, não faz sentido abrir o estabelecimento em um bairro que tenha poucas crianças.

  1. Faça as contas

No seu plano de expansão, é claro que a parte financeira não pode ficar de fora. Aqui, você precisa avaliar quanto vai ser investido para realizar as ações planejadas. Nesse momento, pense em estratégias para arrecadar o necessário, como pedir uma antecipação de recebíveis ou até um empréstimo, por exemplo. 

Além disso, tenha em mente que o fluxo de caixa e a movimentação do estoque vão sofrer modificações com a expansão do negócio. 

Os lucros vindos desse crescimento podem demorar um pouco para aparecer, por isso, é importante garantir que você tem o valor necessário até receber um retorno positivo. 

Mas calma, nós temos um artigo que vai ajudar você a manter a saúde financeira do seu negócio sempre em dia. Dá uma olhada: Dicas para manter a saúde financeira do seu negócio.

Obrigada pelo papo e conte com a gente!

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