6 dicas para usar o Telegram no seu negócio

 6 dicas para usar o Telegram no seu negócio

Você já pensou em usar o Telegram para impulsionar o seu negócio? Esta não é uma ferramenta nova, mas, cada vez mais, tem caído no gosto das marcas para divulgarem seus conteúdos e produtos.

Ao longo do post de hoje, vamos mostrar como você pode usar o Telegram para aumentar o seu alcance e conversar com o seu público. Vem ler!

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

O Telegram é um aplicativo gratuito de mensagens instantâneas guardadas na nuvem, semelhante ao WhatsApp. Seus usuários podem criar canais com audiências ilimitadas e grupos com até 200 mil membros. Também é possível compartilhar conteúdos em formatos variados, como áudio, texto e imagem. O app pode ser usado no celular e no computador. Ele serve tanto para trocar mensagens com pessoas próximas, como para divulgar a sua marca para muitas pessoas ao mesmo tempo.

2.

Para aproveitar o que o aplicativo tem de melhor para o seu negócio, é preciso integrá-lo na sua estratégia de Marketing. Você tem a opção de criar um canal em que apenas você compartilha conteúdo ou criar um grupo, em que as pessoas podem interagir e enviar mensagens. Para torná-los mais dinâmicos, aproveite os robôs oferecidos pelo app. Eles realizam diversas funções, como programar postagens e criar adesivos personalizados.

3.

Defina uma frequência de postagens para o Telegram. Como os usuários são notificados a cada nova mensagem, tente não perturbar seus inscritos com muitas notificações por dia. A frequência de postagem é importante também para criar uma expectativa nos usuários, que sabem quando e que tipo de conteúdo vai ser postado. Não esqueça de informar aos seus seguidores em outras redes que você está presente no Telegram. Da mesma forma, poste conteúdos desses outros canais no aplicativo de mensagens para divulgá-los ao público. Por fim, use o Telegram para compartilhar um conteúdo exclusivo, que seus seguidores só podem ter acesso ali. Isso aumenta a curiosidade das pessoas e atrai quem está realmente interessado no que você tem a oferecer.

Como funciona o Telegram?

O Telegram é um aplicativo de mensagem na nuvem, gratuito e concorrente do WhatsApp. Ele permite que você envie arquivos de até 1,5 GB em diversos formatos, como áudio, vídeo, imagem e texto. O app pode ser acessado tanto pelo celular, como pelo computador.

Em comparação com o WhatsApp, o Telegram oferece mais segurança e privacidade para os seus usuários, trazendo a opção de mensagens que se autodestroem depois de um tempo.

Para fazer o cadastro e conhecer melhor o aplicativo, acesse o site oficial do Telegram. O aplicativo também está disponível na App Store e na Google Play Store. Crie uma conta com o nome da sua empresa e inclua seu logo para personalizá-la.

O Telegram pode ser usado tanto para troca de mensagens com seus amigos ou familiares, como para criar grandes grupos ou canais com muitos membros para divulgação de conteúdo. Assim, quando você abre o aplicativo, a tela é muito semelhante a do WhatsApp, com as conversas mais recentes no topo. A seguir, vamos explorar este último ponto para você entender como pode usar o app para o seu negócio.

Como usar o Telegram na sua estratégia de Marketing?

Embora o Telegram não tenha sido criado como uma ferramenta de negócio, ele pode ser um poderoso aliado da sua estratégia de Marketing. Hoje, muitas empresas estão aderindo a esse modelo. Mesmo assim, em comparação com apps como o Instagram, a presença das marcas ainda não é muito grande. Isso pode ser positivo para o seu negócio, porque a concorrência atual é menor.

Do ponto de vista dos consumidores, muitos utilizam o Telegram, principalmente, para consumir conteúdo. Assim, a tela com as conversas funciona quase como um feed, em que o usuário rola para baixo para acompanhar as atualizações de cada marca e acessar os grupos ou canais com facilidade.

Por isso, este é bom momento para entrar no Telegram e aumentar suas chances de ser visto. Afinal, se o app crescer muito e os clientes estiverem inscritos em muitos canais ou grupos, não vão dar conta de ver tudo, como acontece no Instagram e no Youtube. Agora, confira algumas dicas que preparamos para você arrasar no Telegram!

1. Criar um canal

O primeiro passo para impulsionar o seu negócio com o Telegram é criar um canal. Os canais são uma forma de transmitir suas mensagens para audiências ilimitadas. Eles permitem que mais de uma administrador fique responsável pelas postagens. Para criar o seu, você deve clicar no ícone de “Nova mensagem” no canto superior direito do aplicativo. Então, clique no botão “Novo canal” e, depois, em “Criar canal”.

O app vai abrir uma janela para você incluir uma foto, o nome do canal e a descrição. Personalize esses campos de acordo com as informações da sua marca. O último passo é escolher se o canal vai ser público ou privado. Neste último caso, os usuários só conseguem acessá-lo por meio de um link específico que você disponibiliza para eles.

Agora que você já tem um canal, informe seus clientes e seguidores de outras redes. Então, é só começar a compartilhar seus conteúdos. Os canais permitem que apenas você fale. Assim, os inscritos só consomem o conteúdo publicado, podendo interagir por meio de enquetes criadas por você. Seus seguidores são notificados a cada novo conteúdo ou mensagem.

Para facilitar a vida dos usuários, é possível ouvir os áudios na velocidade 2, economizando o tempo dos seus inscritos e melhorando a experiência que eles têm no app. Você também pode fixar uma mensagem no topo do seu canal com alguma informação fundamental que os novos membros devem saber.

Uma dica é usar o canal no Telegram como uma curadoria de conteúdo para os inscritos. Divulgue os materiais que você produz em outros meios, como artigos de blog, ebooks, cursos e vídeos do Youtube. Outra opção para começar no Telegram é criar grupos. Vamos ver como eles funcionam?

2. interagir no grupo

Diferentemente dos canais, os grupos do Telegram permitem que os inscritos também enviem mensagens. O processo para criar um grupo no app é semelhante ao anterior. Clique no ícone de “Nova mensagem” e, a seguir, em “Novo grupo”.

Então, é preciso adicionar os membros. O Telegram permite até 200 mil participantes por grupo. E essa é uma das vantagens do app em relação ao WhatsApp, que só deixa o usuário adicionar 256 contatos em um grupo.

Depois que você incluiu as pessoas, crie o nome do grupo e insira uma foto. Pronto! Agora, é só começar a usar. Por mais que o grupo permita que todos os membros compartilhem informação, é possível moderar o nível de participação das pessoas. Exemplo: você pode permitir ou não que os usuários enviem links, fotos ou vídeos e criem enquetes.

Além disso, é possível vincular um grupo a um canal, tornando sua estratégia no Telegram mais completa. Afinal, cada um tem papéis diferentes e você deve aproveitar o melhor dos dois.

Para fazer isso, entre no seu canal e clique no nome dele. Depois, vá em “Editar”, no lado superior direito da tela. Na aba “Conversa”, você consegue selecionar o grupo correspondente para fazer a vinculação.

3. aproveitar os bots

Uma das funcionalidades mais úteis do Telegram é o uso de robôs para tarefas automatizadas. Eles são de diversos tipos e permitem programar postagens, criar adesivos e moderar bate-papos. É possível criar o seu próprio robô para funções personalizadas ou usar os que já existem dentro do app.

Para aproveitar os robôs, você precisa buscá-los no app como faria para encontrar qualquer outro contato. Para isso, clique no ícone de “Nova mensagem” e insira o nome do robô que você deseja.

Pensando em facilitar esse processo para você, a Techtudo criou uma lista com vários robôs para usar no Telegram. Confira aqui: Quinze bots que vão deixar seu Telegram mais sofisticado.

4. Definir uma frequência de postagens

Um calendário de publicações é importante para qualquer rede social e, com o Telegram, não é diferente. Ao definir uma frequência de postagens, você consegue criar os conteúdos com antecedência.

Uma dica é estabelecer dias temáticos, por exemplo, a “Quinta da saudade”, que vai lembrar postagens antigas. Ou a “Terça do conselho”, em que você pode dar dicas sobre o seu nicho. Isso cria uma expectativa nos seus seguidores, que sabem o que esperar para aquele dia.

Lembre-se de que os inscritos podem receber notificações a cada nova mensagem. Então, é importante equilibrar o número de postagens para não perturbar os membros do grupo ou do canal.

5. Vincular o Telegram a outros canais

De nada adianta estar presente no Telegram se o seu público não sabe disso, não é? Então, avise seus seguidores no Instagram, no Facebook, no Youtube ou na rede em que você estiver. Deixe o link para o seu grupo ou canal na bio do Instagram, crie stories e postagens divulgando que sua marca está no Telegram.

Da mesma forma, jogue seus inscritos no app para os seus outros canais, divulgando os conteúdos publicados nessas redes em mensagens no Telegram. O importante é buscar uma estratégia integrada de conteúdo.

6. Oferecer conteúdo exclusivo

Além de divulgar os seus materiais de outras redes no Telegram, traga algo novo dentro do seu canal, como um conteúdo exclusivo, ao qual apenas os inscritos têm acesso. Isso vai aumentar a curiosidade do público e estimulá-lo a entrar no canal.

Dê dicas em áudio e texto para testar o que funciona melhor para a sua audiência, perguntando a preferência das pessoas sando as enquetes. Um conteúdo profundo e especializado também acaba atraindo pessoas mais interessadas nas suas dicas e na sua marca.

Se você é novo no app, pode entrar em alguns canais para ver o que outras marcas estão fazendo e se inspirar. Confira esta lista com 100 canais do Telegram para você entrar: Melhores canais e grupos do Telegram.

E aí, preparado para impulsionar o seu negócio no Telegram?

Obrigada pelo papo e conte com a gente!

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