6 dicas para identificar o público-alvo do seu negócio

 6 dicas para identificar o público-alvo do seu negócio

Você sabe qual o seu público-alvo? Esse conhecimento é essencial para as estratégias do pequeno negócio, desde os planos de marketing e vendas até a escolha da linguagem para se comunicar com os clientes. 

Identificar o seu público de forma precisa evita que você gaste tempo e dinheiro com um planejamento pouco eficiente para a sua empresa. Afinal, não adianta ter uma boa execução da estratégia se o público não estiver bem definido, porque, assim, você não atinge as pessoas certas e que têm interesse no seu produto.

Mas como estabelecer qual o seu público-alvo? É o que vamos ver no post de hoje. Vem ler as dicas a seguir para saber mais sobre o assunto! 

Três principais aprendizados de hoje 

  1. Para identificar o seu público-alvo, a primeira dica é estabelecer o seu nicho. Faça uma pesquisa de mercado para entendê-lo melhor e descobrir suas necessidades. Então, vá especificando as características do seu público-alvo, como faixa etária e comportamentos de consumo. A segunda dica é observar o movimento na sua loja. Note o perfil de cliente que entra no seu estabelecimento e como ele se comporta. Assim, você compreende melhor os consumidores. Se você pretende abrir sua loja em determinado bairro, converse com outros lojistas da região para conhecer o perfil dos moradores. 
  2. A terceira dica é ficar de olho nas redes sociais, como o Instagram, que oferece importantes dados sobre os seus seguidores, como faixa etária e principais horários de acesso. Assim, você tem informações concretas sobre o seu público atual e pode traçar estratégias mais eficientes de comunicação. A nossa quarta dica é perceber o mercado. Pesquise o público-alvo dos seus concorrentes já consolidados para entender esse perfil de cliente. Navegue pelas redes sociais dessas marcas e analise o modelo de comunicação utilizado. É claro que você não vai copiar a mesma estratégia, mas essa dica te ajuda a ter mais conhecimento sobre o seu público.
  3. A quinta dica é realizar testes e ter paciência para definir o seu público-alvo. Com o tempo, você vai refinando o seu entendimento sobre o perfil de cliente da sua empresa. Então, é interessante testar diferentes estratégias de comunicação com os clientes para entender qual traz o melhor resultado. Por fim, a sexta dica é analisar o seu negócio. Observe os seus resultados de vendas, identificando quais os produtos mais vendidos, os menos vendidos e os sazonais. Essas informações dizem muito sobre o comportamento de consumo dos seus clientes e ajudam a entender o seu público-alvo. 
  1. Comece pelo nicho 

O primeiro passo para estabelecer o seu público-alvo é pensar em qual nicho você quer atingir. Quem você quer atingir? Faça uma pesquisa de mercado para identificar as necessidades desse nicho.

Depois, é hora de especificar as características do seu público-alvo, como faixa etária, comportamentos de consumo, profissão e classe social. Pense em quais informações são mais relevantes para o seu negócio. Na hora de validar seus produtos e estratégias também é preciso pensar no seu público, já que esse elemento também impacta nas suas decisões. 

  1. Observe o movimento na sua loja

Se você tem uma loja física, perceba qual o perfil de cliente que mais entra no seu estabelecimento e como esse consumidor se comporta. Assim, você consegue ter uma ideia sobre o público que tem um interesse maior em relação ao que a sua empresa vende. 

Pretende abrir uma loja? Pesquise o bairro em que você está pensando estabelecer o seu negócio, observe os moradores e as características desse bairro. Converse com outros lojistas que estão há mais tempo na região para entender qual o perfil de quem circula por lá. 

Outro ponto importante é ter atenção para oportunidades de negócio, identificando as dores dos clientes. Isso ajuda a expandir ou até mudar o seu público-alvo, dependendo da situação. 

  1. Fique de olho nas redes sociais 

Redes sociais, como o Instagram, trazem informações valiosas sobre o seu público, para quem tem um perfil de empresa. É possível saber, por exemplo, qual o horário e o dia em que os seus seguidores mais acessam a rede social. Isso é particularmente importante para entender qual o melhor momento para fazer suas postagens. O Instagram também identifica a faixa etária do seu público e a quantidade de homens e mulheres que te seguem. 

A partir disso, você pode tirar algumas conclusões sobre o seu público-alvo atual. Assim, fica mais fácil estabelecer estratégias direcionadas a essas pessoas a partir das características que elas têm.

  1. Perceba o mercado

Quem é o público-alvo dos seus concorrentes já consolidados? Entre nas redes sociais dessas empresas para tentar entender para quem elas vendem. Observe as imagens publicadas, as legendas das fotos e a linguagem usada na comunicação. Isso pode fornecer informações sobre as características e os interesses do público.

É claro que você não vai copiar essas marcas, mas fazer uma pesquisa de mercado te ajuda a entender melhor o seu público e também a perceber quais são as semelhanças e as diferenças entre o seu negócio e o dos seus concorrentes.

  1. Faça testes

No início de um negócio, nem sempre é fácil definir o seu público-alvo. Tenha em mente que esse processo leva algum tempo e é preciso paciência, além de muito trabalho, claro. Faça testes para analisar os resultados e ir refinando o seu conhecimento sobre o público do seu negócio. 

Assuma riscos calculados na hora de fazer esses testes para não comprometer muito os seus resultados. O mais importante aqui é anotar os seus aprendizados, adotando o que foi positivo e evitando repetir aquilo que não funcionou. 

Durante esse processo, você vai perceber que o seu entendimento a respeito do público vai ser mais profundo. Isso proporciona mais segurança para tomar as suas decisões e guiar as estratégias da empresa. 

  1. Analise o seu negócio 

Para entender o seu perfil de cliente, nada melhor do que olhar para dentro do seu negócio. Analise os seus resultados de vendas: quais os produtos mais vendidos e os menos vendidos? Há sazonalidade de vendas? 

A resposta a essas perguntas pode dar uma boa pista sobre o comportamento dos seus consumidores. Os hábitos de consumo dos seus clientes são um fator fundamental para identificar o seu público, então, aposte nesse tipo de conhecimento. 

E aí, o que você achou das nossas dicas? Para alcançar ainda melhores resultados com o seu negócio, confira este conteúdo: Metas para o pequeno negócio: 5 dicas que podem fazer a diferença!

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