6 dicas para fechar parcerias e vender mais no Dia das Mães

 6 dicas para fechar parcerias e vender mais no Dia das Mães

Este ano, o Dia das Mães acontece no dia 10 de maio. Você já começou a se preparar? A data, que sempre mobiliza muito o varejo, vai ser bastante atípica dessa vez por conta da pandemia que vivemos.

Mas isso não significa que você não vai vender ou que precisa se desesperar. Pelo contrário, com um pouco de iniciativa e criatividade, dá para montar ações bacanas que atraiam e agradem seus clientes.

Uma delas é buscar parcerias de negócio com outras empresas. Ao longo do post, vamos te dar algumas dicas de como fazer isso. Vem ler!

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

Apesar de este ser um Dia das Mães atípico, você pode criar parcerias para vender mais na data. Para isso, o primeiro passo é se preparar com antecedência e abordar outros negócios agora para garantir a disponibilidade de agenda. Nos preparativos, inclua também como vai ser feito o atendimento ao cliente. Assim, você e seu parceiro oferecem uma experiência fluida de compra para os consumidores. Além disso, é importante buscar empresas que estejam em sintonia com seus valores e com seu propósito. Afinal, a harmonia entre vocês se reflete nas iniciativas criadas.

2.

Faça promoções para divulgar os seus produtos. O lado bom das parcerias é oferecer um mesmo produto para públicos diferentes, o seu e o do seu parceiro, aumentando o alcance da oferta. Não esqueça de utilizar as redes sociais para mostrar aos seguidores o que vocês estão oferecendo de presente para o Dia das Mães. Com tudo fechado, as redes são a sua vitrine.

3.

Para atrair ainda mais a atenção dos clientes, customize os produtos de acordo com a data comemorativa. Para isso, pense em embalagens criativas que levem expressões amorosas ou a palavra “mãe” para indicar a personalização. Aproveite também que a parceria vai trazer novos clientes ao seu negócio para fidelizá-los. Assim, você continua vendendo o ano todo para esses consumidores.

1. Prepare-se com antecedência

Ainda dá tempo de você se preparar com antecedência para o Dia das Mães. Muitos lojistas deixam para decidir quais ações vão ser feitas na última hora. Assim, começando agora, você já sai na frente.

No caso das parcerias, esse é um ótimo momento para abordar outros pequenos negócios e oferecer ações em conjunto. Afinal, esses possíveis parceiros estão mais disponíveis agora do que vão estar na véspera da data comemorativa.

Além disso, vocês têm um pouco mais de tempo para testar algumas ações e ver o que mais funciona. Uma ótima dica é pedir a opinião dos clientes nas redes sociais para criar ações mais assertivas. Faça enquetes no Instagram perguntando aos seus seguidores o que eles preferem.

Com isso, você e seu parceiro conseguem montar um planejamento com objetivos claros e que passaram pelo crivo dos clientes. As chances de acertar nesse caso são bem maiores.

2. Busque parceiros que têm sintonia com seu propósito

É claro que você deve pensar em vender mais com seus parceiros de negócio neste Dia das Mães. Mas não adianta fazer isso se os valores da sua empresa não estiverem em sintonia com o propósito dos seus parceiros.

Não feche negócio só porque a proposta é apenas lucrativa. Ela deve, claro, trazer retorno, mas também enriquecer a sua empresa de outra forma. Por isso, busque parceiros que tenham iniciativas semelhantes às suas, que acreditem nas mesmas causas e defendam os mesmos direitos.

A harmonia entre vocês vai transparecer nas ações que tomarem para comemorar a data em homenagem às mães. Então, não menospreze esse aspecto importante de uma parceria de negócio.

3. Faça promoções em conjunto

As promoções em conjunto com seu parceiro são uma grande oportunidade de negócio neste Dia das Mães. Se você tem uma loja de bolos, por exemplo, pode fechar uma parceria com um restaurante que utiliza o delivery apenas para refeições, mas não oferece sobremesa.

Da mesma forma, se você tem uma floricultura, pode fechar negócio com uma loja de chocolates para complementar seus arranjos. Use a criatividade na hora de escolher seus parceiros e definir promoções. Pense em qual é o seu público e no que ele gosta.

Para profissionais autônomos, como massagistas e manicures, uma ideia é buscar um salão para oferecer vouchers que podem ser usados no futuro.

Não esqueça de utilizar as redes sociais para divulgar as promoções e atrair a atenção dos possíveis clientes. No caso das parcerias, o alcance das publicações é ainda maior. Afinal, estamos falando de duas empresas divulgando um mesmo conteúdo para públicos diferentes.

Também é bacana estruturar a logística com seu parceiro para oferecerem uma experiência fluida para os consumidores e evitarem dores de cabeça para vocês. Para isso, usem um mesmo esquema de logística, com uma estrutura de entrega homogênea e consistente.

4. Customize os produtos para a data

O Dia das Mães é um momento propício para customizar seus produtos. Crie embalagens diferenciadas que indiquem que aquele produto foi feito especialmente para a data comemorativa. Personalize kits usando a palavra “mãe” ou expressões amorosas.

Esse tipo de iniciativa vale também para customizar as suas redes sociais. Produza posts específicos para comemorar o dia e chamar atenção para a data. Como as pessoas não estão saindo e as lojas estão fechadas, as suas redes são a sua vitrine. Aproveite!

Você pode, inclusive, criar novos produtos pensando na data. Monte bolos e chocolates com a temática do Dia das Mães e teste novos sabores. Com isso, você descobre novas possibilidades que podem agradar muito seus clientes e adotá-las para vendas futuras.

5. Fidelize seus novos clientes

Com as parcerias, você vai atrair naturalmente novos clientes que vão conhecer sua marca. Então, não pare no Dia das Mães e monte estratégias para fidelizar esses novos consumidores que passaram a comprar do seu negócio.

Fizemos um artigo especialmente para te ajudar a criar novas estratégias de fidelização. Confere aqui: 8 ações para manter seus clientes fidelizados durante a quarentena.

Geração de valor

6. Alinhe as equipes de atendimento

Lembra que falamos sobre oferecer uma experiência fluida de compra para o seu cliente? Então, aqui é muito importante que você alinhe as equipes de atendimento envolvidas nesta parceria.

Afinal, não adianta nada o consumidor ter um excelente serviço nas suas redes sociais, mas quando for fazer uma pergunta sobre as promoções para o seu parceiro, o time dele não saber do que se trata.

Por isso, na etapa de planejamento, combine com a outra empresa como vai ser feito esse atendimento e certifique-se de que ambos os times estão cientes de todos os pontos importantes das promoções e iniciativas que você estão fazendo.

O momento pede solidariedade, tanto com seus parceiros, como com seus clientes. Tenha esse valor em mente e coloque a solidariedade em cada gesto para este Dia das Mães.

Se você gostou deste conteúdo, não deixe de ler este outro artigo para vender mais durante a quarentena: 5 dicas para continuar vendendo com segurança na quarentena.

Obrigada pelo papo e conte com a gente!

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