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6 dicas para fazer promoções nas redes sociais

 6 dicas para fazer promoções nas redes sociais

Você já faz promoções nas redes sociais? O Brasil é o segundo país em que os usuários passam mais tempo nas redes sociais e a tendência é que o número de brasileiros nesses canais cresça em 20% até o final de 2023.

Atualmente, o Instagram é a rede mais utilizada no Brasil (50% dos usuários), seguida pelo Facebook (30%). Ambos os canais oferecem diversas opções para as empresas divulgarem os seus produtos. No post de hoje, vamos trazer algumas dicas para você ter ótimos resultados com as suas promoções nas redes sociais. Vem ler! 

Três principais aprendizados de hoje

  1. A primeira dica é criar anúncios. Eles são ótimas formas de divulgar os seus produtos nas redes sociais e direcionar os usuários até sua loja online. Além disso, você não precisa investir muito dinheiro para ter bons resultados com essa estratégia. A segunda dica é segmentar o público que deve ser impactado pelo seu anúncio. Para isso, é preciso definir qual o tipo de cliente ideal para o produto em promoção. Assim, você consegue ter mais precisão na oferta e ainda reduzir custos anunciando. 
  2. A nossa terceira dica é caprichar na arte das suas publicações que divulguem a promoção. A identidade visual da sua marca nas redes sociais precisa destacar a sua publicação e fazer o cliente prestar atenção à oferta. Não se esqueça também de ter clareza na hora de comunicar as condições da promoção, como prazo e valor do desconto. A quarta dica é apostar em conteúdo. Uma forma de atrair os clientes é oferecer uma amostra grátis do seu produto, como uma aula gratuita de um curso online em promoção. Com isso, o cliente tem mais ferramentas para decidir comprar o que você vende. Além disso, nas redes sociais, você deve mesclar conteúdos relevantes e gratuitos com as suas promoções. 
  3. A dica número 5 é investir em atendimento. Quando você faz uma promoção, a tendência é que mais clientes procurem a sua empresa para tirar dúvidas. Por isso,é preciso garantir esse suporte. Ofereça diferentes canais de contato para os consumidores falarem com a sua equipe. A nossa sexta e última dica é ficar de olho nas métricas. Ao fazer uma promoção, é importante ter um objetivo. As métricas funcionam para avaliar se você alcançou ou não essa meta. Então, não negligencie esse aspecto e compare os resultados finais com as expectativas iniciais, principalmente em relação à conversão de vendas.
  1. Crie anúncios

Nas redes sociais, é possível impulsionar suas publicações e promover posts patrocinados.  Para criar seus anúncios, não se esqueça de fazer uma conta comercial nas redes sociais, porque esse modelo oferece muito mais vantagens para as empresas.  O Instagram, por exemplo, permite colocar tags nos produtos vendidos, levando o cliente até a sua loja virtual.

Os anúncios não são a única forma de fazer uma promoção nas redes sociais, mas eles são bastante eficientes para atrair mais clientes e divulgar os seus produtos. A boa notícia é que você não precisa investir muito dinheiro para começar a anunciar e ter resultados. 

  1. Segmente o público

Quando você faz anúncios nas redes sociais, é possível segmentar seu público de acordo com a região ou a faixa etária,por exemplo. Selecionar um grupo de pessoas para ser impactado pela sua promoção aumenta muito as suas chances de vendas, com custos reduzidos.  

Ao mesmo tempo, não adianta segmentar o público se você não sabe qual o cliente ideal para a sua oferta. Por isso, na hora de criar uma promoção, defina bem para quem você quer vender. 

  1. Capriche na arte

Nas redes sociais, os usuários são bombardeados por milhares de informações ao mesmo tempo. Por isso, para vender por esses canais, é preciso se destacar. Então, capriche na arte de divulgação das suas promoções. 

Aposte na identidade visual da sua marca e busque saídas criativas para a sua arte. 

A ideia é que, enquanto o cliente desce o feed ou muda os stories, ele pare na sua publicação.

Além disso, se você está divulgando a sua promoção por meio de um post, a legenda da publicação precisa dialogar com a imagem. Deixe claro para os seguidores quais as condições da promoção, como o valor do desconto ou o prazo da oferta. 

  1. Aposte em conteúdo

Uma forma de atrair o seu público para a promoção de um produto digital é oferecer uma amostra grátis. Se o seu curso online está com desconto, disponibilize uma aula gratuitamente para o cliente analisar se esse produto faz sentido para ele. Esse tipo de estratégia pode ser fundamental para a tomada de decisão dos clientes que ainda estão indecisos sobre consumir ou não o seu produto. 

Uma dica também é não exagerar nas promoções nas suas redes sociais. Nesses canais, você deve produzir bastante conteúdo relevante e gratuito para ajudar os seguidores e equilibrar esse tipo de post com suas ofertas. 

  1. Invista em atendimento

Quando você faz uma promoção, é provável que aumente o número de clientes que procuram a sua empresa para tirar dúvidas. Afinal, condições especiais, como descontos, podem aumentar a demanda do produto em promoção. 

Por isso, é preciso garantir o suporte a esses clientes. Então, reforce o seu atendimento e garanta que todos serão respondidos. Ofereça diferentes possibilidades de contato com a sua empresa, como WhatsApp ou telefone, além das próprias redes sociais. 

  1. Fique de olho nas métricas

Para entender qual a eficiência da promoção feita, é preciso ficar de olho nas métricas, principalmente na conversão de vendas. Antes disso, no entanto, na hora de planejar sua oferta, é importante estabelecer metas. Depois, você deve comparar os resultados de vendas ao objetivo previamente estabelecido. 

Isso vai servir de aprendizado para as próximas promoções que você fizer nas suas redes sociais. Se os resultados ficarem muito acima da sua meta, você entende que a capacidade de vendas da sua empresa é melhor do que você imaginava. Já se os números ficarem muito abaixo do seu objetivo, talvez se trate de uma meta pouco realista ou talvez você precise repensar suas estratégias

O que você achou das nossas dicas de hoje? Para ter ainda mais sucesso nas redes sociais da sua empresa, confira este artigo: Anunciar e vender nas redes sociais.

Obrigada pelo papo e conte com a gente!

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