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6 dicas para coletar o feedback do cliente e melhorar os seus produtos!

 6 dicas para coletar o feedback do cliente e melhorar os seus produtos!

Tempo de leitura: 6 minutos

Você sabe qual a importância de colher o feedback do cliente e como fazer isso? Essa prática é indicada para conhecer mais o seu público, as necessidades, desejos e reclamações que ele tem. 

A partir do feedback, é possível identificar os pontos fracos e os pontos fortes do seu negócio, o que ajuda na hora de criar estratégias, definir prioridades e criar um planejamento.

Por isso, trouxemos 6 dicas imperdíveis para você saber tudo o que o seu cliente pensa da sua empresa e oferecer uma experiência ainda melhor para ele. Vem ler!

Três principais aprendizados de hoje

  1. A primeira dica de hoje é criar uma pesquisa no Google Forms, uma ferramenta bem fácil de usar. Crie perguntas direcionadas. Algumas podem ser abertas, para o cliente escrever a resposta, e outras devem oferecer alternativas. Com isso, você consegue saber o que os consumidores pensam. A segunda dica da lista é enviar pesquisas por e-mail. Crie assuntos relevantes para que o cliente se interesse pela mensagem e abra o e-mail. Além disso, deixe claro do que se trata a pesquisa e quanto tempo o cliente vai levar para respondê-la.
  2. A terceira dica de hoje é enviar pesquisas pelas redes sociais. Assim como o e-mail, esses canais são eficientes para atingir um grande número de pessoas e recolher informações relevantes para o seu negócio. A quarta dica é olhar para os comentários. Pesquise o que os seus seguidores estão dizendo nas suas redes sociais e no seu canal no Youtube, se tiver. Você pode encontrar informações valiosas nos comentários e que podem trazer ideias para você melhorar seus produtos e serviços. 
  3. A quinta dica de hoje é acessar o Reclame Aqui para identificar quais são as reclamações dos seus clientes. É importante sempre buscar resolvê-las e entrar em contato com os consumidores. A sexta e última dica da lista é conversar com a linha de frente do seu negócio. Fale com os funcionários que trabalham no balcão e que tenha contato direto com os clientes. Pergunte quais são as principais queixas e os melhores elogios direcionados ao seu negócio.  
  1. Criar uma pesquisa no Google Forms

O Google Forms é uma ferramenta muito fácil de usar, além de ser gratuita, permite personalizar pesquisas de acordo com os seus objetivos. 

Há um espaço para descrever os propósitos da pesquisa e você deve aproveitá-lo para explicar para o cliente o porquê das perguntas. Além disso, é muito importante incluir o tempo que a pessoa vai demorar para responder, que não deve passar muito de 3 minutos. 

A pesquisa não pode ser muito longa para não desestimular os consumidores. Faça perguntas abertas, que permitem respostas por escrito, e perguntas que ofereçam alternativas. Assim o cliente só precisa clicar na que corresponde ao que ele deseja responder. 

Considere também o nível de maturidade do seu público. Você pode criar diferentes pesquisas para públicos segmentadas, tornando o processo de recolhimento de feedback ainda mais preciso e eficiente. 

A partir das respostas recebidas, você consegue ter uma ideia do nível de satisfação dos clientes

  1. Enviar pesquisas por e-mail

O e-mail é uma ferramenta eficiente para enviar sua pesquisa aos clientes, porque permite atingir um grande número de pessoas e segmentar o público. 

Capriche no assunto dos e-mails para chamar atenção das pessoas e estimular a abertura da mensagem. 

Você pode também oferecer algum benefício para quem topar responder a pesquisa, aumentando as chances de resposta. 

  1. Enviar pesquisas pelas redes sociais

As redes sociais também são canais eficientes para enviar suas pesquisas aos clientes. Se o seu perfil no Instagram conta com a funcionalidade “Arrasta para cima”, você pode utilizar essa ferramenta e já linkar sua pesquisa aí. 

Faça um post sobre o assunto e deixe o link na bio para quem quiser contribuir com a pesquisa. Aqui, você também pode oferecer algum benefício ou brinde para quem se dispuser a responder. 

  1. Olhar para os comentários

Os comentários nas suas redes sociais, como Facebook, Instagram e Youtube, são uma ótima forma de coletar o feedback dos seus clientes. 

Por isso, é importante sempre deixar o espaço para comentários abertos e também pedir os comentários dos seus seguidores. 

A partir disso, você pode ter ideias sobre o que os clientes consideram bom nos seus produtos e serviço e com o que estão insatisfeitos. 

Olhe também os comentários no perfil dos seus concorrentes para ver o que os consumidores do seu segmento estão pensando. 

Os comentários nos diferentes canais permitem que você acesse a opinião e a impressão que os clientes têm sobre o seu concorrente e podem trazer ideias para você melhorar os seus próprios produtos e processos.

  1. Acessar o Reclame Aqui

O Reclame Aqui é um lugar que acolhe as reclamações dos clientes e oferece espaço para as empresas se explicarem. 

Então, se a sua empresa está cadastrada no site, sempre responda as reclamações e tente resolvê-las, explicando para o cliente o que está sendo feito para reverter o problema.

Aqui, vale a dica anterior também. Olhe o perfil dos seus concorrentes no Reclame Aqui para ver as principais reclamações do nicho. Assim, você pode aprender com os erros de outras empresas ou identificar falhas nos seus processos a partir das falhas de outros. 

  1. Conversar com a linha de frente

Converse com os funcionários do balcão ou com quem trabalha na linha de frente do seu negócio e tem contato direto com o cliente.

Pergunte para eles quais são as principais queixas e impressões deixadas pelos clientes, o que mais gostam e menos gostam dos produtos e serviços. Faça dessa prática um hábito na sua empresa para sempre estimular os funcionários a compartilharem os feedbacks dos seus clientes. 

Com isso, você consegue criar um processo de melhoria contínua no seu negócio a partir de todos os feedbacks coletados e fortalecer o seu relacionamento com o cliente.

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