5 passos para implementar mudanças no seu negócio com a ajuda dos seus clientes!

 5 passos para implementar mudanças no seu negócio com a ajuda dos seus clientes!

Sabia que existe uma forma simples para otimizar seus processos e produtos? É contar com a ajuda dos seus clientes! Com as diversas redes sociais que existem hoje, o relacionamento entre empresa e consumidor ficou ainda mais próximo, principalmente, quando pensamos nos pequenos.

Com isso, os negócios podem contar com as opiniões e sugestões dos clientes para aprimorar o serviço que oferecem. No post de hoje, vamos ver como você pode fazer isso e implementar mudanças na sua empresa com a ajuda dos seus consumidores. Vem ler!

TRÊS PRINCIPAIS APRENDIZADOS DE HOJE:

1.

O primeiro passo para implementar mudanças sugeridas pelos seus clientes é ouví-los. Para isso, faça pesquisas com eles. Você pode usar o Google Forms para recolher sugestões, usando perguntas abertas e fechadas. Outra opção é ligar para os seus clientes perguntando o que eles acham que poderia melhor no que você oferece. As redes sociais também são uma via de comunicação para entender o que os consumidores querem. Faça enquetes nos seus Stories perguntando quais as preferências deles. O próximo passo é montar uma tabela com todas as informações colhidas nesse processo.

2.

Depois que você recolheu e organizou todo o material com a visão dos seus clientes, é hora de selecionar quais as sugestões vão ser implementadas. Nesse caso, é importante priorizar os itens de acordo com a urgência e a viabilidade da mudança. O próximo passo é fazer um planejamento para colocar as mudanças em prática. Estabeleça prazos e orçamentos para guiarem as suas ações e pense em cada etapa que deve ser feita para alcançar as suas metas.

3.

Agora, é hora de colocar a mão na massa, seguindo o seu planejamento. É claro que alguns pontos do cronograma podem ser mudados, mas ele é um bom norte para o seu negócio. Depois que você implementou as mudanças, não esqueça de comunicá-las aos seus clientes. Afinal, elas foram feitas para melhorar a experiência que ele tem com a sua marca. Com isso, o consumidor percebe a importância que tem para você e se sente estimulado a contribuir uma próxima vez.

1 .Recolha a opinião dos clientes

O primeiro passo para identificar pontos de melhoria no seu negócio com a ajuda dos clientes é recolher as opiniões que eles têm sobre o seu serviço. Para isso, existem diversas alternativas no mercado, desde as mais simples e gratuitas, até as mais sofisticadas e pagas. No início, enquanto você estiver validando o processo de recolha das opiniões, vale começar pelas formas menos elaboradas.

Uma delas é o Google Forms. Com essa ferramenta, você consegue criar pesquisas com perguntas abertas e fechadas. Depois, é só enviar o link do formulário para os seus clientes e esperar as respostas. Uma vez que a pesquisa é finalizada e você já tem todo o material que precisa, a própria plataforma apresenta quais foram os resultados. Assim, você consegue analisá-los e partir para a próxima etapa.

Outra alternativa bem simples para recolher as sugestões dos seus clientes é ligar para eles. Para isso, você pode escolher aqueles com quem tem mais proximidade e que estão incluídos no grupo de consumidores fiéis e que realmente conhecem o seu negócio. Então, envie um WhatsApp perguntando se eles podem falar com você por 5 minutos ou ligue diretamente e peça permissão para começar a perguntar.

As enquetes no Instagram também são um meio simples e rápido de obter uma resposta quase imediata dos seus clientes sobre o seu produto ou serviço. Tem uma sorveteria e está pensando em lançar uma novidade, mas não sabe muito bem qual sabor vai agradar mais o seu público? Pergunte nos Stories!

Você também pode fazer um post nas suas redes sociais pedindo para os seus seguidores comentarem o que preferem ou do que sentem falta entre o seu mix de produtos.

2. Visualize as respostas

Tão importante quanto falar com seus clientes é ter como visualizar todas as respostas para analisá-las mais a fundo. Uma maneira fácil de resolver isso é montando uma tabela no excel incluindo todos os resultados obtidos.

Inclua uma coluna para “comentário”, outra para “ideia gerada” e, por fim, para “fonte”. No primeiro caso, você pode incluir as próprias palavras dos seus clientes, no segundo, coloque que tipo de ideia a sugestão do cliente gerou e, na última, de onde veio o comentário (formulário, Instagram, etc.).

3. Selecione as opções mais relevantes

Agora que você já tem o retorno dos seus clientes, o que fazer com toda essa informação? É hora de organizá-la e selecionar as respostas mais relevantes para o seu negócio neste momento.

Alguns critérios que você pode usar na hora de escolher o que aplicar para otimizar seus processos e produtos são:

  • O que mais aparece na pesquisa?
  • Qual o item mais urgente?
  • Quais sugestões podem ser aplicadas com poucos recursos?
  • Qual será o retorno sobre o investimento ou o esforça para implementar a mudança?

Se muitos clientes comentaram sobre um mesmo problema, este pode ser um sinal de alerta. Ao mesmo tempo, se, ao analisar as respostas, você identificou algum elemento recorrente, mas inviável para o momento em que o seu negócio está, então, não deve colocá-la em prática ainda.

Por isso, selecione uma ou algumas poucas ideias que vão fazer a diferença para o seu cliente e para o seu negócio.

Mas o que fazer com as ideias que você não selecionou? Não jogue fora. Deixe na sua tabela do excel e estabeleça uma prioridade para as sugestões. Assim, na medida em que implementar uma nova mudança, dá início para a próxima da lista.

4. Fazer um planejamento

Como você já decidiu quais itens vai implementar no seu negócio, é preciso fazer um planejamento para, de fato, aplicar as sugestões dos seus clientes. Por isso, estabeleça um prazo para finalizar as mudanças escolhidas.

Pense no que você precisa para sair do ponto A, onde você está hoje, para chegar no B. Além disso, faça uma estimativa dos recursos que vão ser usados nesse processo, para não sofrer com algum aperto financeiro.

Vamos dar um exemplo. Se os seus clientes falaram que o seu atendimento pode ser mais rápido, o que você pode fazer a respeito para alcançar essa meta?

Se incluir mais uma pessoa na sua equipe de suporte vai dar conta de toda a sua demanda, agilizar o serviço e está dentro do seu orçamento, essa é uma medida a ser tomada. Então, você precisa planejar o processo seletivo para contratação e o treinamento desse novo colaborador.

5. Colocar a mão na massa

Com o planejamento em mãos, é hora de colocar a mão na massa e implementar as mudanças selecionadas.

É claro que, indo para prática, você pode identificar a necessidade de fazer alguma modificação no seu cronograma. Não há problema. O seu planejamento é mais um norte para guiar suas ações daqui para frente.

Por fim, faça testes para analisar a aceitação do público em relação às mudanças realizadas. Não esqueça de informar o seu cliente que ele foi ouvido e que já pode conferir as novidades.

Assim, você mostra que ele é especial e tem um papel importante para o seu negócio. Além disso, com as mudanças, o objetivo é melhorar a experiência que ele tem com o seu serviço ou produto.

Se você quer saber mais sobre satisfação dos clientes, confira o artigo que escrevemos especialmente sobre esse assunto: 3 vantagens que o NPS traz para o pequeno negócio.

Obrigada pelo papo e conte com a gente!

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